sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - Após ato de racismo, enteado do goleiro Aranha diz ter orgulho de pai negro

O goleiro Aranha, do Santos, foi vítima de insultos racistas de torcedores do Grêmio, na vitória dos santistas por 2 a 0, durante a partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quinta-feira. O enteado do jogador, Bernardo, de 13 anos, a quem sempre tratou como filho, usou as redes sociais para se manifestar e dizer que tinha “orgulho de ter um pai negro”



“Já cansei disso, que palhaçada! #somostodosmacacos Até quando isso não vai acabar? Eu tenho orgulho de ter um pai negro!”, escreveu o garoto, ao publicar uma foto com Aranha.
Bernardo tem uma irmã gêmea, Vitória, e ainda tem mais um irmão, Gabriel, de 16 anos. Os três são frutos de outro relacionamento da mulher do goleiro, Juliana Costa. Mas Bernardo sempre fez questão de dizer que se considera filho do jogador. Tanto que adotou o apelido Aranha Jr.. O menino ainda sonha em seguir a mesma profissão que o pai.
A mulher do jogador também se manifestou nas redes sociais e disse que tinha orgulho de ser casada com um homem negro.
"Muito orgulho do meu marido negro #somostodosmacacos!!!", escreveu a esposa do arqueiro, que lançou as hastags #fechadocomoaranha e #aranhatocomvoce.
Aranha também recebeu apoio de jogadores e ex-jogadores pelas redes sociais.
“Será que essa qualquer aí, que NÃO representa milhares de torcedores de uma nação, receberá punição pelo ato racista? Tomara que sim. VERGONHA! Fica meu desabafo!”, escreveu o atacante Alan Kardec, do São Paulo, sobre a imagem reproduzida pelo canal "ESPN Brasil", de uma gremista gritando a palvra macaco para Aranha.




O Santos publicou um manifesto no site oficial para dar total apoio ao goleiro Aranha e repudiando qualquer ato racista. O clube chamou o ato de "inadmissível" e avisou que "adotará as medidas cabíveis" e espera "que esse seja o último caso em que o futebol e a competição saudável percam espaço para um acontecimento desprezível".
Veja o manifesto na íntegra:
"Apesar do Clube acreditar que trata-se de fato isolado, que destoa da postura do respeitado adversário e sua torcida, considera impossível ignorar a manifestação de parte daqueles que estavam na arena e proferiram gestos e palavras ofensivos dirigidos ao cidadão Mário Lúcio Duarte Costa, casado e pai de quatro filhos.
Para esse escudo, o ato representa a ignorância de uma minoria da sociedade, mas por reconhecer o seu compromisso social em colaborar para a inibição de qualquer ato de preconceito, defendendo a sua cultura e a posição de seus torcedores, simpatizantes e ídolos, o Peixe resgata, no dia de hoje, a campanha #RacismoNão. A mesma foi criada há menos de um ano, após situação semelhante que vitimou mais um grande ídolo do alvinegro praiano, o volante Arouca.
“Não tenho outra palavra a dizer, que não seja decepção. Estamos caminhando por um País melhor e vimos muitas manifestações em busca de melhorias nos últimos tempos. Mas atitudes como a de hoje (28 de agosto de 2014, na partida entre Santos FC e Grêmio, em Porto Alegre), mostram que precisamos melhorar como seres humanos.
Caráter é tudo! Se não há homens de bem e pessoas de caráter, há uma contaminação na política, no trabalho, nos eventos e, claro, na vida. É preciso inibir esse tipo de ato, pois se não o fizermos, estamos, de certa maneira, concordando com isso.
Hoje, a vítima fui eu. No entanto, isso já ocorreu com várias outras pessoas e continuará acontecendo se não inibirmos esse tipo de ação. Agora, o mais importante é a consciência daqueles que estão próximos dessas pessoas a convencê-las de que este não é o caminho”, Aranha.
O Clube adotará as medidas cabíveis e espera, tal qual seu atleta Aranha, que esse seja o último caso em que o futebol e a competição saudável percam espaço para um acontecimento desprezível.
Hoje saímos vitoriosos dentro das quatro linhas; mas com ainda mais raça para melhorar o que acontece “fora” delas.

#MuitoAlémdoFutebol #RacismoNão".


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/apos-ato-de-racismo-enteado-do-goleiro-aranha-diz-ter-orgulho-do-pai-negro-13764720.html#ixzz3Bp4ODOwC

18 comentários:

  1. Primeiramente, queria deixar bem claro que cor não é identidade. Na minha opinião, é muita tolice você julgar, ou até mesmo não gostar de alguém pela sua cor. Esse comentário do Bernardo, enteado do jogador, foi excelente; até porque quando amamos uma pessoa, não olhamos como ela é por fora, e sim o que essa tem em seu coração, como é o seu caráter. O racismo é um assunto que vem acontecendo com muita frequência. Por que?! Porque tudo que sabemos é julgar, nada mais. Porém não devemos ser assim... Devemos amar a todos igualmente, sem pensarmos se um é negro ou não. Imagina se Deus, o nosso Pai, fosse nos julgar pela aparência... Obviamente nem todos iriam para o céu. Paremos com essa futilidade de olhar pra uma pessoa e logo critica-la! Isso não acrescentará nada em nossas vidas; mas sim, machucará o próximo. Chega de racismo, somos todos iguais. Insisto em repetir: cor não é identidade! Cor não diz quem realmente somos!


    Jade - 701

    ResponderExcluir
  2. Será que teremos que aguentar isso até quando ? Episódios como esses estão acorrendo cada vez com mais frequência, e em lugares que são feitos para o lazer. O que leva um ser humano julgar o outro pelo simples fato de ele ter uma cor diferente ?
    Hoje em dia a sociedade está cada vez mais medíocre e só estão pensando em dinheiro. Está faltando respeito a essas pessoas que acham que podem subir na vida pisando nas outras.
    Talvez tenha sido calor do momento, por ser um jogo de futebol. Mas nada justifica aquela horrível atitude.
    O que terá que acontecer para tomarmos providencias

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente não consigo entender o que passa na cabeça de uma pessoa como essas e o que a leva a tomar essa atitude. O pior mesmo é saber que essa torcedora representa milhares de pessoas que pensam da mesma forma, por uma falta de conhecimento e respeito.
    Embora eu não concorde com a campanha #somostodosmacacos, pois acredito que todos nós somos humanos e não animais, acho que depois de tudo que o país passou e todas as lutas por igualdade ocorridas no Brasil, atos como esse representam uma grande vergonha. Muitas pessoas ainda não tiveram a capacidade de se conscientizar e respeitar um negro da mesma forma que respeita um branco, além do mais ,escravos trazidos da África na época da colonização, construíram grande parte da cultura brasileira e todos nós brasileiros estamos recheados de África.
    A palavra "preconceito" já diz muita coisa. Ela significa: conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. Então,essa falta de entendimento da própria história e da própria cultura, gera atos desprezíveis como esses. Apesar da grande maioria das pessoas negarem o preconceito racial, muitas na verdade têm, até porque isso é uma praga que contamina essa sociedade já fazem séculos, ainda bem que alguns tentam encontrar o tratamento para essa doença.
    Eu acho que as novas gerações precisam crescer com outra mentalidade, as escolas devem oferecê-las todo o conhecimento não somente da história desse povo, mas também de como serem boas pessoas na vida, com um caráter que vão poder passar para seu futuros filhos.
    Os negros não agüentam mais sofrer por coisas inexplicáveis como essa e ninguém merece ser tratado dessa forma, com pura desigualdade, pela cor de sua pele. O tipo de pessoa que tem a capacidade fazer coisas absurdas assim, necessita de uma lavagem cerebral urgente para que tenha amor ao próximo independentemente da cor da sua pele.
    #RacismoNão

    ResponderExcluir
  4. Extremamente ridículo esta atitude por um simples jogo de futebol, ninguém deve julgar a ninguém pela cor de sua pele, e sim pelo o que ela é por dentro, o enteado do jogador fez um ótimo comentário a respeito de seu padrasto, pois a cor da pele não define a pessoa, para mim macaco é quem é racista e não tem inteligencia o suficiente pra saber que somos todo iguais por dentro e cor não define ninguém.
    O racismo hoje no Brasil infelizmente ocorre diversas vezes, e as pessoas que sofrem com isso já não aguentam mais, e já estão cansadas de ouvir as mesmas babaquices, mas essas pessoas racistas tem que ser tratadas de forma intimidadora e de forma que elas tenham medo, assim respeitando os outros de forma devidamente correta, mas eu creio que de forma adequada o Brasil pode mudar pra melhor nesse assunto!
    Lorenzo Vieira - 701

    ResponderExcluir
  5. Como assim? Não éramos todos macacos? Não estávamos todos contra os atos racistas?
    Pois é, o negro hoje em dia não recebe o mesmo respeito de uma pessoa branca, e muitas das vezes não é nem vista como um ser humano, e por isso as outras pessoas acham que são superiores, e pior, ainda acham que estão certas ao insinuar o negro como um animal irracional na frente de milhões de pessoas, no meio de um jogo de futebol.
    De uma coisa eu tenho certeza, certeza de que a cor de uma pessoa não mostra nada, por isso devemos todos ter direitos iguais, independente das nossas diferenças, se somos brancos, pardos, negros ou mulatos, devemos ter as mesmas chances, devemos receber os mesmos olhares e além de tudo ser considerados como pessoas iguais.
    O ato de ridicularizar os negros só vem crescendo com o passar do tempo, porém as pessoas que cometem esses atos racistas passam a ideia de que o negro só é mais um pedaço de lixo que apareceu no mundo.
    Se eles estão errados ao pensar nisso? Estão sim, pois os únicos lixos que existem no mundo, são os xingamentos que saem das bocas de um ser que não podem ser considerados humanos.

    Luisa de Sousa Gouveia - 701

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente quero dizer que é vergonhosa, preconceituosa, e sem respeito total uma atitude dessas! É terrivelmente esdrúxulo uma pessoa fazer isso, porque todos somos da mesma raça, somos uma raça, temos os mesmos órgãos e uma pessoa ter uma atitude de preconceito pela cor da pessoa é extremamente horrível, porque simplesmente é a mesma coisa que você criticar uma pessoa porque ela tem uma cor de cabelo diferente da sua! Isso é esdrúxulo, por dentro somos feitos iguais e da mesma forma, a única coisa que muda é a aparência por fora da pessoa.
    Então eu acho isso um absurdo, uma pessoa não pode fazer isso! E pra não fazer, quando as pessoas fizerem isso , elas tem que ser punidas com muito rigor. Porque assim as pessoas viram que não se deve fazer isso.
    #RacismoNão

    Miguel Piersanti - 701

    ResponderExcluir
  7. Pensam q eles são apenas seres q vieram para trabalhar para nós, isso é falta de conhecimento ignorancia racial, dizer q somos todos macacos podemos concordar, pq é um modo de falar q somos iguais. Somos feitos apartir de uma união entre culturas, ser brasileiro n é ser único é ser divercificado, devemos passar a nossa geração uma visão do mundo de forma diferente, que eles possam entender que todos são iguais n precisa de foto nem nada apenas, para q apenas olhem nos olhos do outro vejam a felicidade, e n que tratem essa com tanta ignorancia, e que a verdade caminhe pelos olhares de quem conhece.

    de: João Breno Miranda Marins, 801

    ResponderExcluir
  8. É do conhecimento geral que demonstrações de racismo devem ser exterminadas da nossa vida. Porém sabemos que nem todos admitem ou são capazes de reconhecer a atitude horrível que tiveram. Poucos realmente tem a responsabilidade de assumir que são racistas e que cometem atos, ás vezes até sem perceber, de racismo.
    Muitas pessoas são racistas, mas não reconhecem que são, pois os atos de racismo já estão incorporados no seu dia a dia e se tornando cada vez mais naturais.
    O racismo muito se parece com uma doença, é contagioso. Quanto mais é praticado, mais as pessoas acham normal. Se você não se considera racista, não há nada que nós podemos fazer, pois como vamos acabar com algo, que de acordo com a maior parte da sociedade, não é praticado ou não existe?
    Mas a pergunta que não quer calar, você se considera uma pessoa racista? Se quisermos realmente mudar a situação do Brasil neste assunto é essa a grande pergunta que devemos nos fazer.
    Mariana Beatriz - 702.

    ResponderExcluir

  9. #RacismoNão

    O acontecimento relatado na postagem acima é inadmissível , fico chocada ao ver que tais atitudes estão presentes em nossa sociedade , pois para mim isso não poderia acontecer, muito menos em locais de grande circulação publica, como um estádio de futebol . A pessoa que ofendeu assim o goleiro do santos de tal maneira devia sentir muita vergonha e se retratar imediatamente com ele, isso no mínimo, uma vez que racismo em nosso pais e um crime inafiançável!
    Falo com muita vergonha que todos estamos vivendo em um mundo em que a maioria esta cega , não estamos conseguindo ver o que esta acontecendo ao nosso redor temos que prestar atenção no que vem acontecendo ao nosso redor e procurar uma solução . Temos que resolver o problema do racismo da discriminação ,preconceito e também da desigualdade .
    Fico imaginando como seria o mundo com todos esses problemas resolvidos e só vejo um mundo maravilhoso com todos os seres vivendo em harmonia
    #RacismoNão .



    Victória Leite Rangel -702


    ResponderExcluir
  10. Acho que não importa a cor da pessoa e sim sua personalidade!
    Antes de fazer brincadeiras com uma pessoa por causa de sua cor pergunte-se: será que vai ser legal eu fazer isso com ela? Mas eu te respondo: Não. Não vai ser lagal pois todos sabemos que personalidade não tem nada a ver com a cor da pessoa, não é porque a pessoa é preta que ela não presta, e não é porque uma pessoa é branca que ela presta.
    O fato do menino declarar nas redes sociais que tem orgulho de ter um pai negro é lindo, pois mais do que ele já sabe, não importa as cores das pessoas, e sim o modo que elas agem, não faz sentido você defender os brancos sendo que muitos são ladrões e criticar um negro que trabalha honestamente para ganhar o seu dinheiro. E por falar nisso, qual é o problema de uma pessoa negra participar de um time de futebol? Nenhum, isso é um preconceito estúpido ( desculpe o termo mas não existe termo mais fraco para descrever o que eu acho sobre pessoas que tem preconceito ) que te que ser finalizado de uma vez por todas. Viver em uma sociedade preconceiuosa é como viver em uma sociedade não civilizada com as características físicas das pessoas, não é porque ele é negro que ele não presta, ele presta assim como um branco, todos tem duas pernas, dois braços e uma cabeça, nenhum tem "valorizações" específicas por causa de sua cor.
    Se todos fossem civilizadamente contra o preconceito, seriamos uma sociedade mais feliz ( acredito eu ) uns com os outros. O preconceito não é necessario e precisamos evitar. Abaixo o preconceito!
    Anna Carolina Maia - 701
    Ativo

    ResponderExcluir
  11. Que eu saiba, nenhuma vez na história pode-se dizer que você conheceu uma pessoa porque sabia qual era cor da pele dela, só se você tivesse enganado, aí sim.
    Nossa cor não diz o amor que temos pelos outros, não diz o quanto nos esforçamos, e não diz o quanto trabalhamos para ter a vida que temos.
    Não é a nossa cor que importa, e sim as afinidades da pessoa, o jeito de como ela age, como ela trata os outros, como ela ajuda e como respeita. Na minha opinião não devemos nem lembrar de perceber a cor da pessoa quando as vemos. O racismo, se não for combatido com vontade, vai se espalhar como Ebola, e se matasse não existiria mais pessoas.

    Davi Vieira 702

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que as pessoas olham muito para os outros, o que é até bom mas será que esse olhar pode prejudicar tanto ao ponto de levar à cadeia? É o que todos vemos por aí.
    Racismo para mim é um dos assuntos que mais me comovem. A questão é, por que um branco que é racista pode cometer esse ato com um negro sendo que o negro não pode? Por isso eu falo que racismo é nome de branco, porque o que eu entendo é como se só o branco pudesse julgar o negro por ele ser de uma raça diferente. Não estou dizendo que racismo é coisa certa porque não é. Afinal somos todos iguais, temos dois olhos, dois braços, duas pernas , um nariz, uma boca e um coração.
    O que fizeram com o goleiro Aranha, é o que muitos fazem com outros mas o que eu mais gostei de ler nessa postagem, foi o orgulho dos parentes de terem um homem negro na família.
    Isso todos deveríamos ter, ter orgulho, orgulho de sermos como e quem nós somos, orgulho, ter orgulho!

    Olivia Macedo- 702

    ResponderExcluir
  13. Não devemos julgar alguém pelo que ela é por fora, até porque por fora só muda a cor, e o que isso diz sobre a personalidade da pessoa? Absolutamente nada, não é porque a pessoa é negra ou pobre que é ladrão ou tem algo de ruim. Concordo com o filho do Aranha quando ele diz que tem orgulho de ter um pai negro, além disso, todos nós deveríamos ter orgulho deles, que batalharam e praticamente sozinhos construíram esse pais a base de chicotadas e varias outras maldades.
    E todos que presenciassem as cenas do preconceito não deviam deixar barato, mas sim, cada um denunciar o individuo que ofendeu alguém pela sua cor. Pessoas que fazem o preconceito ou que espalham o mesmo são estupidas e ignorantes, pois não conhecem a pessoa mas mesmo assim ofendem a mesma.

    #RacismoNão

    Victor Melo Ismério-702

    ResponderExcluir
  14. Tenho certeza absoluta que o que fizeram com o goleiro Aranha dos Santos foi racismo, um desrespeito com ele, e mais um ato vergonhoso para o nosso país. Mas a par de tudo que ocorreu, sua família tem muito orgulho e respeito por ele.
    Concordo com o enteado do Aranha, que a campanha #somostodosmacacos é uma palhaçada, que só serve para deixar o negro numa posição inferior na sociedade.
    Deveria existir mais ações para protestar contra o racismo, como exemplo, a campanha #RacismoNão. Só assim espero ver uma melhoria na sociedade.
    Com tudo isso, concluo que o racista é ignorante, alguém que não conhece a beleza da raça negra.

    Davi Amaral Pereira-702

    ResponderExcluir
  15. Realmente as atitudes racistas durante uma partida de futebol estão ficando cada vez mais frequentes, os apelidos dados aos jogadores negros são para ofendê-los até mesmo por um jogo de futebol onde as pessoas deveriam se conscientizar que é apenas uma diversão e que não há necessidade disso, atos racistas não vão fazer seu time melhorar. Se essa situação se tornar mais frequente, não vai ser possível nem praticar um esporte sem gerar discussões. Só acho que nós poderíamos mudar essa sociedade preconceituosa, poderíamos mudar o mundo, poderíamos fazer a diferença, poderíamos dizer NÃO ao racismo.

    Lara Gomes Faria - 701

    ResponderExcluir
  16. Eu sinceramente acho que esse enteado do aranha tem a mente que todos os seres do mundo tem que ter sobre os outros, não se julga um livro pela capa, nesse caso, pela cor.
    Todos deveríamos respeitar a todos, porque, independente da aparência, somos todos seres humanos, com a mesma origem, mas por um ato do passado( a colonização africana pelos europeus) nos vemos os seres com certas características físicas diferentes como inferiores, e esse pensamento de Aranha Jr. deveria ser o pensamento de todos os seres do planeta
    Artur Lopes- 701

    ResponderExcluir
  17. O Futebol é um dos esportes mais democráticos do mundo. Atualmente o esporte se tornou violento e preconceituoso.Violento porque as torcidas organizadas usam da violência contra os times adversários ,e preconceituosa contras os de cor negra.
    O primeiro time a ter um negro no seu plantel foi o vasco da gama . O maior jogador de todos os tempos é o Pelé . Sua cor negra era motivo de todos falarem pois naquela época era algo diferente ter um jogador de pele escura.
    É lamentável o que aconteceu em uma partida de futebol onde o Goleiro Aranha foi chamado de Macaco. Essa atitude é inadmissível em pleno século XXI.
    Pessoas que pensam dessa forma merece o nosso repudio e a aplicação da lei onde diz que preconceito é crime…
    #RacismoNão .
    Maria Antônia Rodrigues-702

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com a decisão de excluir o Grêmio.
    Acredito que através da mídia forte que é a televisão, os preconceitos, racismos, bullying e machismo podem diminuir, pois acredito que as pessoas ficarão com medo de manifestar erroneamente esses pensamentos.
    Eu acho que isso ainda continua acontecendo porque a presidência e o governo não tomam providências rígidas, então para os torcedores não faz tanta diferença ficar sem assistir alguns jogos, e quase sempre essa é a decisão tomada, acho que eles deviam se importar mais com os atos de racismo no futebol, até porque por eles não tomarem tantas atitudes isso vem cada vez aumentando.

    Jullya Beckman / 701

    ResponderExcluir