sexta-feira, 13 de março de 2015

Crônicas do Dia - O sucesso e Aristóteles - Eugênio Mussak

 Revista Você s/a nº105, 01/03/2007


Quem busca o resultado, e não a excelência, corre o risco de ficar sem nada


Sucesso. Eis uma palavra difícil de ser definida. O que é sucesso para uma pessoa pode não ser para outra. A coisa se complica quando pensamos que sucesso é dinheiro, o que na maioria das vezes não é. Aliás, sucesso nem sequer é sinônimo de resultado. Sucesso é fazer bem-feito; resultado é conseqüência. Por isso, quando procuramos entender o sucesso, é melhor relacioná-lo com outra palavra: excelência. Quando alguém tem compromisso com a excelência, realiza seu trabalho com sucesso, o que o leva a alcançar os resultados desejados. Inclusive dinheiro. Felizmente encontramos profissionais preocupados com a excelência em todas as atividades. São pessoas de sucesso em seu trabalho. São respeitadas, admiradas e imitadas. Elas acertam no resultado porque miram na excelência. Mas esta não vem do nada, da simples intenção, é necessário que se adote uma estratégia. Aqui vai uma história para ilustrar melhor esse assunto: há muitos e muitos anos, um homem sábio, preocupado com o futuro de seu filho, lhe deu três conselhos: siga sua vocação, trabalhe em um local estimulante e administre suas finanças. E não é isso que, ainda hoje, os orientadores de carreira dizem para os jovens que estão iniciando? Pois é, estes, sem saber, estão repetindo Aristóteles. Quanto escreveu Ética a Nicômaco, o filósofo estava, pretensamente, escrevendo para seu filho e, nessa obra, encontramos as bases da excelência. Os três ingredientes citados se combinam para preparar o prato do sucesso, ainda que em doses diferentes, dependendo da etapa da vida. O início pode ser pela vocação, pelo ambiente ou pelos recursos, mas, no decorrer dos acontecimentos, a falta de um dos três compromete o conjunto.

“Busque o bem”, disse o filósofo, “o bem é o exercício ativo das faculdades da alma de conformidade com a excelência”. E ele esclareceu que o bem está nos menores atos, mas que todos estão conectados com um bem maior, que é a própria felicidade. A vida prática, diária, comum, impregnada de pequenos problemas, pode ser mais leve e agradável quando assumimos esse compromisso aristotélico: fazer o bem. Esta é a essência do sucesso. O resultado é uma mera questão de tempo. Não há razão para preocupações quando se assume compromisso com a excelência. Se por acaso você faz um trabalho que não lhe agrada, faça-o da melhor maneira possível, pois esta é a única garantia de que você não o fará para sempre, pois, com certeza, será conduzido a outras missões sequiosas de excelência. Não sabemos o que o filho de Aristóteles fez da vida, mas outro jovem que foi quase seu filho adotivo era Alexandre, o líder que conquistou praticamente todo o mundo conhecido antes de completar 30 anos.

Texto publicado sob licença da revista Você s/a, Editora Abril.
Todos os direitos reservados.
- See more at: http://eugeniomussak.com.br/o-sucesso-e-aristoteles/#sthash.6lbQ2EB2.dpuf

4 comentários:

  1. Para ter sucesso na vida é preciso correr atrás. Quando recebemos uma coisa para fazer, devemos fazê-la bem feita. Devemos nos doar completamente e fazer o nosso melhor. Não adianta esperar que o (bom) resultado chegue até nós sem que façamos a nossa parte. Nosso futuro depende do nosso presente, então se não agirmos agora, não poderemos reclamar do que está por vir. O sucesso vai de acordo com a dedicação de cada um, então podemos saber, agora mesmo, quem se dará bem na vida ou não. O ser humano tem o costume de buscar felicidade em coisas passageiras, como, por exemplo, em uma nota boa na escola (claro que ficamos felizes quando isso acontece, e é muito bom mesmo); porém, como já dizia o ilustre Marcelo Jeneci, "felicidade é só questão de ser!" A partir do momento que você para de buscar felicidade no passageiro e apenas deseja fazer o bem, a felicidade, sucesso, vêm de forma abundante na sua vida. Não é apenas um momento feliz, ou um momento de sucesso, mas sim uma eternidade em que você nunca mais deixa de ser próspero, bem sucedido, contente com a vida! 
    Jade Tavares- 801

    ResponderExcluir
  2. As pessoas hoje em dia querem ser famosas a qualquer custo . Querem tudo sem esforço . Como exemplo:O Big Brother Brasil mas conhecido BBB . Eles ficam dentro de uma casa frequentando festas e sem fazer nada, só pela fama e o dinheiro.Depois que saem da casa viram “celebridades”f e depois caem no esquecimento . Isso vale a pena ?
    Para se atingir o sucesso temos que ter um objetivo e correr atrás das nossas metas .As pessoas que fazem aquilo que gostam ,na maioria das vezes conseguem o que querem.
    Quando falo do meu futuro , meus pais ficam falando o que fazer com ele , mas se eles quiserem me ver feliz,vão ter que me escutar .Muitos pais são assim e isso pode ser muito chato , afinal quem vai fazer isso é você e não eles .
    Além de gostar do que faz ,tem que persistir pois sem esforço você não vai a lugar nenhum .Se um jogador de futebol não treinar ,como ele vai se qualificar ? Se um cientista não estudar , como ele vai descobrir diferentes curas para as doenças ? Ninguém nasce sabendo . isso só se adquire somente com dedicação e estudo.
    O sucesso na verdade só é completo quando fazemos as coisas com amor. Com isso alcançamos a tão desejada felicidade .Ter sucesso não é só ter um bom emprego ou ser rico.Pessoas humildes que fazem o que gostam muita das vezes são mais alegres do que as que tem do bom e do melhor .
    A fama não é tudo .

    Maria Antonia Rodrigues
    Turma 802

    ResponderExcluir
  3. Lucas Costa Bumaruf
    702 ATIVO
    Eu gostei do texto, pois retrata sobre o que é sucesso. Um assunto sobre fama, dinheiro e a busca pelo bem. Poucas pessoas se destacam e fazem sucesso. Algumas dessas pessoas viram exemplos a serem seguidos, ajudando e ensinando outros a se tornarem um exemplo de sucesso também. Eu entendi que as pessoas que vão começar a vida, merecem conselhos de pessoas mais experientes, para se organizar e trabalhar.
    Para mim o sucesso é alguém que consegue o emprego desejado e que faça alguma coisa que ninguém seria capaz de reproduzi-lo. Conseguir o emprego que não gosta para ganhar muito dinheiro é horrível. Todo mundo tem que fazer o que o deixa feliz, como diz o texto, tomando suas decisões e buscando o bem para todos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre gostei de filosofia e apreciei todos os filósofos.
    Um deles é Demócrito, o Pai do átomo e grande pensador que foi ensinado pelo Leucipo de Miletos, importante cientista. Demócrito também teve influência de Epicuro e Lucrécio, também filósofos. Foi morto em uma viagem. Mesmo sob ameaças não voltou atrás com seu pensamento. E uma das causas era seu ditado: “O animal é tão ou mais sábio do que o homem e conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora”.
    Sócrates, outro famoso filósofo, pensava diferente e era conhecedor de plantas e animais. Começou a estudar a formação da terra, mas foi morto pelo Império Romano e forçado a engolir veneno.
    Aconteceu o Mesmo com Platão, seu discípulo, que continuou sua pesquisa e foi o conhecedor de terras, mas foi morto pelo Império Romano envenenado. Existem alguns relatos contra essa alternativa, contando outra historia em que Platão morre em uma academia de estudos. Diz-se que antes de morrer Platão afirmou: "Mas já é hora de nos retirarmos, eu, para morrer, e vós para viverdes. Entre vós e mim, quem está melhor? Isso é o que ninguém sabe”.
    Platão teve um discípulo: o famoso Aristóteles. No texto ele é apresentado como grande gênio que teve brilhantes ideias. Ele conseguiu mudar o pensamento do império Romano e ser poupado da morte.
    Como vimos pelas historias desses filósofos, eles são uma inspiração para todos. Percebemos que todos não desistiram e preferiram morrer a negar a si mesmo. Eles são um exemplo de vida e sempre estavam em busca da perfeição e é o que todos deveríamos fazer.

    Theófilo Roberto Barreto Nascimento – 701

    P.S: Professor Henrique falta um você recebeu este

    ResponderExcluir