quinta-feira, 19 de março de 2015

Crônica do Dia - Hora de mudar - Leda Nagle

Será que também já não passou da hora de pensar em mostrar gente boa tendo atitudes éticas nas novelas?


O DIA
Rio - O leitor escreve, preocupado. Acha que estou desiludida, desanimada e tenta me estimular. Acho, sinceramente, que ele pode ter razão. Posso estar mesmo menos alegre. Só não acho que estou sozinha neste sentimento ou com esta sensação. Mas ele também tem razão em chamar minha atenção para isto. Não podemos aceitar nem gostar deste tempo de intolerância que estamos vivendo. Mas não é hora de desanimar. É hora de buscar saídas, mudar conceitos e atitudes. É hora de repensar a vida com um viés positivo. 
Um bom começo seria a busca por um comportamento mais democrático, menos inquisidor e menos arrogante de modo geral. Lendo a coluna da Karla Prado anteontem, aqui mesmo, neste espaço, pensei muito nisto. Na intolerância. Vi exatamente isto no espanto e na indignação dela com a violência das opiniões sobre o beijo das duas senhoras atrizes da nova novela das nove. Já passou da hora de entender que, cada um ou cada uma, tem seu direito ao amor, ao afeto ou ao beijo. Esta discussão começou com o beijo que não houve em ‘América’, novela de Gloria Perez, em 2005. E causa espanto e indignação até hoje, dez anos depois? Isto não faz o menor sentido. A mim, incomoda muito mais que a televisão brasileira não tenha na sua programação aberta um seriado tipo ‘Modern Family’, que vejo no Netflix, e que reúne famílias comuns, gay e hétero, numa relação afetiva, com todos os perrengues, alegrias e tristezas que acontecem nas famílias comuns, que existem no mundo inteiro, na capital e no interior, entre ricos e pobres, louros ou negros. Porque as pessoas são assim mesmo, aparentemente diferentes, mas essencialmente muito parecidas umas com as outras. O primeiro episódio da série foi ao ar em setembro de 2009 e já ganhou vários prêmios Emmy como melhor série de comédia da televisão americana. Por lá, é o programa favorito de Michele Obama (primeira-dama do Partido Democrata) e de Ann Rommey (mulher do candidato derrotado do Partido Republicano), prova de que agrada conservadores e liberais. Faz falta por aqui algo do gênero. 
Independentemente da questão de beijo, faz falta também, nas novelas, principal diversão das famílias brasileiras, gente do bem, que faz o bem e se dá bem. Me preocupa também que, entra ano, sai ano, termina novela, começa novela, ninguém, nenhum personagem importante, tem algo de bom a oferecer, tem uma bandeira do bem a defender. Só os vilões fazem sucesso, defendem diferentes autores de novelas, mas não terá chegado a hora de mudar este quadro? Será que também já não passou da hora de pensar em mostrar gente boa tendo atitudes éticas, decentes, amorosas independentemente da escolha sexual? E tem coisa melhor que novela para ajudar a mudar comportamentos?


E-mail: comcerteza@odia.com.br

6 comentários:

  1. A novela é um meio de passar informações de forma muito fácil, pois todos veem, e a maioria sem perder um capítulo sequer. Infelizmente a novela só polui nossas mentes, cada vez mais. Nela vemos briga, intriga, ciúme, inveja, vingança, traição, homossexualismo, e principalmente, a destruição do conceito "família". Quando fomos criados, o objetivo era que um homem casasse com uma mulher (sexos opostos), e que eles dessem frutos e se multiplicassem. Isso foi assim por um bom tempo. Porém, durante o passar dos anos, esse valor foi perdido. Hoje em dia vemos o homossexualismo nas ruas de uma forma natural. Eu, como sempre digo, respeito. Agora, se você me pergunta se eu aceito, a resposta é não! Cada um tem um jeito de pensar, e quem sou eu para julgar? Só acho que a novela (não só a novela como a mídia no geral) deveria passar coisas melhores. Não acho e nem acharia legal se eu estivesse na sala com o meu filho assistindo televisão (em um momento de lazer, de comunhão com ele) e de repente aparecesse duas senhoras se beijando como se fosse uma coisa natural, que sempre ocorreu. Meu filho ficaria confuso, e a sociedade/mídia iria poluindo a mente dele cada vez mais, passando a informação que isso é bonito de se fazer, que isso é uma coisa que ele pode (deve) fazer também, se ele quiser. Essa é a minha opinião. Respeito e não falo sobre esse assunto difícil de ser abordado quando não me dão brecha. 
    Jade Tavares- 801

    ResponderExcluir
  2. Hora de mudar

    A anos atrás, era considerado um tipo de crime se apaixonar por uma pessoa do mesmo sexo, mas, com a "evolução" dos tempos, isso mudou. Agora você anda pelas ruas e vê casais de homens, ou de mulheres, e não se preocupa muito com isso. Bom, algumas pessoas. Algumas pessoas, por conta da religião, acha errado e muita falta de respeito, outras por simples ignorância e incompreensão de que o amor não tem aparência, simplesmente julgam e olham como se fosse a coisa mais absurda do mundo.

    Nesta atual novela das nove uma mulher se separa do marido para ficar com outra mulher, e então surge a polêmica; muitas pessoas param se assistir a novela por conta disso, e proíbe os filhos de assistirem também provavelmente querendo esconder a realidade do mundo que vivemos hoje. Mas como esconder isso? O Brasil inteiro pode ver cenas similares, não só na televisão, mas no dia a dia também. A homofobia no Brasil ainda é um problema presente e constante, segundo o professor Luiz Mott, do departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, a homofobia é uma "epidemia nacional". Ele diz que o Brasil esconde uma desconcertante realidade, é o campeão mundial em assassinatos de homossexuais, sendo que a cada três dias um homossexual é barbaramente assassinado, vítima da homofobia E o que a Globo tem a ver com isso tudo? A Globo é mais um dos canais televisivos que é contra a homofobia e que acha que cada um tem seu direito de se atrair por quem quiser, de onde for. Então, por meio da novela, ao se deparar com esse tipo de reflexão, grande parte das pessoas alega valores morais para se posicionar a favor da homossexualidade e a opção de cada um. O difícil não é se assumir, é conviver com o preconceito, a intolerância e a ignorância alheia. Viver em uma sociedade em que se tem menos direitos que qualquer cidadão comum, onde sua dignidade é constantemente atacada simplesmente por ser diferente, isso sim é difícil.

    ResponderExcluir
  3. Assim como já falei em um dos meus comentários, a população tem um modelo de vida, e quem não segue esse modelo é criticado, e as vezes, da pior maneira possível.
    As pessoas realmente acham que as novelas estão ruins porque tem ( como no caso da atual novela das 9, Babilônia ) mulheres beijando mulheres e homens beijando homens, mas temos que entender que, se não gosta, é só desligar a televisão e fazer outra coisa, ou somente trocar de canal. Ninguém é obrigado a assistir um canal, muito menos uma novela.
    Não acho errado a novela passar casais homossexuais na televisão, pois normalmente elas querem fazer críticas sobre o assunto, ou querem tornar a situação mostrada na novela normal para a nossa sociedade. Mesmo a atuação de personagens muito más, é só um retrato da população atual, como ela realmente é. Não adianta as pessoas ficarem pedindo personagens bondosos na história, pois o que a faz ficar interessante são os maldosos. São eles que dão continuidade a história.
    Queria saber se essas pessoas que fazem uma má critica dessa novela ainda continuam a vendo, porque se estão, não tem o direito de reclamar de nada, pois nunca vi uma pessoa que vê novela sendo obrigada, só quem vê é quem sabe das coisas, e se for para reclamar disso, não vejo motivos para continuar assistindo ela.
    Se eu visse essa novela com mais frequência, teria uma opinião mais concreta sobre ela, porém não a assisto com tanta frequência, e acho que uma senhora tem o direito de ser feliz pelo menos uma vez na vida, até porque não se tem idade para viver um amor, muito menos se recusar a amar uma pessoa do mesmo sexo sabendo que se tem alguns poucos momentos restantes de vida.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  4. Muitas novelas, hoje em dia mostram casos que acontecem em nossa sociedade,como diz na reportagem,colocam papeis de vilões ou de heteros em evidência tentando passar a ideia de que para ser vilão precisa ser hetero e todo hetero deve ser vilão.
    Temos como exemplo a novela das nove em 2013(viver a vida) que o personagem vilão é gay, o félix, ele formou uma família com outro homem e que hoje em dia é normal de se vê, pois passa muito em jornais e vimos em nosso dia a dia mas muita gente continua tendo esse tipo de preconceito então eu acho que a televisão passa mostrando isso para justamente as pessoas se acustumarem com esse tipo de ação,pois cada um tem o seu gosto e isso não podemos interfirir .
    Na minha opinião,eu não concordo muito com o leitor e também não descordo com ele,pois eu acho sim que devem continuar passando sobre essas atrações de sexos opostos pois vemos isso em nosso cotidiano em algumas novelas mas também não profunda-los tanto assim e concordo dele pedir outros papéis para mostrar ao planeta que existe pessoas boas nelas e fazem a diferença e que deveríamos fazer o mesmo,como a novela sete vidas, á casais que não podem ter filhos então adotam ou produzem o bebê através da fertilização,acho super certo e é um pouco de cada coisa que deveriam mostrar em novelas,filmes ou seriados.

    Maria Gabriela Naves-801

    ResponderExcluir
  5. comentario 10/10 ( uhul)

    Na minha opinião o povo brasileiro tem uma espécie de modelo de vida , algo que eles usam de base em usas vidas e as novelas são uma parte dessa "base" elas so mostram o lado bom do Brasil , pessoas bem sussedidas e com uma classe media alta fazendo festa, vivendo uma vida de "curtisao " .
    E nao mostram a parte do Brasil que sofre , que trabalha duro e que se mata de trabalhar para no final do mês ganhar apenas um salário mínimo que não da para alimentar sua família fazendo os seus filhos e mulher trabalharem também.

    Lucas Gabrielli de Carvalho Santos 701
    ATIVO

    ResponderExcluir
  6. Marco Antonio Carvalho 801

    Novelas,series,até mesmo desenhos,muitos hoje estão mostrando a verdadeira realidade do mundo,homossexual formando família,criando filhos,hoje em dia isso é super normal,e as novelas da globo principalmente esta retratando bastante,isso mostra que estamos caminhando para um mundo melhor e sem discriminação que é assim que deve ser.
    Agora quero debater uma questão,muitas pessoas estão reclamando que a novela da globo Império teve pai matando filho e que isso não pode... pois bem se na sociedade onde vivemos tem muito esse tipo de caso de pai matar filho, filho mata pai,mulher mata marido,e de vários assassinados envolvendo parentes,se vimos isso no jornal Nacional porque não se pode mostrar na novela,ta bem pode sim incentivar as crianças a fazerem isso,e que achar que é certo,porem vimos isso em todos os jornais.
    Muita gente reclama de ter lésbicas, mais se tem homossexual porque não se pode ter lésbicas? Gente a sociedade tem que entender que não é so homem pode ser gay,e adotar filho as mulheres também tem esse direito.
    De 2012 para cá as novelas deram essa acordada para a vida,sei porque minha vó adora ver novelas,e ela me disse que antigamente traição na novela achava que a mulher era vagabunda,eu não me imagino ver as novelas de hoje com uma senhora de idade,ja que hoje eles tem liberdade a mais do que antigamente.

    ResponderExcluir