domingo, 17 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - Til de José de Alencar

Til: Ambientado no interior de SP, romance integra fase regionalista de José de Alencar


Oscar d'Ambrosio* 



Romancista, jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista e dramaturgo, José de Alencar (Messejana, CE, 1829 – Rio de Janeiro, 1877) formou-se em Direito e iniciou a atividade literária no “Correio Mercantil” e “Diário do Rio de Janeiro”.

Til, escrito em 1872, pertence à fase regionalista da obra do autor, que inclui ainda livros como O gaúcho, O sertanejo e Tronco do ipê. Essas obras têm alguns elementos comuns, como retratar os costumes, a linguagem e a vida rural do século XIX. Também apresentam características românticas, como a idealização da natureza, a subjetividade e os enredos românticos.

Os protagonistas são Berta, Miguel, Linda e Afonso. Numa fazenda do interior paulista, segredos, desencontros amorosos e renúncias integram o enredo, bem dentro dos paradigmas do romantismo. Basta verificar a forma como alguns personagens são construídos.

A história gira em torno de paixões. Linda e Afonso são irmãos gêmeos, filhos de Luís Galvão e Dona Ermelinda. Linda ama Miguel, e Berta e Miguel se amam, mas, para que a amiga Linda não sofra, Berta consegue que Miguel se apaixone por Linda. Trata-se de uma estrutura narrativa em que os sentimentos comandam as ações.

Outro exemplo está na história de vida de Berta. De bom coração, ela visitava constantemente Zana, uma mulher com problemas mentais. O menino Brás, porém, também com alguma deficiência, sente ciúmes da protagonista e tenta matá-la. Repreendido pela heroína, arrepende-se.

O leitor fica sabendo que Brás era filho de uma irmã de Luís Galvão, que morrera viúva, e, por isso, ele vivia na casa de seu tio. Ele dera ainda a Berta o apelido de Til, pois, quando ela lhe ensinou o alfabeto, ele achou o til um sinal “gracioso”, associando-o a ela.

As rocambolescas ações do livro têm outros pontos altos. Um deles é quando Luís Galvão revela ser o pai de Berta com Besita, a moça mais bonita da cidade a quem ele seduziu e por quem Jão Fera, matador profissional, estava apaixonado em vão. Ele, porém, a pedido de Berta, se compromete a não cometer mais atos violentos e passa a trabalhar no campo.

Nhá Tudinha, mãe de Miguel, por sua vez, adota Berta como sua filha. Luís, no entanto, pede a Berta que vá morar com ele e sua família em São Paulo, mas ela se nega e pede que leve Miguel, apaixonado por Linda. Miguel tenta convencê-la a ir junto, mas ela recusa, ficando no interior. Bem ao estilo romântico, declara: “Não, Miguel. Lá todos são felizes! Meu lugar é aqui, onde todos sofrem.”

A narrativa é conduzida com leveza ao gosto dos sentimentos dos quatro adolescentes. Eles mudam pouco ao longo da história, o único que altera seu comportamento, graças à boa influência da protagonista, é Jão Fera. Os episódios vão se acumulando sem grandes tragédias, embora sempre pareça que elas vão acontecer. O ponto mais forte é a valorização do interior do país e da vida bucólica como respostas a um país onde as cidades já começavam a ganhar maior importância.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/til-ambientado-no-interior-de-sp-romance-integra-fase-regionalista-de-jose-de-alencar.htm

Um comentário:

  1. Quando José de Alencar começa a produzir os romances regionalistas, é depois da proclamação da república e há uma questão no ar, quem é considerado brasileiro? Invés de voltar as raízes brasileiras e usar o índio, ele busca essas respostas no interior do Brasil, que sempre foi ignorado pela corte. Isso resulta no Til, aonde ocorre uma grande valorização ao interior do país, mostrando os costumes, a linguagem e a vida rural do século XIX. Porém não foge das características românticas, como a idealização da fauna e flora (parecido com o indianismo) e na construção dos personagens: os segredos, desencontros amorosos...
    Os protagonistas são: Berta, típica heroína no romantismo, que abre mão de seu amor para vê a vida dos outros serem felizes e consegue com seu caráter mudar as outras personagens, possui a alma bondosa, recebe seu apelido Til, por ser graciosa. Miguel irmão de consideração de Berta, que no começo era apaixonado por ela, porém Berta seguindo seus sentimentos faz com que ele se apaixone por Linda. Linda e Afonso são irmãos gêmeos, criados como se vivessem na corte, porém mantem amizades e amores para os de classe mais baixa.
    Percebe-se claramente que a história gira em torno de paixões e sentimentos que comandam as ações, com leveza ao gosto dos quatro adolescentes, pois com sua bondade e boas intensões Berta consegue manipular os outros a fazerem o que ela prefere. Como quando ela pede ao pai biológico levar o Miguel para cidade e não ela, quando ela faz Jão parar de matar ou até quando ela consegue mudar os sentimentos do Miguel por ela. Ela surge como elemento de ligação entre os demais personagens.
    No começo da narrativa percebe-se a ideia de defender que o campo é uma área propícia para se desenvolver uma cultura autenticamente brasileira, porém Alencar sabia que o futuro seria nas cidades, tudo iria ocorrer lá primeiro para depois ir ao campo, parecido com atualmente. Tanto que, ao final de Til, todas as personagens vão embora para a cidade e Berta, que em sua bondade resolve ficar para amparar os marginalizados.
    Katelyn Ashley - 901

    ResponderExcluir