sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - Pesquisa põe Brasil em topo de ranking de violência contra professores



Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil




Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas.

Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%.
Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.
O tema da violência em sala de aula foi destacado por internautas ouvidos pela BBC Brasil como um assunto que deveria receber mais atenção por parte dos candidatos presidenciais e vem gerando acirrados debates em posts que publicamos nos últimos dias nas nossas páginas de Clique Facebook, Clique Twitter eClique Google +.
"A escola hoje está mais aberta à sociedade. Os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos", disse à BBC Brasil Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE.
O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também revelou que apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.
O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.
Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.
A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.
A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE.

8 comentários:

  1. Rafael Negreiros / Turma 901:
    Essa notícia e imagem realmente consegue nos passar a verdade por traz do assunto, antes os professores tinham mais respeito, tanto dos alunos quanto dos pais, já hoje em dia a história é outra. Professores andam muitas vezes sendo insultados e acusados pelos seus alunos, até mesmo pelos pais dos alunos, por motivos ridículos e sem nexo, e no meio disso há muitos processos ocorrendo entre pais e professores. Na minha opinião isso deve acabar, deve haver mais respeito tanto da parte dos pais e alunos quanto dos professores, claro que há casos onde o aluno é a vítima, mas isso ocorre menos vezes. O professor é a profissão que gera os futuros trabalhadores e empregados! E deve ser mais respeitada e privilegiada, não só no Brasil mas no mundo! Vamos nós conscientizar disso gente!

    ResponderExcluir
  2. Rafael Negreiros / Turma 901:
    Essa notícia e imagem realmente consegue nos passar a verdade por traz do assunto, antes os professores tinham mais respeito, tanto dos alunos quanto dos pais, já hoje em dia a história é outra. Professores andam muitas vezes sendo insultados e acusados pelos seus alunos, até mesmo pelos pais dos alunos, por motivos ridículos e sem nexo, e no meio disso há muitos processos ocorrendo entre pais e professores. Na minha opinião isso deve acabar, deve haver mais respeito tanto da parte dos pais e alunos quanto dos professores, claro que há casos onde o aluno é a vítima, mas isso ocorre menos vezes. O professor é a profissão que gera os futuros trabalhadores e empregados! E deve ser mais respeitada e privilegiada, não só no Brasil mas no mundo! Vamos nós conscientizar disso gente!

    ResponderExcluir
  3. Um absurdo isso, as crianças de hoje em dia estão cada vez mais desvalorizando o trabalho dos professores, os quais deveriam ser muito respeitados e valorizados, pois sem professor não existiria nenhum trabalho ou profissão, pois eles que nos ensinam, dão dicas, querem sempre ajudar, ou seja, sem eles não seríamos absolutamente nada. Essas crianças que ameaçam e agridem, não tem noção nenhuma do qual os professores são importantes para a sociedade, se ao menos eles tivessem alguém que possa guia-los, como a os próprios pais, ou alguém para que possam ensina-los o bom caminho e a importância dos estudos para vida, alguém que possa tira-los do mundo da marginalidade e criminalidade. Espero que daqui em diante todos tomem a consciência do qual é a importância da figura do professor nas vidas dos alunos e saibam valoriza-los e respeita-los adequadamente.
    Renan de Queda Caçula- 901

    ResponderExcluir
  4. Essa charge mostra claramente como os valores sociais mudaram ao decorrer do tempo. A educação antes vinda de casa, está cabendo a responsabilidade do professor, pois os alunos cada vez mais estão trazendo problemas pessoais as salas de aula. Causando diversos casos de processos entre alunos (os pais) e professores, a ideia básica de respeito não existe mais na sociedade, acham porque possuem dinheiro não irão sofrer por seus erros e é isso que tem ocorrido atualmente. Eu sinceramente acho uma vergonha esse assunto de agressão ao professor, primeiramente porque não devemos agredir pessoas e sem professor não existe médicos, advogados, professores ou qualquer outra profissão, pois é necessário alguém para ensinar as técnicas do trabalho especifico que você escolherá no futuro, dar ajuda, as dicas, o carinho diferente do parental e os famosos "macetes". Sem eles seríamos nada, porque a função do professor é de nos preparar de uma forma diferente dos pais, para a vida. Especialmente hoje, pois a relação entre aluno e professor são mais abertas, porém como sempre não sabemos usar essa ‘’liberdade” de forma positiva. Essas crianças que tem realizado ações violentas não percebem o erro que estão fazendo, não possuem a noção da importância do cargo de professor para a formação de novos profissionais e da criação de uma nação crítica. Então, com toda essa polêmica espero que não só o Brasil mas, o mundo todo acorde e comece a valorizar a profissão que nos forma, os professores.
    Katelyn Ashley Nunes Nelson- 802

    ResponderExcluir
  5. A pesquisa nos mostra um fato que nos deixa muito envergonhados, pois o desrespeito aos professores vem aumentando cada vez mais e isso os deixa desmotivados e a carreira deles desvalorizadas, sendo que, as pessoas tiveram a sua formação e a sua profissão formadas pelo ensino dos professores, pois sem a sabedoria deles não teríamos tantas opções de trabalhos como nós temos hoje. A má educação dos alunos não vem só de escolas publicas mas também de escolas particulares, com alunos que tem condição de ter um bom estudos e não o valorizam. O desrespeito é social e está se tornando cultural. A charge ilustra bem a inversão de valores onde os pais que deveriam ser os primeiros a ensinar a valorizar e a respeitar os professores não os fazem. Criando assim uma nova ordem na sociedade onde os alunos não estudam e os pais vão reclamar de suas notas com os professores. Na minha opinião, para haver mudança o governo deveria agir para melhorar o ensino e valorizar mais a carreira dos professores, pois isso os ajudaria a conquistar o respeito na sociedade e poderia ainda, fazer campanhas para a valorização da educação.

    Maria Gabriela Naves- 701

    ResponderExcluir
  6. As crianças deveriam respeitar mais os professores, pois eles não estudaram e deram o melhor de si para isso. Graças aos professores, as crianças podem ter o aprendizado que tem hoje em dia. Na minha opinião isso é uma questão que deve ser discutida em casa, pois os pais devem ensinar as crianças a respeitar a autoridade dos professores desde pequenos. A charge demonstra um mundo em que as crianças não estudam e os pais vão reclamar com os professores por causa das consequências. As crianças devem aprender a valorizar o estudo e o ensino que tem, pois muitas outras crianças não tem essa oportunidade. Enquanto isso, quem pode, não valoriza.

    Mariana Vita - 702

    ResponderExcluir
  7. Não são apenas crianças que não respeitam os professores, isso que é assustador, além delas, vemos também os próprios pais e o estado, que dão um salário miserável para os professores de modo que alguns tem que ter um trabalho excessivo, desnecessariamente algumas vezes e são eles que fazem o futuro, são os exemplos, educadores fazem diferença em um país inteiro, sem eles muitos importantes hoje, não seriam nada.
    Professores sendo ameaçados em salas de aula, é no mínimo ridículo, eles são educadores mas na verdade educação vem de casa, professor nem um deveria ser ameaçado, é um ponto lamentável do Brasil. Será que teremos que reeducar os pais?
    Possivelmente estes números continuarão crescendo, e nada anda sendo feito a respeito, será que o ´´gigante`` vai ter que acordar de novo? tomara que sim, mas tomara também que ele não volte a dormir. Prefiro não comentar estilo Henrique.


    901 - André Cadinelli Ramos

    ResponderExcluir
  8. O trabalho do professor esta cada vez mais desrespeitosa na nossa sociedade, eles são culpados pelas notas de seus alunos, são questionados pelo modo que dão a sua aula, a matéria que e trabalhada em sala de aula e muitas outras coisas
    O professor antigamente era bem mais valorizado, e em minha opinião deve continuar sendo valorizado, pois sem o professor não somos nada, pois do professor que vem os médicos, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais, pois tudo vem do professor.

    ResponderExcluir