sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Te Contei,não ? - Site prega "livrar o Aterro de gays, cracudos e mendingos"

Site prega ‘livrar o Aterro de gays, cracudos e mendigos’

  • Outras páginas que incitam o ódio contra minorias proliferam nas redes de sociais
Sérgio Ramalho

A página do Reage Flamengo com a imagem de Charles Bronson
Foto: Reprodução do Facebook
A página do Reage Flamengo com a imagem de Charles Bronson Reprodução do Facebook
RIO - A imagem do ator americano Charles Bronson (1921-2003), ícone do cinema western e de filmes de ação, empunhando uma pistola cromada, dá o tom da página “Reage Flamengo! Queremos nosso bairro de volta!” no Facebook. Com 142 integrantes, o grupo fechado vem difundindo desde outubro passado mensagens de ódio contra minorias e convocando adeptos a participarem de rondas para “livrar o Aterro do Flamengo de gays, cracudos e mendigos”.
 
A defesa da intolerância, contudo, não é uma singularidade da página “Reage Flamengo!”. Há pelo menos um ano, proliferam pelas redes sociais grupos que pregam a homofobia e o uso da violência contra negros, moradores de rua, nordestinos e dependentes de drogas. É o caso da página “Grupo Anticracudos”, que tem pouco menos de cem seguidores.
Por meio das redes sociais, os membros dessas espécies de irmandades fechadas também destilam o ódio em mensagens de apoio a barbáries como a ocorrida na noite da última sexta-feira, quando um adolescente, de 15 anos, suspeito de praticar roubos no Flamengo, foi espancado e preso com uma tranca de bicicleta, nu, a um poste.
Testemunhas contaram que, na noite seguinte ao episódio, pelo menos 30 homens perseguiram e agrediram moradores de rua e gays, que circulavam pelo Aterro do Flamengo. Por meio de mensagens postadas nas redes sociais, os membros desses grupos costumam marcar como ponto de encontro a Praça São Salvador. Foi de lá que teria partido uma ronda.
Segundo Eliseu Neto, psicanalista e integrante do comitê de cidadania LGBT carioca e do núcleo LGBT do PPS, pelo menos três jovens foram agredidos e perseguidos no Aterro do Flamengo devido à opção sexual deles. Os relatos, lembra Eliseu, foram postados em sua página no Facebook:
— Eles não atacam apenas gays ou mendigos, mas qualquer pessoas com quem eles criem implicância — disse Neto, que participará hoje de uma reunião sobre esse assunto no Comando-Geral da PM.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/site-prega-livrar-aterro-de-gays-cracudos-mendigos-11529971#ixzz2tL0ioyw6

Nenhum comentário:

Postar um comentário