sábado, 10 de agosto de 2013

Canções de Chico - Tatuagem

Tatuagem     
 
 
 
A música foi composta para a peça de teatro Calabar,de Chico Buarque e Ruy Guerra,cencurada mas apresentada em livro posteriormente.As músicas  da peça foram gravadas por Chico no LP “Chico canta’’ em 1974.’’Tatuagem’’ foi gravada por Elis Regina em seu LP  ‘’Falso brilhante’’ de 1976.
     É importantante observarmos a presença da voz feminina.Aqui é bem notável o jogo que o autor consegue fazer com as palavras e suas multiplicidades de sentidos. A música fala do quanto a mulher quer se sentir importante na vida de um homem, descreve o desejo de uma ficar para sempre com o amado ao passo de querer se comparar como uma tatuagem(como desenho permanente na pele, marcado a frio, a ferro e fogo,uma cicatriz que deixam marcas eternas pois mesmo tentando apagá-las,elas es tão ali,mesmo que de forma diferente,meio apagadas mais elas sempre vão está ali…no fundo do coração do   homem amado.
        A tatuagem  é também uma forma de mostrar aos outros quem é o dono' daquele corpo. A tatuagem estabelece uma relação de fidelidade entre os amantes.
      A canção fica na memória da pele e, vira e mexe, em carne viva, nos lembra dos domínios dos afetos.
 
 
Contribuição da aluna Alina Z. / Turma 901 / 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário