terça-feira, 20 de agosto de 2013

Crônica do Dia - Abdicar de pensar

Uma das áreas em que as pessoas mais se demitem do direito de pensar é a política

O Dia
Rio - Está em cartaz, em alguns cinemas do Brasil, o filme ‘Hannah Arendt’. Nascida em 1906, era uma filósofa alemã, judia, que se refugiou do nazismo nos EUA. O filme a retrata no julgamento de Adolf Eichmann, em 1961, sobre o qual Hannah escreveu cinco ensaios, reunidos no livro ‘Eichmann em Jerusalém — um relato sobre a banalidade do mal’. Sua ótica sobre o réu nazista chocou muitos leitores, em especial da comunidade judaica.
Hannah escreveu que esperava encontrar um homem monstruoso, responsável por crimes monstruosos: o embarque de vítimas do nazismo em trens rumo à morte nos campos de concentração, onde foram dizimados seis milhões de pessoas. No entanto, ela se deparou com um ser humano medíocre, mero burocrata da máquina genocida comandada por Hitler. A grande culpa de Eichmann, segundo ela, foi demitir-se do direito de pensar.
Hannah pôs o dedo na ferida. Muitos de nós julgamos que são pessoas sem coração, frias, os corruptos que embolsam recursos públicos, os carcereiros que torturam presos, os policiais que espancam. É o que mostram filmes cujos personagens são ‘do mal’.
Mas o mal é também cometido por pessoas que, no exercício de suas funções, se demitem do direito de pensar, como fez Eichmann. São incapazes de juízo crítico frente a seus superiores.
Uma das áreas em que as pessoas mais se demitem do direito de pensar é a política. Em nome da ambição pelo poder, muitos abdicam do pensamento crítico, fazem vista grossa à corrupção. Quem cala consente.
Dois exemplos da grandiosidade do bem temos, hoje, em Edward Snowden, jovem que ousou denunciar a máquina de espionagem do governo dos EUA, capaz de violar a privacidade de qualquer usuário da internet, e no soldado Bradley Manning, que divulgou para o WikiLeaks 700 mil documentos sigilosos sobre a atuação criminosa da Casa Branca nas guerras do Iraque e do Afeganistão.
 
Frei Betto é escritor, autor de ‘Calendário do Poder’

Nenhum comentário:

Postar um comentário