quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Te Contei, não ? - Seca ameaça 40 milhões de pessoas


A seca na Região Sudeste não esvazia apenas os reservatórios paulistas. Um levantamento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) a pedido do GLOBO mostra que seis das principais bacias hidrográficas brasileiras enfrentam problemas, ameaçando moradores de nove estados e do Distrito Federal. São cerca de 40 milhões de pessoas afetadas — o equivalente a 20% da população brasileira.


Os principais rios atingidos têm, em comum, a dependência das chuvas que caem em Minas Gerais, estado que é uma espécie de divisor das águas que correm pelo Brasil. Os rios São Francisco, Grande, Doce, Paraíba do Sul, Paraná e Jequitinhonha enfrentam problemas em maior ou menor grau. Em geral, chove cerca de 1.400 milímetros na Região Sudeste durante o ano hidrológico, que termina em setembro. Até agora, choveu metade disso. Segundo dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, em inglês), as chuvas que caíram no Brasil foram 20% menores do que a média. No Sul de Minas e no Oeste paulista, choveu 60% menos.

— A seca fez com que São Paulo ficasse em uma situação semelhante à do Nordeste — resume o professor Augusto José Pereira Filho, do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Se a seca transforma cenários em São Paulo, piora ainda mais a situação do Rio São Francisco, o principal do Nordeste. Com nascentes na Serra da Canastra, em Minas, o Velho Chico já não chega ao mar. A água salgada adentra 25 km de seu leito e, a 85 km de sua foz, entre Alagoas e Sergipe, já se pesca peixe do mar, algo comum apenas nas áreas mais próximas ao oceano.

— O rio está ficando fraco, e o mar, mais forte. Não sabemos até quando o rio vai aguentar — diz Maria Izaltina Silva Santos, líder da comunidade de Brejão dos Negros (SE), que vive da pesca e da cultura de arroz no Baixo São Francisco, último trecho do rio, após as barragens de hidrelétricas. No Rio Grande, a vazão de água em julho foi de 33 metros cúbicos por segundo, a pior em 84 anos.

No Paraíba do Sul, seu maior reservatório, o de Paraibuna, baixou a 12,23% de sua capacidade, levando à redução de 5 mil litros por segundo na vazão de água que chega à barragem de Santa Cecília, onde é feita a transposição para o Rio de Janeiro. O Rio Doce, que em dezembro transbordou e causou enchentes no Espírito Santo, baixou drasticamente nos últimos meses: em locais onde o nível de água ultrapassou nove metros, hoje ela não passa de dois metros. O Rio Paraná, por sua vez, baixou a ponto de interromper o transporte por hidrovia. Mas são as águas do Velho Chico que refletem conflitos comuns a vários setores no Brasil: uma mistura de política, grandes negócios e uma população ainda impotente diante de seu futuro. No Brejão dos Negros, a água salobra é realidade, mas até a altura de Penedo (AL), a 40 km da foz, a cunha salina se faz presente.

No assentamento Borda da Mata, 85 km rio adentro, já há siris. Os peixes de rio estão menores e mais raros. Boa parte desapareceu. Não há mais surubim, piaba ou mandim. Em trechos do rio onde a profundidade chegava a 15 metros, agora é possível cruzar a pé. Em 2006, um estudo da Universidade Federal de Alagoas detectou intrusão salina numa distância de 6 km da foz do São Francisco. Na época, a vazão média no Baixo São Francisco era de 2.041 metros cúbicos por segundo, quase o dobro da atual.

Este ano, com a seca, a vazão na barragem de Sobradinho foi reduzida, para 1.100 metros cúbicos por segundo, 15% menor do que a mínima estabelecida pelo Ibama, de 1.300 metros cúbicos por segundo. No projeto Jaíba, no norte de Minas Gerais, o maior projeto de irrigação do país, o clima é de intranquilidade.

— Quando a vazão foi reduzida no reservatório de Três Marias, a orientação foi não aumentar os plantios. A vazão do rio aqui está em 190 metros cúbicos por segundo, menos da metade do normal. Nunca aconteceu isso nesta área. É diferente e assustador — diz Marcos Medrado, gerente da etapa 1 do projeto Jaíba, que reúne cerca de 1.800 pequenos agricultores, responsáveis por cerca da metade da produção de sementes de hortifrútis do país.

— Temos uma seca de gestão. Há aumento desordenado de demandas hídricas, uma festa de outorgas. Temos uso excessivo, desperdício e até contaminação por agrotóxico. Falta cuidado da União e dos estados nas ações de recuperação hidroambiental — diz Luiz Alberto Rodrigues Dourado, do Comitê da Bacia do Rio São Francisco. O GLOBO procurou o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA) para discutir os problemas causados pela seca e a gestão de recursos hídricos no país, mas eles não concederam entrevistas.


http://www.defesanet.com.br/crise/noticia/16535/Crise-da-Agua----Seca-ameaca-40-milhoes-de-pessoas/

6 comentários:

  1. As secas sempre foram um problema em todo Brasil, mas desde o ano de 2012 elas vem aumentando cada vez mas, seja por causa de estiagens prolongadas ou por causa de pequenas chuvas nas épocas de "chuvaradas" entre janeiro e abril.
    Na região nordeste era mas comum os períodos sem chuvas, agora até o sudeste esta sofrendo com esse enorme problema, mas especificamente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
    O rio São Francisco o principal rio do nordeste cuja a nascente é em Minas na Serra da canastra, já esta sendo invadido pelo mar, ou seja a água salgada esta penetrando mas de 25 km a dentro de seu leito, pescadores locais falam q já da para pescar peixes de água salgada no rio de água doce.
    O rio Tietê que principalmente abastece o sistema cantareira, está secando a cada dia, o reflexo disso é o sistema cantareira estar na reserva o que prepupa muita gente que depende do mesmo para ter água em casa.
    Conclui-se que a cada dia os reservatórios,rios,canais,bacias hidrográficas estão secando e se o homem não só o brasileiro, não cuidar da água e recursos naturais ela vai acabar, muitos atos simples como não deixar a torneira aberta em quanto escova os dentes e ficar menos tempo no banho pode fazer a diferença no futuro.
    Aluno: Heitor Dutra Delage da Silva
    Turma: 801

    ResponderExcluir
  2. A questão mundial da água


    A água é a coisa mais útil do mundo! Serve para transportar os nutrientes dentro do nosso corpo, para o banho, lavar roupas, lavar as mãos, para a agricultura, hidrelétricas, combate a incêndios e muito mais. Sem ela a vida não existiria, isso que é tão preocupante se sem ela não vivemos, e a água do mundo se esgotando aos poucos.
    97% de água salgada e 3% de água doce, o que equivale a 8,5 milhões de km cúbicos. Mas somente 0,7% é diretamente acessível ao uso humano. Como podemos ver existe pouca água pra tanta pessoa, e quem tem ainda desperdiça.

    O Brasil é a potência natural das águas, com 13% de toda água doce do Planeta perfazendo 5,4 trilhões de metros cúbicos. Mas é desigualmente distribuída: 70% na região amazônica, 15% no Centro-Oeste, 6% no Sul e no Sudeste e 3% no Nordeste. Apesar da abundância, não sabemos usar a água, pois 46% são desperdiçados, o que daria para abastecer toda a França, a Bélgica, a Suíça e o Norte da Itália. É urgente, portanto, um novo padrão cultural.

    Reutiliza-la? É tão caro que chega a ser inútil. Achar uma fórmula que juntando elementos forme água? Um futuro muito distante. Colocar preços altíssimos na água para que as pessoas aprendam a utiliza-la? Já pagamos preços tão altos por ela e existem outras formas de conscientizar as pessoas sem ser desta forma.
    Na verdade, pequenas atitudes é que vão fazer com que este futuro horroroso desapareça como: Trocar a lâmpada, pois as lâmpadas com (selo Procel) economizam muita energia. Feche a torneira assim você vai poder aproveitar mais sua água no futuro. Mude de privada, pois algumas gastam muita água desnecessariamente.

    André Cadinelli Ramos - 901

    ResponderExcluir
  3. A seca já está atingindo o Mundo todo, já estamos sofrendo os efeitos da falta de água. Isso se deve por nossa incompetência no quesito de preservar e não desperdiçar água, demorar no banho, escovar os dentes com a torneira aberta, gastar exageradamente a água, por esses simples atos que nós realizamos, que estamos na seca.Muitas pessoas ainda não sabem da importância da água, pensam que nunca vai acabar e que sempre vão ter água em casa, porém um dia irá acabar e essas pessoas vão ser as mais prejudicadas. Devemos acordar enquanto ainda resta tempo e parar de gastar a água do nosso planeta e saber utilizá-la com bom senso.
    Renan- 901

    ResponderExcluir
  4. A seca no Brasil
    A seca é um problema que aparece constantemente no Brasil, se concentrando mais no nordeste, pessoas sempre viam essa região como algo quente e seco, porém agora esse problema esta se manifestando no sudeste brasileiro.
    Essa seca no sudeste não está somente afetando sua própria região, várias reservas do país estão diminuindo, a chuva em pouca frequência está sendo um dos maiores problemas, o Brasil está cada vez mais precário com relação à água, e isso é ruim.
    Inúmeros rios estão secando, alguns estão transbordando e sendo invadidos pelo mar, além do fato do homem estar poluindo e danificando os meios naturais. Esse e outros fatores intensificam a seca, por isso devemos nos preocupar mais com esse assunto, não gastar muita água, tomar banhos rápidos, e etc.

    Rafael Negreiros 901

    ResponderExcluir
  5. A seca nunca foi um problema desconhecido no território brasileiro . No Nordeste por exemplo a seca no sertão é um problema antigo . Diversos projetos já foram iniciados para tentar finalizar o problema , porém isso nunca ocorre, pois as obras se estendem por anos e a população continua a sofrer com a falta de água . Diversas campanhas já foram realizadas para a conscientização das pessoas em relação a possível falta d'água no futuro , mas ninguém se importa com isso ,continuam gastando água em exagero . As pessoas só começam a tomar iniciativas para esse tipo de problema quando ele realmente as atinge , talvez se antes as pessoas soubessem o quanto é importante a água , São Paulo não estaria sofrendo de sua falta hoje , e se não tomarmos iniciativas hoje , como será nossa situação amanhã?

    ResponderExcluir
  6. Infelicidade até demais!


    A seca, um problema terrível. para mim o que li nesta postagem não foi novidade não. Já vi isto em milhares de jornais e em noticiários, a seca esta sim, atingindo milhares de regiões por todo o Brasil. Não vi em jornais, mas sei que não é só o Brasil que passa por situações assim, e acho que é uma grande tristeza passar por tudo isso. Crianças sofrendo, morrendo de sede, pessoas geralmente não tendo com o que comer, lavar roupas, não tendo como sobreviver.
    Viver em um lugar extremamente seco é horrível e percebo isso. Pessoas sofrendo, muitas das vezes, o pior, que pra mim afeta mais o coração, é ver um parente ou amigo sofrer, pior ainda é ver um pai se martirizando por ver um filho passar necessidades por um fato inevitável. A seca.





    Matheus Rangel - Turma 901
    Colégio Ativo
    Professor José Henrique

    ResponderExcluir