domingo, 8 de março de 2015

Te Contei, não ? - O Dia e o dia a dia da mulher



3 comentários:

  1. Em minha opinião, o dia da mulher deveria ser comemorado todos os dias, pois cada dia de vida de uma mulher é uma luta e uma glória. A mulher, durante muitos séculos, era proibia de trabalhar, estudar, ou ao menos sair na rua sem a anuência do seu dono, pai ou marido. Ela era tratada como propriedade, objeto, os discursos retratavam as mulheres como seres imperfeitos por natureza, seres inferiores aos homens e que, naturalmente, estariam destinadas a serem submissa a eles. Quanta ignorância não é?
    Por fim, ampliaram-se as fronteiras para a profissionalização das mulheres,mudanças sobre o que a sociedade pensava sobre o papel destinado a elas. Essas múltiplas transformações nos últimos séculos alargaram de forma notável a visibilidade da mulher, mas até ai muitas mudanças, conquistas aconteceram na sociedade, na vida das mulheres, durante esse longo período. Infelizmente ainda há muitas pessoas que, realmente, não valorizam o valor da mulher, que não percebem o quão guerreira é; desde o início dos tempos era a mulher que cuidava da casa, a mulher que cuidava dos filhos, a mulher cuidava do marido, e ainda arranjava tempo para si mesma. Pensamos que é fácil, mas estamos muito enganados. Hoje em dia então, a mulher pode ter todos esses papéis e ainda trabalhar, tirando mães solteiras, e vários outros tipos de vida feminina. Segundo pesquisas em todo o mundo, pelo menos uma a cada três mulheres já foi espancada, forçada ao sexo ou sofreu alguma forma de discriminação durante a vida. Um outro fator, é que muitas mulheres ainda recebem um salário inferior em comparação aos homens que, desempenham a mesma função. Então, tiramos a conclusão de que a cada dia, a cada hora, a mulher guerreia por sobrevivência, por um mundo mais justo onde o caráter e a capacidade da pessoa não seja julgada pelo sexo. Enfim, todas as mulheres que, cada uma a seu tempo, cada uma em seu mundo, cada uma a seu modo, abriram caminhos para que pudesse hoje, as mulheres pudessem expressar livremente seus pensamentos, seus sentimentos, e suas emoções.

    Bárbara Muniz - 802

    ResponderExcluir
  2. As mulheres estão mudando com a sociedade, não porque estão ficando mais relaxadas ou não, mas porque a necessidade de ficar em casa e fazer os deveres domésticos estão cada vez mais sendo facilitadas por eletrodomésticos. Como o uso de máquinas de lavar, microondas, aspiradores, secadoras, panelas elétricas, etc. Mas nunca deixarão de fazer algum serviço. A indústria só tornou o trabalho mais fácil.
    Temos como tradição que, somente mulheres podem varrer a casa ou então fazer comida, mas, agora que as mulheres estão trabalhando fora também para ajudar nas contas da casa e familiares. Mas já está na hora de mudar. A vida das pessoas está ficando cada vez mais corrida, e, precisamos cada vez mais de um ajudante por fora. Não tem essa de que, eu sou homem, não vou cuidar da casa! Se você é homem, significa que tem força o bastante de varrer a casa e fazer comida quando sua mulher precisa. Como já disse, o mundo está cada vez ficando mais corrido. E ai entra a utilidade de eletrodomésticos. Eles facilitam os nossos afazeres e os tornam mais fáceis, fazendo com que qualquer um possa varrer uma casa ou fazer uma comida.
    As mulheres tem uma dupla jornada diária e isso faz com que a vida delas esteja cada vez mais difícil. Elas precisam ir trabalhar, precisam fazer p almoço, precisam levar as crianças para a escola... E tudo isso precisa de uma ajuda extra. Ai que entra o homem na história. Por isso, os homens estão cada vez mais deixando aquela tradição de lado e ajudando suas mulheres, dividindo o trabalho na medida do possível. Pois eles sabem que, mesmo a pesar de tudo, foi por cause de uma mulher que ele nasceu, por causa de uma que viveu e aprendeu o que sabe ( andar, falar... ), e está na hora de ajudar uma que vai fazer as mesmas coisas, porém com seus filhos.
    Elas estão também cada vez mais entrando e se valorizando no mercado de trabalho, temos vários nomes de qualidade de mulheres que estão, talvez sim talvez não, fazendo seu trabalho melhor até que o homem que trabalhava ali antes. Por sua qualidade e por sua dedicação, as mulheres vão ficar, cada vez mais, sem preconceitos contra o nosso sexo. Pois não é porque são mulheres que, simplesmente são piores que homens, na verdade, são iguais, são melhores, são mulheres.

    Anna Carolina Maia - 801

    ResponderExcluir
  3. Incrível como as mulheres se superam a cada dia: batalharam tanto e continuam lutando por seus direitos. Isso deve ser comemorado todos os dias.
    A muito tempo atrás as mulheres não tinham direito a nada: não podia estudar, trabalhar, viviam para seus maridos, para cuidar dos filhos, limpar a casa, cozinhar, etc... Eram como seres que só obedeciam, eram tratadas como objetos.
    Com muita luta, elas conseguiram melhorar suas imagens, podendo trabalhar estudar e até votar, "coisa que só os homens podiam fazer", podem sair na rua livremente, antes só podiam sair acompanhadas do marido ou do pai. Mesmo após
    conseguir tudo o que é de direito, ainda precisam batalhar muito.
    Muitos homens ainda agem como se as mulheres fossem seres inferiores a eles, não aceitam elas na sociedade, continuam achando que são objetos, mas não é bem assim, agora existem leis a favor das mulheres.
    Com muita garra as mulheres conseguiram um lugar na sociedade, as mulheres de hoje em dia tem que continuar batalhando por seus direitos. As mulheres de antigamente são exemplos de superação, uma fonte de inspiração para as de hoje. Todas as mulheres são grandes guerreiras e a cada geração mais delas conquistarão seus direitos.

    Mateus Nogueira 702.

    ResponderExcluir