terça-feira, 24 de março de 2015

Crônicas do Dia - Por que sair às ruas

Um bom motivo para participar de manifestações – a favor ou contra Dilma Rousseff – chega a ser pueril. Podemos sair às ruas porque ainda é possível protestar pacificamente no país sem ser preso. O Brasil ainda não virou uma Venezuela; o regime democrático ainda não caiu de “maduro” e algumas instituições não estão podres. Melhor aproveitar e exercer o direito à livre expressão – ou será que não?

Um bom motivo para ficar em casa é não acreditar em nenhuma grande bandeira das manifestações pró e contra. Os grupos se confundem. Se existe algo que não identifica a grande massa de manifestantes e não manifestantes, é a ideologia. A maior burrice é rotular de “direita” ou “esquerda” quem vai numa ou na outra manifestação. Ou quem decide não sair às ruas. Quem são os fascistas? Em qual categoria ideológica se situam os que querem detonar, “com botas e chuteiras”, a política econômica atual de Dilma? Leia-se aí o MST de Stédile.

Pergunte se são de esquerda ou de direita os garis em greve contra o reajuste anual
ridículo de 3%, os caminhoneiros que bloqueiam as estradas, os favelados sem-
casa-esgoto-creche-hospital, os policiais, os professores, os médicos, os comerciantes, os estudantes em fila por senha para estudar. Pergunte se são de esquerda ou de direita os desempregados pela incompetência oficial, ou todos nós que pagamos contas de luz e gasolina estratosféricas pela má gestão do governo.

A resposta será: ah, vem para a vida real, sem esse papo de direita ou esquerda, somos a maioria sem voz, queremos um país que funcione, um governo que não assalte os cofres públicos, uma economia que favoreça o emprego e os empreendedores, sem descontrole da inflação, uma educação de qualidade para todos, uma saúde digna, uma aplicação honesta dos altos impostos que pagamos, uma infraestrutura que nos tire do Terceiro Mundo, uma política de segurança que não deixe as famílias à mercê de criminosos. Queremos bons exemplos de cima e fim da corrupção institucionalizada. É pedir muito?

Se você é a favor da Petrobras e contra o roubo sistemático do PT à Petrobras, a qual manifestação deve aderir? Se você abomina o cinismo dos últimos pronunciamentos de Dilma Rousseff mas é contra o impeachment, deve sair às ruas em protesto ou ir à praia e ao futebol? Se você é contra Eduardo Cunha e Renan Calheiros – e, consequentemente, contra o domínio do pior PMDB –, qual manifestação deve escolher? Ou vai ficar no sofá, um direito seu?

Se você acredita na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se você continua estarrecido com o depoimento frio do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, relatando a distribuição sistemática de propinas milionárias ao PT desde a era Lula até a campanha de Dilma em 2010, como deve se comportar? Sai ou não sai às ruas? Leva suas panelas para o fogo ou para a janela?

Se você se preocupa com a desigualdade social, deve se aliar ao MST e ir contra o ajuste fiscal de Dilma e Joaquim Levy? Mas aí você estará conspirando contra a presidente. Como ela disse na quinta-feira no Rio de Janeiro, o Brasil “esgotou todos os recursos para combater a crise”. Se empresários e sindicalistas se unem em São Paulo contra o ajuste, quem é burguês, quem é coxinha, mãozinha, perninha?

Você acredita que o Brasil está nesse buraco por causa da “crise internacional” e porque Dilma fez tudo pelos pobres – na educação e na saúde? Você acredita na presidente quando ela diz que o governo do PT cortou gastos da máquina? Está faltando pau de selfie no Planalto – a presidente precisa se enxergar sem distorções de foco. Sobra cara de pau. Até o ex-tesoureiro da campanha presidencial de Dilma fez mea-culpa, disse que o PT errou. Quando Dilma assumirá alguma responsabilidade e pedirá desculpas à nação? A presidente nos pede “paciência”. A população deveria pedir à presidente “sinceridade”. Mas é pedir muito.

Quem quer derrubar Dilma no grito esqueceu o que é uma ditadura, não respeita o voto democrático, não pensa no país nem no povo e ainda por cima é ingênuo. Está claro que manifestações por impeachment não são oportunas e não darão em nada.

Quem apoia incondicionalmente uma presidente que fez desandar a economia e as alianças políticas, que resistiu durante meses a afastar a presidente da Petrobras e que mentiu e continua a mentir sobre índices e análises de seu desempenho com uma desfaçatez nunca antes vista não pensa no país nem no povo e ainda por cima é ingênuo.

Pedir impeachment de Dilma não é golpismo, é tolice de desmemoriados. Acreditar em Dilma não é idealismo, é tolice de desmemoriados. Vamos tentar o caminho do meio. Saindo às ruas ou ficando em casa.

7 comentários:

  1. Infelizmente é isso o que acontece, a culpa não é só do governo corrupto, a culpa também é do povo.
    Uma coisa tão importante como o voto, pode ser considerado insignificante para muitos e muitas vezes trocado por pequenas coisas, e muitos também votam nos únicos que conhecem. Assim a menor parte da populção é a que vota corretamente, e logo surge a possibilidade da corrupção aparecer. Enquanto os bons e limpos políticos são esquecídos e ou ignorados por muitos.
    Depois que é escolhido o presidente e o mesmo começa a fazer coisas erradas, as pessoas não ficam satisfeitas e resolvem sair para as ruas e movimentos, sendo que muitos dos presentes não sabe do que se trata. Principalmente este ano muitas pessoas estão falando em impeachment de Dilma, porém não sabem que para ela sair, teria que ter feito algo muito sério, e não por que elas não gostam de seu governo, e de qualquer forma, quem entraria serio outra pessoa do mesmo partido, no caso o vice-presidente. O que não iria satisfazer quase nenhum dos revoltosos.
    Para que bons políticos governem, o povo precisa expandir seu conhecimento político para aprenderem votar corretamente.

    Thales Borges - 802

    ResponderExcluir
  2. Fora Dilma!

    Muitas pessoas do país inteiro estão saindo pelas ruas para protestar o atual governamento de Dilma Rouselff, é um entre os três principais movimentos que organizaram os mais recentes atos pelo impeachment da presidente, eram mais de 1 milhão de pessoas na avenida Paulista, e já o instituto de pesquisa Datafolha contou 210.000 manifestantes. O fato é que a presidenta Dilma Rousseff anda em uma crise política que parece não ter fim. O protesto, que aconteceu em dezenas de cidades, em maior ou menor proporção, reunia mais de 100.000 pessoas em todo o país até a hora do almoço, sendo 25.000 no Rio de Janeiro e 45.000 em Brasília. Mas foi a população de São Paulo, onde o ato estava marcado para acontecer a partir das 2 da tarde, que definiu o tamanho e a força do protesto deste 15 de março. A causa é que se diz uma coisa em campanha, e agora faz outra, sobe os impostos, a luz, e a educação continua muito mal, estão todos em protesto contra a corrupção e o governo de nossa atual presidenta Dilma. Algumas manifestações isoladas defendiam a intervenção militar no Brasil, e um dos organizadores do protesto, José Gomes, ressaltou que a população está insatisfeita com o aumento de impostos e juros. "O objetivo é mostrar que estamos insatisfeitos com o que vem acontecendo com o Brasil e não podemos ficar inertes a isso", diz.

    Foi demais para o coração e mente dos brasileiros. A frequência de escândalos envolvendo membros do governo, numa estimativa, as perdas representam cerca de 1,4% do PIB (produto interno bruto) a cada ano, e na hipótese mais extrema, o prejuízo chega a 2,3%, isso significa que, no mínimo, 51 bilhões de reais foram corruptados até agora. A quantia é maior do que a que o governo investe anualmente no país, com esse dinheiro da corrupção, o governo poderia matricular 25 milhões de crianças e mantê-las na escola da creche ao 5º ano do curso fundamental, equivalente ao total de alunos dessas séries em todo o país.

    Bárbara - 802

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não vejo esperança no futuro do país, pelo menos um futuro próximo.
    É sempre assim, foram roubados não sei quantos reais, o país está em crise e ela aumenta a cada dia, o dólar subiu e está causando ainda mais impacto no mercado brasileiro, e isso sem parar, descontroladamente um atrás do outro. Pátria educadora, parece até piada. Se nós somos um país que se dedica ao estudo porque há tantos analfabetos? Porque nossas ruas não são limpas? E isso são questões, que quando acontecem em abundância num país, é mais do que óbvio que ele está sofrendo, passando por uma crise ou não tem um bom líder, alguém que se preocupe com nosso povo com nosso potencial, até porque são questões básicas, se você quer ter um país em que seja possível viver bem.
    Você pode até conseguir vir e dizer "porém, tem países que estão piores que nós". Primeiro, isso se trata de pessoas querendo viver em paz, em harmonia. E para conseguirmos isso precisamos de um líder, um partido, uma equipe, (como você preferir) que se importe com nosso povo, que se importe em levar esse país e esse povo cheio de potencial para coisas enormes, para frente, para poderem ter uma oportunidade de dizer para alguém "aqui é um ótimo lugar para morar, criar uma família e viver em paz", porém ainda não estamos nem perto disso.
    Se fôssemos uma pátria realmente educadora, não teríamos grandes problemas como, desmatamento, poluição extremamente abundante, doenças, assaltos, conflitos, e entre outros vários problemas. Isso tudo gira em torno da educação e se torna um ciclo vicioso, a partir de que com educação para todos, não teríamos favelas, onde pessoas são marginalizadas por não terem estudado, não teríamos tanta violência dentro do país, por conta de que, quando você vaia escola aprender, você deixa de ter preconceito, conhece outros povos, suas culturas sua história. E com isso tudo as pessoas começam a trabalhar com mais dedicação e com mais frequência, com mais qualidade, começam a ser mais honestas, percebendo uma vez que, o país está realmente começando a mudar e há dinheiro e qualidade para que todos vivam em paz.
    Eu penso também que há uma coisa que também atrapalha muito principalmente na questão da honestidade, o que influencia muito na corrupção, que é a natureza humana. Nós seres humanos temos dentro de nós, uma coisa natural, que cresce conosco, que é a ganância e a sede por poder. Sendo assim, as vezes penso que não tem como ganhar essa "guerra", porque estaríamos lutando com nós mesmos, contra nossa natureza.

    Davi Vieira 802

    ResponderExcluir
  4. A presidenta Dilma Roussef teve quatro anos de poder , nesses quatro anos ela fez um governo considerado ruim para os brasileiros . Pois bem , insatisfeitos eles foram protestar totalmente contra esse governo , alegando que a inflação subiu , os impostos estão altos demais , a corrupção só aumenta . Até aí estão no direito deles de votar em alguém que não é bom e se arrepender e então reclamar .
    O povo foi as ruas furiosos , os jovens querendo o melhor para o Brasil ( vimos que o Brasil poderia crescer , era só realmente querer ) , foi realmente um gigante que despertou mas depois voltou a dormir .
    Pouco tempo depois tivemos as esperadas eleições , a oportunidade de mudar o Brasil de vez . Mas adivinha o que aconteceu , o povo elegeu Dilma Roussef outra vez , foi um desarme total o Brasil começa a despencar ( é uma crise ) ... O povo fica atordoado sem saber o que realmente fazer , eles foram contra o desenvolvimento do Brasil quando botaram o PT mais uma vez no poder . Pensando que protestar depois que levaram o país a crise vai resolver tão facilmente , agora temos que acordar o gigante e não deixar com que ele durma outra vez .
    Pra que daqui a quatro anos , se tudo der certo o Brasil realmente poder se desenvolver como uma potência ( pois tem capacidade para isso ) ... Eu sei que pareço um adolescente que não sabe de nada e que não pode fazer nada , é verdade eu não tenho o que fazer para ajudar , aí que você pode parar para pensar que não é somente essa criança que observa seu país desmoronar e quer mudar isso , são varias que querem viver em uma sociedade melhor e mais evoluída .

    João Pedro Golosov A Curvelo - 701

    ResponderExcluir
  5. O governo realizado nos últimos 4 anos pela Presidenta Dilma Rousseff foi extremamente contestado e desaprovado por grande parte da população Brasileira. Apesar disso, nas últimas eleições continuamos a ver o mesmo resultado.
    Dilma Rousseff tem constantes “DESCULPAS” para algumas perguntas que chegam a ela, justificativas no caso desnecessárias como essa : “Em atividade humana se comete erros. Longe de mim ou do meu governo achar que não cometeu nenhum”.
    Se lembramos do impeachment de Collor, na época ele tinha apenas 9% de aprovação de seu governo, essa foi a pior taxa apurada, o governo Dilma tem 13% de aprovação a mesma porcentagem do governo de Fernando Henrique Cardoso, o que faz o impeachment entrar em questão no atual governo.
    Porque ir as ruas? As pessoas que vão as ruas acreditam que o que estão fazendo é para melhorar o país. Outras pessoas vem com o argumento que o movimento fora Dilma é golpista por não ter o apoio jurídico e por isso o impeachment não vai acontecer.
    Depois de ouvir todos esses argumentos minha conclusão é devemos lutar por nossos direitos já que o país vive sobre um regime democrático , então lutamos pelo o que é nosso .

    Juliana Camargo-701

    ResponderExcluir
  6. Amanhã vai ser maior!

    A Dilma Rousseff está a 4 anos no poder como "presidenta" , e nesse tempo , ela fez um governo , que não tem favorecido o povo brasileiro.
    O PT está acabando com a saúde ,com a educação , com a segurança , entre outros , a inflação só sobe , o tráfico só aumenta , o número de desempregados subiu , entre outros.
    Então o povo enfurecido , saiu de suas casas , e foram para pedir impeachment da Dilma Rousseff. Adolescentes , jovens adultos,adultos e idosos foram para a rua,pedir uma sociedade melhor , um Brasil melhor.
    Então não deixam essa força enfraquecer , pois não aguento mais ver o pais desmoronar na minha frente.

    Catarina Herejk Chequetto
    Turma:701
    Colégio Ativo

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião tirar Dilma Roussef do poder vai trocar seis por meia dúzia. O povo brasileiro teve a oportunidade de mudar e tirar o PT mais não o fez e agora...Só uma reforma política imediata pode oferecer alguma esperança de melhoria para a corrupção. A mídia quer ver conflito, porque se beneficia do sistema atual. A canalhice da mídia e tanta que se repete o tempo todo um “FORA DILMA”. Tirar a Dilma do poder não alterará EM NADA a corrupção no Brasil, tampouco irá punir os corruptores do escândalo da Petrobrás.
    Luísa Soares França 701

    ResponderExcluir