sexta-feira, 27 de março de 2015

Te Contei, não ? - No Dia da Água, um sinal de alerta


GABRIEL SABÓIA
Rio - Diante da maior estiagem dos últimos 84 anos e em meio à maior crise de abastecimento da história, o Rio celebra o Dia Mundial da Água torcendo por momentos melhores. A pouco mais de 500 dias da abertura dos Jogos Olímpicos, especialistas explicam como o estado, conhecido pela abundância de água, chegou ao nível de alerta em relação ao desabastecimento, indicam alternativas de reaproveitamento hídrico e apontam medidas para atenuar impactos futuros.
“A situação vivida no Rio é diferente da de São Paulo, já que extraímos água do manancial do Paraíba do Sul, enquanto o estado vizinho aposta nos reservatórios, que permanecem baixos”, afirma o diretor de produção da Cedae, Edes Fernandes. De fato, não basta apelar para que São Pedro envie chuvas torrenciais. No Rio — estado que foge à regra nacional, onde mais de 60% do consumo é doméstico —, o uso responsável por cidadãos e indústrias é fundamental. 
Embora ainda não existam incentivos fiscais a empresas que utilizem água de reúso, é crescente a consciência corporativa. “A água tratada em estações de esgoto não é potável, mas deve ser utilizada na construção civil e indústrias, deixando o estado potável apenas para o consumo humano”, ressalta Edes, que cita o uso e larga escala no Simperj e na Reduc. 
Conter a poluição das lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá é um dos desafios apontados
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
Já o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) , Alex Souza Silva, ressalta o número de residências sem saneamento básico, o que acentua o assoreamento de rios e polui alguns dos palcos das competições da Olimpíada de 2016: “O despejo de matéria orgânica nas águas decorre dos processos de ocupação desordenada e favelização.” 
Apesar da garantia de expansão do serviço, o panorama da Cedae para a Baía de Guanabara não é dos melhores, já que ecobarreiras e ecobarcos devem proteger os atletas de detritos maiores. Disputado pelos estados do Sudeste, o potencial do Sistema Hidráulico do Paraíba do Sul passa por uma fase de otimização.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, manobras feitas já garantiram o armazenamento de mais de 700 milhões de metros cúbicos de água desde maio de 2014, o que resguardaria o estado em futuros períodos de seca. A Cedae aposta na construção da estação Novo Guandu, que deve ser finalizada em até quatro anos. Com a elevatória, a produção de água tratada aumentaria em dez mil litros por segundo.
Reúso e dessalinação são saídas 
Tecnologia desenvolvida pela Coppe, centro de pesquisa em engenharia da UFRJ, pode ser a solução contra a pior crise hídrica enfrentada pelo estado. O sistema utiliza membranas, que funcionam como um superfiltro, para purificar águas poluídas e retirar sais da água do mar. O modelo que já é usado nos países do Oriente Médio poderá baixar em até 70% a conta da água. Hoje se gasta, em média, R$ 30 por metro cúbico de água, com o reúso, o valor cai para R$ 8 pelo mesmo volume. Estados Unidos e China já adotam o sistema.
Borges critica a importação de tecnologia disponível pela UFRJ
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
No Rio, a tecnologia da Coppe já despertou a atenção de indústrias para utilização nos sistemas de refrigeração. Responsável pelo Laboratório de Processos de Separação com Membranas do Programa de Engenharia Química, o professor Cristiano Borges espera que o governo do estado se interesse em usar o sistema disponível pela Coppe para atender à população fluminense, em vez de importar tecnologia de outros países. “Só há duas soluções para a escassez da água: o reúso que esbarra no preconceito e a dessalinização da água do mar”, diz Borges.
Há 50 anos, a Estação do Guandu 
Hugo de Mattos, coordenador das obras de criação da Estação de Tratamento do Guandu, há 50 anos, lembra da árdua tarefa que foi fazer com que o abastecimento chegasse a todas as regiões. “Na Zona Sul, o abastecimento não era pleno. Nas zonas Norte e Oeste, moradores ficavam semanas sem água. “A saída foi fazer um túnel subterrâneo de grandes dimensões que ligava Nova Iguaçu até o Jardim Botânico. De lá, outro subtrecho cortava a Zona Norte com água do Rio Paraíba do Sul”, recorda. 
Para ele, as atenções devem ser voltadas para bairros em pontas de linha, como Barra da Tijuca e Recreio. No entanto, ele descarta o tratamento da água de pequenos rios da região. “Seria caro e não daria vazão. A solução passa por expandir o sistema já existente”, conclui.
Hugo de Mattos coordenou a implantação da Estação do Guandu
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
O desenvolvimento de novas formas de captação de energia em larga escala também devem ser postas em discussão, afirma Alex Souza e Silva. “Não podemos desconsiderar um momento de escassez máxima, em que o consumo e a energia ficariam prejudicados pela falta d’água”, ressalta. Para a conscientização do uso responsável da água, a Cedae recebe por ano mais de 14 mil crianças na estação de Tratamento do Rio Guandu, onde elas acompanham todas as etapas do processo de tratamento e aprendem a importância de preservar a água.

9 comentários:

  1. Marco Antonio Carvalho *801

    O Rio,sede dos jogos olímpicos 2016,tem um serio problema em cuidar de suas águas,fico imaginando como era a baía de Guanabara a 100 anos atras.
    O governo do estado está procurando limpar seus rios para ter as competições de mar aberto.Na minha opinião já deveria fazer isso dez de quando a sede foi anunciada,e não deixar para agora pois acho que não haverá tempo.
    Nos temos 20% de toda água doce do planeta em nosso pais,sinceramente o Brasil abusa em ter água e gastar,tanto que nós tomamos banho todo o dia enquanto em outros países duas vezes por semana.Com essa crise hídrica o Brasil passa por uma crise que não deveria passar.
    Cidadãos acordem vocês estão destruindo o meio ambiente onde vocês moram pensem nisso,para que jogar lixo,material nos rios? se os trabalhadores,garis passam e levam o seu lixo,precisamos ter mentalidade para ver a nossa situação que não é boa, como uma cidade que vai ser SEDE OLÍMPICA joga lixo nos rios e baías onde os atletas irão competir.
    Pessoal que tem consciência ensine as seus filhos a não jogar lixo no chão,e não vacilem para fazer também.
    O texto relata exatamente a crise que os moradores do Rio de Janeiro precisão fazer para não poluir os rios de sua cidade,e comitê organizador das olimpíadas também.
    Essas 14 mil crianças reunidas na estação de tratamento do Rio Guandu estão dando exemplo de como preservar a água que você tem,isso da uma lição a muito adulto porco por ai,apoio seriamente essas crianças.

    ResponderExcluir
  2. A crise hídrica é uma realidade que está acontecendo nos dias de hoje no Brasil. A região Sudeste, sempre teve água em abundância, mas agora, estamos passando por um momento muito difícil devido a grande falta d'Água. Essa falta d'Água nos faz refletir muito sobre as nossas ações, agora que as pessoas estão começando a reaproveitar, e economizar água. No Nordeste, por exemplo, tem uma escassez de água muito intensa, os nordestinos, já estavam acostumados a viver nesse grande sofrimento trazido pela seca, mas agora, que isso está acontecendo com o Sudeste está causando uma "polêmica" no Brasil inteiro.
    O povo brasileiro também, tem uma certa "mania" chata de jogar lixo em vários lugares, um deles, na verdade, um dos principais, são nos rios e baías. A baía de Guanabara por exemplo, é usada por muitas pessoas como um grande depósito de lixo, além de ter vários esgotos que acabam nela. Eu acho que já podiam ter limpado a baía de Guanabara a muito tempo atrás. Não é só essa, mas sim muitas baias e rios que estão sendo poluídos por causa que pessoas estão jogando lixo neles.
    Qual é, tomem juízo, no rio, não é o lugar certo para se jogar o lixo de vocês.
    Eu achei muito interessante essas 14 mil crianças que vão ajudar a tratar a água do rio Guandu, por que elas aprendem a preservar água e não jogar lixo nos rios, e também, dão um grande exemplo para muitos adultos, e até para várias outras crianças.
    Na minha opinião, é muito importante preservar a água e não jogar lixo nos rios e baias . Também para nossa própria saúde e necessidade, afinal, a maior parte da energia produzida no Brasil, vem de usinas hidrelétricas.
    As pessoas têm que parar de jogar lixo no rio, mas não só nos rios, também nas ruas e encostas, que quando chove vai todo para os oceanos e baías. Isso é muito importante.

    Mariana Vita~8º ano 802

    ResponderExcluir
  3. Em meio à maior crise de abastecimento da história, o Rio celebra o dia mundial da água, torcendo por momentos melhores.
    Na verdade, precisamos aprender a usar de forma responsável a nossa preciosa água. Quase sempre vejo amigos e familiares conversando sobre esse assunto, mas acabo vendo coisas erradas acontecendo na casa de alguns deles, como: torneira pingando direto sem manutenção, vizinhos lavando calçadas quando estamos com falta de água, lavando roupas sem aproveitar a água para lavar um carro por exemplo. Vejo diversas formas de reaproveitar água dentro de uma casa, mas não vejo interesse de algumas pessoas em fazer isso.
    Mesmo sem incentivo fiscal, as empresas já estão se conscientizando em praticar o reúso, uma medida importante para economizar água e diminuir essa crise.
    "O despejo de matéria orgânica nas águas decorre dos processos de ocupação desordenada e favelização."
    Essa situação é preocupante porque enquanto as pessoas não se conscientizarem do problema que causam jogando lixo nas ruas, fazendo ligação proibida de água, poluindo os rios e mares, fica muito difícil melhorar esse problema.
    Muito legal essa ideia de levar 14 mil crianças por ano na estação de tratamento do rio Guandu para aprender as etapas do tratamento e a importância de preservar a água, quem sabe assim, além delas aprenderem, podem também repassar experiência para muitas outras pessoas. Excelente iniciativa.

    Lara Gomes Faria- 801

    ResponderExcluir
  4. A palavra água é gramaticalmente falando, um substantivo, que cientificamente provado, uma fonte de vida. Na nossa realidade a água para muitos é considerado, assim, um recurso para viver, uma fonte, um elemento de purificação, um mata-sede.... A consideração de sempre colocá-la como “uma”, é a necessidade de hoje colocar como “a”. Cada um diz uma coisa em relação à crise, é uma maldição, o apocalipse, a volta de Jesus para a Terra, o desperdício humano, a praga da seca nordestina.... A realidade é a falta de conscientização.
    A característica de ambição de ter mais e mais, é tão grande do ser humano que não o faz enxergar a possibilidade de não ter no amanhã o que ele tem necessariamente hoje. Se a questão envolve dinheiro, poder e estar no topo de uma lista, não tem nada do que perder, mas a pergunta que se vale a pena, é simplesmente deixada de lado, e isso o que tem e esteve acontecendo no Brasil. Um país de tão abundante em água, como pode estar, não ainda considerada a pior crise, mas em uma grande crise?Uma perguntinha que fica se remoendo nas cabeçinhas da sociedade.
    Realmente, em minha opinião a solução vai estar na questão de conscientização, na importância de se olhar para o seu filho e pensar no seu futuro, de ver a natureza como um elemento patriarca, primitivo, de olhar para as estrelas e pensar que mesmo sendo um elemento morto, está vivo, brilhando, de se ver o próprio reflexo e reconhecer que, a imagem refletida no rio, não é somente um reflexo, mas também uma integração de você a toda essa natureza que todos fazemos parte.
    Laura Lyssa Carvalho de Sousa-801

    ResponderExcluir
  5. Christian Almeida Miranda
    801 Ativo

    Na minha opinião, a poluição nos rios tem muito a ver com o saneamento bàsico, porque muitas pessoas aqui no Brasil não possui um saneamento bàsico descente mais oque é pior é que muitos não possui.
    Muitos desses saneamentos levam as necessidades das pessoas para rios ou lagoas, oque basicamente acaba poluindo aquele lugar, mais também não é só o saneamento que polui os rios,existe outras formas que as pessoas poluem eles como por exemplo elas não jogam lixo no lixo e esse lixo vai para esses lugares muita das vezes. E também na minha opinião economizar a água ajuda bastante, porém não é só isso, o governo tem que parar de mandar as pessoas tentarem resolver o problema economizando a água e ele tem que parar de desmatar as florestas da amazônia. Isso sim que vai ajudar bastante no problema porque com mais árvores o oxigênio vai melhorar assim como a umidade e entâo vai chover mais no Brasil ajudando na crise que nós estamos passando.
    Mas enquanto o nosso governo não faz nada só fala a nossa unica opção é economizar a água que temos, e nesse final de semana a água começou a aparecer suja nos copos de água que as pessoas tiram para beber. Isso é uma prova de que a água esta sendo maltratada pelas estaçoês de tratamento.

    ResponderExcluir
  6. É incrível como as pessoas só dão valor quando perdem.
    Como vem falando no texto, o nosso país está com uma grande escassez de água. Precisamos dar um jeito de reabastecer as casas que já estão dando falta da mesma.
    Há muito tempo, o nosso país vem esbanjando a sua água de todas as maneiras possíveis. Agora o jeito é reutilizar e realizar uma série de mudanças nos hábitos do nosso país.
    As indústrias e os consumidores domésticos não se preocuparam com o que aconteceria se continuassem gastando e gastando água sem parar. Até que um dia isso veio a acontecer. E é esse episódio que estamos vivendo nos dias de hoje.
    Uma coisa falada no texto que me deu muita esperança foi que muitas crianças visitam a Cedae, e aprendem a cuidar e a preservar a água. Eu acho muito importante que os adultos de hoje em dia se preocupem com o que eles passam para as nossas crianças, pois elas observam e fazem igual! Se nós não dermos um bom exemplo para elas o nosso mundo só vai ficar pior a cada dia que passa. Que a ideia de valorizar e cuidar do que tem quando ainda se tem, seja passada urgentemente para a cabecinha desses minis observadores.
    O que eu não consigo entender é como as pessoas poluem sua própria água. Obviamente, se você suja a sua água, você fica sem ela!
    Como a poluição já aconteceu, e em grande quantidade, só nos resta limpar toda essa sujeira. Aí essas pessoas não fazem isso! Se você só gasta e nunca limpa, a sua água um dia vai acabar! Gente, isso é tão claro! Pena que não para todos.
    O que mais irrita é que o Brasil só arruma a casa quando tem visita. Um exemplo vivo disso é o fato de o governo estar preocupado em limpar os rios para as Olimpíadas. Eu acho que se tem a necessidade, isso já deveria ter sido feito a muito tempo, os cidadãos brasileiros merecem viver um lugar melhor, com mais limpeza e saneamento básico.
    Agora que o país já está nessa situação, por consequência de seus próprios atos, só nos resta fazer o que podemos para que não fiquemos de vez sem esse recurso maravilhoso!

    Stella Strecht Santos-801

    ResponderExcluir
  7. Na minha opniao, essa seca nem precisaria estar acontecendo já que no Brasil temos a maior quantidade de agua que em qualquer outro pais, mas quando mais se tem, mais se gasta, e as pessoas não sabem administrar o gasto de àgua delas, e por isso està faltando àgua. No Rio faz um bom tempo que não chove, e realmente as represas estão bem vasias comparadas com antes, mas mesmo tendo muita àgua, nem toda e boa para consumo, como as àguas de esgoto, aguas que não se renovam. A situação tá difícil e como Eres Fernandes diz, estamos quase tendo que pedir pra São Pedro pra chover.
    Achei muito interessante o sistema que criaram para retirar os sais e purificar a agua poluída, sera uma inovação e tanto ainda mais com essas secas que vem acontecendo. Mas por outro lado, essas pessoas que já não sabem economizar agua com o pouco que tem, sò iriam gastar mais do que jà gastam normalmente, então eu acho que não adianta nada o sistema se as pessoas não aprenderem a preservar o que tem, que não e pouco mas também não e infinito. Não podemos ignorar o fato de que os jogos olímpicos estão chegando, ou seja, mais gastos e obras não terminadas, como a limpeza da Baìa de Guanabara entre outros. Se já estamos passando por dificuldades antes, imagina quando as olímpiadas começarem que pessoas do mundo inteiro virão por Brasil.
    Uma vez quando minha tia era criança ela disse que seu avô pegou uma garrafa de agua e mostrou pra ela, falando em seguida “ um dia isto custara mais que ouro “ e agora ela diz isso para mim, o que è totalmente verdade, um dia, se as pessoas não se conscientizarem e começarem a economizar, a àgua ira se esgotar e o que sobrar vai ser disputado pelo mundo inteiro.
    Eu achei super importante o que a Cedae faz para conscientizar as crianças sobre economizar agua, ate porque as crianças são as que mais demoram nos banhos por não saberem o quanto de agua estão gastando, mas quando fazem essa visita ao Cedae, elas aprendem que economizando agua, elas podem ter um futuro melhor, e não precisaram passar por essas dificuldades que estamos passando, e espero que assim elas preservem o que temos de mais importante.

    ResponderExcluir
  8. Cada vez mais estamos percebendo a falta que a água nos faz. As taxas e impostos mais altas e a falta dela nas torneiras no dia-a-dia.
    O problema está refletindo em todos as famílias brasileiras. Sabemos que a água não é um recurso renovável e muitas pessoas se esquecem disso. Temos que economizar cada gota!! Criamos hábitos ruins e nem percebemos: deixar torneiras abertas no banho enquanto nos ensaboamos ; água escorrendo pelo ralo enquanto escovamos os dentes ; mangueiras abertas para varrer calçadas. E muitas vezes, as plantas, que precisam ser regadas ficam sem.
    Achamos que podemos gastar, pois tem de sobra. Mas não!! Somente 3% da água do planeta é doce! Um dia essa "fartura" pode se transformar em nada e parece que não falta muito.
    Água é ouro nos dias que vivemos. Daí, não se entende porquê o que é tão importante continua sendo desperdiçado...

    Rebeca Barros Buys-702

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei muito surpreso ao saber que nem os reservatórios que ficavam cheios de água cristalina, em São Paulo e Rio de Janeiro, estão conseguindo ter a aprovação do departamento de saneamento.
    Como estou em 2015 a copa já passou, mas quase nada mudou. Não sei como é que os outros países não desistiram da copa quando viram o estado do nosso país. E o pior é que depois da copa só piorou tudo, e os responsáveis somos nós.
    Se você visse uma gravação da copa na Inglaterra, e comparasse com a do Brasil, você iria ficar de surpreso ao ver que na Inglaterra não há lixo nos estádios, e no Brasil tem mais lixo no chão dos estádios do que na lixeira.
    E ainda dizem que São Paulo está com muitos rios sem uso, mas se você visse os rios iria saber a causa. Os rios estão muito sujos por causa do lixo, animais mortos e objetos sem utilidade jogados em seu leito. Precisamos cuidar dos nossos rios não apenas para os estrangeiros, mas para nós mesmos.
    Se cada um jogar seu lixo na lixeira e este for reciclado, nossos rios serão salvos da destruição, e poderemos ter água limpa e mais saúde. Sem esquecer a importância dos moradores não desperdiçarem água.


    Theofilo Roberto B. Nascimento - 701

    Professor Henrique desculpe no comentario de Frei Beto postei errado

    ResponderExcluir