quinta-feira, 19 de março de 2015

Te Contei, não ? - Floresta asfixiada

RIO - Considerada uma espécie de freio para as mudanças climáticas por sua capacidade de armazenar grandes quantidades de gás carbônico, um dos causadores do efeito estufa, a Amazônia poderá ter esse papel minimizado nos próximos anos. É o que indica o mais amplo estudo já feito sobre o tema na região, ao mostrar que, em pouco mais de 20 anos, caiu pela metade a capacidade de a floresta absorver carbono da atmosfera. De um pico de 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano na década de 1990, a captação desse bioma se reduziu a 1 bilhão de toneladas e, pela primeira vez, é menor que as emissões de combustíveis fósseis na América Latina. O trabalho, publicado ontem pela revista “Nature”, foi desenvolvido ao longo de 30 anos e teve participação de uma equipe internacional de quase cem pesquisadores, liderados pela Universidade de Leeds (Reino Unido).

A pesquisa alerta ainda que as taxas de mortalidade de árvores da Amazônia aumentaram em mais de um terço desde meados da década de 1980, o que afeta a sua capacidade de armazenar carbono. Os pesquisadores explicam que, inicialmente, a alta de CO2 - ingrediente-chave para a fotossíntese - levou a uma espécie de surto de crescimento de plantas. No entanto, o excesso do composto parece ter tido também consequências inesperadas, levando as árvores a crescerem rápido, mas também a morrerem mais cedo.

- Em todo o mundo, as florestas têm nos ajudado absorvendo carbono extra. Cerca de um quarto de todas as nossas emissões tem sido armazenado por florestas como a amazônica. Este estudo nos lembra que isso não pode continuar para sempre. O armazenamento de carbono extra feito por florestas vai se saturar, uma vez que elas não podem crescer para sempre. Com a diminuição da capacidade de estocar o carbono, precisaremos de cortes ainda mais duros nas emissões de CO2 para estabilizar o clima - alertou ao GLOBO, por e-mail, Oliver Phillips, coautor e professor da Faculdade de Geografia da Universidade de Leeds.

Os cientistas examinaram 321 lotes da floresta em 6 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia. Eles identificaram e mensuraram 200 mil árvores, registrando as mortes, o crescimento e o surgimento de novos exemplares. Phillips adverte que as mudanças mostradas pelo estudo ocorrem em áreas que não sofreram as consequências diretas de atividades humanas, uma vez que foi analisada parte dos cerca de 80% da floresta original existente.

- Nós vimos como a floresta amazônica remanescente, intacta, mudou ao longo do tempo. Então, essas são as áreas que não foram afetadas diretamente pelo desmatamento ou exploração madeireira. Nessas florestas, vemos mudanças ocorrendo.

Os pesquisadores afirmam que episódios recentes de escassez de chuvas e altas temperaturas na Amazônia também podem ter desempenhado um papel no aumento da mortalidade das árvores e perda da capacidade de absorção do carbono. Embora o estudo constate que o processo começou antes da seca intensa que afetou a floresta em 2005, os cientistas dizem que o fenômeno matou milhões de árvores adicionais.

- Independentemente das causas do crescimento da mortalidade de árvores, este estudo mostra que as previsões de um aumento contínuo do estoque de carbono em florestas tropicais podem ser demasiado otimistas - afirmou Roel Brienen, principal autor do estudo.

Membro da equipe que desenvolve o projeto desde 2004, o brasileiro Luiz Aragão, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), diz que a falta de clareza sobre a origem do processo tem impacto no seu desenrolar no futuro.

- Ainda não está claro se o aumento da mortalidade das árvores pode ter ocorrido devido a eventos de seca recentes ou se essa é uma resposta à saturação da capacidade de absorver carbono. Por isso, fica difícil prever qual o papel da Amazônia a longo prazo. Se a origem for essa questão da seca, a floresta poderá retomar o seu papel de sumidouro no futuro. Se for a perda da capacidade de carbono, poderá não retomar - antecipa.

WWF-BRASIL PEDE MAIS CUIDADO

Para Mauro Armelin, superintendente de conservação da WWF-Brasil, os resultados mostram que os efeitos de intervenções na floresta não são apenas locais:

- Esses resultados têm de fazer com que tomemos mais cuidado. Está claro que a capacidade do bioma está sendo reduzida e que não sabemos como ele pode reagir. Se, com 20% de desmatamento, ao menos metade da capacidade de absorção foi reduzida, não podemos mais mexer em nada dessa floresta, apenas fazer um uso sustentável e repensar o nosso modelo de desenvolvimento. Estamos conseguindo medir alguma reações da floresta, mas não sabemos o quanto esse organismo será resistente em relação à mudança do clima. O que poderia ser um freio pode não suportar as mudanças.

O projeto - que reúne cientistas trabalhando em oito países da América do Sul e é coordenado pela Rainfor, rede de pesquisa dedicada ao acompanhamento das florestas amazônicas - continuará a monitorar áreas não perturbadas e deve aumentar atuação e escopo. De acordo com Aragão, um dos objetivos é avaliar o papel das áreas das florestas que sofreram queimadas e outros distúrbios no balanço total de carbono na Amazônia.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/fica-dificil-prever-qual-papel-da-amazonia-longo-prazo-diz-brasileiro-que-participou-de-estudo-internacional-15636011#ixzz3UsJc6yMy



6 comentários:

  1. Christian Almeida Miranda
    801 Ativo

    Na minha opinião isso tudo que esta acontecendo com as arvores, as matas é um ato em que a sociedade desvaloriza a ´´ajuda´´ que as florestas e as matas nos prestam, por exemplo, um desses atos estão nos desmatamentos, queimadas para construir casa, prédios e para a construção de objetos.
    Porem vieram os resultados por causa dessa ´´desvalorização´´ da sociedade, como o clima seco principalmente na região sudeste, oque resulta na falta de chuvas, o acumulo de gás carbônico e não de oxigênio. Eu acho que se eles plantassem as arvores que eles tiram, essa situação não estaria como esta, porque assim eles iriam criar um ciclo infinito de plantações, porque pelo menos esse ciclo daria uma amenizada nos resultados ruins que estão acontecendo.
    Então basicamente tudo oque esta ocorrendo com as matas e as florestas são resultados da desvalorização das pessoas (na minha opinião) e os resultados estão acontecendo hoje.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei assustado após ler que até mesmo as árvores da Floresta Amazônica não estão suportando a emissão do gás carbônico CO2 . Se destruirmos nossa atmosfera , o oxigênio ira cair muito. Os raios ultravioleta atingirão a terra a todo momento e em poucos anos ou ate mesmo meses e semanas, dependendo da quantidade de raios e poluição, estaremos mortos sem água, comida e até mesmo sem oxigênio.
    Acho que todos os países deveriam fazer sua parte diminuindo a emissão de CO2. Se cada pais emitir uma quantidade pequena de CO2 podemos ajudar a atmosfera. Ela nos protege dos raios ultravioleta e as árvores viverão mais .

    Nome: Theofilo R. Turma: 701

    ResponderExcluir
  3. Marco Antonio 801

    As florestas do Brasil estão sendo todas desmatados,porem a florestas amazônica está sofrendo muito com isso,normalmente as floresta deveria ser toda coberta sem entrada para a luz,só que indivíduos vão e destroem,e desmatam até o suficiente para ele,assim deixando um buraco enorme nas florestas que acabam acontecendo mais queimadas e deixando a floresta menos rica o solo e nutrientes.
    Os fiscais da mata acaba não tendo como vigiar todos, os que tem autorização não tem problema,então os que não tem autorização acabam desmatando e não repõem o que deveria assim desequilibrando o bioma.
    Com esses acontecimentos até a fauna é afetada,porque se desmata o lugar o animal que ali vivia acaba imigrando para outro lugar completamente desconhecido onde não sabe como caçar,e as vezes acaba morrendo, por isso temos vários animais em extinção aqui no Brasil.
    Sim temos animais em extinção,temos desmatamento,mais os fiscais não conseguem vigiar tudo,pois a floresta é gigante,com as árvores destruídas entramos em outra crise que nosso pais está vivendo a crise hídrica,a água que evapora da planta vai para o céu isso faz parte do ciclo da água e desmatando as arvores é claro que o nível de chuva diminui,e toda água que evapora não completa o ciclo que deveria,nossa crise hídrica esta afetando principalmente a região sudeste que é onde vivemos,por isso em São Paulo está grande.
    Então deveríamos nos conscientizar que não podemos tirar as árvores das florestas,pois toda ação gera uma reação.

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas a muito tempo vem desmatando e poluindo a floresta amazônica, o que é um problema. Eu achei bem legal esse projeto pois eu acho muito importante preservar e cuidar bem da floresta. As árvores são essenciais para nós, são delas que são produzidos os lápis, o papel, e principalmente, as árvores transformam o gás carbônico em gás oxigênio, que é essencial para nossa vida. Afinal, precisamos de oxigênio para respirar não é?
    Muitas pessoas ao longo do tempo vem fazendo 'queimadas' nas floresta amazônica, além de derrubar as árvores e não as repor. Nós precisamos cuidar da floresta amazônica que é a maior floresta do mundo. Ela é uma grande fonte de alimento, pelo fato de ter muitas árvores frutíferas, além da grande variedade de animais.
    Na floresta, tem algumas árvores e espécies de plantas, que simplesmente não existem mais em nenhum outro lugar, temos também animais que estão ameaçados de extinção, como as araras, a jaguatirica, o peixe boi da Amazônia, pirarucu, tucano, papagaios, harpia, ariranha, onças, algumas espécies de macaco, entre muitas outras. E se a gente desmatar a floresta, nós vamos destruir os lares desses animais, os fazendo entrar em extinção de uma vez.
    Eu não acho nem um pouco certo e não concordo com essas pessoas que desmatam a floresta, pois elas prejudicam não só esses animais mas também como a própria humanidade, cortando uma grande fonte de oxigênio.
    A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo. E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais, e mesmo assim pessoas insistem em destruí-la, queima-la, desmata-lá. O desmatamento é a conversão de áreas florestais para áreas não florestadas. As principais fontes de desmatamento na Amazônia são assentamentos humanos e o desmatamento de terras.

    Mariana Vita~8º ano 802

    ResponderExcluir
  5. Lucas Costa Bumaruf
    702 ATIVO
    Eu acho que nos produzimos muito gás carbônico, poluímos rios e também cortamos muitas árvores da Floresta Amazônica e se continuarmos assim as florestas irão acabar. Temos que tomar cuidado e ajudar a preservar o meio ambiente, caso contrário, o desaparecimento das plantas, causará ao longo do tempo, um grande efeito estufa, provocando mortes de animais terrestres e marinhos pelo calor excessivo e o descongelamento das geleiras causando a subida dos oceanos, podendo cobrir cidades e até Estados.
    Nós temos que ter mais cuidado, plantando arvores, usando agua com moderação e procurando não comprar produtos de empresas sem responsabilidade com o meio ambiente... o mundo ficará bom de novo se formos mais conscientes no que fazemos.

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais as florestas são desmatadas ilegalmente, e para piorar isso afeta o mundo todo, animais estão entrando em extinção por causa do desmatamento e também os índios que vivem nesse habitat. Nós também somos prejudicados porque as árvores trazem oxigênio e precisamos dele para respirar.
    Devemos preservar a natureza, pois no futuro vamos precisar dela muito mais do que precisamos hoje.
    Com a grande produção de gás carbônico também estamos "ajudando" a destruir a natureza, se não pararmos com essa crise no futuro nós seremos prejudicados.
    As pessoas que desmatam as florestas parecem que não sabem que isso irá prejudicar elas também, vai prejudicar todos nós, porque sem árvores sem oxigênio e sem oxigênio sem animais e seres humanos, pois precisamos delas para respirar. Cada coisa depende de outra no nosso mundo.

    Mateus Nogueira 702.

    ResponderExcluir