sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - Uso de chás medicinais põe fígado em risco

Quem nunca recorreu ao boldo para combater a má digestão? Ou apelou para um misto de ervas para emagrecer? Aparentemente inofensivos por serem naturais, chás podem causar danos ao fígado tão sérios a ponto de, em casos mais graves, o transplante ser a única saída. Cada vez mais comum, a hepatotoxicidade foi um dos assuntos discutidos no Congresso Hepatologia do Milênio, que terminou na última sexta-feira em Salvador. Além de fitoterápicos, suplementos alimentares, pílulas antienvelhecimento e anabolizantes são potencialmente perigosos.


— Não passamos uma semana no nosso serviço sem ver um caso desse. Produtos são vendidos como milagrosos na internet e as pessoas saem usando. O chá verde, por exemplo, é muito tóxico porque contém catequina. Ele pode causar o acúmulo de radicais livres no fígado e gerar estresse oxidativo no órgão — afirma o hepatologista Raymundo Paraná, chefe do serviço de Gastro-Hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador geral do congresso.
Quantidade faz diferença
Dois fatores determinam se o que é ingerido vai ou não intoxicar o fígado: a genética — que faz um produto ser tóxico para uma pessoa e para outras, não — e a dosagem. Ou seja: beber uma xícara de chá antes de dormir é seguro, mas tomar dois litros da bebida por dia com intuito terapêutico é uma prática arriscada e condenada por médicos.
— Ao usar uma erva, a pessoa está usando todos os elementos contidos ali, não só o princípio ativo. Um dos grupos de substâncias mais tóxicos que as plantas têm são os alcaloides, que podem causar gastrite e diarreia, além de hepatite medicamentosa — explica a médica Fátima Cardoso, membro do Grupo de Estudos em Fitoterapia e Medicina Ortomolecular do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo a hepatologista Maria Isabel Schinoni, professora adjunta de Medicina e médica do serviço de hepatologia do Hospital Universitário da UFBA, outro problema é a interação de chás com remédios. O boldo, por exemplo, compete com anticoagulantes para ser metabolizado. Ao usar a planta, quem toma esse tipo de medicamento fica sujeito a hemorragias.
— O perigo para o fígado é grande porque ele é silencioso. Em geral, quando os sintomas de cansaço, náuseas e icterícia aparecem, a doença já está avançada. Então, a recomendação é que as pessoas não usem fitoterápicos como medicamentos — diz Maria.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/uso-de-chas-medicinais-poe-figado-em-risco-13393859.html#ixzz39BIjHuk5

Nenhum comentário:

Postar um comentário