quinta-feira, 19 de março de 2015

Artigo de Opinião - A internet das coisas - Paul Sullivan


Teremos o aumento da qualidade do serviço, maior eficiência e conveniência e menores custos de operação

O DIA


Rio - Ferramentas como o machado, a roda e a prensa e tecnologias como a eletricidade e computadores contribuíram para nossa sobrevivência e prosperidade. Esse progresso se deu pelo fato de o homem ter facilidade em se relacionar com as ‘coisas’ ao seu redor. Mas automóveis, eletrodomésticos e acessórios ainda não são capazes de se comunicar entre si. Por que carros não podem atualizar seus softwares para que trabalhem de forma mais eficiente? Não deveria um home-system saber quando você planeja chegar em casa e ajustar as luzes e a temperatura do jeito que você gosta? Por que não poderia um sistema público de água informar aos supervisores quando há problemas no processo?

A Internet das Coisas será o cumprimento dessa revolução tecnológica que promete unir sistemas distintos, permitindo que produtos se conectem e possuam conhecimento um do outro. A partir de 2020, a Internet das Coisas será o maior mercado de dispositivos da Terra.

Nós precisamos estar prontos para uma era de máquinas que falarão com máquinas. Os gadgets em torno de nós não só estarão cientes de nossa presença, eles vão nos reconhecer e nos responder. Nossa vida cotidiana vai mudar porque quase todas as peças da tecnologia com que interagimos começarão a modificar seu comportamento para nossas necessidades e desejos. 
Preparem-se para um incrível mundo onde produtos serão autoconscientes e capazes de perceber, responder e colaborar com outros equipamentos. Sensores vão capturar dados e interagir com os outros para proporcionar experiência nova e única para nós. Como benefícios, teremos o aumento da qualidade do serviço, maior eficiência e conveniência e menores custos de operação. As aplicações são infinitas, variando de dispositivos médicos, carros e edifícios autônomos, gestão de energia, segurança, manutenção de produto e controle de drones. 
Estamos à beira de uma nova era de conectividade. Nós poderíamos chamá-la de a segunda idade da máquina ou a “Era da Internet das Coisas”, onde conteúdo e contexto não são produzidos por nós, mas por máquinas. E nós, os seres humanos, podemos passar mais tempo imaginando, projetando e criando um mundo melhor. 

Paul Sullivan é evangelista de Tendências Tecnológicas

Um comentário:

  1. Lucas Costa Bumaruf
    702 ATIVO
    A tecnologia esta muito avançada e continua a evoluir muito rápido. Hoje há vários tipos de celulares, computadores entre outros que nos ajudam no dia a dia. A tecnologia serve para melhorar e facilitar os nossos problemas, e por isso virou febre. Já existem robôs que vendem comida, dançam, andam e falam. Mas, segundo o texto, em pouco tempo eles evoluirão e farão tudo automaticamente. Eu acho isso loucura! Equipamentos se atualizando, se mexendo e se comunicando com os outros. Não sei aonde o mundo vai parar!
    Acredito que se as maquinas mudarem, tudo vai mudar, não apenas nós, mas o planeta e os animais também. A Era da Internet das Coisas vai causar mudanças inimagináveis com a evolução dos aparelhos. Eu não gostaria que essa hora chegasse, pois penso que nós vamos ser substituídos pelos robôs e que só sobrarão eles no mundo.

    ResponderExcluir