sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Artigo de Opinião - O mito da democracia racial no Brasil


Enquanto os efeitos colaterais do racismos institucional aumentam, práticas que transgridem leis e violam direitos humanos parecem não causar indignação




por Joseh Silva — publicado 29/08/2014 14:06

É falso afirmar que o Brasil não é um país racista. Viver nesta afirmação não se trata somente de “tapar o Sol com a peneira”, mas de continuar permitindo um quadro social que favorece uma população de elite e branca, ou, pelo menos, de pessoas que se identificam com isso.

Não é necessário nem citar dados para concluir que o racismo está estampado em nossa bandeira: basta ver a situação dos negros a revelar que o racismo é institucional e estruturante da nossa sociedade. A partir disso, não podemos usar uma pontualidade como fato principal. Apesar de gravíssima, a atitude da torcedora do Grêmio, que foi flagrada pelas câmeras de tevê chamando o jogador Aranha, goleiro do Santos, de macaco, que deve ser responsabilizada, nada mais é do que um efeito colateral.


Negros são maioria no país e, em disparada, a maior população carcerária. São vítimas de um genocídio perene e banalizado. Vivem em favelas e periferias em condições subumanas. O acesso ao serviço público é ruim. Diariamente, são agredidos pelo Estado de farda e por uma mídia fascista.

Negros e negras sofrem com ataques racistas há gerações. Já passou do momento de acontecer, no mínimo, uma reparação integral. A estigmatização é uma arma muito poderosa, pois fortalece o preconceito, baixa a auto-estima de um povo e minimiza os efeitos de uma diáspora.

O racismo é uma prática institucional exposta nesta pátria amada. A primeira cena que presenciei foi ainda muito cedo, acredito que tinha por volta de 12 anos. Eu, meu irmão e um amigo. Saímos de casa com trajes para uma partida de futebol na quadra de uma escola. Para chegar até lá, tínhamos de ir até a outra ponta da favela. No meio do caminho, nos deparamos com quatro policias que apontavam suas armas em direção a cada beco e viela.

Quando eles nos viram, falaram baixinho para pararmos. Assutados, congelamos. Um policial pediu para meu irmão e eu, que temos o tom de pele mais claro, sairmos e seguraram nosso amigo, que foi agredido física e verbalmente.

Esse tipo de prática seletiva acontece todos os dias dentro das favelas, e o País segue na farsa do “ninguém sabe, ninguém viu”. Mesmo com casos explícitos que tomam o cenário nacional, como Cláudia Ferreira, mulher negra, pobre e moradora do subúrbio do Rio, que depois de baleada, foi arrastada por uma viatura da Policia Militar, num ano de Copa do Mundo, momento em que o País é vitrine e as forças amardas mandam um recado para a população negra e pobre. Cena que remete à captura de um escravo por capitães do mato.

Enquanto os efeitos colaterais do racismos institucional aumentam, práticas que transgridem leis e violam direitos humanos parecem não causar indignação e colocam em questão a atuação da justiça quando se trata de negro e pobre. Racistas não prendem racistas a não ser para salvar o próprio racismo.

http://www.cartacapital.com.br/blogs/speriferia/aranha-e-o-mito-de-que-nao-ha-racismo-no-brasil-4850.html

11 comentários:

  1. Eu aprovo seu ponto de vista, pois o racismo é um pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças.
    Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas que foi inventado. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.
    O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, soube que sofre com pena de até 3 anos de prisão.

    Ana Carolina Gomes dos Santos-802

    ResponderExcluir
  2. O racismo no Brasil cada vez mais vai aumentando, nós não temos consciência que independentemente da raça, cor ou cultura, somos os mesmos por dentro.Cada dia vemos os brancos sempre sendo superiores aos negros, até a própria polícia e o governo político mostra grande preconceito quanto aos negros.Podemos fazer todos terem direitos iguais, sem nenhum preconceito e todos serem felizes, valorizados e respeitados, nós podemos lutar pelos direitos dos negros, basta acordar de si e ver que esse nosso Brasil é simplesmente uma farsa.

    Renan- 901

    ResponderExcluir
  3. Rafael - 901
    O racismo

    O racismo não é algo que apareceu da noite pro dia, ele está presente na nossa sociedade à muito tempo. Muitos praticam o racismo sem nem mesmo perceber, por estar emerso num contexto onde muitos acham o fato do negro ser considerado inferior comum, normal. Essas pessoas, claro, estão muito erradas.

    O negro é humano igual a todos, e deve ser tratado com devido respeito, o que não acontece. Ultimamente há ocorrendo notícias que o racismo está sendo praticado no esporte, onde os causadores estão sendo presos em alguns casos, e isso está certíssimo. Agora, porque só vai à justiça casos de racismo com negros famosos? Pessoas que fazem isso na rua, ou em outros casos devem sim ser julgadas igualmente, não?

    O negro está ganhando mais respeito com o tempo, mas ainda sofre preconceito, demais por sinal, podemos vê-lo comparando os moradores das favelas, dos locais menos favorecidos das cidades, com dos apartamentos e casas luxuosas, etc.

    O povo deve se conscientizar, que o negro não é ruim para nós, mas sim que faz parte da nossa vida, pois somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil diz ser um país sem preconceito. Não sei por que a sociedade só dá destaque quando um episódio de racismo ocorre com um negro famoso, não somos todos iguais? As outras pessoas, que são "comuns" também sofrem disso, e muitas vezes pior porque não há nenhuma câmera de TV para gravar.
    O povo brasileiro não enxerga o preconceito, mesmo cometendo-o gravemente. Isso é ridículo. O negro sofre muito de casos de injustiça, ele pode até ter estudado a vida toda, se esforçado até o limite para no futuro viver bem. E adivinha, nada. Depois de ter passado por isso tudo, depois de estar super pronto para trabalhar, criar e cuidar de sua família ele não pode.
    Chega de tratar o negro como vítima de preconceito, devemos parar de olhar para ele como um ser que não pode nada, que é um coitado que não tem saída para viver bem. O passado já foi, ele já foi mal tratado, já foi desrespeitado e discriminado. Agora é hora de olhar para o futuro, de como podemos ajudá-lo a viver melhor.

    Davi Vieira 702

    ResponderExcluir
  5. "Preconceito no Brasil, não! Isso é coisa de Americano". Uma frase muito conhecida pelas turmas do Ativo, mas, eu reparo muita verdade nessa frase. Nós brasileiros, escondemos que realmente somos racistas e deixamos passar, como na frase do texto "ninguém sabe, ninguém viu", mas cerá que ninguém viu mesmo? Será que ninguém sabe mesmo? Um dos grandes motivos de ainda estarmos com tamanha quantidade de preconceituosos no Brasil, é de ainda não termos assumido a responsabilidade do preconceito. Quando vamos fazer uma entrevista nas ruas do Brasil, basicamente 99% das pessoas dizem não ser preconceituosas, mas será que falam a verdade? a maioria dessas pessoas são preconceituosas, mas como não assumem ser, é mais difícil combater uma coisa que "de fato" não existe, não acha?
    O preconceito está localizado em casa canto do Brasil, discriminando os negros e valorizando a cor branca, mas, será que existe diferença entre uma pessoa preta ou branca? Olhando pelo seu lado pessoal, você deixou de escolher uma blusa porque ela era preta? Ou deixou de ganhar um celular porque ele era preto? Então porque deixar de gostar de uma pessoa porque ela é preta? São preconceitos sem fundamento, como relata o texto, de quando o autor tinha por volta de 12 anos, em um encontro com policiais, deixaram de bater no autor e em seu irmão por que eram brancos e bateram no amigo negro, mas vamos supor que os que realmente mereciam ser batidos fossem os brancos ao invés dos negros, isso faria alguma diferença, se os ladrões fossem brancos e não negros? Em um mundo tão desenvolvido como o nosso, ainda existem ações sedentárias como o preconceito. Isso é um absurdo!
    indiferentemente da cor, do tipo de cabelo ou de sua origem, sendo ela africana, portuguesa, inglesa, espanhola, asiática,norte-americana ou indígena, somos todos pessoas que não tem diferença em coisas como saber mais ou saber menos, o que realmente importa é a personalidade de cada um, isso é o que realmente importa.Mas como as pessoas estão tão preocupadas com o desenvolvimento do mundo,porque não se preocupam com o desenvolvimento social, onde brancos, negros e amarelos terem os mesmos direitos entre si?
    Anna Carolina Maia
    701 - Ativo

    ResponderExcluir
  6. "Preconceito no Brasil, não! Isso é coisa de Americano". Uma frase muito conhecida pelas turmas do Ativo, mas, eu reparo muita verdade nessa frase. Nós brasileiros, escondemos que realmente somos racistas e deixamos passar, como na frase do texto "ninguém sabe, ninguém viu", mas cerá que ninguém viu mesmo? Será que ninguém sabe mesmo? Um dos grandes motivos de ainda estarmos com tamanha quantidade de preconceituosos no Brasil, é de ainda não termos assumido a responsabilidade do preconceito. Quando vamos fazer uma entrevista nas ruas do Brasil, basicamente 99% das pessoas dizem não ser preconceituosas, mas será que falam a verdade? a maioria dessas pessoas são preconceituosas, mas como não assumem ser, é mais difícil combater uma coisa que "de fato" não existe, não acha?
    O preconceito está localizado em casa canto do Brasil, discriminando os negros e valorizando a cor branca, mas, será que existe diferença entre uma pessoa preta ou branca? Olhando pelo seu lado pessoal, você deixou de escolher uma blusa porque ela era preta? Ou deixou de ganhar um celular porque ele era preto? Então porque deixar de gostar de uma pessoa porque ela é preta? São preconceitos sem fundamento, como relata o texto, de quando o autor tinha por volta de 12 anos, em um encontro com policiais, deixaram de bater no autor e em seu irmão por que eram brancos e bateram no amigo negro, mas vamos supor que os que realmente mereciam ser batidos fossem os brancos ao invés dos negros, isso faria alguma diferença, se os ladrões fossem brancos e não negros? Em um mundo tão desenvolvido como o nosso, ainda existem ações sedentárias como o preconceito. Isso é um absurdo!
    indiferentemente da cor, do tipo de cabelo ou de sua origem, sendo ela africana, portuguesa, inglesa, espanhola, asiática,norte-americana ou indígena, somos todos pessoas que não tem diferença em coisas como saber mais ou saber menos, o que realmente importa é a personalidade de cada um, isso é o que realmente importa.Mas como as pessoas estão tão preocupadas com o desenvolvimento do mundo,porque não se preocupam com o desenvolvimento social, onde brancos, negros e amarelos terem os mesmos direitos entre si?
    Anna Carolina Maia
    701 - Ativo

    ResponderExcluir
  7. O racismo assim como o preconceito e o machismo são problemas muito sérios, mas acredito que houve algumas mudanças por causa das conquistas dos negros, que hoje ocupam diferentes espaços no mercado de trabalho, na família, nas escolas, espaços que brancos sempre ocuparam.
    Mesmo depois de tanto conversar sobre esses assuntos ainda me pergunto, por que existe tanto preconceito, pra que tanto racismo e principalmente por que a sociedade é machista e preconceituosa?
    É impossível entender porque as pessoas falam mal de negros sem ao menos conhecer a história deles, dizem que eles nem fizeram nada para o descobrimento do Brasil, e ai será que eles também se interessam em saber como os índios eram tratados, como os escravos eram tratados e como foi o descobrimento de nosso país para saber a história certa antes de falar o errado?
    Muitas das pessoas nem ligam em saber o passado de sua casa (Brasil), por isso que muitos são racistas, não escolhem ser mas vivem em uma sociedade que é. Ninguém nasce racista e sim com o o passar do tempo acaba virando pois convive com muita gente que é!

    Jullya Beckman / 701

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante, Acho que este post esclarece tudo o que vive o negro hoje em dia.
    Os negros são excluídos da sociedade, vivem em favelas periferias, em condições ruins. Como o texto diz, eles tem pouco acesso ou serviço público, e é verdade, as outras pessoas que não são negras, não se importam, só julgam e não estão nem aí Para os negros. Quando o branco rico vê um negro, ele o olha da cabeça aos pés, sem o mínimo de educação. Isso é ridículo e terrivelmente esdrúxulo.
    Vamos fazer o possível para acabar com o racismo, só depende de todos nós.
    O negro é agredido, xingado e
    Achei muito interessante, Acho que este post esclarece tudo o que vive o negro hoje em dia.
    Os negros são excluídos da sociedade, vivem em favelas periferias, em condições ruins. Como o texto diz, eles tem pouco acesso ou serviço público, e é verdade, as outras pessoas que não são negras, não se importam, só julgam e não estão nem aí Para os negros. Quando o branco rico vê um negro, ele o olha da cabeça aos pés, sem o mínimo de educação. Isso é ridículo e terrivelmente esdrúxulo.
    O negro é agredido, espancado, xingado, julgado, etc. E ele simplesmente não merece isso, vamos abrir nossos olhos, e nós colocarmos no lugar deles. E ver como é ruim o que eles sentem.
    Vamos fazer o possível para acabar com o racismo, só depende de todos nós.
    #Racismonão
    Miguel Leite Piersanti - 701

    ResponderExcluir
  9. A reportagem mostra que é falso afirmar que o Brasil não é um país racista, pois o racismo aqui seria institucional e estruturante de nossa sociedade. E que eventos como o da torcedora que chamou o goleiro de macaco seria um efeito colateral desse preconceito que parece não existir mas está camuflado e vez por outra vem a tona em situações variadas em nosso dia a dia, nas escolas, redes sócias, nos estádios, nos elevadores, nas comunidades. Parece que ninguém percebe que todos nós fazemos parte de uma sociedade só e não importa a cor que se tenha. Muitas das vezes essas atitudes começam desde pequenos mas não conseguimos perceber, pois quando vamos ver já pegamos esse tipo de “doença” e que é transmitida pelas pessoas a nossa volta. Como diz no texto “Negro é a maioria do país...”, podemos afirmar que todo mundo possui uma característica do negro, somos uma cultura mista e muitos não aceitam, essa mistura de “raça”, porque segundo o texto a estigmatização é uma arma poderosa pois fortalece o preconceito e minimiza as ações preconceituosa de uma sociedade branca.

    Maria Gabriela Naves - 701

    ResponderExcluir
  10. O preconceito está se tornando uma das coisas mais comuns entre as pessoas no Brasil, assim como acontece nas escolas, nos jogos de futebol e em vários outros lugares, ele está se tornando mania, uma coisa frequente, o que não pode acontecer. O que podemos fazer? Eu digo o que, nós não podemos cometer o preconceito e influenciar as pessoas que fazem a parar. Mas falando assim parece fácil, mas não é. Vão existir aquelas pessoas que vão deixar de falar com você por causa de você estar defendendo uma pessoa diferente, mas é tudo questão de tempo.
    As pessoas são todas iguais, independente da cor, religião, escolha sexual ou tamanho,todas tem os mesmos direitos, independente de outras pessoas falando sobre o ruim de uma pessoa ser negra ou budista, homossexual ou pequena, vai fazer alguma diferença para você se um amigo tem essas características ou não, ou qual é a dificuldade de você parar com todo esse preconceito que pode ser inexistente se você parar com isso, assuma ser preconceituoso e pare com isso. As pessoas merecem direitos iguais, eu apoio o termino do preconceito.
    Anna Carolina Maia - 701 Ativo

    ResponderExcluir
  11. Muitas pessoas no Brasil falam que não são racistas, mais no fundo todos são racistas, vivemos num pais onde o racismo e escondido, se uma pessoa pergunta se você e racista, eu diria que estou lutando para não ser, como disse o meu professor de português.
    O Brasil nessa questão e uma vergonha, há muita descriminação com os negros, os policias param uma pessoa para revista só porque a pessoa e negra .
    O negro esta em tudo no Brasil, esta na nossa cultura, nas nossas origens, religiões e em muitas outras coisas. Espero que um dia todo esse preconceito passe.

    ResponderExcluir