sábado, 7 de março de 2015

Te Contei, não ? - Impacto ainda maior do vício

RIO -
O cigarro é um inimigo mais poderoso do que se imaginava. Um estudo divulgado ontem pela Universidade Nacional da Austrália mostra que dois em cada três fumantes morrerão por causa do hábito, caso continuem fumando. É um índice mais alarmante do que o anunciado no ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considerava que metade dos usuários de tabaco morreriam por causa do vício.

O estudo foi realizado com aproximadamente 200 mil pessoas com mais de 45 anos e corroborou o resultado de pesquisas menores e recentes, que apontavam o mesmo índice de mortalidade ligado ao tabagismo.

Os usuários de tabaco morrem dez anos mais cedo do que os não fumantes. Quem consome dez ou mais cigarros por dia tem o risco de morte prematura dobrado, em relação ao resto da população. Entre aqueles que acendem vinte ou mais cigarros diariamente, a chance de morte prematura aumenta em até cinco vezes.

— Sabíamos que fumar era ruim, mas agora temos uma prova direta e independente confirmando as conclusões perturbadoras que surgem no mundo inteiro — revela Emily Banks, epidemiologista da Universidade Nacional da Austrália e autora chefe do estudo, publicado na revista científica “BMC Medicine”.

Segundo especialistas, as conclusões do estudo australiano podem ser aplicadas no Brasil. Ambos os países contam com um percentual semelhante de fumantes — aqui, são 14,5%; na Oceania, cerca de 13%.

O Brasil tem pouco mais de 21 milhões de usuários de tabaco. É um índice 20,5% menor do que o registrado cinco anos atrás, segundo a Pesquisa Especial de Tabagismo realizada pelo IBGE em 2014. A redução dos consumidores foi comemorada, mas os índices de mortalidade analisados no estudo australiano dispararam um alerta.

— A cortina está aberta. Vemos de uma forma cada vez mais minuciosa o impacto do tabaco na sociedade — pondera Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco do Instituto Nacional de Câncer (Conicq/Inca). — As doenças relacionadas a seu uso provocaram, em 2012, um prejuízo de R$ 21 bilhões ao sistema de saúde, entre internações e medicamentos. Quem termina pagando somos todos nós, com impostos que poderiam ser dispensáveis se as pessoas não fumassem.

Diretora-executiva da Aliança de Controle do Tabagismo, Paula Johns destaca que o tabaco está ligado a mais de 50 doenças, de cardiovasculares a respiratórias. É, também, o principal fator para diversos tipos de câncer, como o de pulmão e o de garganta.

PUBLICIDADE


— Ainda não conseguimos controlar o índice de mortalidade ligado ao tabaco — lamenta. — Seu impacto sobre a saúde pública é muito mais significativo do que pensávamos. Quando um avião cai, ficamos sensibilizados porque morrem 300 pessoas. O cigarro provoca uma morte silenciosa. É um avião caindo diariamente.

O câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, apresenta um aumento de 2% por ano na incidência mundial. Em 2012 foi detectada a origem de 1,82 milhão de casos, sendo que 90% estavam associados ao consumo de derivados do tabaco. Por aqui, a estimativa do Inca para o biênio 2014-2015 é de 27 mil novas ocorrências.

O governo federal espera que o número de fumantes seja reduzido a 9% da população até 2022. A mais nova iniciativa contra o cigarro, apresentada no ano passado na Câmara dos Deputados, é a implementação do maço genérico — a embalagem teria apenas uma cor e sem elementos gráficos.

Depois da queda acentuada do consumo observada nos últimos anos, estima-se que novas dificuldades surgirão no caminho. Segundo Paula, ainda há um grande público que resiste a parar de fumar.

O assessor parlamentar Robson Vinicius de Almeida, de 23 anos, se rendeu ao primeiro cigarro aos 12 anos. Desde então, tentou largar apenas uma vez, iniciativa que durou apenas um mês sem um maço no bolso.

— Sei de todos os riscos, mas gosto mais do que quero parar — admite, acrescentando que seu pai, seu tio e sua tia fumam ou fumaram também. — Quando bebo cerveja, dá muita vontade, aí não consigo resistir.

Nas vezes em que o chope motiva o disparo do isqueiro, Robson esvazia de dois a três maços. Em um dia sem a companhia do álcool, um maço e meio “dá conta”.

Já Mariana Ramos Araujo, de 31 anos, colega de Robson, fuma rotineiramente dois maços. A mãe de três filhos parou de fumar três vezes, não por coincidência.

— Larguei por mais de um ano nas épocas que estava grávida. Voltei não sei por quê. Acho que é muito estresse, muita ansiedade, então sempre acabo acendendo um — explica a parlamentar, acrescentando que resolveu experimentar “por curiosidade” há 15 anos.

Sua filha mais velha tem 16 anos e tenta, sem sucesso, convencê-la a largar o vício, alegando não suportar o cheiro. Mas a carioca assume que se ela, seu irmão de 8 anos e a caçula de 4 algum dia adotarem o mesmo vício, não vai ter muita credibilidade para retrucar:

— Quem sou eu para falar algo para eles? Vou dar conselho, né. Mas acho que jovem hoje em dia tem muito mais informação para saber que não faz bem.

PUBLICIDADE


Apesar de estar convicta sobre o esclarecimento dos filhos, Mariana precisa tomar cuidado. Em 2012, 19,6% dos adolescentes entre 13 e 15 anos matriculados em escola no país experimentaram cigarro, sendo que 5,1% fumavam regularmente.

VÁLVULA DE ESCAPE

Para a psicanalista Ivone Ponczek, diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), o consumo de cigarro deve cativar cada menos jovens, e só preocupa ainda por ser considerado uma válvula de escape contra o estresse.

— O cigarro, como qualquer droga, tem uma função muito grande de administração da angústia — observa. — É, muitas vezes, tratado como uma automedicação. Ainda assim, acredito que estamos mudando. Décadas atrás, o consumo de tabaco estava vinculado à virilidade. Agora não existe esta ideia, e o fumante está sendo forçado a alterar seu comportamento, porque tem cada vez menos espaços à disposição para acender o cigarro.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/dois-em-cada-tres-fumantes-podem-morrer-por-causa-do-tabagismo-15419635#ixzz3TkNZxXaS

9 comentários:

  1. Achei interessante a visão do autor, pois tenta convencer sua filha a parar de fumar e fala sobre as consequências dessa ação. O fumo faz mal a saúde e pode causar morte a qualquer um que fume. Alem disso, causa danos não apenas para ele mesmo, mas para uma pessoa que passa próximo a ela com a fumaça do cigarro. Este habito pode também influenciar uma criança a fumar. Eu fico triste ao saber que grande parte da população brasileira é fumante mas acho que se uma pessoa tentar ir contra seu vicio consegue vence-lo e ter uma vida mais saudável e longa.

    Theófilo Roberto B. Nascimento - 701

    ResponderExcluir
  2. Há cada vez mais estudos sobre o tabaco e seus derivados. Onde os resultados comprovam que apesar da diminuição da população de fumantes, a droga é muito mais potente que se pensava.
    A pesquisa recentemente divulgada pela Universidade australiana comprova que 2 terços da população fumante morrerão por causa desse hábito e que morrem em média, dez anos mais cedo do que os não fumantes. A pesar das leis nacionais dificultarem o uso, infelizmente ainda há um grande público que resiste a para de fumar.
    Devemos destacar que o tabaco está ligado a mais de 50 doenças, com isso o governo gasta bastante dinheiro em tratamentos em vez de investir em melhorias. Como na educação nacional, por exemplo.
    Por Rafael Costa Lima (701)

    ResponderExcluir
  3. Pra que fumar? Eu acho muito feio ver as pessoas fumando, ver a própia pessoa se estragando, é como se fosse um suicídio longo e demorado, é como se a pessoa ficasse se torturando. Depois que você fuma a primeira vez raramente consegue parar, e depois que acostuma você começa a fumar mais e mais.
    Quando você fuma tem muito mais chance de ter doenças, como o texto diz, desde respiratórias a cardiovasculares. Quando a pessoa fuma não consegue respirar direito, não consegue fazer atividades físicas, não pode fazer esportes. Eu sei que de um vício é difícil ficar longe, parar de fazer aquilo, mas essas pessoas tem que se conscientizar e parar de fumar, pois isso só piora a vida da pessoa, pode funcionar como ansiolítico, como anti estresse e antidrepessivo, mas essas pessoas tem que arrumar alguma outra forma para diminuir a ansiedade e o estresse. Temos que diminuir esse hábito e muito ainda, acabar com isso entre os jovens e entre os adultos, para todos terem uma vida longa, saudável e feliz.
    Pior ainda é quando as pessoas fumam em lugar fechado, isso sim é o cúmulo, quando vejo pessoas fumando em carros, fico imaginando como o pulmão dessa pessoa já está, porque, fumar já é um ato horrível, agora, fumar em um local por onde a fumaça não tem por onde escapar, essa pessoa está torturando ainda mais o seu corpo.
    Na vida temos que fazer esforços e essas pessoas tem que fazer um esforcinho para o bem da própria vida, para não morrerem precocemente, e aproveitar o máximo que a vida tem pra dar. Temos que aproveitar cada minuto de nossas vidas, e não jogá-la fora com um simples hábito que faz tão mal, vamos nos conscientizar, para não só o nosso, mas o bem de todas as pessoas no nosso a redor.

    Victor Melo Ismério
    802

    ResponderExcluir
  4. Pra que fumar? Eu acho muito feio ver as pessoas fumando, ver a própia pessoa se estragando, é como se fosse um suicídio longo e demorado, é como se a pessoa ficasse se torturando. Depois que você fuma a primeira vez raramente consegue parar, e depois que acostuma você começa a fumar mais e mais.
    Quando você fuma tem muito mais chance de ter doenças, como o texto diz, desde respiratórias a cardiovasculares. Quando a pessoa fuma não consegue respirar direito, não consegue fazer atividades físicas, não pode fazer esportes. Eu sei que de um vício é difícil ficar longe, parar de fazer aquilo, mas essas pessoas tem que se conscientizar e parar de fumar, pois isso só piora a vida da pessoa, pode funcionar como ansiolítico, como anti estresse e antidrepessivo, mas essas pessoas tem que arrumar alguma outra forma para diminuir a ansiedade e o estresse. Temos que diminuir esse hábito e muito ainda, acabar com isso entre os jovens e entre os adultos, para todos terem uma vida longa, saudável e feliz.
    Pior ainda é quando as pessoas fumam em lugar fechado, isso sim é o cúmulo, quando vejo pessoas fumando em carros, fico imaginando como o pulmão dessa pessoa já está, porque, fumar já é um ato horrível, agora, fumar em um local por onde a fumaça não tem por onde escapar, essa pessoa está torturando ainda mais o seu corpo.
    Na vida temos que fazer esforços e essas pessoas tem que fazer um esforcinho para o bem da própria vida, para não morrerem precocemente, e aproveitar o máximo que a vida tem pra dar. Temos que aproveitar cada minuto de nossas vidas, e não jogá-la fora com um simples hábito que faz tão mal, vamos nos conscientizar, para não só o nosso, mas o bem de todas as pessoas no nosso a redor.

    Victor Melo Ismério
    802

    ResponderExcluir
  5. Acho muito errado quando pessoas fumam mas quem sou eu para falar algo né?
    (hahaha brincadeira gente!).
    Falando sério agora, realmente acho errado quando alguém fuma. Pode até ser um por dia, mas continua errado.
    Entendo que as pessoas tentam parar de várias maneiras, acho que isso é até uma iniciativa muito legal e positivo, porque ele entende que o que está fazendo errado e está tenta parar, pode até falha algumas vezes, mas se tenta de novo, acaba sendo uma coisa mais legal ainda.
    As vezes me pergunto, porque as pessoas começam a fumar?
    Elas sabem isso pode matar e provavelmente irá te matar mas do mesmo jeito acaba fazendo. São tantas doenças que você pode ter só por conta desse pequeno ato que se eu começar a escrevê-las, vai demorar um pouco para acabar, então, quem iria desejar isso? Além de lhe fazer sofrer, sua família também sofre, pois sabe que provavelmente irá te perder antes da hora.
    Achei bem interessante algo que falaram no texto e que nunca nem percebi que foi ''Quem termina pagando somos todos nós, com impostos que poderiam ser dispensáveis se as pessoas não fumassem'', ou seja, as pessoas que não fumam e talvez nunca fumaram é que tem que pagar o preço pois os fumantes ficam doentes e é o povo que tem que pagar por todos os exames e coisas do tipo para que o fumante não faleça.
    Conclusão: respeito quem fuma, até porque tenho um familiar fumante mas não gosto, até porque você acaba respirando aquela fumacinha e é bem desagradável e o cheiro não é um dos melhores. Acho que pessoas que fumam e tentam evitar isso são um das que mais dão exemplos bons, até porque sabemos com é difícil parar por conta de todos os comentário sobre.

    Luisa Heinle Kühner 802

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas começam a fumar por influência de amigos ou pessoas próximas, por curiosidade, e depois gostam, por achar que relaxa ou para tentar se exibir de alguma forma para a sociedade. Porém não sabem o perigo que correm.
    A nicotina causa dependência por meio de processos biopsicossociais parecidos com os de outras drogas. Além de aumentar o risco de câncer em várias vezes em áreas como o pulmão, o estômago e rins, o fumo causa também doenças respiratórias, cardiovasculares e neurovasculares. Trazendo milhares de impactos cerebrais por ano.
    Quando uma pessoa consegue parar de fumar, que é algo raro, ela consegue muitas melhoras na capacidade física, redução de risco de doenças, aumento na expectativa de vida, economia por não comprar cigarros, e principalmente, ela vira um exemplo para amigos, familiares, e em especial, filhos e netos. Além de recuperar uma vida de uma pessoa normal em apenas alguns anos.

    Thales Borges - 802

    ResponderExcluir
  7. Lucas Costa Bumaruf
    702 ATIVO
    Eu acho que as pessoas que fumam deviam ter uma noção do que o cigarro faz. Eu não consigo entender como as pessoas ficam se envenenando, e, além disso, acabam prejudicando os outros com a fumaça e influenciando jovens a terem o vício de fumar.
    Acho legal que muitas pessoas não tenham esse vício, e também convencem as outras a não se viciarem. Para mim, o cigarro não traz nada de bom, servindo para trazer várias doenças respiratórias e ate câncer. Se todo mundo se esforçar a não fumar, como o autor tenta, os fabricantes de cigarro deixariam de existir e muitas vidas seriam salvas. Esse vício tem que acabar, pois muita gente morre todos os anos por causa do fumo.

    ResponderExcluir
  8. O cigarro no Brasil é uma droga legalizada , mas para mim de que adianta legalizar as drogas se de qualquer maneira , vai machucar as pessoas sem elas perceberem , não pretendo fumar , beber ou qualquer coisa desse tipo.
    As pessoas tinham que ter um pouco de noção do que estão fazendo , apesar de ser uma droga legalizada , as pessoas não deveriam nem mesmo olhar para a droga , porquê quando você a usa , não vai querer parar mais , e vai continuar assim , até visualizar a morte , ou se pelo menos alguém ajudar , se preocupar , lhe informar , sei que pode mudar esse destino.
    Então , se você possui um amigo que fuma , por favor ajude-o , por é isso o que os verdadeiros amigos fazem.
    Luiza Abreu - 701

    ResponderExcluir
  9. O texto aborda um assunto muito conhecido no mundo "o vício do cigarro". Incrível o que o cigarro faz, é uma droga. Parece que as pessoas que fumam apesar de se viciarem gostam da sensação de felicidade que ele lhe proporciona. Que absurdo isso né?.
    O cigarro além de ser um vício trás doenças que podem levar até a morte: quem fuma pode ter doenças respiratórias e até um câncer. Elas não tem noção do que ele pode fazer com elas. Na rua e no prédio onde moro existem muitas pessoas que fumam, então diversas vezes quando estava passando na rua ou esperando o elevador do prédio, tem pessoas fumando então quando passo está um cheiro horrível.
    Minha conclusão é que as pessoas que fumam influenciam as que estão "livres dessa droga" a ficar viciadas igual a elas, e uma vez usada elas não conseguem parar porque o cigarro gera um vício incontrolável.

    Mateus Nogueira 702.

    ResponderExcluir