sexta-feira, 20 de março de 2015

Crônicas do Dia - Brasil de marcha a ré - Frei Betto

Rio - Na noite de domingo, 8/3, a presidente Dilma, em rede nacional de mídia, anunciou que a crise brasileira é grave. O país não apresenta perspectivas de crescimento em 2015. A inflação aumenta a cada mês, e o dólar, a cada dia. Não há investimentos à vista. Direitos sociais, como abono-desemprego e pensão-viuvez, sofreram cortes. Os juros voltam a subir. E a corrupção na maior empresa brasileira, a Petrobras, administrada pelo governo, deixa o PT acuado e aprofunda a crise política.


A farra acabou. Foram 11 anos (2003-2014) de bonança: crescimento econômico; investimentos estrangeiros; inflação e câmbio sob controle; crédito facilitado; aumento real do salário mínimo; desemprego baixo. 
Graças aos programas sociais, 36 milhões de brasileiros saíram da miséria. As ruas se entupiram de veículos novos. Qualquer barraco de favela está equipado com TV em cores, geladeira, fogão, máquina de lavar (graças à desoneração da linha branca) e telefones celulares. E Dilma, na campanha presidencial de 2014, prometeu que nada disso mudaria. 
Agora, tudo muda. O novo lema do governo — “Brasil, Pátria Educadora” — foi anunciado em um dia e, no outro, R$ 14 bilhões foram cortados do orçamento da Educação. 
Onde o governo errou? Errou ao adotar um populismo cosmético. Se você tem renda suficiente para pagar aluguel e sustentar a família, não pode oferecer aos filhos motos, carros e férias no exterior. A conta não fecha. 
Quem não semeia não colhe. O governo quis colher onde não semeou. Em 12 anos, não promoveu nenhuma reforma de estrutura. Nem agrária, nem tributária, nem política. 
Havia alternativa para o PT? Sim, se não houvesse jogado a sua garantia de governabilidade nos braços do mercado e do Congresso; se tivesse promovido a reforma agrária, de modo a tornar o Brasil menos dependente da exportação de commodities e mais favorecido pelo mercado interno; se ousasse fazer a reforma tributária recomendada por Piketty, priorizando a produção, e não a especulação; se houvesse, enfim, assegurado a governabilidade, prioritariamente, pelo apoio dos movimentos sociais, como fez Evo Morales na Bolívia. 
A crise econômica tende a se aprofundar. Já a política se arrastará até 2018, ano de eleições presidenciais. Se o governo não voltar a beber na sua fonte de origem — os movimentos sociais e as propostas originárias do PT —, as forças conservadoras voltarão a ocupar o Planalto.

Autor do romance policial ‘Hotel Brasil’ (Rocco)

5 comentários:

  1. No momento sabemos que a situação do Brasil não é uma das melhores. O governo agora admite que a crise é grave, e mais grave ainda é eles não fazerem nada para tentar mudar.
    Ao longo do tempo, a situação vem piorando e chegamos em um ponto de total insegurança. Dentre os direitos cortados, podemos destacar o seguro desemprego. Como alguém vai pagar suas contas com o seguro desemprego menor e o próprio desemprego maior? Até a pessoa conseguir se colocar no mercado de trabalho novamente, demora muito tempo.
    Milhões de brasileiros saíram da miséria graças aos programas sociais, facilitação do crédito, desoneração da linha branca, etc. Durante a campanha, a presidente Dilma prometeu que nada disso mudaria. E agora? Parece que o sonho acabou. Mas por causa dos investimentos ruins que foram feitos nos últimos anos, e o aumento das contas, a situação mudou para muita gente.
    Depois do corte que sofreu a Educação, o último nome que o Brasil pode ser chamado é de Pátria Educadora.
    A corrupção descoberta na Petrobrás parece ter sido a gota d’água que faltava para tudo transbordar. Não foi apenas a empresa que deixou de ser confiável, o nosso país também.
    Para a situação melhorar, precisamos mudar muita coisa. O combate à corrupção é algo extremamente necessário nesse momento. Precisamos recuperar nossa credibilidade. O governo precisa ser mais responsável, promover reformas necessárias, investir na educação para que a população tenha mais dignidade, orgulho de ser brasileiro. Só assim poderemos alcançar o objetivo que está escrito na nossa bandeira.
    Mariana Beatriz 802

    ResponderExcluir
  2. O Brasil está indo de mal a pior, e PT só esta ajudando a isso acontecer mais rápido. A população não recebe mais o que tem por direito, como o dinheiro que era para ser destinado à educação ou à saúde, estão agora em mãos corruptas de pessoas do governo.
    Essas pessoas não estão dando a mínima para quem realmente paga seus impostos e trabalha honestamente para pagar suas contas, mesmo sendo um salário muito pequeno. Eles não trabalham como deveriam e quem paga por isso é a população que trabalha dia pós dia para receber pelo menos uma pequena quantidade ( salário mínimo ) de dinheiro para comprar o que temos que comprar.
    Se política fosse para ganhar dinheiro corruptamente, até eu seria uma política, mas acho q as pessoas que votaram e me escolheram para ser uma das pessoas que cuida do país, tenho que ter um mínimo de respeito por essas pessoas, que trabalham e não pegam o dinheiro que deveria ser para contribuição pública para si mesmo. Eu teria como meu dever de fazer o que realmente prometi por meio das propagandas eleitorais.
    Se o Brasil tivesse uma educação pública de qualidade, nós não teríamos que pagar escolas particulares para melhor educar nossos filhos. Se o Brasil tivesse uma saúde de qualidade, nós também não precisaríamos de pagar planos particulares para ir ao médico, ou então, ficar dependendo dos nossos empregos para nos oferecer planos de saúde.
    Se o Brasil tivesse mesmo essa educação de qualidade que tanto falam, não nasceriam pessoas que fossem corruptas, pois na escola ensinariam o que é certo e o que é errado. Se ja tivessem feito isso antes, ou as pessoas tivessem um pouco de política na cabeça, não estariam roubando tanto a ponto da nação estar do jeito que está.
    O Brasil só não está do jeito que deveria estar porque estão nas mãos erradas, pois em uma simples propaganda política, os corruptos políticos conseguem em poucas palavras seduzir a população. Se a população estivesse de olhos abertos no início das eleições do ano passado, talvez agora, estaríamos em uma situação melhor de vida e política no nosso país.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  3. Marco Antonio 801

    Brasil em marcha ré,o nosso pais já era desatualizado e agora com isso tudo acontecendo piorou.
    O Brasil fica muita atras de países de grande importância no exterior como China e outros países orientais em,educação,saúde,infraestrutura,tecnologia,etc.
    Com essa crise no pais a renda esta diminuindo de maneira grotesca e o dólar subindo também,a Petrobras esta em meio da maior crise de suas história sendo que é a maior empresa do pais assim o PIB diminui,se o Brasil já não era de ponta em meio a essa crise ficou mais ainda para trás, não concorda ?
    Sendo assim nosso pais está muito vamos dizer acabado,a inflação está gigantesca,e tudo está mais caro até o feijão e arroz,então podemos dizer que o Brasil andava de vagar,agora ele congelou,um pais com mais de 200 milhões de pessoas está sendo muito mal administrado,na minha opinião ir para as ruas e legal causa uma certa pressão mas não adianta em nada porque quem governará será o vice que também é corrupto,então a situação não vai melhorar de um dia para o outro,mas espero que um dia melhore.
    A Petrobras esta quase acabada,só não estamos na lama pois temos ainda a exportação de soja que por enquanto está salvando a economia,mas com isso a água dos reservatórios estão se esgotando também causando a crise hídrica que também e causada pela mal administração,diante disso não tenho mais nada a dizer a não ser boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não vejo esperança no futuro do país, pelo menos um futuro próximo.
    É sempre assim, foram roubados não sei quantos reais, o país está em crise e ela aumenta a cada dia, o dólar subiu e está causando ainda mais impacto no mercado brasileiro, e isso sem parar, descontroladamente um atrás do outro. Pátria educadora, parece até piada. Se nós somos um país que se dedica ao estudo porque há tantos analfabetos? Porque nossas ruas não são limpas? E isso são questões, que quando acontecem em abundância num país, é mais do que óbvio que ele está sofrendo, passando por uma crise ou não tem um bom líder, alguém que se preocupe com nosso povo com nosso potencial, até porque são questões básicas, se você quer ter um país em que seja possível viver bem.
    Você pode até conseguir vir e dizer "porém, tem países que estão piores que nós". Primeiro, isso se trata de pessoas querendo viver em paz, em harmonia. E para conseguirmos isso precisamos de um líder, um partido, uma equipe, (como você preferir) que se importe com nosso povo, que se importe em levar esse país e esse povo cheio de potencial para coisas enormes, para frente, para poderem ter uma oportunidade de dizer para alguém "aqui é um ótimo lugar para morar, criar uma família e viver em paz", porém ainda não estamos nem perto disso.
    Se fôssemos uma pátria realmente educadora, não teríamos grandes problemas como, desmatamento, poluição extremamente abundante, doenças, assaltos, conflitos, e entre outros vários problemas. Isso tudo gira em torno da educação e se torna um ciclo vicioso, a partir de que com educação para todos, não teríamos favelas, onde pessoas são marginalizadas por não terem estudado, não teríamos tanta violência dentro do país, por conta de que, quando você vaia escola aprender, você deixa de ter preconceito, conhece outros povos, suas culturas sua história. E com isso tudo as pessoas começam a trabalhar com mais dedicação e com mais frequência, com mais qualidade, começam a ser mais honestas, percebendo uma vez que, o país está realmente começando a mudar e há dinheiro e qualidade para que todos vivam em paz.
    Eu penso também que há uma coisa que também atrapalha muito principalmente na questão da honestidade, o que influencia muito na corrupção, que é a natureza humana. Nós seres humanos temos dentro de nós, uma coisa natural, que cresce conosco, que é a ganância e a sede por poder. Sendo assim, as vezes penso que não tem como ganhar essa "guerra", porque estaríamos lutando com nós mesmos, contra nossa natureza.

    Davi Vieira 802

    ResponderExcluir
  5. A crise política, é uma coisa que está acontecendo nos dias de hoje. Mas não só a política, tem também crise hídrica, e econômica, que é causada pelo inacabável aumento do preço das coisas. Muitas coisas estão acontecendo nesse ano de 2015, bilhões de reais estão sendo desviados para contas bancárias de corruptos, (também como diz no texto) mais bilhões estão sendo cortados do orçamento da educação, enfim. Isso não é uma vida com a qual podemos simplesmente ignorar, isso é uma coisa muito séria, e que o governo deve tomar uma certa atitude.
    Nos conseguimos ver que a população brasileira já está cansada dessas coisas. Existem também, muitas pessoas indo oras ruas, protestando, e até pedindo a volta da ditadura. Mas, por que? Por que o governo não está tomando conta direito do país. Porque a Dilma não cumpriu com sua palavra e não fez nem uma das coisas que disse que faria. Por que as pessoas já não aguentam mais ouvir que quantias enormes de dinheiro estão sendo desviadas, que estão sendo cortados bilhões de reais do orçamento da educação, que tem políticos roubando e aceitando milhões e milhões em propinas.
    Os políticos continuam enriquecendo as custas do povo brasileiro, que é de quem eles roubam. Eu não consigo entender por que esses políticos roubam tanto. Eles já são ricos, tem bilhões em suas contas, mas mesmo assim não se contentam com isso? Essa sede por roubar dinheiro da população nunca acabe não é? Rouba daqui, rouba dali, rouba acolá, vemos notícias de roubos a toda hora. É como se fosse um tipo de 'vício?' Não sei bem se usei a palavra certa, mas acho que sim. Esses políticos corruptos são 'viciados' em roubar dinheiro da população. Que trabalha e da muito duro pra conseguir dinheiro, somente para esses corruptos roubarem. Isso é uma coisa a qual o povo não aguenta mais,. Acho que o governo pode (na verdade o que já poderia ter feito a muito tempo) é acabar com isso de uma vez por todas e parar de roubar dinheiro da população.


    Mariana Vita~8º ano 802

    ResponderExcluir