quarta-feira, 25 de março de 2015

Te Contei, não ? - Pedras no Caminho



CECILIA RITTO

Pouca gente conhece tão a fundo o fosso que separa o Brasil dos melhores países em sala de aula quanto Ruben Klein, 68 anos, doutor em matemática pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ex-elaborador de provas como Enem e Saeb e hoje analista dos resultados dos exames do MEC baseado na Fundação Cesgranrio. Há três décadas imerso na numeralha que mostra o ensino brasileiro marchando a passos lentos, ele listou a VEJA os gargalos que precisam ser vencidos para que se pavimente de uma vez por todas o caminho da excelência.



1 OS PIORES DA TURMA ENSINAM
As pesquisas deixam claro que são os alunos de mais baixo desempenho no ensino médio que procuram a carreira de professor. O desafio é alto. Eles têm lacunas, às vezes profundas, e precisam aprender a ensinar. O problema é que, quando chegam à faculdade de pedagogia e à licenciatura, são apresentados a muita teoria fraca e pouca prática em sala de aula. Agrava a situação a qualidade sofrível dos concursos públicos, incapazes de medir a apreensão do conteúdo dos aspirantes à docência. Assim se formam nossos mestres com pouco saber e nenhuma técnica. Nos países que estão no topo, as faculdades vivem conectadas às inovações da educação. Por que não aqui?


2 O ENSINO NO RETROVISOR
Quando analiso os erros dos estudantes na Prova Brasil, reparo, pela argumentação, que eles assinalam a alternativa incorreta com convicção. Isso é mais assustador do que o próprio erro. É um claro sinal de como o nosso aluno está aprendendo a- pensar errado e de quão distante está do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e global. Portas importantes são fechadas pela falta de bons docentes em áreas cruciais, como a matemática. Isso ajuda a entender por que só 20% dos brasileiros optam pelas ciências exatas, enquanto nos países asiáticos o índice chega a 50%.


3  MUITA MATÉRIA, POUCO RESULTADO
A ineficiência do ensino médio aparece ano a ano em todos os indicadores. Isso tem a ver com o baixo nível do estudante que sai do ciclo fundamental e com o número de matérias obrigatórias no Brasil, sem precedentes no mundo. O desfecho desse sistema sem flexibilidade nem trilhas alternativas, igual para todos, é previsível: a maioria ouve de tudo, mas não aprende quase nada. O inchaço do currículo acaba atendendo a interesses que estão fora da sala de aula. Cada nova matéria que se soma à grade rouba tempo de disciplinas básicas, como matemática e português. Não tenho dúvida de que esse modelo excessivo no conteúdo é um equívoco. Não está em sintonia com as exigências do mundo moderno.


4 SINDICATOS x EXCELÊNCIA 
Os sindicatos de professores agem em defesa de seus associados, e não da qualidade da educação. Em geral, são contra a diferenciação pelo mérito e costumam resistir às avaliações de alunos e deles próprios, tão úteis para diagnosticar os problemas e orientar as mudanças em prol da excelência. Preferem medidas iguais para todos. No Brasil, precisamos mesmo é enfatizar e estimular as experiências exitosas, que podem e devem ser replicadas.


5 POLÍTlCA EM VEZ DE MÉRITO
Escolher o diretor de uma escola com base em critérios políticos é ainda uma tradição brasileira. Educação rende votos. Pessoas que deveriam ter como missão primordial zelar pela excelência funcionam como cabos eleitorais dentro das instituições de ensino. Elas arregimentam apoio para quem as nomeou. Devemos enterrar esse sistema de uma vez por todas e colocar no lugar uma seleção com base em pré-requisitos que espelhem a capacidade de gerir uma escola. A peneira deve ser meritocrática. Os estudos reforçam que o diretor é peça-chave para o alto desempenho acadêmico dos alunos. Não dá para o Brasil cerrar os olhos para isso.

6 FALTA UM BOM ROTEIRO 
A educação só avança quando há um currículo com metas claras sobre o que o aluno deve aprender em cada etapa de sua vida escolar, o que muitas vezes não se vê no Brasil. Muitos professores resistem a essa ideia, argumentando que currículo significa perda de autonomia em sala de aula. Veja que estamos falando aqui apenas do básico: de um roteiro mínimo para ensinar. É claro que as especificidades regionais devem ser consideradas, mas a questão essencial é que certos conhecimentos - de matemática, português, ciências - são universais e necessários. Os dados mostram que os municípios que estão conseguindo avançar no país são justamente aqueles que entenderam a lição. E a razão é simples: só assim o professor sabe o que tem de ensinar, o aluno sabe o que tem de aprender e os pais sabem o que têm de cobrar.


 7 CULTO À REPETÊNCIA 
Muita gente continua enredada na velha ideia de que escola boa é aquela que reprova. Esse equívoco não só eleva às alturas o custo da educação, já que é preciso pagar uma, duas, três vezes pelo mesmo aluno, como ajuda a arrastá-la para o buraco. Se a premissa fosse verdadeira, estaríamos no topo do ranking mundial. Vinte e cinco por cento dos estudantes são reprovados na 1ª série do ensino médio, um absurdo na comparação internacional. No ano seguinte, eles continuam indo mal na escola. Alguns até abandonam a sala de aula. Evidentemente, a solução não é abrir mão da régua alta e passar todo mundo. Vivemos um falso dilema entre a reprovação e a aprovação automática, quando o caminho mais acertado é detectar as lacunas e preenchê-las ao longo do percurso, durante o ano escolar, dando o reforço necessário para que o estudante se reabilite e aprenda de verdade. É disso que o Brasil precisa.

12 comentários:

  1. Pedras no Caminho

    Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da educação e do conhecimento que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado nesses últimos tempos, ainda há muito para ser feito.

    A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros freqüentam diariamente a escola (professores e alunos), e desse um terço deixamos muito a desejar; como diz o texto, "O desafio é alto." , "A ineficiência do ensino médio aparece ano a ano em todos os indicadores. Isso tem a ver com o baixo nível do estudante que sai do ciclo fundamental e com o número de matérias obrigatórias no Brasil, sem precedentes no mundo.". Os alunos, na maioria dos casos, perdem conpletamente o interesse em aprender, pelo simples motivo de achar a matéria difícil, por exemplo, e como não entendeu da primeira vez, desiste completamente de tentar a segunda. Vinte e cinco por cento dos alunos do primeiro ano do ensino médio são reprovados, e isto é um absurdo! E isto leva ao aluno a mudar para uma escola "mais fácil", achando que vai se ajudar. Mas, está muito enganado, pois desta forma só estará se atrasando e atrasando seu país também. No total, são mais de 2,5 milhões de professores e 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, considerado um acontecimento importante para a melhoria do nível de
    desenvolvimento de nosso país, porém, esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. E como já havia dito antes, a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação.

    -Bárbara Muniz - Turma 802

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ideia que os piores da turma ensinaram. Nós temos professores que não fazem ideia do que estão ensinando e do que vão ensinar? Eu não posso avaliar eles, porque nem me formei ainda, e tudo que aprendi vem deles, mas algumas vezes, na aula de inglês, vejo alguns erros no ensino do jeito que é para falar esta palavra, ou a coisa correta a dizer. Todos são assim? É sobre perspectivo? Eu faço o que pedem, mas no Brasil, este é o problema. Só fazem o suficiente. Só miram para um C. Isto não é a culpa dos professores, até se estão ensinando a coisa errada. Também acho que é certo ter um esquema, pelo ou menos do bimestre em que estamos, se não mais. Não acho que é questão de independência, mas uma questão de organização.
    Quando discutimos o ENEM na sala de aula, algumas vezes os professores mencionam números, e esses números me fazem meio preocupada. Mais de 60% tirou zero na redação. Em volta de 79% não entendeu a pergunta simples de matemática interpretada. Quando você ouve isso,, sua mente vai direto para a conclusão que foi tudo culpa do aluno, até a minha. Claro, alguma parte foi culpa dele/dela, mas talvez a escola era horrível. Talvez a escola era ótima, mas ninguêm perguntou se ele/ela realmente entendeu. Talvez a maior parte da culpa foi do aluno, mas nunca toda.
    Reprovação e aprovação. As duas palavras fazem parecer tão simples. ou você tira nota azul e passa, ou você tira nota vermelha e não passa. Simples. Mas do ponto de vista de uma aluna no oitavo ano, é difícil. É difícil encontrar o tempo, sabedoria, e francamente interesse para as coisas que temos que aprender. É difícil sim, mas não impossível, porque agora, nesse momento, pode ter uma criança celebrando que foi aceita em uma universidade, ou até mesmo que passou em uma matéria odiada. Não é impossível, porque acontece com as pessoas que querem.

    Mariana Garcia
    801

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que o ensino do Brasil não é um dos melhores, e se continuar assim, nosso país nunca terá um ensino de qualidade.
    Escolas não faltam. Estão espalhadas pelo país. Campanhas e promessas também estão presentes . Melhorias, investimentos são projetados para nossas escolas, mas ainda o que falta no ensino é o básico e que toda escola deveria ter.
    É incrível o que está de errado com nossa educação. Os professores geralmente são os que tiveram notas baixas no ensino médio, e quando estudaram para pedagogia, recebem pouco ensino e prática que é necessária em um professor. Outro fator é a quantidade de matéria. Eu como aluna, sei que as matérias não são poucas, mas não devem ser um exagero, pois sobrecarrega qualquer um. As matérias, na minha opinião, são feitas para nos preparar para o que há depois da escola, e se exigirem muitas delas, não iremos entender e carregar dúvidas. Nossos educadores e diretores estão sendo escolhidos de forma injusta. Associações só dão importância à associados e diretores são escolhas políticas, nenhum se importa com a qualidade ou o desempenho do aluno,.
    É ruim saber que estamos nessa situação. Isso só é uma parte do que acontece hoje. Precisamos mudar, e não podemos “ cerrar os olhos para isso”. E se tiver alguém que realmente se importe com a educação, nossos passos para um ensino melhor serão um pouco mais rápidos.


    Alessandra, 801

    ResponderExcluir
  4. Marco Antonio Carvalho *801

    Para começar,tenho que dizer que o texto relata exatamente nossas ``dificuldades´´ em criar prodígios do estudo.
    Então saber muito do ensino médio eu não sei,mas com o texto pude compreender um pouco sobre a nossa realidade,esses relatos que alunos que viraram professores são os que tem menor desempenho no ensino médio é verdade não me chocou,pois basta ver os professores de antigamente e comparar com os de hoje,claro sempre a exceções. Matérias como matemática e português sempre foram as ``Cabreiras´´ , geografia,história, de acordo com o meu professor era só decorar e geografia a professora girava um globo e onde ela parasse tinha que dizer a capital do pais.
    A questão do ensino retrovisor sim precisamos se basear em países de ponta em educação como Japão,China,Inglaterra,Estados Unidos e etc.
    Questão de matéria,temos que deixar algumas no topo né! As patriarcas português e matemática devem ter mais aulas,seis no mínimo para cada,não desmerecendo as outras, muito pelo ao contrário,tanto que minha matéria preferida é história.
    O grande diretor,o chefão, o cara,o que administra a escola me diz uma coisa se o diretor da sua escola é incompetente como você vai aprender? Em? O governo deveria ter uma mínima noção de colocar um diretor descente para comandar a escola,mas como aqui é BRASIL nosso governo está preocupado com a operação lava jato para safar,porem falo disso depois,então nosso comandante precisa ser de alto nível por que se não que acaba sofrendo as consequências somos nos cidadãos.

    ResponderExcluir
  5. Como perguntas podem ser respondidas sem ter uma oportunidade de conhecimento para as respostas?? Hoje muitos adultos lutam pela escolaridade de seus filhos, trabalham superando suas forças para que seus filhos estudem em colégios particulares, pois muitos acreditam que só desta maneira suas crianças terão um futuro promissor.
    A busca de um ensino melhor hoje, aumenta a cada dia. Nas férias de dezembro, muitas mãe e pais passam se preocupando em como será no começo do ano que vem, para aqueles filhos que estudam em colégios públicos, no seu ensino, no material, nas condições físicas e políticas da escola, dos professores, e torcem para que não há nenhum tipo de greve, que interfira na escolaridade desses estudantes. Pelo o que eu sei, o governo tem a obrigação de disponibilizar materiais escolares, transportes, condições para o melhor estudo, organização escolar para melhor compreensão..... Todas as coisas que ao contrário não tem. A toda essa falta, pode muitas vezes resultar em desanimo de continuar os estudos, falta de conhecimento base, notas baixas em provas passadas pelo governo para melhor um futuro...
    Sabemos que uma ação nossa no presente forma o nosso futuro, e o nosso país, Brasil, faz um presente sabendo claramente as ações futuras, e se os planos para melhorias sempre forem para daqui seis meses, um ano, previsões que nunca chegam simplesmente o olhar pela ultima vez de um poeta, será a falta de esperanças da sociedade. Eu tenho primos e amigos que estudam em colégios públicos, e escuto as historias deles de como é estar em uma sala de aula com quarenta alunos, sem poder ter um ensino claro, ter as duvidas que são sempre acumuladas ou nem desenvolvidas. Uma vez conversando com um estudante no ensino fundamental dois disse que deseja abandonar os livros, pois não quer mais responder para as pessoas que vai a escola , sendo que uma escola de verdade ele não tem. Infelizmente isso acontece, e a decisão de mudar todos já tem, mas o que não há é a realidade da credibilidade das ações públicas desse país.
    Laura Lyssa Carvalho de Sousa-801

    ResponderExcluir
  6. A educação é fundamental para um futuro de sucesso, pessoal e profissional, mas o que podemos notar é que a cada dia que passa temos estudantes sem preparo básico , escrevendo e lendo mal, sem uma boa base, sem contar que a influência do mundo tecnológico está atrapalhando cada vez mais as crianças e adolescentes de hoje em dia.
    Uma boa alfabetização é o princípio de tudo. As matérias básicas (português, matemática, história, geografia e ciências) deveriam ser mais exigidas. A cada resultado de vestibular podemos perceber que a educação não está sendo levada a sério, principalmente na interpretação de texto do alunos.
    Não há interesse político em melhorar o ensino, pois se tivermos mais pessoas inteligentes, vai ser mais difícil a alta cobrança de impostos.
    A educação deve ser tratada de forma mais séria para o desenvolvimento de um país melhor.

    Lara Gomes Faria-801

    ResponderExcluir
  7. Christian Almeida Miranda
    801 Ativo

    Na minha opinião esse texto esta certo porque ao longo dos tempos a educação no Brasil tem piorado muito com relação ao respeito racial, preconceito e varias outras coisas. A maioria dos colégios estão ruins em relação a educação de seus alunos, por exemplo algumas escolas tem falta de professores para dar aula oque diminui a aprendizagem deles nessa matéria. E também muitos colégios não se importam com a segurança do seus alunos, por exemplo alguns colégios estão sem proteções para a segurança dos alunos e muitos mesmo estão muito ´´liberais´´ digamos assim porque o aluno pode xingar, bater, apanhar e não acontece nada com ele ou com seus colegas e isso estimula ele apensar que se ele fizer isso durante seus anos de escola e até mesmo na sua vida nada vai acontecer com ele, e então eles crescem com esse tipo de pensamento.
    E muitos dos estudantes brasileiros abandonam os estudos por desmotivações de dentro da escola ou até mesmo de dentro de sua casa, então as pessoas podiam pelo menos acreditar e incentivar esses alunos a coisas boas.

    ResponderExcluir
  8. Muitos problemas e poucas atitudes, assim que o nosso Brasil está quase sendo conhecido. Tantas perguntas e mínimas respostas. Onde será que elas foram parar? E quando iram ter resultado?. Essas são as perguntas que a sociedade não deixa se calar. Depois de tantas reclamações e resultados, exemplo o Enem, foram se preocupar com a má qualidade de alguns ensinos.
    Muitas pessoas que possuem responsabilidade, sem ser os país , se esforçam muito para poder pagar uma escola boa e recebem essa recompensa. Muitas vezes a culpa não é apenas do colégio mas sim do próprio aluno, se ele está realmente se dedicando ou não ou não conseguindo acompanhar a turma.
    Eu acho que o governo não deveria apenas melhorar o ensinamento mas sim, onde ela é aplicada. Temos como exemplo as escolas públicas, que de repente param de funcionar por causa da falta de água, de luz, de professores entre outros . E cadê o MEC fiscalizando essas escolas também? Porque avaliam mais as particulares além das públicas? E aí vão mais perguntas que não acabam.

    Maria Gabriela Naves-801

    ResponderExcluir
  9. Uma pedra no caminho
    As escolas do Brasil tem que ser melhor planejadas, os alunos precisam se empenhar mais e querer estudar .O Brasil precisa dessa força de vontade, precisa de professores que apoiem os alunos, tirem todas as suas dúvidas ensinem por prazer, muitos alunos repetem de ano simplesmente por não terem estudado o suficiente, as vezes o problema pode não ser com a criança ou com o adolescente pode ser com o professor, a escola, os colegas e vice-versa. Os alunos de todas as escolas devem aprender diversas coisas em diferentes matérias e tem que se esforçar em todas elas, desistir da escola não vai resolver o problema. Cada dia aprendemos uma coisa nova e passamos por uma nova etapa da vida e uma nova etapa no caminho da sabedoria, na minha opinião os professores são muito sábios e os alunos não deveriam desperdiçar a chance que tem de estudar em uma escola boa com um ensino bom e com um professor disposto a te ajudar, tirar suas dúvidas e te ensinar. O Brasil precisa de novas atitudes para que tudo envolvido em escola e aprendizado corra bem, precisamos também de pessoas que saibam o que é ser um professor, pois é uma profissão muito honrada.

    Lana Silva Shibasaki - 701

    ResponderExcluir
  10. A questão do estudo , da educação são aspectos muito importantes , pois qualquer pessoa necessita do estudo.
    infelizmente muitas pessoas de hoje em dia não têm acesso a educação , ou outras pessoas não se interessam em estudar , eu , sou uma estudante , sei como é chato estudar , mas cada vez mais que entro na escola me animo , pois sinto que vou aprender coisas novas , e com esses conhecimentos sei que posso pelo menos falar um pouco sobre esse assunto a uma pessoa adulta.
    Uma opção que eu acho que deve melhorar , são as escolas , precisamos de bons professores que se dedicam ao seu trabalho , mais foco nas escolas , mais melhoras , uma boa estrutura de estudo , tenho esperanças de que o Brasil um dia vai chegar lá.
    Luiza Abreu - 701

    ResponderExcluir
  11. Bom, hoje em dia no Brasil, as escolas públicas não funcionam como realmente deveriam. Muitas greves estão sendo realizadas nessa área, assim implicando diretamente no aprendizado dos alunos. Se eu estiver cursando o 7° ano este ano, e os professores da rede pública entrarem em greve, terei que continuar o ano até acabar, certo? Então, o ano letivo se estende até o próximo, acabando com as férias escolares.
    Na prova do Enem, se você errar uma questão fácil e acertar uma difícil, eles desconsiderem a mais difícil! Como assim, a pessoa não pode errar uma fácil e acertar uma difícil? Me explica isso, porque ainda não entendi!
    Perfeito? Nunca vai ser! Mas pode melhorar? Claro que sim! Nada nesse país e nem em nenhum outro vai ser completamente perfeito! Devemos é repensar nossas atitudes, estudar mais e dar duro na profissão que exercemos!
    ISADORA MOTAC REGIANINI 701

    ResponderExcluir
  12. A educação do Brasil

    A educação é muito importante para a vida . Temos que ter uma educação de qualidade para amadurecer , exercer boas escolhas , praticar atitudes positivas , ter um emprego e etc .
    Infelizmente as escolas ( geralmente públicas ) não tem uma educação de qualidade . Como os professores não são bem pagos , às vezes não se dedicam tanto ao ensino dos seus alunos .
    Sem educação os jovens não tem tantas opções de emprego , com isso entram na vida do crime ( geralmente por causa de falta de dinheiro )
    Com uma educação de qualidade podemos fazer um país crescer , deixando ele desenvolvido . Mas não é assim que isso sempre acontece ( no Brasil )

    702

    ResponderExcluir