sexta-feira, 20 de março de 2015

Artigo de Opinião - Banir a corrupção

Rio - Que papel teriam virtudes como honestidade e confiabilidade no desempenho do homem público? Que fazer quando interesses individuais desvirtuam o interesse público? Que reforma política poderia mudar situação tão desmoralizada? Infelizmente, o mundo parlamentar e a reflexão ética não têm caminhado juntos. 


Os recentes escândalos trouxeram um componente muito mais grave e duradouro do que as piores consequências políticas no curto ou no médio prazo. O repertório de práticas ilegais é aumentado a cada dia pelas revelações de novos crimes, em tal profusão, que chegam a se banalizar por saturação na cobertura da mídia e na percepção do povo. Executivos de grandes empresas, mancomunados com interesses partidários, causam indignação e destroem a credibilidade dos governantes. O país vive círculo vicioso: as insuficiências dos administradores se refletem no seu produto. A mediocridade da gestão político-administrativa incide no mau ânimo que a sociedade brasileira vive como consequência do aparelhamento da Petrobras, gerando a famigerada Operação Lava Jato. 
Em crise, a Petrobras afundou o PIB e o emprego. Lista de políticos foi investigada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e encaminhada ao Supremo. Como as investigações já estão avançadas, e parte das delações, divulgada, não há razão de se manter o inquérito sob sigilo. Esperamos que a justiça se faça. Temos que banir do país o império da corrupção e reconciliar a política com a sociedade. 
A vergonha que hoje aflige o Brasil encerra lições que não podemos esquecer. Urge, pois, uma reforma do Estado e, em decorrência, uma reforma política que legitime a atividade parlamentar para que os cidadãos possam respeitá-la. Porém, no momento atual, a percepção da sociedade em relação ao processo político está associada à mentira e à corrupção, germens que começam desfigurando as instituições e que trazem consigo o perigo de corromper o próprio caráter do cidadão, contaminando toda a sociedade. 

Carlos Alberto Rabaça é sociólogo e professor

8 comentários:

  1. Nosso país está uma vergonha. A corrupção está em um ponto tão alto que a cada dia acham mais e mais políticos e empresários envolvidos com a mesma. Estão acabando com nosso país, e o mesmo está ficando cada dia mais desorganizado e problemático. O Brasil tinha tudo para ser um excelente país, com tudo do bom e do melhor, temos muitos recursos naturais que podiam ser melhor aproveitados, muitas coisas a serem feitas ainda. Mas a corrupção estraga tudo, as pessoas não conseguem ficar só com o que é delas, precisam tirar do outro, o que é horrível, toda obra é superfaturada, tudo tem um modo de gerar mais e mais dinheiro para os corruptos.
    Estão praticamente acabando com o Brasil, afundando a Petrobras e roubando cada vez mais, de uma forma ou de outra. E mesmo assim conseguem se eleger e se reeleger, isso é um vergonha, é feio de ver a maneira com que as pessoas vendem seu votos, muitas vezes por muito pouco. Tínhamos que melhorar muito nossa nação e educar o povo brasileiro. Mas se continuar assim vai ser difícil, olha que exemplo as pessoas tem. Todos os corruptos só pensam em si, no dinheiro que vão ganhar, pois quantas pessoas não morrem nas filas de hospitais, quantas pessoas não morrem analfabetas pelo dinheiro que eles roubaram.
    Aqui mesmo em Macaé podemos ver o prejuízo disso tudo, muitas pessoas estão sendo demitidas de empresas que dependem da Petrobras, pessoas que demoraram um grande tempo para conseguirem o cargo que queriam sendo despejadas sem mais nem menos.
    Sinto vergonha de ter no comando do país uma quadrilha gigantesca que todo dia rouba milhões e milhões, nós, brasileiros, precisamos que esse dinheiro seja investido em nossa qualidade de vida, com excelentes escolas e hospitais públicos. Pagamos muitos impostos para não ter nada em troca, quando vamos no mercado e olhamos na notinha ficamos assustados , como assim? Quase 50% de imposto em tudo que iremos comprar, mais todos os outros que já precisamos pagar, não podemos aceitar isso, temos que nos mobilizar e tirar todos o corruptos do governo, temos que usar nossas forças, pois juntos somos muito mais fortes que eles.

    Victor Melo Ismério
    802

    ResponderExcluir
  2. Marco Antonio Carvalho Pimentel 801

    Banir a corrupção,sonhar não fere ninguém né,porque acho que no Brasil isso é impossível, pois a corrupção em nosso pais é tão grande.
    Os políticos são tão irresponsáveis na hora de cumprir o que ele prometeu, mas na hora de ir na casas das pessoas pedindo voto,levantam e corre rapidinho,precisamos acordar e passar a escolher melhor nossos candidatos.
    A operação lava jato está afetando demais nossa economia,e desempregando muita gente que luta para ter seu trabalho reconhecido e colocar comida na mesa de casa, essas pessoas foram vitimas desses politicos corruptos, que não promete o que faz,essas pessoas acabaram sem querer vendo a propaganda desses mentirosos e cairam na armadilha,porem sei que nem todos foram bobos,mas a maioria do Brasil foi.
    Tirar a Dilma do cargo não adianta,so não pode votar no PT nas próximas eleições que tudo isso acaba,os juízes também estão poe trás disso, pois todos aqueles políticos não ficaram presos,e ficaram vivendo em liberdade, que dizer então que afeta a economia do pais,desemprega muitas pessoas e os infelizes ainda estão soltos, assim não da para avançar socialmente falando.
    Banir a corrupção seria mais do que ótimo,porem eu acho que é quase uma pequena chance que isso possa acontecer de verdade,porque se os de hoje acabar os de amanhã nasceram,e isso faz que a corrupção nunca acabe no Brasil,e se não tivermos um julgamento leal também não.

    ResponderExcluir
  3. Christian Almeida Miranda
    801 Ativo

    Eu acho que todos sabem que a corrupção não vai acabar de uma hora para outra, por isso que ela tem que estar acabando com fiscais confiáveis, porque o povo brasileiro merece um governo justo com eles em relação a fidelidade, salário e etc..
    Porém como os governante s só pensam neles mesmos eles só querem as partes boas para eles e nos deixam na pior, só que eles acham que se fizerem boas ações as partes boas vão ficar conosco e eles vão ficar na pior, oque esta errado porque com as ações boas o país vai render mais e assim eles também vão ficar bem.
    Com a honestidade, colaboração e confiabilidade o país vai render mais tanto no desempenho quanto no salário (oque a população quer mais) ). Muita das vezes as pessoas discordam umas com as outras mais elas sempre acham uma maneira de resolver a situação mais se não acharem um jeito é apenas ver qual opinião ou ação é melhor para o país e fazer uma votação entre essas pessoas, como é o caso do governo, então nós podemos provar que existe métodos para tudo em relação ao governo que esta se desfazendo em relação a muitas questões, mas podemos acabar com tudo isso juntos.

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler isso parecia até que tiraram palavras da minha boca, não sei nem o que dizer. Esse texto diz praticamente tudo, hoje em dia, o povo brasileiro, quando fala em governo, a primeira palavra que vem a cabeça é mentira, corrupção, tudo que há de ruim. O futuro do país é algo realmente preocupante, para recuperar o dinheiro, reestabelecer a ordem, ampliar e melhorar nossa infraestrutura, etc (é tanto problema que tive que colocar etc!), vai levar muito tempo. Fora que o tempo apesar de parecer um desafio já enorme, tem outro maior ainda na frente, achar um líder, um partido honesto, em que os ideais públicos não sejam esquecidos e engolidos pelos interesses individuais.
    Por em quanto a única solução que o governo da é aumentar impostos, ou seja, nos fazer pagar as dívidas deles, é a coisa mais ridícula que já vi. Como podemos viver assim? Nossa cultura está sendo esquecida a cada geração que passa, o dinheiro do país "desaparece" do nada, o governo não faz nada de útil para recuperar essa dívida e ainda por cima faz leis que beneficiam a eles, somente a eles! Usando o dinheiro da nossa pátria para pagar viagens! Fala sério, tem algo mais ridículo que isso? Tem como sair do "terceiro mundo" com esse tipo de atitude? Quem nos comanda, quem devia estar nos guiando, é quem está nos matando, nos prejudicando, nos impedindo de viver bem, de mostrar nosso potencial ao mundo, de criarmos coisas enormes, de restaurarmos nossa cultura, de termos serviços de qualidade, de ter um mercado em que a moeda vala de algo, de que possamos viver em paz, sem se preocupar em poupar por conta de crises que parecem que nunca vão acabar.
    Não sei, o que nós, brasileiros, povo desse país que está caindo aos pedaços, podemos fazer para ajudar, é realmente catastrófico a nossa situação é nosso futuro. Se algo realmente drástico for feito, eu realmente não sei o que pode acontecer depois. Se isso que chamam de país vai continuar do jeito que está, se vai piorar ainda mais, não sei.

    Davi Vieira 802

    ResponderExcluir
  5. A corrupção é mais um problema para a organização e a educação do nosso Brasil. Com essa injustiça cada vez mais as pessoas vão se manifestando nas ruas, sendo que o resultado acaba sendo o mesmo.
    Como diz na reportagem, o nosso país vive em um círculo virtuoso, pois só pensamos em ganhar e não fazer o que deve ser feito no final. A sociedade deve estar se perguntando, quem fez isso durante esse tempo todo? e a resposta para isso somos nós, que vamos pela influência dos outros e que temos que fazer as nossas próprias escolhas.
    Eu concordo plenamente com o texto. Acho sim que deveriam banir a corrupção, pois se ninguém fizer nada, não vão aprender que isso é errado e vão continuar repetindo esse erro.

    Maria Gabriela Naves-801

    ResponderExcluir
  6. Banir a corrupção...Você acredita ser possível?
    Novos crimes entre políticos, aparecem a cada dia que passa, na televisão, no jornal, etc. Os cidadãos desse país não estão nada satisfeitos com tudo isso! Infelizmente a lista de criminosos envolvidos na Operação Lava Jato só vem aumentando.
    Gente, até aonde esse país vai? Até quando essa nojeira estará passando 24 horas na televisão? Até haver mudança!
    Na minha opinião, nós brasileiros devemos protestar sim e exigir sim, a justiça. Essas autoridades estão humilhando o nosso Brasil. Mas será que um dia essas práticas acabarão de vez? Eu creio que melhorar até vai, mas acabar de vez, eu duvido muito!
    É sempre assim: os políticos prometem, as pessoas acreditam, eles só fazem besteira, e a gente vai contra. Será que o povo não pensa? eu acho que até as pessoas aprenderem e mudarem seus votos, vai demorar muito!
    Queremos justiça já! A Petrobrás já afundou na lama o PIB brasileiro. Não podemos deixar que a corrupção e a criminalidade continuem acabando com o nosso país.
    Coisas que eram ocultas, agora, como qualquer mentira, veio à tona e continua sendo descoberta a cada dia que passa. Já era o tempo em que esses caras acabavam com o Brasil pelas costas! Agora que o povo sabe, digamos que já é tarde demais, porém, pelo menos eu aprendi com o poema de Carlos Drummond de Andrade, que não devemos sentar e cruzar os braços na frente da pedra. Algo devemos fazer para superá-la!
    Que o Brasil aprenda a não ficar parado diante desses corruptos. Nós devemos exigir um país melhor, com mais paz e honestidade.
    Que cada brasileiro tenha isso em mente. Que cada brasileiro tenha essa sede de justiça. Que cada brasileiro tenha esse desejo em seu coração!

    Stella Strecht Santos- 801




    Banir a corrupção...Você acredita ser possível?
    Novos crimes entre políticos, aparecem a cada dia que passa, na televisão, no jornal, etc. Os cidadãos desse país não estão nada satisfeitos com tudo isso! Infelizmente a lista de criminosos envolvidos na Operação Lava Jato só vem aumentando.
    Gente, até aonde esse país vai? Até quando essa nojeira estará passando 24 horas na televisão? Até haver mudança!
    Na minha opinião, nós brasileiros devemos protestar sim e exigir sim, a justiça. Essas autoridades estão humilhando o nosso Brasil. Mas será que um dia essas práticas acabarão de vez? Eu creio que melhorar até vai, mas acabar de vez, eu duvido muito!
    É sempre assim: os políticos prometem, as pessoas acreditam, eles só fazem besteira, e a gente vai contra. Será que o povo não pensa? eu acho que até as pessoas aprenderem e mudarem seus votos, vai demorar muito!
    Queremos justiça já! A Petrobrás já afundou na lama o PIB brasileiro. Não podemos deixar que a corrupção e a criminalidade continuem acabando com o nosso país.
    Coisas que eram ocultas, agora, como qualquer mentira, veio à tona e continua sendo descoberta a cada dia que passa. Já era o tempo em que esses caras acabavam com o Brasil pelas costas! Agora que o povo sabe, digamos que já é tarde demais, porém, pelo menos eu aprendi com o poema de Carlos Drummond de Andrade, que não devemos sentar e cruzar os braços na frente da pedra. Algo devemos fazer para superá-la!
    Que o Brasil aprenda a não ficar parado diante desses corruptos. Nós devemos exigir um país melhor, com mais paz e honestidade.
    Que cada brasileiro tenha isso em mente. Que cada brasileiro tenha essa sede de justiça. Que cada brasileiro tenha esse desejo em seu coração!

    Stella Strecht Santos- 801








    ResponderExcluir
  7. A corrupção no Brasil chegou a um ponto que se tem duvida se tem solução, mais e mais ouvimos falar do que está acontecendo no Brasil, só ouvimos falar de corrupção e não de solução para tanta roubalheira, na opinião a fiscalização precisa estar na cola desses políticos que se dizem inocentes.
    O Brasil está em crise econômica, porque será? Talvez por causa da corrupção, até onde o Brasil vai empurrar isso? Brasil precisa de alguém que imponha justiça, não como os ditadores e sim com honestidade e sinceridade.
    O que nós brasileiros podemos fazer para ajudar nossa pátria querida? Nós devemos lutar contra a essa bandidagem dentro do governo e impedir que mais do nosso dinheiro vá para os bolsos daqueles políticos sujos e peçonhentos .
    A operação lava jato é um exemplo de falha na fiscalização, a cada dia que passa vemos mais um preso envolvido , não é a toa que somos considerados país de quinto mundo, o Brasil precisa de mudança, e que mudança.
    E não é só falha na fiscalização dentro da politica, é falha no controle de área desmatada, nos postos de gasolina , é falha até dentro das escolas, mas mesmo não sendo nossa culpa não conseguimos ficar de consciência tranquila já que estamos falando de Nosso país.
    E se for necessário o impeachment para que isso acabe, eu sou totalmente a favor , e se puder que seja o mais rápido possível já que melhoras precisam acontecer agora e de forma mais efetiva.

    Juliana Camargo-701

    ResponderExcluir
  8. A corrupção afeta toda a sociedade .
    Infelizmente ela acontece no mundo inteiro , mas em nosso país a sensação é de estar descontrolada e de impunidade .
    Estamos sofrendo uma crise econômica e politica , muito por causa da corrupção .
    Com a inflação em alta o preço dos produtos aumenta , transporte , luz ,gás , gasolina , alimentação , ou seja produtos de primeira necessidade .
    Macaé é considerada a capital nacional do petróleo . Nos dias atuais estão investigando o envolvimento de pessoas de uma das maiores empresas de petróleo , a Petrobrás . Diante disto 10 % das demissões do Brasil inteiro aconteceram em Macaé .
    Podemos perceber grandes mudanças no dia a dia da cidade .
    A maioria dos empregos era ligado de alguma maneira com o petróleo .
    A cidade está mais vazia , muitas moradias para vender e alugar . O comércio também , enfim , devemos lutar para acabar com a corrupção em nosso país.


    Rafaela Braz - 702
    Data : 26/04/2015

    Obs : Havia feito um comentário igual a esse , mas esqueci de colocar meu nome , desculpas e obrigada por isso estou reenviando .

    ResponderExcluir