sábado, 9 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - Aplicativo sob a mira da polícia

Ferramenta que é febre na rede por manter postagens no anonimato é alvo de investigação

CHRISTINA NASCIMENTO


Rio - A Polícia Civil do Rio está investigando denúncias de difamação postadas por meio do aplicativo Secret, que significa secreto, em inglês. As ocorrências estão concentradas na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e, ontem, várias pessoas estiveram no local para registrar queixas. A ferramenta já é considerada uma febre, principalmente entre adolescentes. Através de um programa baixado no celular e no tablet, é possível escrever mensagens e colocar fotos, sem que a autoria seja identificada. 
O problema é que a condição de anonimato abre brechas para que calúnias, injúrias e até outros crimes, como apologia ao tráfico de drogas, racismo, pedofilia e homofobia sejam livremente divulgadas sem que os responsáveis possam ser identificados e punidos.

Em São Paulo, um jovem que teve uma foto em que aparece nu divulgada, com mensagens que diziam que ele era portador de HIV e que fazia orgias, está movendo uma ação contra o Google e o Apple, já que o aplicativo, que é gratuito, está disponível nas lojas virtuais das duas empresas. A advogada dele, Gisele Arantes, disse que, além do seu cliente, outra três pessoas devem ser citadas no processo, por se sentirem lesadas. “Vamos entrar com ação para que o Secret seja retirado das lojas e atuar junto às operadoras de telefonia para que haja o bloqueio do acesso ao aplicativo no país. A segunda etapa do trabalho busca identificar os autores das postagens”, explicou a advogada.

O Google afirmou, por nota, que “qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo se julgar que o mesmo viola os termos de uso e políticas da Google Play ou a lei brasileira. O Google analisará a denúncia e poderá remover o aplicativo, se detectar alguma violação”. O Apple não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem até o fechamento desta edição.

Briga pode inaugurar Marco Civil 


A briga judicial envolvendo o Secret pode se tornar o primeiro caso a ser examinado após o Marco Civil da Internet entrar em vigor. Entre os pontos que podem ser considerados estão o fato de o manual de acesso ao aplicativo ser em inglês e a condição de anonimato do autor da mensagem, o que fere o inciso 4º, do artigo 5º, da Constituição Federal: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. 
Nas escolas e faculdades do Rio, o aplicativo já vem provocando constrangimentos entre os estudantes, a ponto de uma professora de um curso de inglês, na Zona Norte, decidir entrar em contato com os pais dos alunos, que têm entre 14 e 16 anos. “Já há algumas semanas, percebi que eles estavam falando sobre o Secret. Na quinta-feira, ouvi uma aluna falando com outra que postaram no aplicativo que ela fedia. Então, entrei para ver o que era. Vi pessoas, por exemplo, chamando para assistir a brigas numa escola”, contou ela, que preferiu não se identificar. 
O advogado Bruno Melaragno chamou atenção para o fato de os pais terem que, na Justiça, pagar indenização, caso os filhos, menores, sejam alvo de processos por causa de suas mensagens no Secret. O adolescente também poderá responder por ato infracional. Ele explicou, ainda, que as postagens que geram crimes contra a honra têm como agravante o fato de serem disseminadas em um ambiente social amplo, como a internet, em que o acesso é universal.

2 comentários:

  1. Os conflitos das redes sociais
    Essa questão das redes sociais sempre foi muito delicada, postagens de fotos e comentários algumas vezes sempre ofendiam alguém. Agora, com o lançamento da ferramenta "secret", as ofensas e os crimes aumentaram drasticamente.
    O fato desse aplicativo poder publicar fotos e frases em anonimato fizeram as pessoas postarem coisas que violavam o direito de imagem de outras, dando início a várias queixas e outros conflitos, esse aplicativo gerou uma serie de discussões, causando depressão e raiva aos usuários da ferramenta, principalmente aos adolescentes.
    Esse tipo de coisa é inadmissível, por isso o "secret" deve ser levado à justiça para ser fechado, e as queixas devem sim acontecer, pois quem explora as outras pessoas esta erradíssimo. A cada ano que se passa a tecnologia aumenta, e os conflitos também.

    Rafael Negreiros 901

    ResponderExcluir
  2. O aplicativo secret foi polemico, nele estavam postando segredos de outras pessoas, crimes, fotos de pessoas peladas, explanando a privacidade das pessoas. Esse app causou muitas confusões nas escolas e nas famílias.
    Não me identifiquei muito com esse app, pois explanar a privacidade das pessoas e algo ilegal, alem de que muitas pessoas fofoqueiras explanavam mentiras, gostei quando o app foi tirado do ar.

    ResponderExcluir