domingo, 8 de março de 2015

Te Contei, não ? - Literatura em Games

Um dos mercados de entretenimento que mais crescem no planeta, os videogames cada vez mais se apoiam na velha e boa literatura



Daniel Solyszko (daniel@istoe.com.br)

Uma das mídias de entretenimento mais lucrativas do mundo, os jogos de videogame ganham espaço no mercado apelando para uma das mais antigas diversões: a literatura. O jogo Device 6, vencedor do último Apple Design Awards, é um dos exemplos mais bem sucedidos dessa nova vertente, que encontra no Brasil o terceiro maior público no planeta: 45 milhões de usuários. Como num romance, a trama de Device 6 se desenvolve em torno da protagonista Anna, que acorda desmemoriada em um castelo e tenta descobrir como foi parar ali. Ao longo de seis capítulos, o game mistura referências de Franz Kafka e Lewis Carroll, usando o texto de maneira criativa, com frases se movendo na tela em diferentes sentidos.

Muito criticado, o popular Dante’s Inferno baseia-se na descrição de Dante Alighieri do tártaro em sua “Divina Comédia”. “Em termos de mecânica, não é um bom jogo, e lembra muito God of War, que já usava diversas fontes literárias”, explica Flávia Gasi, autora de “Videogames e Miltologia” (editora Marsupial). Flávia, cujo livro nasceu de uma tese de doutorado para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), defende a ideia de que os jogos não precisam se ater a suas fontes de inspiração. Ela afirma que é comum os jogadores acabarem lendo e pesquisando as influências dos títulos originais. “Muita gente entrou em contato com a mitologia grega, por exemplo”, diz.

Mais respeitado por jogadores e especialistas é American McGee’s Alice, de 2000. A história se passa depois do fim de “Alice Através do Espelho”, último da série de Lewis Carroll, quando um incêndio destrói a casa da personagem e mata seus pais. Com apenas sete anos de idade, Alice acaba sendo internada em um hospício até reencontrar o coelho branco – ainda sob tratamento – dez anos depois, que a leva de volta para o País das Maravilhas. Outros exemplos criativos do gênero incluem BioShock, de 2009, que usa conceitos da escritora russo-americana Ayn Rand sobre liberdade individual ao retratar uma sociedade aquática, e The Binding of Isaac, de 2011, baseado na Bíblia, que causou polêmica no lançamento ao mostrar uma mãe religiosa atormentada por vozes que ordenam ela a matar o filho.

Dois jogos independentes recentes mergulharam mais fundo na fonte literária. O primeiro é uma versão de “Ulysses”, de James Joyce, criada para que o jogador consiga entender melhor a intricada trama. O outro é Elegy For a Dead World, criado especificamente para escritores, no qual o objetivo é trocar histórias sobre civilizações antigas. Parece que a indústria de games entendeu que boas histórias rendem, ainda mais quando o consumidor pode participar de seu rumo.

18 comentários:

  1. Na sociedade atual, o mercado dos videogames está crescendo cada vez mais. Com isso há necessidade ter mais idéias para criação de novos jogos.
    Vários jogos estão se espelhando na boa e velha literatura. Como um excelente exemplo, recentemente o jogo Device 6 foi o ganhador do prêmio: “Apple Design Awards”, baseado na literatura.
    Podemos concluir que os jogos podem abrir uma nova forma de buscar o conhecimento, interesse e incentivo literário; atingindo um mercado de milhares de jovens no Brasil e no Mundo.
    Escrito por Rafael C. Lima (701)

    ResponderExcluir
  2. Uma das maiores e lucrativas atividades comerciais dos dias de hoje é a venda de jogos para computador e videogames. Acreditem se quiser: seus criadores descobriram que a literatura é sua uma grande fonte de inspiração.

    A indústria dos videogames tem evoluído muito desde seu surgimento. Partindo de jogos simples e “bobinhos”, ao longo dos anos estes foram ficando mais longos, complexos e atrativos, buscando chamar a atenção de seus clientes (os jogadores). E é justamente o fato de que os jogos precisam ser mais longos e ao mesmo tempo manter a atratividade é que seus desenvolvedores têm recorrido à literatura com o objetivo de trazer para os jogos uma história, de preferência algo que já seja de conhecimento das pessoas e quando não é elas chegam a pesquisar.
    Alguns games como “God Of War” foram inspirados em livros, nesse caso esse jogo foi base em histórias mitológicas e outros são Jogos Vorazes, Dante’s Inferno, Dead World, etc. O jogo que faz mais lucro aos desenvolvedores é GTA 5 esse game se baseia em suas versões antigas em 8-bites (tudo formado em quadrados) e outras lançadas entre 1900 até 2010 e o objetivo é fazer roubos e se tornar rico.


    Essa tendência parece que continuará por muito tempo, afinal boas histórias estão associadas a bons jogos e rendem muito dinheiro. Do lado dos jogadores ao interesse cada vez aumenta mais, principalmente por se sentirem participantes do enredo, o que na maioria dos casos lhes permitem definir os rumos das histórias.


    Pedro Frizzera Santos 702

    ResponderExcluir
  3. A ideia de misturar algo que está constantemente ligado aos jovens de hoje em dia, como a tecnologia, e principalmente os jogos, com algo antigo e interessante que também faz parte da nossa vida, como a literatura, é brilhante.
    Atualmente, adolescentes e até adultos vem perdendo o interesse em assuntos como a literatura. Misturar os dois é uma forma de inserir essas histórias no nosso cotidiano, e nos tornar cultos de uma maneira diferente.
    Dante é um famoso escritor, ainda assim, não é conhecido por muitas pessoas e principalmente pelos jovens. O jogo que foi baseado em sua obra, 'A Divina Comédia', nos ajuda a nos aproximar de sua história através da diversão. Se não fosse a escola, trabalhos e pesquisas, nunca saberíamos sobre literatura e não íamos nos aprofundar nisso, pois falta interesse da nossa parte. Se não é algo que não nos interessa, não procuramos saber o que é. Por isso é tão importante introduzir esse contexto em jogos e em coisas que nos atraem mais, como a internet e a tecnologia.
    Mariana Beatriz 802

    ResponderExcluir
  4. Os video games estão crescendo muito com o tempo e nós podemos ver isso em muitos jogos que usam a literatura para ajudar o jogador a entender mais sobre o jogo, sua história e seus personagens.
    Para o jogador poder entender a história pode-se usar notas deixadas pelo caminho, mensagens quando completar uma missão, etc.. Dependendo do jogo, a história pode se desenvolver há muito tempo ou até mesmo no futuro, assim mudando as formas das mensagens para letras mais modernas ou palavras antigas, podendo a sociedade refletir falando sobre dispositivos usados, receitas, crenças da época onde o jogo está se passando. Com isso podemos concluir também que a literatura evolui com tempo, pois antigamente a única maneira de se comunicarmos, a comentar sobre esse assunto, tinha de ser falado de boca a boca ou levado por mensageiros, hoje nós podemos utilizar a internet para visualizar, comentar em segundos e obter respostas em segundos.
    Os games podem nos dar cultura de como as pessoas pensavam há muitos anos e como podem pensar daqui há muitos anos com a ajuda da literatura que se destaca nos games mostrando objetivos, missões e dando conhecimento de um jeito divertido.

    Colégio Ativo, 701
    Luiz Cauet Castilla Ruy Blum

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a criação de jogos influenciados pela literatura uma ideia muito boa, pois quando a pessoa joga ela acaba querendo conhecer aquela história e na minha opinião acaba gostando até mais da obra, pois a viu com diferentes olhos. Mas também acho que primeiro a pessoa já tem que ter lido a obra, para ter uma noção e não acreditar em tudo que o jogo representa, pois muitas das vezes os criadores dos jogos não fazem tudo igual ao livro ou a obra literária.
    Hoje em dia as pessoas gostam muito de jogos, crianças, adolescentes e até mesmo adultos, então esses jogos ajudam muito a criar interesse nessas obras, que por muitas vezes quem gosta muito de jogar não tem, é um grande incentivo para tornar as pessoas mais cultas, mais inteligentes e melhores, de uma maneira descontraída e divertida.
    Essa arte de criar jogos baseados na literatura ajuda muito, mas esse modo de fazer jogos tinha que ser mais conhecido, que teria que comprar mais e começar a se interessar ainda mais pela literatura, e os produtores a produzirem cada vez mais, porém, na minha opinião tinham que fazer jogos assim mais elaborados, seguindo realmente a história da obra, o que seria ainda mais legal.
    Nunca tive a oportunidade de conhecer um jogo desses, para falar a verdade não conhecia esse estilo de jogo, vou procurar algum para conhecer como é a história e nisso acabarei lendo um livro sobre o assunto, o que é muito bom, quando você lê se divertindo, antes ou depois de jogar, pois você vai querer saber a história, até para conseguir entender como é a obra por trás daquele jogo. Deve ser muito legal a sensação de depois de ler um livro jogar um jogo sobre ele, você acaba interagindo mais e assim até aprendendo mais, ou mesmo depois de jogar ler aquilo tudo se divertindo, pensando que já vivenciou aquela história através de um jogo.

    Victor Melo Ismério
    802

    ResponderExcluir
  6. A cada dia me surpreendo mais e mais com o nosso mundo e suas ideias malucas de nos encher de informações. A ideia de criar jogos baseados na literatura é muito boa porque além de aumentar o nosso conhecimento, ela nos deixam mais interessados pelas histórias e como eu sei disso? Porque isso aconteceu comigo, a única diferença foi que não estava jogando videogame mas sim assistindo um seriado, para ser mais exata, Grey's Anatomy, depois que comecei a assistir, meu interesse sobre o corpo humano ficou muito maior, quer dizer, começou a existir.
    Acho legal que as pessoas depois de joga leiam a história original porque muitas das vezes os autores mudam para se encaixar mais com sua ideia. Particularmente, eu não leria o texto original, primeiro que eu só leio livros que me interessam, que acho que vai ser divertido e segundo que pensaria que mesmo mudando alguns detalhes no caminho, a história seria a mesma, seu conteúdo é igual.
    Sendo sincera, por mais legal que seja eles criarem videogames baseados nas histórias da literatura, de certo modo eu encaro isso como preguiça de fazer algo somente seu. Pode ser encarado como um modo de ganhar dinheiro sem ter que pensar muito porque tudo que você precisa é ser um bom criador de videogames e nele mudar alguns detalhes para diferenciar do texto original e já está pronto, sem muito esforço, mas quem sou eu para falar alguma coisa não é?
    Então, mesmo tendo um pequeno ponto de vista ruim, acredito que isso pode fazer muito sucesso, até porque ele faz você, se certo modo, vivenciar aquela história, ele te dá uma ideia de como é estar no momento, ter aquela experiência mesmo se for fictícia, é como se você entrasse na mente do criador de certo modo.

    Luia Heinle Kühner 802

    ResponderExcluir
  7. Realmente os games contam histórias surpreendentes e muitos tem relação com nosso dia a dia.
    Já joguei God of War e Dande's Inferno, citados na reportagem e gostei mais do primeiro jogo que conta sobre dois irmãos que desejam se tornar grandes guerreiros e cresceram treinando para isso.
    O Kratos, que é o irmão mais velho e o personagem principal do jogo, sempre ganhava do seu irmão mais novo. Um dia eles brigaram e cada um tomou seu caminho, mas tempos depois, em uma guerra, eles se reencontram, lutam e apesar do caçula novamente perder, fazem as pazes e se unem para ganhar a guerra até que em uma das batalhas o irmão do Kratos morre.
    Enfim, uma bela história sobre amizade e guerras entre povos do passado com personagens da mitologia grega como: Minotauro, Zeus, Possêidon, entre outros.
    Nos jogos aprendemos muitas coisas boas, mas também coisas desnecessárias.
    Quem pensa que eles só fazem as pessoas ficarem viciadas está muito enganada: além de nos ensinar literatura, também nos ajuda no dia a dia.
    Para as crianças é mais interessante aprender jogando, daí a importância dos jogos educativos. Os adultos também se interessam por games, mas não tanto como os mais jovens.
    Eu, por exemplo, aprendo palavras novas e quando são em inglês, além da pronúncia, consigo memorizar a forma de escrever.
    Os games são uma forma divertida e interessante para as pessoas lerem, aprenderem e jogarem cada vez mais, porque o mundo está a cada dia mais tecnológico.

    Mateus Nogueira
    702

    ResponderExcluir
  8. Os Vídeo-Games foram crescendo com o passar do tempo. Nós sabemos que a maioria das coisas novas são interessantes mas os Vídeo-Games foram tão usados pela sociedade que viraram famosos.
    Com o passar do tempo os Vídeo-Games foram evoluindo e se fazendo melhores e no mundo dos Vídeo-Games tem muitos jogos que usam a literatura para ajudar ao jogador a entender a historia do jogo.
    Hoje em dia os Vídeo-Games cresceram tanto no mercado que crianças,adolescentes e até adultos usam os Vídeo-Games.
    Mas não todas as pessoas podem interpretar a história do Vídeo-Game e por isso e utilizada a literatura neles como Cartas, Informações etc.. que se encontram no meio do Jogo

    Matias Browne
    702

    ResponderExcluir
  9. Os Vídeo-Games cresceram muito desde que foram criados, eles foram "evoluindo" , melhorando etc... Eu acho bom o uso de Vídeo-Games mas não em excesso e com a afirmação "Os jogos de videogame ganham espaço no mercado apelando para uma das mais antigas diversões: a literatura." eu acho certo porque pelo fato dos Vídeo-Games serem criados não afetou a Literatura.
    Porque Ainda a literatura continua existindo mas as pessoas que falavam historias de boca em boca diminuiu pelo fato dos Vídeo-Games serem criados.As vezes os Vídeo-Games são mais "irados" do que os livros pelo fato que os Vídeo-Games foram evoluindo virando cada vez melhores.

    Matias Browne
    702

    ResponderExcluir
  10. Eu acho uma ótima ideia usar games para que as crianças aprendam. Eu, como jovem, jogo muitos games. Por exemplo: God of War é um jogo que ensina sobre os gregos, suas crenças e suas batalhas. Se o jogador não souber sobre os gregos e seus deuses, ele não passa nem da primeira fase.
    Como muita gente diz, posso ser até “MOUSE POTATO” que significa louco por computador, mas é por causa dessa alta tecnologia que aprendo coisas novas que me despertam o interesse por novos conhecimentos.
    Literatura em games além de ser muito usada é famosa e, por incrível que pareça, os jogos são aprovados pelas crianças e por seus pais. Se criarmos um jogo de aventura onde, em algumas fazes, você precisa fazer cálculos para fugir e atacar ou ainda usar os verbos corretos para conversar com alienígenas que tem um dialeto sofisticado; esse game será divertido e educativo.
    Todo jovem gosta de brincar e de jogos de ação. Mas não existem muitos jogos educativos interessantes. Seria uma boa ideia estimular novos inventores.

    Nome: Theofilo Roberto B. Turma: 701

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião, a aprendizagem através dos games é uma ótima idéia, pois além da pessoa, adulto ou criança, aprenderem literatura, acabam se interessando mais na história, levando a pessoa ao conhecimento. Hoje em dia, as crianças e adolecentes tem muitas coisas para se destrair, principalmente aparelhos tecnológicos como telefone, computador, Xbox, entre outros, e preferem passar seu tempo livre, que não é pouco, nesses aparelhos em vez de ler um livro e conhecer um pouco mais da literatura e várias outras matérias. Com essses tipos de games, a pessoa sempre acaba gostando da história e quando vai procurar mais a sobre, acha a versão literária, porque claro, o game é diferente da real história, então enquanto ele lê, ele relembra os momentos similares do game e começa a similar os momentos, assim aprofundando cada vez mais a história.
    Espero que esse projeto desenvolva vários outros games educativos mais eficazes do que os inúmeros que já se encontram na internet e que ainda apresentam muitas falhas, pois imagino que um game desses deve ser uito divertido, porque você começa a ter experiências contextualizadas por meio de signos não só verbais, mas visuais, sonoros, pois a aprendizagem está intimamente relacionada à experimentação de práticas associáveis a contextos reais, além de desenvolver habilidades metalingüísticas, possibilitando a reflexão sobre o próprio código do game.
    No final das contas, você aprende se divertindo, e começam a surgir os pensamentos em sua cabeça de como a pessoa viveu, e você começa a imagina-la no jogo, e tudo isso leva ao conhecimento, que é a base principal da vida. Então, com um simples jogo como este, aprendemos uma grande história, que nos leva a conhecer outras e outras e cada vez mais nos interessarmos na literatura.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dias os videogames estão espelhados em mitologia  grega e na vida futurística.
    A literatura esta sendo envolvida sem que nos percebemos e isso é engraçado pois quando estudamos historia ou literatura podemos olhar a matéria como algo divertido 
     Os jogadores realmente se envolvem no jogo chegam ate pesquisar sobre ele . Guando jogam eles se sentem que estão participando daquilo o que faz com que o interesse aumente .
    Além de nos entreter ele da informações culturais . Pelo nome dos personagens (que muitas vezes são nomes de deuses ) pela vestimenta , o local onde o personagem esta ( geralmente em mensagens que o jogo nos manda eles informam o local ) e fala a historia do local , do personagem e ate mesmo do jogo .
    Os pais de hoje em dia falam que muitos desses jogos são agressivos e que são uma perda de tempo mas eles não percebem o que esta por trás .Eles não veem com outros olhos , eles não dão o olhar cultural. Porque se você parar para pensar, os seus pais não sentam do seu lado e falam “Nossa filho ! que jogo legal ! Envolve tudo o que você estudou . Que bacana !”
    Não me envolvo muito com jogos de videogame mas eu moro em um lugar onde só tem menino e na maioria do tempo eles jogam . Nem imagino eles descobrindo que estão
    aprendendo .Eles vão dar a desculpa para os pais que estão estudando .
    As literaturas infantis também são transformadas em video games . Para dar mais ação eles transformam os personagens principais em algo totalmente ao contrario do que eles eram deixando a historia mais divertida.
    A literatura está em todo lugar , até onde você quer que não esteja , é impossível de evitar que você aprenda de qualquer maneira .
    Os videogames talvez sejam uma modo de estudar no futuro . Uma maneira divertida onde se entra em um mundo totalmente diferente , onde posamos ver que estudar não é chato mais sim diferente .

    Maria Antonia Rodrigues
    Turma 802

    ResponderExcluir
  13. Realmente os games contam histórias surpreendentes e muitos tem relação com nosso dia a dia.
    Já joguei God of War e Dande's Inferno, citados na reportagem e gostei mais do primeiro jogo que conta sobre dois irmãos que desejam se tornar grandes guerreiros e cresceram treinando para isso.
    O Kratos, que é o irmão mais velho e o personagem principal do jogo, sempre ganhava do seu irmão mais novo. Um dia eles brigaram e cada um tomou seu caminho, mas tempos depois, em uma guerra, eles se reencontram, lutam e apesar do caçula novamente perder, fazem as pazes e se unem para ganhar a guerra até que em uma das batalhas o irmão do Kratos morre.
    Enfim, uma bela história sobre amizade e guerras entre povos do passado com personagens da mitologia grega como: Minotauro, Zeus, Possêidon, entre outros.
    Nos jogos aprendemos muitas coisas boas, mas também coisas desnecessárias.
    Quem pensa que eles só fazem as pessoas ficarem viciadas está muito enganada: além de nos ensinar literatura, também nos ajuda no dia a dia.
    Para as crianças é mais interessante aprender jogando, daí a importância dos jogos educativos. Os adultos também se interessam por games, mas não tanto como os mais jovens.
    Eu, por exemplo, aprendo palavras novas e quando são em inglês, além da pronúncia, consigo memorizar a forma de escrever.
    Os games são uma forma divertida e interessante para as pessoas lerem, aprenderem e jogarem cada vez mais, porque o mundo está a cada dia mais tecnológico.

    ResponderExcluir
  14. Uma boa forma de ensinar as pessoas histórias hoje em dia é pelos jogos, pois as pessoas não pegam mais livros para ler, sendo assim, a melhor forma de introduzir essas histórias para as pessoas é pelos "games".
    Introduzir a literatura nos jogos, pode trazer mais jogadores,ode trazer mais sucesso e é a maneira mais fácil de se ensinar a uma pessoa as histórias, porém, de uma maneira bem divertida, fazendo com que ela não perca o interesse pelo jogo. Os autores locais desses jogos, além de conseguir uma reputação exterior ao seu país, consegue apresentar a essa população conhecimentos onde somente lendo você conseguiria ter, mad agora tem por causa de um jogo.
    Esses jogos possuem vários usuários, o que valoriza p trabalho do criador. Essa é uma das melhores formas de se ensinar uma pessoa.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  15. Em minha opinião, pegar uma história, um conto ou uma fábula, e materializá-la em um jogo de videogame é uma ótima ideia.
    Hoje em dia o mundo dos jovens é muito atraído pela tecnologia. Utilizá-la como um caminho para despertar o interesse pela literatura é uma ótima estratégia, por exemplo, o jogo “Dante’s Inferno” como foi mencionado. É uma aventura bem criativa, baseada no livro de Dante Alighieri “Divina Comedia”, pois dá uma ideia de como é a história em uma tela em vez de páginas. Outro exemplo é da história “Alice através do espelho”. A temática criada para o jogo é bem interessante, mas em certos pontos do game a história fica desvirtuada, fora da original, o que em minha opinião é errado, pois perde a essência da história e caminha para o que não está no livro.
    Tudo isso mostra que a literatura também pode andar junto com a tecnologia. Neste caso temos os videogames, que em minha opinião, sem o uso de forma responsável é um portal para o vício. A literatura nem sempre é bem vista pelos adolescentes de hoje, então transformar histórias famosas em jogos é bem interessante para atrair o interesse pela leitura.
    Com a postagem percebi que os jogos originários de livros, podem despertar a curiosidade nos jovens, e assim poderemos vê-los com mais interesse em adquirir conhecimento. Trata-se de uma ideia de gênio!

    Davi Amaral Pereira
    802
    30-03-15

    ResponderExcluir
  16. Hoje em dia muitos meninos tem um vídeo game , o meu irmão também tem um , geralmente não jogo muito , gosto apenas de observar , aprendo muita coisa olhando estes jogos , como por exemplo a melhorar meu sotaque em inglês , tenho mais noção de espécies de animais , sei alguns nomes de armas , e como o texto disse existem jogos que ajudam no aprendizado , eu aprendo muito com eles .
    Um dos meus jogos favoritos é “Lara Croft” , neste jogo você precisa raciocinar muito , pois é considerado um jogo de raciocínio , e , sinceramente gosto de ser desafiada , mas os vídeo games ainda não me conquistaram , eu continuo dando preferência ao futebol.
    Acho uma ideia muito legal de criar jogos ensinando os “viciados” a aprenderem , espero que no futuro isso aconteça .
    Luiza Abreu - 701

    ResponderExcluir
  17. Cara os jogos de vídeo games foram criados pelos livros e pelos os contos de fada igual o gol of war que veio da mitologia grega e que fala do sabe mundo dos deuses e isso veio de um livro e da isto ria grega igual o assassino esleed que fala da idade média e também o call of dura que fala da 1 e da segunda guerra mundial

    ResponderExcluir
  18. Os vídeos games estão muito influenciados pela literatura, pois eles ajudam a transmitir como começa e termina uma história e também fala dos personagens.
    Para você entender o que aconteceu ou acontecerá, você precisa de informações ou de alguma história que passa no jogo.
    Quase todos têm um vídeo game, que é uma coisa que muitas pessoas compram. Existem vários tipos: de jogos, de guerras, de construções e outros.
    Alguns jogos podem ser do passado ou do futuro e devem ter aquelas espadas ou armas, para que se possa saber em que época a história acontece. E principalmente as letras das missões devem ser escritas de acordo com o tempo para que fique mais real e o legal é que o jogo vai avançando junto com a história.
    A literatura ajuda a você conquistar o jogo pelas mensagens achadas, objetivos, pelas pessoas, etc. Se não fosse pela literatura nos jogos, iria ser mais difícil de conseguir passar os níveis.
    Por Jean Paul C Pierre - 701

    ResponderExcluir