sexta-feira, 20 de março de 2015

Crônicas do Dia - Intolerância brutal - Flávia Oliveira

Se há chance de a homofobia ter matado Peterson, é porque o Brasil, de fato, hostiliza relações entre pessoas do mesmo sexo


Um elenco para lá de talentoso cantava a vida de Cássia Eller, anteontem à noite, no Rio. A trajetória da cantora de voz rascante e olhar tímido, reproduzidos à perfeição pela protagonista do musical, Tacy Campos, é um libelo à liberdade de amar. No palco, as paixões desfilam com a naturalidade que merecem ter. Num dado momento, a plateia até ensaiou um alívio, porque uma impossibilidade da convivência de Cássia e Maria Eugênia, o casamento civil, foi superada na década seguinte à morte da cantora, em 2001, após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Infelizmente, na saída do teatro, a brutalidade da vida real tomou o ar, sem cerimônia. Horas antes, morria, em Ferraz de Vasconcelos (SP), Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, o estudante de 14 anos que teria sido agredido dentro da escola por ser filho de um casal homossexual.

O episódio comoveu corações que creem na igualdade e renegam o ambiente de intolerância, que se alastra pelo país em discursos e atos de autointitulados homens de Deus. Com Peterson internado, os pais teriam descoberto perseguições e agressões físicas aplicadas por colegas. A Secretaria estadual de Educação nega briga em sala de aula no dia em que o estudante foi hospitalizado. A polícia investiga.

Qualquer que seja o resultado do inquérito, a sociedade brasileira já é culpada. Se a hipótese de a homofobia estar por trás da morte do adolescente causou mais indignação do que incredulidade, é porque o Brasil, de fato, hostiliza as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Setores conservadores da política e da religião tratam a homossexualidade como doença, diagnóstico banido pelo Conselho Federal de Psicologia em 1985. Insurgem-se contra o casamento gay, instituído em resolução do CNJ há dois anos. Ameaçam proibir a adoção por casais do mesmo sexo e restringir a definição de família aos pares formados por homem e mulher. E permitem uma escalada de violência homo e transfóbica, que tirou a vida de 312 pessoas só em 2013, segundo o Grupo Gay da Bahia. O assunto até mereceu referência em texto sobre o Brasil no recém-lançado informe da Anistia Internacional sobre direitos humanos no mundo em 2014-2015.

Peterson morreu no mesmo dia em que, ao sancionar a Lei do Feminicídio, Dilma Rousseff lembrou o país da ocorrência dos crimes de racismo contra os negros e de intolerância e violência contra os LGBT. “Existem brasileiros que enxergam como exagero essa lei. Consideram excessivas leis que punem os racistas, porque acham que não há racismo no Brasil; não veem razão para leis que punam a violência contra a população LGBT, porque acham que a homofobia não é um problema relevante... Essa visão do mundo, ela não é real e nós não a aceitamos”, declarou a presidente da República.

Que não sejam “Palavras apenas/ Palavras ao vento”, como nos versos da canção de Moraes Moreira e Marisa Monte imortalizada na voz de Cássia Eller. Na campanha à reeleição, Dilma prometeu empenho para aprovar a legislação que criminaliza a homofobia. Um texto de 2006 foi arquivado no Senado no início deste ano, após tramitar, sem avanços, por duas legislaturas seguidas. A retomada do projeto, que sofre resistência da bancada evangélica e também do Exército, seria justa homenagem a tantos brasileiros que tombaram em razão da discriminação homicida que envergonha o país.

6 comentários:

  1. A homofobia no Brasil ainda é uma coisa não muita aceita pela sociedade, porém as novelas já vem mostrando casais do mesmo sexo, homens e homens, mulheres e mulheres, para que isso começe a ser uma coisa mais normal pra gente, fazendo com que os casais que não são héteros não passem por nenhuma situação de preconceito, que possam andar na rua como pessoas normais, sem serem vistas com olhares diferentes ou sem serem mal faladas, sem passarem por algum tipo de constrangimento por conta de sua opção sexual.
    No Brasil, o preconceito é tanto, que chegam a cometer crimes fatais por não aceitarem o homosexualismo, esses crimes estão se tornando uma coisa cada vez mais rara, mas não deixa de acontecer em grande quantidade, mas menos que antes, pois os casais do mesmo sexo já passam outra impressão para a sociedade. Até nas escolas, esse assunto já é estudado, pois nas mesmas existem alunos que sofrem bullying por causa de suas escolhas sexuais.
    Enfim, esse assunto já não é novidade pra nenhum de nós, também não é novidade esses crimes acontecerem, pois, como já disse, o preconceito está presente em tudo e em todos em nossa sociedade, o preconceito é uma arma que atinge a quase toda a população, mesmo não gostando do mesmo sexo, muitas pessoas perdem parentes que eram homosexuais por crimes que acontecem pela não aceitação da escolha de alguns.


    Lara Gomes Faria- 8° ano- 801

    ResponderExcluir
  2. Eu não concordo nem um pouco com o casamento gay, mas quem sou eu pra julgar a escolha sexual de uma pessoa? Eu não acho certo que pessoas sejam ‘’destacadas’’ na sociedade, tratadas de maneira diferente, ou ate agredidas somente porque são homossexuais. Eu achei bem interessante que o autor do texto usou esse exemplo do menino que apanhou no colégio e acabou falecendo depois de um certo tempo hospitalizado, apenas por que era filho de um casal gay. Por que por mais que, na minha opinião isso seja um grande absurdo, é a pura realidade. É o que acontece com muitas pessoas hoje em dia. O povo brasileiro se diz não racista, ‘ah, por que no Brasil não tem racismo’ ou ‘ah, porque não existem racistas no Brasil’. Ouvimos muito isso. Ate que, o que acontece? Ah sim! Vemos uma noticia dessas. ‘garoto foi morto após apanhar no colégio por que era filho de casal gay’.
    Eu, não sou a favor do casamento homossexual. Mas também, não sou nem um pouco a favor de que muitas dessas pessoas sejam agredidas, humilhadas, ridicularizadas ou ate mortas, só por que tem uma escolha sexual diferente dessa tal ‘’padrão’’. Muitas vezes, pessoas são presas por matarem animais silvestres, enquanto outras matam homossexuais, e o que acontece com elas? Isso mesmo, completamente nada. Eu não concordo com essa postura da sociedade. Acho que o povo brasileiro podia ser menos racista e aceitar de uma vez a escolha sexual de cada um. Acho que cada um é dono de sua própria vida e ele deve cuidar de tal e de nenhuma mais. Se uma pessoa é gay ou lésbica, quem somos nós pra julgá-las? Cada um faz sua escolha e nos não temos o direito de julgar. acho que as pessoas devem aprender a respeitar essas escolhas e deixarem de ser tao preconceituosas e racistas.

    Mariana Vita~8° ano 802

    ResponderExcluir
  3. Respeito aqueles que não aceitam a homosexualidade no país, mas meu respeito acaba quando os que não aceitam a homosexualidade partirem para a agressão física ou verbal. Cada um tem a sua opinião, porém isso não muda a vida de nenhuma pessoa, mesmo, talvez, sabendo que as pessoas ao seu redor não se agradem com sua posição sexual.
    O problema da sociedade atual, é que, acham que tudo se resolve com a agressão, de todos os tipos. A sociedade não tolera pessoas diferentes que o padrão, sendo estas, homossexuais, negros, pessoas com jeito diferente de se vestir, de agir, etc. Mas temos que entender que essas pessoas tem o direito de assumirem o que realmente são, sem qualquer tipo de bullying ou agressão, e nós temos o direito de respeitar a escolha dessas pessoas. Podemos não fazer as mesmas escolhas, mas nunca desrespeitar por um motivo desses ou de qualquer outro.
    Nós tinhamos que tirar a imagem padrão de uma pessoa, pois as pessoas tem jeitos diferentes de pensar, e, por consequência, jeitos diferentes de agir. Nos não podemos menosprezar uma pessoa pela sua escolha sexual, assim como nao podemos menosprezar uma que seja de cor de pele mais escura.
    A respeito do preconceito racial, não importa a cor de uma pessoa para dizer que ela é ladra ou que não tem capacidade de aprendizagem. Isso realmente não importa, pois temos ladrões brancos e negros, assim como temos pessoas com menos capacidade de aprendizagem brancas e negras. Isso realmente não faz nenhum sentido. Isso se chama ignorância das pessoas para compreender isso.
    Assim também acontece com os homossexuais. As pessoas tem a ignorância de não perceber que eles são pessoas iguais as outras, elas só tem uma maneira diferente de pensar.
    Os homossexuais, também tem o mesmo direito de pessoas heterossexuais em termos de: casamentos, adoção de crianças, estilo de vida, etc. São pessoas normais, com a mesma capacidade de pensar e cuidar de uma família como casais heterossexuais. Assim fazendo com que seja aprovado o casamento "de papel passado" para homossexuais assim como é o das diversas outras pessoas.
    Se tudo isso fosse compreendido facilmente pela população, estaríamos em uma sociedade bem mais unida, sem preconceitos e sem qualquer tipo de menosprezo contra pessoas com os mesmos direitos que as outras. Sem nenhum tipo de diferença.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  4. Brasil, a pátria que todos devemos amar e respeitar, mas por que sujamos o nome dele. A culpa do que acontece no Brasil não é dele, ainda mais porque ele é um ser inanimado, quem é culpado por tudo de ruim ou de bom que acontece aqui é de seus cidadãos, do seu povo.
    Só uma dúvida, grande parte das pessoas que matam, torturam ou são contra os gays ou qualquer outro tipo de preconceito são católicos ou evangélicos, mas por que eles fazem isso se um dos mandamentos é “não matarás” e ainda por cima, uma das frases mais famosas da Bíblia é “todos são iguais aos olhos de Deus”? Eles não estariam indo contra sua própria fé? Eu não sou ninguém para contrariar as ideias dos outros, ainda mais por que todos nós somos diferentes, mas é muito errado você excluir ou matar alguém só porque eles não são iguais a você. Ninguém é igual a ninguém!
    Grandes pessoas revolucionarias e que mudaram o jeito de pessoas pensarem também sofreram de um tipo de preconceito, Mandela por exemplo. A sociedade não aguenta pessoas diferentes dela, parecem que quando veem alguém que não é igual a nós nosso extinto é destruí-lo, poucas pessoas se livram dessa tentação e mudam.
    Eu nunca achei que fosse concordar com a Dilma, mas dessa vez ela até que tem um pouco de razão, nós temos sim que criar leis a favor dos menos desfavorecidos, do que estão apanhando da sociedade, eu acredito nisso, mas tenho duvidas se as pessoas vão respeitar essas leis, quem quiser pode driblar essa lei e novas pessoas vão sofrer. Ás vezes, o que ela fez foi só para falar que quis ajudar e não ser chamada de ignorante ou outra coisa parecida, quem vai saber.
    Não podemos impedir que dois gays adotem um filho, se bobear eles podem ser melhores pais do que um homem ou uma mulher, não vai ser a escolha pessoal de alguém que vai definir como essa pessoa é por dentro, se ele não bate na criança, se ele não tira de seus filhos o direito de uma criança, então ninguém e nem a lei tem direito de tirar o filho dele ou maltratar.
    Para podermos ter o direito de criticar alguém se antes não olhar para ele e se perguntar, eu já fiz algo errado? Eu gostaria se fosse comigo? Eu conseguiria viver com essa dor? As pessoas não tem direito de ser feliz do jeito que são? Às vezes essas perguntas podem mudar seu jeito de pensar. “ só taque a primeira pedra quem nunca pecou na vida”.
    Eduarda Raposo-801



    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é você aceitar. Outra coisa é você respeitar. No caso do homossexualismo, não é diferente! Acho que cada um tem o seu gosto sexual, e eu, como cidadã, tenho a obrigação de respeitar e devo aprender a conviver com essa situação; ao contrário, eu provo que sou ignorante. É (muito) errado uma pessoa agredir a outra simplesmente porque elas não têm o mesmo gosto sexual. Mais errado ainda é, como no exemplo do texto, uma criança ser agredida por uma decisão dos pais, na qual ela nem pode interferir. É uma imaturidade da parte de quem está praticando a ação. Essa pessoa não tem a mentalidade para entender que cada um tem o livre arbítrio para tomar suas decisões, e que não necessariamente você deve aceitar. Porém, isso também não significa que você vai se rebelar contra a pessoa e querer discutir com ela, ou ter outra atitude mais imatura ainda. Acho que o que falta no Brasil é, principalmente, respeito! A partir do momento que um decidir respeitar o espaço, as decisões, o estilo, o gosto do outro, o país vai mudar muito... E para bem melhor!!!

    Jade Tavares- 801

    ResponderExcluir
  6. A homofobia não deve estar dentro do nosso dia a dia ja que todos tem o direito de sua escolha sexual,essa discriminacao representa uma ofensa a diversida humana ,mas tambem devemos entender a diferença entre aceitar e respeitar , respeitar representa que você não vai julga-la e aceitar que dizer que você incentiva quem deseja ter essa experiência , acho que a pessoas que nao respeitam essa escolha individual não devem se expressar com palavras de forma que ofenda que teve essa escolha.
    Muitas das vitimas de homofobia sofrem porque são reprimidos por sua escolha e alguns casos chegam a depressão, as pessoas que agridem outras por não serem do mesmo jeito estao totalmente contra seus próprios princípios já que cada um e diferente .
    A maioria dos casos de homicídio de gays no Brasil são feitos pelas pessoas que acham o seu jeito de pensar o único certo e por isso fazem isso pra mostra o quanto são verdadeiros preconceituosos e não tem maturidade para entender que cada um tem seu jeito de pensar .

    Juliana Camargo- 701

    ResponderExcluir