sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - A África de todos nós

Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da colonização feita pelos europeus, eram bambambãs em várias áreas: eles dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias; e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna. A biblioteca de Tumbuctu, em Mali, reunia mais de 20 mil livros, que ainda hoje deixariam encabulados muitos pesquisadores de beca que se dedicam aos estudos da cultura negra.


Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não é relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáris e mulheres de cangas coloridas. "Essas idéias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% de nossa população é vítima", afirma Glória Moura, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB).

Negros são parte da nossa identidade

O pouco caso com a cultura africana se reflete na sala de aula. O segundo maior continente do planeta aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, deixando capenga a noção de diversidade de nosso povo e minimizando a importância dos afro-descendentes. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei no 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. "Uma norma não muda a realidade de imediato, mas pode ser um impulso para introduzir em sala de aula um conteúdo rico em conhecimento e em valores", diz Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, membro do Conselho Nacional da Educação e redatora do parecer que acrescentou o tema à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A cultura africana oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento. Para Iolanda de Oliveira, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, se a escola não inclui esses conteúdos no planejamento, cada professor pode colocar um pouco de África em seu plano de ensino: "Não podemos esperar mais para virar essa página na nossa história", enfatiza. Antes de saber como usar elementos da cultura africana em cada disciplina, vamos analisar alguns aspectos da história do continente e os motivos que levaram essas culturas a serem excluídas da sala de aula.

O ensino de História sempre privilegiou as civilizações que viveram em torno do Mar Mediterrâneo. O Egito estava entre elas, mas raramente é relacionado à África, tanto
que, junto com outros países do norte do continente, pertence à chamada África Branca, termo que despreza os povos negros que ali viveram antes das invasões dos persas,
gregos e romanos.

A pequisadora Cileine de Lourenço, professora da Bryant University, de Rhoad Island, nos Estados Unidos, atribui ao pensamento dos colonizadores boa parte da origem do preconceito: "Eles precisavam justificar o tráfico das pessoas e a escravidão nas colônias e para isso ‘animalizaram’ os negros". Ela conta que, no século 16, alguns zoológicos europeus exibiam negros e indígenas em jaulas, colocando na mesma baia indivíduos de grupos inimigos, para que brigassem diante do público. Além disso, a Igreja na época considerava civilizado somente quem era cristão.

Uma das balelas sobre a escravidão é a idéia de que o processo teria sido fácil pela condição de escravos em que muitos africanos viviam em seus reinos. Essa é uma
invenção que não passa de bode expiatório: a servidão lá acontecia após conquistas internas ou por dívidas - como em outras civilizações. Mas as pessoas não eram
afastadas de sua terra ou da família nem perdiam a identidade.

Muitas vezes os escravos passavam a fazer parte da família do senhor ou retomavam a liberdade quando a obrigação era quitada com trabalho. Outra mentira é que seriam povos acomodados: os negros escravizados que para cá vieram revoltaram-se contra a chibata, não aceitavam as regras do trabalho nas plantações, fugiam e organizavam quilombos.

A exploração atrapalhou o desenvolvimento

A dominação dos negros pelos europeus se deu basicamente porque a pólvora não era conhecida por aquelas bandas - e porque os africanos recebiam bem os estrangeiros,
tanto que eles nem precisavam armar tocaias: as famílias africanas costumavam ter em casa um quarto para receber os viajantes e com isso muitas vezes davam abrigo ao
inimigo. Durante mais de 300 anos foram acaçambados cerca de 100 milhões de mulheres e homens jovens, retirando do continente boa parte da força de trabalho e rompendo com séculos de cultura e de civilização.

Nesta reportagem, deixamos de lado de propósito a capoeira, embalada pelo berimbau; a culinária, enriquecida com o vatapá, o caruru e outros quitutes; as influências musicais do batuque e a ginga do samba e dos instrumentos como cuícas, atabaques e agogôs. Preferimos mostrar conteúdos ligados às ciências sociais e naturais, à Matemática, à Língua Portuguesa e Estrangeira e a Artes, menos comuns em sala de aula, para você rechear a mochila de conhecimentos dos alunos sobre a África.


Revista Nova Escola

24 comentários:

  1. Essa reportagem nos mostra muito sobre o racismo no mundo, o preconceito com o negro.
    A maioria de nós quando olha para um negro pensa em escravidão, desgosto, nojo e quando falamos de África, o assunto só fica pior, nos vem à mente palavras como miséria, fome, peste, doença, mas as pessoas acabam não vendo pelo lado bom e sim o lado ruim, não sabem que somos puramente de África e que sem eles, muitas de nossas danças, expressões, roupas e muitas outras coisas, não existiriam.
    Um fato que acho muito importante foi o fato de a pesquisa mostrar a lei número 10.639, que estabelece o estudo da história afro-brasileira nas escolas, isso é muito importante, pois estudando sobre os africanos, podemos realmente saber quem somos nós, de que somos feitos.
    Em minha opinião é certo que os professores nos ensinem tudo sobre esse povo, para que possamos conhecer verdadeiramente a nossa história.


    Luisa de Sousa Gouveia - 701

    ResponderExcluir
  2. Vou escrever sobre o que é realidade, o que eu penso e o que preciso tirar da minha cabeça: quando falo "África", automaticamente vem fome, miséria, morte, falta de dinheiro, entre muitas outras palavras ruins, me fazendo ver a África como um lugar indesejável de se conhecer. Claro, são fatos sim, porém não existem somente coisas tristes; se pararmos para pensar, esse continente e sua cultura fazem parte de nós, parte do nosso dia-a-dia, são influências para os brasileiros! O folclore das escolas, por exemplo, são muito influenciados, e absorvem danças, vestimentas criadas pelos africanos... a cultura do Brasil não é somente uma, mas sim a junção de diferentes culturas de vários locais. Muitos tentam negar, mas querendo ou não, África faz parte da nossa identidade, está no nosso sangue, por isso devemos respeitar e parar de sermos egoístas, fechados para novas informações, e precisamos nos abrir para cada dia aprender mais e mais o que somos!!!


    Jade Tavares, 701

    ResponderExcluir
  3. Em sala de aula aprendemos que somos mais descedentes de africanos do que de portugueses, pois nossos costumes, tradições, vestuários, nossas danças, músicas, nossa cultura em geral, é muito parecida com a de lá, e as pessoas não percebem esse fato e quando começamos a falar de negros ou de África, o assunto vira uma discussão pois muita gente vê África como uma coisa ruim, que não faz sentido nenhum falar que somos parecidos com eles pois não tem nada disso. Muita gente tem nojo, desgosto, recismo, horror e quando pensam em África pensam em negros, pobreza, miséria, doença, fome e outras várias coisas ruins à respeito disso, mas quem sabe a verdade e quem tem conhecimento e estudo sobre esse assunto sabe que não tem nada disso e sabe também que nossa cultura é praticamente africana.
    Com isso podemos entender que o preconceito e o racismo não fazem o menor sentido quando esse assunto (África) é citado em algum lugar!

    Lara Gomes Faria - Turma 701

    ResponderExcluir
  4. Quando falamos de África sempre pensamos nessa imensidão de mundo, muitos até pensam que antes da chegada dos portugueses havia somente moleques negros correndo de um lado para o outro sem nenhum motivo, e com a chegada dos europeus eles finalmente arrumaram algo para fazer, trabalhar. É difícil pensar que África foi um lugar rico, com bens materiais, educação aberta para o povo, ricas técnicas de agrícola... Mas ainda é difícil de alguém visualizar cidades, prédios, riqueza em uma terra que se caracteriza pela fauna, flora, pobreza e morte.
    O olhar de um adulto é diferente de uma criança que está em construção de uma formação de opinião pessoal, pois as gerações mais novas são influenciadas pelas mais velhas e assim por toda a vida. Então é muito importante que escolas ensinem esse conceito de um humilde olhar, para além de termos um pensamento complexo e passar para os novos prodígios, também é importante sabermos realmente de onde somos, para que sejam feitas novas atitudes que façam as pessoas acreditarem no que há além da superficial ideia atual.
    O continente que a maioria hoje acredita que oficialmente é rico na pobreza e na tristeza até que a morte nunca os faça mudar de ideia, está errado, pois veem a opinião da mídia, que os faz pensar como iguais.
    Não deixe que isso leve para frente, pois precisamos conhecer a história que nos move antes dos europeus chegarem e ver com os próprios olhos o que a falsa opinião leva para o mundo todo.
    Laura Lyssa C. Sousa- 701.

    ResponderExcluir
  5. Nessa reportagem, percebemos que a sociedade mantém um pensamento racista pelo negro por desconhecer a cultura e a tecnologia dos povos africanos. Pela cor negra logo lembramos dos escravos e nos vem a cabeça a pobreza, doenças e guerras não nos lembramos das coisas boas que eles trouxeram para o Brasil como as muitas músicas, as danças, a comida e muitas coisas sensacionais que temos hoje não teríamos sem a cultura deles. Um dos grupos africanos que trouxeram essa cultura foram os Griots. Na minha opinião é muito importante nós sabermos desses povos que fazem parte da história do nosso país por que deram grandes contribuições para a nossa cultura e para o desenvolvimento de nossa identidade.

    Maria Gabriela Naves- 701

    ResponderExcluir
  6. Nessa reportagem, percebemos que a sociedade mantém um pensamento racista pelo negro por desconhecer a cultura e a tecnologia dos povos africanos. Pela cor negra logo lembramos dos escravos e nos vem a cabeça a pobreza, doenças e guerras não nos lembramos das coisas boas que eles trouxeram para o Brasil como as muitas músicas, as danças, a comida e muitas coisas sensacionais que temos hoje não teríamos sem a cultura deles. Um dos grupos africanos que trouxeram essa cultura foram os Griots. Na minha opinião é muito importante nós sabermos desses povos que fazem parte da história do nosso país por que deram grandes contribuições para a nossa cultura e para o desenvolvimento de nossa identidade.

    Maria Gabriela Naves- 701

    ResponderExcluir
  7. O preconceito racial tem por toda a parte porem, na África é onde mais se destaca por a maioria de sua população ser negra.
    No tempo da escravidão podíamos ver como o negro sofria com o trabalho forçado e com o próprio dia a dia .
    Percebe-se como a sociedade continua racista mesmo sem conhecer estão sempre querendo julgar, ainda mais quando dizem que a sociedade africana e pouca desenvolvida e essa reportagem diz totalmente ao contrario, os africanos tinham varias técnicas muito desenvolvidas antes da escravidão.
    Se não existisse a lei 10.639 que diz que todas escolas tem que estudar a história Afro-brasileira, quase não teríamos conhecimento sobre essa cultura africana e parte da cultura brasileira que foi muito influenciada pelos negros.
    A maioria das pessoas que olham para um negro já pensa logo em escravidão porem não é bem assim, o negro é uma pessoa comum como todos os outros com cultura e costumes.
    Essa reportagem relata outro fato importante que no tempo de escravidão eles colocavam negro e indígenas em jaulas para o publico ver, tratando-os como se fossem bichos , ou até mesmo objeto.
    Conclui-se que com esse texto a sociedade possa refletir um pouco mais antes de fazer uma ação ou criticar uma pessoa.

    Juan Marcos-801

    ResponderExcluir
  8. Nesse texto mostra a história cultural da África que sofre um preconceito e descaso assim como o seu povo.
    Mas com grandes guardiãs como Cilene de Lourenço e Glória Moura a cultura da África tem esperanças de ser salva e ser vista como algo mais do que uma paisagem ou negros passando necessidades.
    Alguns dizem que os fatores responsáveis por essa visão e a escravidão dominada pelos colonizadores que impuseram diretamente ou indiretamente essa ideia de cultura pobre da África outro fator e a falta de conscientização da incrível cultura africana.
    Fechando meu comentário gostaria de dizer que a muito o que fazer ainda para englobar toda a diversidade cultural africana e mostra la de modo que todos a entendam.
    Aluno: wenderson Fernandes Rangel
    Turma: 802

    ResponderExcluir
  9. A reportagem fala claramente sobre a mal impressão que temos da África, graças a grande falta de conhecimento em várias escolas. Muito antes da colonização dos europeus, os povos que habitavam o continente já eram dominantes em diversas áreas de técnicas diferentes. Dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias; e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna. Porém, ao falar "África", muitas das vezes as imagens que nos vem à cabeça são de crianças famintas, doentes, de pobreza ou morte. Isso, como diz a reportagem, desqualifica a cultura negra e aumentam o preconceito. Por isso, em 2003, foi criada a lei 10.639, para tentar corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. É importante que tenhamos conhecimento da África, pois a cultura desse continente nos influenciou deveras, principalmente a negra. Porém, infelizmente, muitas das vezes a cultura greco-romana e a egípcia ganham maior destaque nos livros, quase nunca sendo citada a negra, a que está presente muitas vezes no nosso dia - a - dia e que as vezes nem chegamos a perceber.
    Esse povo, que sofreu na mão dos europeus por séculos e séculos, ainda assim, mesmo com todos os acontecimentos, lutou e conseguiu manter sua cultura viva até os dias de hoje.


    Nickolas Brandão Figueiredo - 801

    ResponderExcluir
  10. A matéria acima mostra claramente a imagem distorcida que temos do negro/africano. Muito já foi feito a respeito da tentativa de aceitação total da sociedade com o negro como pessoa como qualquer outra, mas ainda há muito a se fazer.
    Apesar de tudo que a ciência mostra e provas de que os negros não são inferiores às outras "raças", muitas pessoas ainda têm o ridículo preconceito racial. Brancos, pardos, negros, amarelos, todos são humanos, todos erram, todos têm sentimentos; a única diferença que já entre eles é física, predominantemente na cor da pele. Mas o que seria de nós sem as diferenças? Devemos aceitá-las e respeitá-las, não importa a situação.
    Muitos estereótipos estão sendo quebrados nas novas gerações, desde que a lei 10.639 foi reinvidicada. Obrigando as escolas a ensinar o que já era fundamental antes da mesma ser criada, acaba conscientizando as pessoas desde a base de sua educação, tornando a sociedade cada vez melhor e trazendo justiça para as próximas gerações.


    Luiza Xavier Freire, 801

    ResponderExcluir
  11. Com essa reportagem podemos claramente ver como o preconceito no mundo de hoje com uma cultura apenas diversificada o que é um extremo desrespeito a pessoa. além disso essa manifestação racista acontece todo dia e toda hora pois, o pai é racista e não deixa o filho brincar com um negro... isso já enfluencia a cabeça da criança sobre com quem é 'certo' brincar e com quem é errado, então o racismo é passado de uma maneira tão 'delicada' mas faz tanto estrago no futuro.
    além disso para que ter preconceito com os negros, africanos se eles tem essa cultura tão bela e sua inteligência é tão aguçada??? Pois ninguém tem preconceito com aquele branquelo da Europa, mas tem preconceito com um negro africano... isso é inaceitável
    Aluno: Arthur Catharino

    ResponderExcluir
  12. Quando pessoas pensam em África a relacionam com escravidão,solidão e um país que vive na miséria,porque nas escolas,na maioria das vezes,quando estudamos África aprendemos escravidão e não a matemática na África ou a Ciência de lá.Muitos não sabem que Egito fica na África.
    Do outro lado do sofrimento encontra-se a cultura do continente africano e sua fauna e flora.
    Algumas pessoas até falam que os negros eram tratados como animais mas a pior coisa é que isso é pura verdade como diz na reportagem:
    "alguns zoológicos europeus exibiam negros e indígenas em jaulas para lutarem com os inimigos.
    Ou seja como se fossem bichos.Uma fato marcante é a resistência da escravidão os negros dançavam a capoeira resistência,um modo de lutarem contra a escravidão.
    O racismo evidentemente trouxe muitos malefícios para a vida do negro.O racismo tem que acabar pois "SER DIFERENTE É NORMAL NÃO IMPORTA SUA RAÇA,SUA ESCOLHA SEXUAL,ATÉ MESMO A RELIGIÃO TODOS NÒS SOMOS DIFERENTES TEMOS QUE COMEÇAR A VIVER COMO UMA SOCIEDADE
    Gustavo Salvini -801

    ResponderExcluir
  13. A postagem traz uma "novidade" sobre a África, enfatiza-se os conhecimentos que os africanos têm sobre metalurgia, ourivesaria, agricultura e entre outras áreas, ou seja eles utilizavam a inteligência, eles não só sabem tocar tambor, cozinhar e bater palma.
    Depois da lei 10.639 as escolas são obrigadas a ensinar sobre africanos, porém isso está acontecendo com a nova geração, a maioria dos adultos de hoje em dia ainda tem a ideia que na África as pessoas não usam a inteligência.
    Sem os povos africanos diversos traços, costumes, pratos de comida, danças e musicas não existiriam hoje, não só no Brasil mas como muitos outros países. A imagem que a maioria das pessoas tem da África hoje em dia é: que é um PAÍS( é mais do que óbvio que é um continente) onde tem pessoas, peladas, que não fazem absolutamente nada e que montam em girafas.
    A lei 10.639 deveria se aplicar ao estudo dos povos, porque com os costumes indígenas de respeitar a natureza, de não consumir em excesso não estaríamos sofrendo de falta d'água, com camadas de gás carbônico na atmosfera.

    Davi Vieira 702

    ResponderExcluir
  14. essa reportagem nos mostra as qualidades dos povos africanos, que os Europeus, por terem armas de fogo, conseguiram roubar e ocultar do resto do planeta.
    E é nessa horas que eu penso, e se o negro tivesse uma arma de fogo naquela época? Será que hoje esse preconceito iria continuar?
    Muito provavelmente não, pois essa foi uma ideia imposta sobre nos lá no inicio da colonização, por um especie de 'inveja' dos europeus.
    em resumo, a culpa de sermos racistas foi imposta pelos nossos amigos portugas

    ResponderExcluir
  15. É triste saber que há bem pouco tempo a cultura africana não era estudada em sala de aula como nos dias de hoje. Com a lei 10.639/03 essa história começou a mudar, corrigindo uma falha do nosso passado. Não há forma melhor de conhecermos as origens do nosso povo, do que estudando a África. Ela não só deu origem a grande parte da população brasileira, como a de muitos outros países.
    Porém, apesar da lei e do esforço de muitos, ainda há muitos problemas para serem resolvidos, muitas atitudes para serem mudadas. Como vimos na reportagem, o povo africano era e ainda é visto como um ser inferior, de menor capacidade.
    Muitos costumes como a culinária, a dança e o modo de viver, que foram de grande importância na cultura e formação do povo brasileiro, estão sendo esquecidos e desvalorizados cada vez mais. Precisamos ter esperança que com a prática desta lei, iniciada na escola, o povo brasileiro comece a dar valor a sua origem, independentemente de onde ela é e o que foi no passado.

    Mariana Beatriz - 702

    ResponderExcluir
  16. Esse texto é muito interessante, pois pude conhecer melhor o outro lado da história do continente africano e seus povos. Ele denuncia a ausência nas escolas do estudo da diversidade das riquezas culturais da sociedade africana.
    A falta de consideração nas escolas em outras áreas de conhecimento da cultura negra, como matemática, língua, metalurgia, mineração, e outros aumentou o preconceito racial fazendo-nos pensar que os negros eram inferiores aos brancos, como era defendido pelos povos europeus.
    Como a nossa sociedade não mudou de atitudes em relação a essa injustiça social foi necessário a criação da Lei 10.639, obrigando as escolas a ensinarem história, cultura africana e afro-brasileiras. Antes só dávamos valor a outras culturas, no caso era Egito, Grécia e Roma. Isso mudou nas escolas, para o bem de nossa sociedade.

    Davi Amaral Pereira-702

    ResponderExcluir
  17. Essa postagem mostra claramente que maravilha que a África era antes da chegada dos outros povos. Haviam universidades, escolas, livros, as pessoas tinham acesso a aprendizagem e utilizavam a inteligência, talvez até mais do que os povos brancos.
    Com a lei 10.639, as crianças aprendem sobre a África e os povos que à habitavam. Infelizmente essa lei é recente, foi aprovada em 2003. As pessoas que não tiveram acesso a essas informações no período escolar raramente vão pensar que a África era o que era, desenvolvida. Muitas dessas pessoas pensam coisas que não tem a ver com a realidade, como que os negros andam pelados, morrem de doenças e não tem conhecimento algum. Na maioria das vezes, essas pessoas são racistas, pensam que os africanos são inferiores a eles.
    Se não fosse pelos africanos, nós não seriamos nada que somos hoje, pois eles trouxeram a nossa cultura muitas comidas, danças, músicas, costumes e jeitos de ser e pensar. Deveríamos ser gratos a eles por terem feito de nós o que somos hoje em dia.

    Maria Clara R. Da Gama 702

    ResponderExcluir
  18. África, um continente pobre, um continente sem valor, com miséria, com fome, com doenças, se esperança. Isso é o que muitos dizem, ão? mas será que é isso mesmo? Será que a África só tem isso ou tem muito mais? A maioria das pessoas pensam assim, porque dizem antes de pensar.
    Achei muito legal e interessante na postagem ter citado a lei 10.639 porque essa lei foi a melhor coisa que poderiam ter criado pois além de nos mostrar a importância, a história da África, vai nos ensinar, nos explicar melhor, esse lado, o lado certo da história.
    As escolas fazem muito bem de ensinar, de se voltar a esse assunto tão importante para nós porque só dessa forma tomaremos conhecimento das riquezas que existem na África.

    Olivia Macedo- 702

    ResponderExcluir
  19. Muitos acham que África é um continente pobre e somente de pessoas"pretas", o que despreza todas as pessoas que lá vivem, mas nem todos sabem que basicamente essas pessoas "pretas" são tão importantes quanto as brancas, elas não são mais burras ou mais espertas, elas não são menos ou mais eficientes do que os brancos, todos nós somos iguais, independente da cor da pessoa ou do país em que ela nasceu.
    Muitas veses paro para pensar e para comentar sobre essas pessoas que sofrem com o preconceito, uma "doença" que tem cura, é somente questão de tempo, ao longo dos anos esse preconceito pode aumentar ou diminuir, e o nosso governo quer fazer com que ele acabe, com que as gerações futuras possam não sofrer mais dessa "doença" , ele quer que esse preconceito acabe de vez, pois não há sentido em descriminar uma pessoa por causa da sua cor, você precisa conhese-la primeiro antes de dar alguma opinião sobre ela, e não sair julgando sem saber o que ela é realmente.
    Achei que esse texto deveria ser lido por todo preconceituoso que, no Brasil e no mundo, criticam uma pessoa por causa de sua pele, ou por causa do país em que nasceu, isso é um preconceito injusto que deve ser repensado por cada preconceituoso que existe.
    Anna Carolina Maia - 701
    Ativo

    ResponderExcluir
  20. Nessa reportagem eles falam a verdade sobre os negros e a importância deles na nossa vida e que para sabermos disso eles criaram a lei número 10.639.
    A reportagem fala de algo que pode ser novidade para algumas pessoas, ela fala que antes da chegada dos portugueses, os negros já dominavam a agricultura, metalurgia, mineração etc, mas ai eu me pergunto, se os negros são tão burros, como eles á sabiam todas essas coisas? A verdade é que o burro é quem acha que ser negro significa ter um cérebro pequeno, ser pobre e analfabeto.O preconceito é algo existente mas que não tem nenhum fim, ou seja,não tem necessidade de sua existência.
    Acho que o ato de eles terem criado a lei numero 10.639 foi uma coisa muito boa porque isso vai abrir os olhos de muitas pessoa e fazer com que elas entendam que se você foi preconceituoso com o negro você estará sendo preconceituoso com uma parte sua.
    A África é nossa cultura e faz parte da nossa vida, querendo ou não e você não pode fugir disso.

    Luisa Heinle Kuhner 702

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o esclarecimento do texto sobre a lei 10.639.É preciso aumentar o estudo sobre a África e seu povo que tanto contribuiu para a formação do Brasil.Além de nossa forma física, devido à mistura de raças, também temos a cultura e a língua africana que faz parte de nosso País.
    Ao estudar sobre a África conheci aspectos que nunca tinha percebido, isso ficou claro no Festival de Cultura de nossa escola.Os trabalhos elaborados durante o ano e o show que conseguimos realizar mostraram isso.
    Notamos que o continente Africano tem muito a contribuir, seu povo tem uma história e um passado de glória e não só de produtos de escravos.

    Julia Pereira Vicente - 702

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o esclarecimento do texto sobre a lei 10.639.É preciso aumentar o estudo sobre a África e seu povo que tanto contribuiu para a formação do Brasil.Além de nossa forma física, devido à mistura de raças, também temos a cultura e a língua africana que faz parte de nosso País.
    Ao estudar sobre a África conheci aspectos que nunca tinha percebido, isso ficou claro no Festival de Cultura de nossa escola.Os trabalhos elaborados durante o ano e o show que conseguimos realizar mostraram isso.
    Notamos que o continente Africano tem muito a contribuir, seu povo tem uma história e um passado de glória e não só de produto de escravos.

    Julia Pereira Vicente - 702

    ResponderExcluir
  23. A África é muito mais do que escravos, subalternos e pessoas sem cultura.O mundo da matemática, astronomia, artes são o que são hoje por causa da África, e não sabemos.
    Como diz o texto, todos temos um pouco de África, mas possuímos a visão errada sobre isso. Claro que a miséria, fome, pobreza não desapareceu, mas a cultura tem que é tão maravilhosa e complexa.Todos os estudantes deveriam estudar sobre este continente.Livros,cidades, reinos e ritmos, histórias,lendas e mitos. Diversas e variadas, mas ainda há as formações sociais e as ciências que foram apagados da evolução humana por causa do racismo e do preconceito, que força à nós a acreditar que os povos africanos não possuem conhecimentos avançados.
    Como meu professor diz, sua escola não mencionava que o Egito ficava na África, isso é algo inaceitável. Separar esses povos, que vivem no mesmo no lugar, a mesma nacionalidade, e se evoluíram de acordo com suas necessidades.
    Enfim, acho que é ótimo as escolas ensinarem a cultura africana, que vive no nosso dia-a-dia e que é tão importante para a nossa formação intelectual.

    Alessandra,701

    ResponderExcluir
  24. A África é muito mais do que escravos, subalternos e pessoas sem cultura.O mundo da matemática, astronomia, artes são o que são hoje por causa da África, e não sabemos.
    Como diz o texto, todos temos um pouco de África, mas possuímos a visão errada sobre isso. Claro que a miséria, fome, pobreza não desapareceu, mas a cultura tem que é tão maravilhosa e complexa.Todos os estudantes deveriam estudar sobre este continente.Livros,cidades, reinos e ritmos, histórias,lendas e mitos. Diversas e variadas, mas ainda há as formações sociais e as ciências que foram apagados da evolução humana por causa do racismo e do preconceito, que força à nós a acreditar que os povos africanos não possuem conhecimentos avançados.
    Como meu professor diz, sua escola não mencionava que o Egito ficava na África, isso é algo inaceitável. Separar esses povos, que vivem no mesmo no lugar, a mesma nacionalidade, e se evoluíram de acordo com suas necessidades.
    Enfim, acho que é ótimo as escolas ensinarem a cultura africana, que vive no nosso dia-a-dia e que é tão importante para a nossa formação intelectual.

    Alessandra,701

    ResponderExcluir