sábado, 10 de agosto de 2013

Canções de Chico - Olhos nos Olhos

Olhos nos olhos (1976)
                   
 
Composição: Chico Buarque de Hollanda 


* A canção é narrada por um eu-lírico feminino.

Quando você me deixou, meu bem, Me disse pra ser feliz e passar bem. Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci, Mas depois, como era de costume, obedeci.
* Os primeiros versos: “Quando você me deixou, meu bem / Me disse pra ser feliz e passar bem” já introduzem a separação. O homem deixa a mulher dizendo para que ela seja feliz, isto é, arranje-se na vida, e ‘passar bem’, uma das expressões mais comuns quando se ignora alguém.

* Mostra uma mulher que fora abandonada por seu companheiro e que quase perdeu a cabeça sem o mesmo e como sempre acaba por fazer suas vontades quando na musica Chico cita:“Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci / Mas depois, como era de costume, obedeci” representa a dor que vem logo após a perda. No entanto, é interessante quando a moça, como era de costume, obedece. Ela, que aparentemente sempre foi submissa ao marido, continua obedecendo, mas agora ‘obedecer’ não mais está associado à tradicional submissão, e sim à revolta, porque ele disse para ela ser feliz sem ele, e ela obedece, dando a volta por cima, pela sua obediência.

Quando você me quiser rever Já vai me encontrar refeita, pode crer. Olhos nos olhos, Quero ver o que você faz Ao sentir que sem você eu passo bem demais
* Assim, “Quando você me quiser rever / Já vai me encontrar refeita, pode crer”, introduz a idéia de que ela se rearranjou, pois estará ‘refeita’. 

* “Olhos nos olhos, quero ver o que você faz / Ao sentir que sem você eu passo bem demais”, ou seja, se eles se reencontrarem, e enfim olharem olhos nos olhos (coisa que não tinha o mesmo sentido antes, quando ela era submissa), o homem vai se surpreender que ela passa bem, mesmo sem a sua presença. E que mesmo depois do que o eu lírico passara ainda se preocupa com o que o seu companheiro pensa e acha do termino do romance dos dois

E que venho até remoçando, Me pego cantando, sem mais, nem por quê. Tantas águas rolaram, Quantos homens me amaram Bem mais e melhor que você.

* A próxima estrofe diz “E que venho até remoçando / Me pego cantando / Sem mas nem porque / E tantas águas rolaram / Quantos homens me amaram / Bem mais e melhor que você”. Remoçar significa recuperar a mocidade, o que faz muito sentido ao saber que a moça está refeita, cantando por aí, sem motivos
específicos. O próprio Chico considera o verso ‘Bem mais e melhor que você’ uma verdadeira punhalada, onde a moça finalmente conclui a volta por cima que estava completando.

Quando talvez precisar de mim, Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim. Olhos nos olhos, Quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz

* A letra termina com “Quando talvez precisar de mim / Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim / Olhos nos olhos, quero ver o que você diz / Quero ver como suporta me ver tão feliz”. Agora, a situação se inverteu, o homem que precisará de amparo, e justamente quem pode atendê-lo sempre que necessário é sua ex-mulher, independente e disposta a ajuda-lo. Nos próximos reencontros, o homem vai ter que aguentar a felicidade de sua ex, que não está mais em suas mãos e caminha com a felicidade que ela construiu sozinha. Como ele vai suportar vê-la tão feliz, ver que sem ele não foi o fim dela, ver que ele foi apenas algo passageiro?

Contribuição de Letícia Vidal - Turma 902 / 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário