domingo, 19 de maio de 2013

Opine - BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS DEVEM SER PROIBIDAS ?


No Brasil, é preciso uma pré - autorização para a publicação de obras biográficas. Mas um projeto de lei, que pode entrar em vigor em 2013, propõe que isso não seja mais necessário. Você acha que as celebridades têm direito de impedir que sua vida vire livro?
 
 


De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal , válida desde 1988, a intimidade é inviolável, assim como a vida privada, a honra e a imagem dos cidadãos. São considerados nessa conta os hábitos da pessoa, seus relacionamentos e suas posses. Essa é uma cláusula pétrea, ou seja, não pode ser alterada ou ter emendas.
 
 
O texto pode, inadvertidamente, confundir o que é de interesse privado e público. "Para a biografia ser perfeita, tem de invadir a privacidade, que é de exclusivo controle do indivíduo. É diferente de relatar fatos sobre sua carreira e sua contribuição ao cenário no qual ele se encaixa", afirma o advogado Eurípedes Brito Cunha.
 
 
 
Em alguns casos, materiais publicados pela mídia - usados como objeto de pesquisa pelos autores - podem não relatar a verdade. "Muitas  celebridades, inclusive, conseguem indenizações por isso", relata Cunha.  Para evitar informações falsas, o biografado deveria concordar com o conteúdo publicado sobre sua vida.
 
 
Um direito não anula o outro: a liberdade de expressão não deve ser usada para ferir a privacidade. Se a Justiça considerar que os direitos do biografado foram violados, pode ocorrer a retirada do livro das lojas, como aconteceu com Roberto Carlos.
 
 
 
 

Da mesma forma que o direito à privacidade é garantido pela Constituição, também são garantidos os direitos à liberdade de expressão e à informação. Portanto, vetar a circulação de material ou proibir a divulgação de seu conteúdo pode ser interpretado como censura, o que poderia ser um retrocesso à época da ditadura.
 
 
Em países como os EUA, que não exigem autorização do biografado, é possível pedir indenização ou reparos judiciais caso ele se sinta atingido em sua honra por uma distorção de fatos ou então por calúnia e difamação. Mesmo assim, isso não compromete a divulgação artística, ou seja, a publicação e a livre circulação da obra.
 
 
A lei atual permite que as biografias sejam feitas com uma visão unilateral dos fatos, a do biografado. "Os biógrafos, contratados para o serviço, acabam apenas transcrevendo o que  seus clientes querem divulgar", afirma o deputado federal Newton Lima, autor do projeto de lei que pretende derrubar a necessidade de autorização prévia.
 
 
Proibir biografias não autorizadas é impedir que a história seja contada de outra forma. Mesmo sem autorização, um autor pode fazer uma pesquisa que traga novos pontos de vista e novas informações à história do biografado.
 
 
Revista Mundo Estranho
 

39 comentários:

  1. Sim,Pois no mundo em que vivemos de fato há liberdade de expressão mais na maioria das vezes ela não pôde ser imposta , um exemplo é este que está se referindo a privacidade , portante o que está em questão é a privacidade da pessoa por isso é necessário com que ela veja antes a sua Biografia para que assim ela seja exposta , é claro que a biografia é para contar a vida mais não abusar de tudo , mais caso seja essa lei autorizada vários Artistas,Atores..(ETC) , estarão arruinados , até porque não é certo estragar a carreira de outras pessoas , mesmo tendo podres , certamente por isso minha opinião é SIM as celebridades tem direito de decidir se a sua biografia será ou não posta no mundo !

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, a mudança nas regras de publicação de obras biográficas devem ser adotadas, pois ainda que a celebridade ache que sua vida esta sendo exposta, ainda acho que a população deve ter em mãos toda a informação desse ídolo, e não só o que ele acha correto publicar.
    hoje o biografo escreve só as partes boas da vida de uma celebridade,e quem ler essa biografia vai pensar que ela e uma pessoa certinha, faz tudo direitinho, etc.
    Com essa nova lei, isso da celebridade "moldar" os fatos de sua biografia sera anulado, e a população saberá sobre a verdade e não só a parte boa de sua vida.
    No entanto a lei ainda não foi aprovada.

    Matheus Tavares Trindade 802.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião os artistas tem que saber o que esta sendo publicado,acho que as pessoas querem saber muito sobre a vida do artista e acabam invadindo a privacidade deste,pois como foi dito para se fazer uma bibliografia você deve consultar o artista e por fatos pessoais sobre a vida dele,e isso acaba empondo-o ainda mais,então na minha opinião acho que as bibliografias deviam ser banidas em razão de respeito a vida pessoal do artista.
    Maria Esther
    802

    ResponderExcluir
  4. Biografias
    Biografias são textos que expõem a vida de alguém, no caso de pessoas famosas. Um assunto que se tem discutido muito no Brasil é que o biografado teria que autorizar para fazer uma biografia sobre o mesmo.
    Eu acho que essa autorização do autor é necessária, porque eu não gosto que saiam falando da minha vida, ainda mais publicar sobre ela. O que penso é que não deveria ter uma lei para isso, no caso o biógrafo deveria chegar para a pessoa, ou para os parentes, caso ela já tenha falecido e pedir a permissão, pois se ele vai escrever sobre a vida da pessoa como ele vai saber tudo da vida dela sem perguntar para parentes ou para a própria pessoa?
    A lei que está em vigor desde 1988, para mim ela é desnecessária de um lado, ela nunca podia ter entrado em vigor, mas se agora abriram uma discussão para que ela acabe, acho que deve acabar sim. Esse é assunto que tem muito o que discutir ainda, pois existem ideias opostas, mas todas são cabíveis, a única coisa que concordo é que deveriam chegar antes para o biografado e debater com ele sobre o assunto.

    Gabriela Boechat/ 901

    ResponderExcluir
  5. Macaé,Ativo
    26/05/2013

    Sim ou Não?

    Acho que esta invasão de privacidade deve ser proibida.Pois você chegar,escolher uma pessoa ou então escolher uma pessoa totalmente famosa no pais,na cidade ou então no mundo, e logo após fazer um livro ou uma biografia sobre ela,com coisas talvez,que ela prefira deixar em segredo, e deixa-lo(a) público sem a total permissão dela,ou se ela ja estiver morta,do parente mais próximo,para mim é uma coisa totalmente injusta e desumana,pois cada um recebeu sua vida e seu direito de escolher sobre o que fazer ou não com ela,sendo que ninguem recebeu e nem deve receber tal autoridade de se meter na vida do outro assim.

    Aluno: Matheus Leite
    Professor: José Henrique
    Matéria: Português/Literatura
    Turma:802

    ResponderExcluir
  6. Não, na minha opinião quando uma celebridade se torna conhecida e querida pelo povo, ela mesmo está se submetendo aos critérios da fama. Ela podera ser conhecida o bastante para que um biógrafo escreva sua vida. Mas, essa lei tem um pequeno problema na minha opinião, não é qualquer pessoa que possa escrever uma biografia. Antes de realizar a obre, ele, o autor, tende pesquisar bastante a vida da celebridade ou artista. Eu também acho que será um crime se um autor fazer a biografia com fatos falsos, com desaforos, etc. Isso poderia estragar a vida da pessoa. E eu acho que ninguem tem o direito de julgar o outro. Veja bem, se escrevo uma biografia com calunias, alguem pode se ofender, aí não é mais uma biografia é uma critica a ser dada ao protagonista do livro. Acho o método antigo menos eficaz, mas o artista, as vezes, poderá ler o que está escrito, se está tudo certo, nenhum fato errado. Podemos támvem perceber que esta lei já esta sendo praticada por autores anonimos da Internet. Qualquer pessoa pode criar um site, um blog e começar a dar informações sobre aquela pessoa. Até mesmo as vezes com informações falsas.
    Essa é a minha opinião.

    Lucas de Sousa Gouveia,802

    ResponderExcluir
  7. As celebridades têm direito de impedir que sua vida vire livro afinal é a privacidade de cada um e ela deve ser respeitada.

    Nos Estados Unidos pode-se escrever uma biografia sem autorização e se a pessoa se sentir ofendida, ela pode pedir indenização ou reparos judiciais mas isso não mudaria sua nova imagem.

    Na verdade tudo pode e deve ser dito,afinal de contas a perfeição não existe, porém é preciso saber como se expressar sem ofender, menosprezar ou supervalorizar algo ou alguém. Sabendo fazer uma boa dosagem o escritor e a pessoa cuja biografia esta sendo feita podem entrar em um consenso de o que pode ser dito e como deverá ser dito,como por exemplos alguns homossexuais que não gostam do termo "gay",até porque ele carrega todo um simbolismo de escândalos, passeatas e bandeiras coloridas.

    Isabele Aguiar Brito
    Turma: 901

    ResponderExcluir
  8. Sim , eu defendo a ideia que as celebridades tenham esse direito , porém também acharia legal , refazer uma biografia de um autor ou cantor que gosto muito , então acho que como essa opinião vem de cada um acho que na verdade o que deveria acontecer não era liberar para que todos fizessem o que bem entendessem com a biografia de autores , cantores e etc , e sim que deixassem que o autor que publicasse sua biografia assinasse um contrato permitindo que ela seja refeita por qualquer um , e quem não concordasse com essa ideia simplesmente não assinaria esse contrato tirando o direito de alguém refaze-la de outro modo.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião,as biografias não autorizadas devem ser publicadas,pois ela está sendo contada de uma outra forma e todo mundo tem a sua liberdade de expressão, o que para muitas pessoas é errado.
    Para alguns advogados,para uma biografia ser completa,temos que "invadir" a vida privada da pessoa que está sendo biografada,mas pra mim esses advogados estão errados.Porque não é necessário que para uma biografia ser perfeita,invadir a privacidade do biografado, pois isso é falta de respeito,porque existe alguns fatos sobre a vida do biografado que não devem ser revelados.
    As pessoas que não tem autorização para fazer uma biografia de alguém,pode também buscar em fontes alguns detalhes importantes sobre a vida do biografado dando sua opinião,ou seja,ter sua liberdade de expressão.

    Bárbara Abade
    802

    ResponderExcluir
  10. Sim,elas tem direito de impedir porque,primeiramente,sem pedir autorização a pessoa,esse ato vira uma invasão de privacidade,mesmo que a pessoa esteja morta,deve-se pedir aos familiares ou descendentes,no caso dos artistas antigos,como Leonardo de Vinci...Sem contar que é contra lei a invasão de privacidade de pessoas
    Eu acho que não deveriam aprovar essa lei porque ia ser um pouco ruim ter pessoas invadindo a privacidade de outros



    Guilherme / 701 / 27/05/13

    ResponderExcluir
  11. A questão proposta se trata de de uma contradição entre a liberdade de expressão e a privacidade, no ponto de vista de quem lê, é interessante ler tudo o que quiser sobre determinada pessoa. Mas para o biografado pode afetar sua moral, ânimo, auto-estima e sua carreira, seja ela teatral, musical, etc. O aviso prévio impede que calúnias ou coisas muito pessoais sejam escritas sem o consentimento do biografado, e é seu direito ter privacidade para escolher se quer que qualquer informação vergonhosa, falsa ou desnecessária chegue aos ouvidos do público.
    Analisando a situação, podemos perceber que, visto pelo lado social, a privacidade se sobrepõe à liberdade de expressão. Ninguém gostaria que seus segredos íntimos ou informações falsas fossem ditas para as pessoas que lhe cercam. Embora exista uma lei sobre liberdade de expressão, existem também leis sobre difamação e danos morais.
    Porém, a autorização só deveria ser necessária caso o biografado esteja vivo, já que um falecido não pode reclamar por danos morais, e vendo que aqueles que já faleceram também não devem ter mais nada a esconder, pois se foi alguém com importância histórica, todos os fatos sobre ela devem ser considerados como história e consequentemente arquivados e publicados para o público nacional ter acesso à sua história.
    Portanto sim, biografias sobre VIVOS devem requerer autorização prévia, porém para falecidos, não deveria ser necessário.

    ResponderExcluir
  12. Biografia
    Na minha opinião o autor não tem que dizer se quer ou não que publiquem a biografia . Ok que a pessoa pode distorcer um pouco os fatos e que existem pessoas mais reservadas que outras mas idai? No Brasil de hoje nós temos direito de nos expressar , então porque não ter direito de escrever sobre alguém? Algum ídolo ?
    Sim , eu encaro o fato de hoje termos que ter autorização para publicar a Biografia um tipo de repressão . Lutamos tanto para sair da ditadura, pra que voltar com as censuras que tinhamos antes ?
    Tem pessoas que não pensam assim, dizem que a lei esta certa, por isso existe toda essa argumentação sobre o que é certo ou errado nessa situação mas se você esta no mundo é para ser lembrado, para ser falado . Bem ou mal o importante é que se lembrem de você , que falem de você . Independente se você vai gostar ou não do que estão falando . Digamos que a pessoa não publicou uma biografia que falasse mal de você. Que diferença isso faz ? A opinião dela não vai mudar sobre você . Sua presenca é para ser notada. Eu sou a favor de publicar sem perguntar . Penso que isso é liberdade de expressão .

    Ana Carolina 902

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião, a liberdade de expressão é uma coisa extremamente importante, principalmente no Brasil pois a ditadura militar não permitia isso e se nós ainda não tivessemmos essa liberdade, o país poderia ser considerado como um tanto "atrazado". O assunto que está sendo muito discutido atualmente sobre a lei que proíbe qualquer biografia de ser publicada se não há permição do biografado, tem vários pontos de vista. A liberdade de expressão por exemplo, é uma maneira de você pensar, mas também tem seus limites.
    Eu sou a favor da lei que permite qualquer escritor de biografar a vida de alguma pessoa sem a permição da mesma, mas com certas condições. A mídia já expõe a vida das celebridades nos jornais, televisão, internet, revistas,etc... todos os dias elas querendo ou não e essa falta de privacidade não pode ser muito controlada por os famosos. As biografias seriam somente um novo tipo de expor a vida dessas pessoas para o mundo, mas acho que deve ser de uma maneira mais controlada. Eu acho que os biografados devem ser informados (se estiverem vivos) que sua biografia está sendo exposta para o mundo. Também acho que esses podem ter o poder de impedir que isso aconteça, caso não queiram. Além de ter o poder de impedir que a obra seja publicada, acho que também eles deveriam ter outro poder que seria recolher as obras e parar a fabricação delas, depois de serem lançadas, por qualquer razão que seja. Dessa maneira, os escritores teriam sua liberdade de expressão, e as celebridades/biografados também teriam sua liberdade de recusar o lançamento dessas obras. Claro que há outras maneiras de resolver essa questão, mas acredito que essa possa ser uma boa solução que agradaria a maioria da sociedade de hoje.

    Isabella Marino - 902

    ResponderExcluir
  14. Sim, em minha opinião as biografias só devem ser escritas quando há a autorização do ser retratado, ou no caso de falecidos, parentes ou responsáveis por sua imagem pública.
    Não se deve confundir liberdade de expressão com o fato de alguém falar ou fazer o quiser. Por exemplo, se qualquer um decidir escrever um livro sobre uma certa pessoa e nesse livro conter informações falsas e inventadas ,com a nova lei, não haverá como remover tal tipo de informação do público (já que mesmo recolhendo os exemplares das livrarias ,a pessoa que supostamente leu o livro irá ter certa opinião sobre o ser ao qual o livro se referia, mesmo que essa opinião não fosse correta.)e o fato de poder pedir indenizações, nos Estados Unidos pode funcionar, mas em um país como o Brasil, o processo não irá seguir em frente e o problema não será resolvido.
    Por mais que uma biografia seja no sentido de contar a história de alguém, há alguns fatos na vida dessa pessoa que ela prefira que não seja mostrado as pessoas, como um passado não muito bom, ou então em relação a parentes com que não se dão tão bem.
    Grande parte das biografias causa polêmica por dois motivos, fatos que aconteceram com a pessoa que a população desconhecia e biografias que não foram autorizadas e que continham calúnias sobre o biografado.
    Em minha opinião, "Biografia" é um gênero textual bem complexo de se entender, já que mesmo sendo importante para entender alguns fatos, é também um jeito de "cuidar da vida de alguém", já que você procura informação em cima da vida de um ser famoso (que pode ser só famoso por cantar ou atuar) ao invés de procurar a informação com uma pessoa desconhecida, mas com uma história de vida riquíssima e que fez realmente bem a pessoas com problemas reais.
    Minha opinião é contra a nova lei, pois além de ser antiético, é uma falta de respeito com o biografado que digam o que desejarem a seu respeito e ainda publiquem essa opinião negativa em meios que qualquer um possa ler, podendo causar danos morais a quem a obra fala a respeito quanto a quem a lê.

    Letícia Vidal
    9° ano-Turma 902

    ResponderExcluir
  15. Como biografias são textos que contam a vida de alguém, se não houver acordo entre quem escreve e quem é relatado pode acontecer de que a pessoa que escreveu escreva coisas falsas sobre o biografado ou até mesmo constrangedoras e mesmo que o biografado possa processar o escritor isso gera desnecessários em minha opinião, pois a pessoa provavelmente irá se sentir invadida e sem privacidade.
    Porém existe a questão da liberdade de expressão, mas em minha opinião no caso das biografias a privacidade se sobrepõe à liberdade de expressão, pois a pessoa biografada pode s sentir social e moralmente atacada o que pode causar diversos problemas em sua vida.
    E mesmo para pessoas mortas penso que deveria existir um autorização da família,pois nessa biografia pode conter algo que ofenda a família do biografado o que causará problemas da mesma forma.
    E são por esses motivos que em minha opinião as biografias devem ser publicadas com a autorização do biografado ou da família do mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião, a biografia de uma pessoa não pode ser exposta de uma forma que o biografado não saiba. Isso seria uma forma de expor, para um público muito grande ( de acordo com as vendas ) a vida de uma pessoa. Até porque informações sobre o biografado, podem ser informações pessoais e estaria expondo a privacidade dele(a).
    De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal , válida desde 1988, eu também acho que a intimidade é inviolável, assim como a vida privada, a honra e a imagem dos cidadãos.
    Portanto, se algum escritor quiser escrever um livro ou algo do tipo, essa pessoa deve SIM pedir permissão para a pessoa que ele deseja escrever. E também acho que essa lei que foi proposta deve ser abolida.


    Lucas Neiva.

    Turma: 802.

    ResponderExcluir
  17. Minha opinião é certa que sim, deveria ser proibido pois pessoas escrevem biografias mas obviamente não sabem tudo , então inventam argumentos para complementar o que se vê sobre alguém, geralmente isso não acontece, pois qualquer um pode estar fazendo sua biografia agora mesmo , mas ninguém pode comprovar que lá está tudo certo. Minha opinião é que sim deveria ser proibido.Haveria uma carta, mandada para a pessoa da biografia pedindo uma permissão , porém vem o caso de quem está morto, então seria pedido á família do individuo.
    Gabriel Cal turma 902

    ResponderExcluir
  18. Minha opinião é que a biografia de alguém ou até alguém famoso não deveria ser exposta em público, sem autorização dele ou de algum família, pois isso expõe de um jeito ou de outro privacidades da pessoa, e também há fatos de que as pessoas que produzem a biografia botam mentiras sobre a pessoa e isso acaba em polemicas, isso também viola intimidades das pessoas, viola os direitos pessoais e expõe fatos que não deveriam ser publicados, por isso minha opinião é sim deveria ser proibido. E o argumento que deveria ser criado é que, deveriam ter de pedir a autorização através de emails, ou correspondências no geral.
    Vinicius Militão turma 902

    ResponderExcluir
  19. Se eu fosse um dos participantes do congresso, eu votaria à favor dessa lei.
    Penso que as pessoas podem fazer o que elas quiserem, e escrever uma biografia está incluída neste contexto. A liberdade de expressão é um direito das pessoas, e elas podem utilizá-lo.
    A maioria acha que a permissão do biografado é necessária, pois se isso não existisse, seria uma invasão de privacidade, o que por mim está incorreto. Primeiro que se alguém fosse criar uma biografia sobre uma celebridade, ele recolheria estas informações em lugares públicos, acessíveis a todos. Sendo assim, a pessoa estaria apenas repassando esta informação.
    E mesmo que o escritor tenha más intenções ao produzir tal livro, não acho que o biografado vá ter muitos problemas, já que se for uma biografia inacurada, provavelmente não fará muito sucesso. Além do fato de que o famoso, principalmente se estiver em ascensão, vai sempre procurar mais fama. Eles aparentam ser adeptos do ditado "falem mal mas falem de mim". Portanto o que vier é lucro.
    Mas, se a pessoa se sentir ofendida pelo conteúdo do livro, ela pode simplesmente colocar o autor na justiça, afirmando que ele estava caluniando o biografado. Então provavelmente a celebridade vencerá a briga judicial, receberá um indenização e o livro será retirado das lojas. Assim, quem corre o risco real é o próprio biógrafo.
    São por estes motivos que eu acho que as celebridades NÃO tem o direito de vetar a criação de um livro sobre sua vida.


    Marcelo Malagutti - 902 30/05 2013

    ResponderExcluir
  20. Quando uma pessoa escreve uma biografia, com o intuito de publica-la, o indivíduo biografado é famoso ou importante na história, alguém a quem o público se interesse a ler sobre sua vida. Quando uma pessoa decide se tornar famosa, ela acaba aceitando e concordando que sua vida vai deixar de ser privada, o público e fãs vão querer saber o que anda acontecendo na sua vida e coisas do tipo. Sendo assim, a mídia, as revistas de fofoca e os jornais já levam ao povo muitas informações sobre o indivíduo. E ele não pode decidir se a informação vai ou não ao publico, o mesmo seria com sua biografia, pois não teria nada além de informações já ditas com mais algumas adicionais.
    A não ser que o biografado já esteja morto. Neste caso a biografia deve ser publicada, pois o mundo deve ser conhecedor de sua história, suas conquistas e a rasão de ele ter ficado importante e ainda ser lembrado. Ainda, um morto não tem a opção de decidir se pode ou não ser publicado a biografia.
    Ou seja, em minha opinião, a lei de 1988, que diz que as biografias precisam ser pré-autorizadas pelo biografado, deveria deixar de valer para dar espaço ao novo projeto de lei que poderá entrar em vigor em 2013, que prega que isso já não é mais necessário.

    Flora Rosseto - 902

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião, a celebridade pode SIM autorizar ou não que um livro sobre ela seja publicado, pois eu acredito que existem coisas pessoais de cada pessoa que cabe a ela mesma decidir se determinados assuntos podem ser publicados ou não. Na minha opinião, caso seja liberado a biografia sem a autorização do biografado, estaremos correndo risco de receber informações falsas.

    Ana Carolina Pereira Ribeiro - 7° ano, 701

    ResponderExcluir
  22. SIM, hoje no Brasil existe uma lei que diz que toda biografia antes de ser publicada tem quer se autorizada pelo biografado, e isso é certo, pois publicando algo sobre alguém você obviamente terá de falar sobre esse alguém, então acabará expondo informações sobre essa pessoa, tornando a vida do biografado semelhante a um "livro", aonde todos possam ler.
    Se eu fosse uma celebridade, e pessoas publicassem sobre mim e sem a minha autorização, dependendo do que escrevessem, não gostaria pois me sentiria com a privacidade invadida, sem privacidade.
    Então concordo com a lei que diz que as biografias devem se pré-autorizadas, e gostaria do fim desse projeto de lei que pode entrar em vigor nesse ano de 2013, do qual propõe que as pré-autorizações não sejam mais necessárias.

    ResponderExcluir
  23. Nao pois a liberdade e uma coisa que nao se pode proibir ao der humano. Mas temos que ver isso da pespectiva do escritor ator ou celebridade, pois ninguem ia gostar que postassem ou publicassem uma coisa ofenciva ou ruim de voce. Mas se impedissem a expressao de alguem seria como voltar anos atras ao tempo dos reis e ditadura, onde nem nada nem ninguem poderia falar mal ou criticar uma certa imagem. Tomar a decisao de prohibir as biografias seria como, desde um certo ponto, a igreja na Idade Media censurando os livros e ensaios para nao saberem algum tipo de verdade. O mesmo pode acontecer com as biografias se a biografia foi banida ou prohibida significa que continha alguma informacao que nao queria ser mostrado. O povo precisa da verdade e de novo NAO pois nao pode-se viver numa mentira. Entao chegando ao fim meu argumento de pq nao tem que ser censurado seria pela liberdade de expressao e novamente eu digo se censuramos e oprimimos o humanos estamos voltando anos para traas e nao evoluindo.

    Carlos Sanchez 9 ano/ 902

    ResponderExcluir
  24. Exposicao?
    A questao maior esta entre a privacidade, e a liberdade de expressao, para o publico seria, e claro muito interessante se o biografo escrevesse tudo o que o biografado viveu de fato, porem para essa pessoa a biografia pode nao ser agradavel, ela pode se sentir ofendida, sua moral pode baixar, seu animo cair, pois a passos nas vidas das pessoas que elas mesmas nao querem relembrar. Alem do fato de que o biografo pode mentir sobre alguns fatos da vida do biografado, mesmo que depois de publicado a pessoa exposta possa processar o biografo, sua vida ja foi lida e relida por varias pessoas.
    Por fim, sim, a privacidade e um bem que deve ser respeitado, e se foi criada e para ser usada.


    Obs:(O texto nao tem nenhum acento porque meu computador nao tem acento)

    Guilherme Barros de Mattos.
    902.

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que a lei deve continuar sem sofrer alterações, pois quem escreve uma biografia não está falando de si mesmo, mas sim de outra pessoa e deve ter a autorização para que a biografia feita seja transformada em livro, ou o que for. As vezes existe alguma coisa que a pessoa a respeito a biografia esteja falando que não quer que seja produzida e mostrada para todo o publico brasileiro e internacional, se for traduzido para outras línguas, pois existem pessoas no Brasil reconhecidas mundialmente.
    Se eu estivesse lá para votar se a lei continua ou não, eu votaria que SIM, que ela seja mantida, sem alterações

    Matheus Dietrich Lima
    9º ano / 902

    ResponderExcluir
  26. Eu concordo com as duas opiniões.
    Sim porque ninguém gostaria de ter sua privacidade invadida,e depois escrever um livro com todos os seus segredos,com coisas que você não gostaria que os outros soubessem é invasão de privacidade,e isso é crime.
    Olhando por outro lado,se o assunto envolver esquemas de corrupção, e a biografia quiser explicá-lo,ou se a pessoa morreu e não tenha descendentes ou amigos ou parentes vivos e alguém quiser fazer uma biografia? Com quem ela irá falar?
    Clara
    7° ano
    701

    ResponderExcluir
  27. Macaé, Ativo
    04/06/2013

    Eu acho que ao escrever uma biografia, a pessoa que esta escrevendo, no caso um biografo, deve sim pedir autorização prévia do famoso ou do parente, caso a pessoa já tem a falecido, pois você não esta falando de si mesmo e precisa da autorização do famoso. Porém acho errado nós jovens não sabermos da vida de certas pessoas históricas, um exemplo é Anne Frank, a história da vida dela não poderia ser escondida de nós, pois a vida dela foi real, nós temos um fato que comprova isso, seu diário, e eu acho isso importante pois podemos ter uma ideia de como foi o Nazismo, o mesmo com a historia de Chico Buarque pois ele conta o sofrimento da ditadura. Porém essas revistas de fofocas, que ficam vigiando a pessoa 24 horas por dia deveriam ser banidas, pois é ridículo você ficar cuidando da vida dos outros, vendo cada passo sendo que você tem a sua.
    Na minha opinião essa lei criada em 1988 foi desnecessária, pois temos direito de ver a biografia das pessoas, não fofocas, mentiras e o que a pessoa está fazendo, tanto é que se a pessoa não gostar do que esta vendo sobre si, ela pode pedir indenização. Porém é muito relativo esse assunto,todos têem varias opiniões, o importante é chegar ao um acordo cabível a todos a única coisa que eu acho importante é antes de escrever uma biografia diferente de si mesmo devemos pedia a autorização da pessoa.

    Carolina Camargo 902

    ResponderExcluir
  28. Um dos assuntos que está sendo comentado atualmente é se a celebridade deve autorizar uma pessoa a fazer uma biografia da mesma. Acho que sim, é bom autorizar porque as celebridades têm o direito de impedir que façam uma biografia sobre ela, afinal a privacidade é para todos. Porém, sabemos que a vida dos famosos não têm tanta privacidade, mas devemos respeitar a escolha de cada um. Acho importante também pelo caso da pessoa escrever em uma biografia um boato ou uma mentira expondo a vida alheia para o mundo, e o biografado discordando do conteúdo tendo que recorrer na justiça os seus direitos, só porque não pode ser lida pelo mesmo antes de ser publicada. Mas também acho que a pessoa tem que provar que escreveram uma mentira porque ninguém é perfeito se a pessoa errou também temos o direito de saber, mas temos que saber o jeito certo de dizer sem ofender.
    Ana Elisa Lana Marinho
    901

    ResponderExcluir
  29. Biografias

    No Brasil é obrigatório que para publicar uma biografia o autor tenha a autorização do biografado, pelo fato de que poderia estar invadindo a privacidade da pessoa em questão.
    Porém se um autor tem liberdade de expressão, direito de escrever sobre qualquer tema demonstrando seu ponto de vista, por que não tem o direito de escrever o seu ponto de vista sobre a vida de alguma celebridade?
    Quando alguém decide se tornar famoso, expor seu nome e imagem de maneira pública, essa pessoa deve estar preparada para ceder um pouco de sua privacidade. É óbvio que os fãs sempre buscarão o máximo de conhecimento sobre a carreira e a vida pessoal de seus ídolos, e por que não adquirir esse conhecimento através de biografias?
    Não penso que seja necessário que o biografado autorize a publicação de uma biografia, se isso ocorre é uma censura ao pensamento próprio e à verdade em si, o conteúdo exposto sobre uma celebridade não deve ser manipulado de maneira a formar a imagem que ela quer que tenhamos dela.
    Além de que se o biografado se sentir ofendido de qualquer maneira com o conteúdo da obra publicada ele poderia recorrer à justiça. Não deveríamos vetar a liberdade de expressão e nem mesmo vetar o direito de um biografado ofendido de retirar conteúdos ofensivos das prateleiras.

    Aline Assis 901

    ResponderExcluir
  30. Sim,na minha opinião acho chato falar sobre a vida de alguém sem a autorização dela... acho errado e deveria de existir um programa de somente publicar a biografia com a assinatura do protagonista. que quando uma pessoa fica famosa tem que aceitar que sua vida não é mais particular e sim publica.Mas tem o direito de permitir ou não sua biografia.
    Eu escrevi isso trocando de lugar com a pessoa famosa.Me imaginei entrando em uma livraria e de repente vejo um livro que é sobre a minha biografia.Eu iria odiar ver isso,e tenho certeza que ninguém gostaria.
    Eu fiquei super intrigada com esse assusto e vi que existe um projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça,que permite a publicação e divulgação de filmes e livros biográficos sem a necessidade de aprovação da pessoa biografada ou de sua família.

    Aline Ziehe 901

    ResponderExcluir
  31. Não seria bom falar ou escrever alguma coisa sobre a vida de outra pessoa, no caso uma pessoa famosa, por essa fato eu diria que sim, porém também há a liberdade de expressão. Acho também que depende bastante do que o biógrafo for escrever em seu texto.
    Esta coisa de perguntar para os parentes da pessoas famosa se pode ou não fazer a biografia no caso dele estar morto eu acho que não deveria existir, porque isso não faria diferença nenhuma na vida da pessoas que seria feita a biografia se ela já está morta. Mas se ele está vivo tem que ser perguntado à ele.
    Em fim, eu não tenho uma resposta, mas é mais sim do que não.

    André Cotrim 901

    ResponderExcluir
  32. Sim, pois uma biografia não relata somente obras, Doutor, mas também casos pessoais, que, às vezes, o autor não queira que seja público, desvalorizando a sua carreira artística, e até mesmo destabilizando sua vida pessoal. Deve sim existir a autorização , pois a biografia não esta revelando fatos somente deles e sim o que está à sua volta,ou seja, os amigos e até mesmo a família que sofrerão com boatos.

    Luís Henrique - 901

    ResponderExcluir
  33. Essa questão depende muito da pessoa que o biografo esta disposto a escrever sobre, se essa pessoa já não esta mais viva eu acho que não deveria ter autorização pois ate mesmo os familiares poderiam usar a autorização como forma de ganhar dinheiro pedindo ao biografo uma certa quantidade de dinheiro para escrever, mas se a pessoa que o biografo for escrever estiver viva com certeza deve ter a autorização principalmente por questões de privacidade.

    Justin 901

    ResponderExcluir
  34. As biografias, são uma ótima maneira de poder pesquisa sobre a vida de algum autor, cantor e etc. Mas com isso se a pessoa nao tiver uma biografia você não conseguira material suficiente para por exemplo uma pesquisa, pois ele não aceitou e nem seus familiares a pessoa acaba não conseguindo encontrar nada sobre o tal artista.
    Por isso acho que qualquer um que tenha capacidade de criar um ótima biografia pode fazer sobre o respectivo autor ou autora, cantor ou cantora, e etc. Pois se a pessoa nao aceita isso é por que ela tem muita coisa para contar.

    ÉRICK GHURON - 901

    ResponderExcluir
  35. Penso que as biografias publicadas sem o direito de quem o texto se refere decidir se quer ou não uma biografia falando sobre si, estão violando o direito da pessoa em questão de ter controle de sua propiá imagem.
    Assim o biografado pode se sentir ofendido, e se nos pusermos em seu lugar, não é confortável alguém sair falando o que bem entende de nossas vidas. E com a biografia não autorizada publicada a pessoa pode se expor mais do que espera e casos podem vir ao público de uma forma indesejada.
    Para concluir, sim, as biografias não autorizadas devem ser proibidas, pois é um direito do biografado aprovar ou não o jeito que expõem sua imagem.

    Bruna - 901

    ResponderExcluir
  36. Biografias
    As biografias podem sim ser publicadas caso tenham sua devida autorização por parte do biografado.
    Muitas vezes a biografia pode conter fatos desconhecidos e que podem atingir a pessoa em questão.
    Caso a pessoa em questão esteja viva, ela antes deve ler o que será publicado e responder se aceita ou não.
    Em casos de resposta negativa, o material não pode ser publicado, pois se a pessoa não aceitou é porque muito provavelmente a mesma estará achando que está sofrendo uma invasão de privacidade, o que pode dar indenização em meios legais.
    Caso a pessoa alvo esteja morta, a família em minha opinião não deve de forma alguma se manifestar contra tal biografia, pois como todos dizem, todos temos opiniões e ninguém no caso irá provar que uma pessoa já morta tem tal opinião também.
    Logo, como o biografado é essa pessoa e não a família, ela não deve intervir.

    Lucas Abade 901

    ResponderExcluir
  37. Para ser escrita uma biografia, não é de obrigação a permissão da celebridade. Eu votaria sim nessa lei. A liberdade de expressão deve existir, está na constituição, além de que, tal texto quase que certamente trará cultura e conhecimento para o povo, e de qualquer jeito, fama para de quem se fala. Se for sobre uma pessoa morta, a mesma decisão. Os familiares não têm direito sobre a vida do defunto, quem quiser escrever algo sobre ele, que o faça.
    Além disso, a fonte usada pelo autor sempre será algo de domínio público, e caso alguma coisa de ruim, que não agrade ao biografado, ou algo distorcido pelo escritor esteja presente na obra, pode, e deve ocorrer processo por parte da vítima.
    Resumidamente, não deveria ser obrigatória a autorização da celebridade, mas quem escreve não pode abusar da imagem dele, de preferência, apenas contando as coisas, e caso seja necessário mostrar algum tipo de opinião, que seja de modo não tendencioso, e que mostre várias opiniões sobre o assunto, nunca levando para o lado pessoal.
    E é por isso que eu penso desse jeito.

    João Pedro Berbat 901

    ResponderExcluir
  38. Não, pois mesmo com a existência do direito à privacidade, se uma pessoa decide se expor para a mídia, fica famosa e passa a ser conhecida por muitas pessoas, ela deve estar preparada para que a sua hístoria seja contada mesmo que contenha intimidades, etc. Devido a liberdade de expressão e da informação todos têm o direito de obter o conhecimento, mesmo que seja através de uma biografia. Caso o autor da biografia invente mentiras entre outras coisas que "sujem" a imagem do biografado,este pode se manifestar contra as mentiras e histórias mal contadas.
    Na minha opinião, uma biografia pode ser feita sem a permissão do biografado mas o biografado têm o direito de avaliar a biografia antes de ser publicada,o que faria com que mentiras e histórias mal contadas não fossem pubicadas com facilidade, não prejudicando a imagem do biografado.

    Marco Antônio
    901

    ResponderExcluir
  39. Um dos assuntos que está sendo comentado atualmente é se a celebridade deve autorizar uma pessoa a fazer uma biografia da mesma. Acho que sim, é bom autorizar porque as celebridades têm o direito de impedir que façam uma biografia sobre ela, afinal a privacidade é para todos. Porém, sabemos que a vida dos famosos não têm tanta privacidade, mas devemos respeitar a escolha de cada um. Acho importante também pelo caso da pessoa escrever em uma biografia um boato ou uma mentira expondo a vida alheia para o mundo, e o biografado discordando do conteúdo tendo que recorrer na justiça os seus direitos, só porque não pode ser lida pelo mesmo antes de ser publicada. Mas também acho que a pessoa tem que provar que escreveram uma mentira porque ninguém é perfeito se a pessoa errou também temos o direito de saber, mas temos que saber o jeito certo de dizer sem ofender.

    Ana Elisa Lana Marinho

    901

    ResponderExcluir