sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Te Contei, não ? - Professor baleado por aluno que não concordou com nota

“Professora, preste atenção, que comigo não são cinco tiros, são seis”.


por Camilla Costa na BBC

A frase foi dita por um aluno à professora Mariana*, em uma escola estadual em Sergipe, e faz referência ao trágico caso de um professor baleado em Aracaju no dia 12 de agosto.

Carlos Christian Gomes estava na escola em que leciona Biologia quando foi atingido por cinco tiros. Ele continua internado em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos.

“A gente quer pensar que é brincadeira, mas nunca se sabe”, conta Mariana. Por medo das consequências, a professora achou melhor não dar o nome do aluno à diretora da escola.

O suspeito de atirar contra Carlos Christian é um aluno de 17 anos, que teria ficado revoltado com uma nota baixa. O caso foi destacado por leitores da BBC Brasil em nossas páginas de Facebook, Google+ e Twitter como um símbolo da violência contra professores no País.

O tema da violência em sala de aula foi apontado por internautas, via redes sociais, como um dos assuntos que eles acreditam que deveria ter mais destaque na campanha eleitoral brasileira. E o assunto gerou inúmeras discussões em nossas páginas de Clique Facebook, Clique Twitter e Clique Google+. Clique Participe da discussão você também.

A professora Mariana, conta que, depois de ser repreendido por ela, o aluno que ameaçou “dar seis tiros” não repetiu o comentário. “Eu disse (ao aluno) que esse assunto não é algo com o que se brinque e que eu poderia levar a sério, ir à delegacia e fazer um boletim de ocorrência. E que, se qualquer coisa acontecesse comigo, o primeiro suspeito seria ele”.

“Alguns alunos se aproveitam da situação para amedrontar mesmo o professor. Se aconteceu com Carlos Christian, pode acontecer com qualquer um. O professor fica vulnerável quando está dando aula.”

Intimidação

Dias após a tentativa de homicídio, professores fizeram uma manifestação na frente do Palácio de Despachos do governo de Sergipe contra a violência nas escolas. Pais, parentes e professores que atuam na região de São Cristóvão também fizeram uma passeata pela paz nas proximidades da escola Olga Barreto, onde ocorreu o crime.

O aluno suspeito de atirar contra o professor cursava a 8ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA), se apresentou recentemente à polícia e disse ter planejado o crime.

“Ele disse que as questões na prova não correspondiam à revisão que o professor passou em sala de aula. Afirmou que comprou a arma e pediu ao professor uma segunda chance. Quando o professor disse que não era possível, ele atirou”, disse à BBC Brasil a delegada Thereza Simony, responsável pelo caso.

Segundo Claudia Oliveira, que ensina Língua Portuguesa na Escola Olga Barreto há sete anos, o professor Carlos Christian não havia se queixado de problemas de relacionamento com alunos. “Ele é muito responsável em suas atividades, não falta, participa de projetos na escola. Não tinha motivo nenhum para o aluno agir dessa forma.”

“O rapaz não tinha comportamento agressivo com nenhum dos professores, mas era um aluno que faltava às aulas, não fazia as atividades. Ele ainda teria outra oportunidade para recuperar a nota, porque aquela era a primeira avaliação que fez”, afirmou.

O Sintese diz que, apesar da situação de Christian ser incomum, a relação entre professores, alunos, funcionários e diretores frequentemente se torna violenta.

“Na maioria das vezes, a violência é verbal, mas às vezes descamba para a violência física”, explica Joel Almeida, diretor de comunicação do sindicato.

“Geralmente, com os alunos, (os conflitos) são (por) questões ligadas à nota. Com os professores mais severos, mais disciplinadores, é comum que existam ameaças ou mesmo depredação de bens. Alguns reclamam de terem carros riscados, pneus furados.”

“Eu fui vítima de algo semelhante no semestre passado. Alunos que não conseguiam ser aprovados ficavam horas na porta da minha sala me questionando e ameaçando. Mas conseguimos dialogar e resolver a situação”, disse à BBC Brasil a professora Claudia Oliveira, diretora do Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese).

Solução?
Para Almeida, o problema pode ser minimizado com investimento na infraestrutura das escolas e com mais engajamento dos professores. “A comunidade escolar em Sergipe não se reúne para discutir a escola, seus problemas, como vai atuar sobre eles. A escola é um lugar em que o aluno e o professor chegam e saem, às vezes, sem muita relação com outras pessoas na escola.”

O medo de possíveis atitudes extremas dos alunos também é um fator que impede que os docentes comuniquem seus problemas a outros, segundo Mariana. “Acontecem muitas coisas nas escolas que ficam só no comentário entre os professores, cada um tem algo a contar. Muitas vezes, não levamos à direção por medo. Temos receio de que, mesmo que seja uma brincadeira, o aluno seja repreendido e acabe levando isso a sério.”

A Secretaria de Educação criou, após a tentativa de assassinato de Carlos Christian, uma comissão permanente de acompanhamento da violência nas escolas, formada pela secretaria de Educação, professores, pais, funcionários não docentes e estudantes. O grupo terá um cronograma de visitas às escolas da rede estadual.

‘Perdão’

A família de Carlos Christian não quis dar entrevistas. Segundo o Sintese, vários membros da família são professores – que nunca tinham sofrido atos de violência física.

Uma semana após a tentativa de assassinato do docente, sua tia Margarida, professora há 25 anos, divulgou uma carta em que pediu “perdão” ao sobrinho.

“O magistério sempre significou para mim a porta de entrada para um país melhor, mais consciente. Somos uma família de professores. Sua mãe, seu pai, sua irmã, suas primas e eu. Muitas vezes quando você era pequeno, sua mãe, mesmo você febril, deixava-o sobre os cuidados de outros, pois os alunos dela estavam esperando-a”, escreveu Margarida.

“Perdoe-me por não tê-lo ensinado a lidar com a violência. Eu falo para você me reportando a todos os alunos que fizeram parte da minha vida durante estes 25 anos de magistério”.

“Sempre que meus alunos pensavam em desistir eu argumentava e mostrava outro caminho para eles continuarem. E de repente eu vejo você lutando a favor da vida por ter feito uma avaliação nesse processo de ensino e aprendizagem tentando mostrar ao aluno que ele precisava estudar e se dedicar mais. Ele não entendeu e se revoltou e resolveu descontar em você todos os seus demônios sociais.”

A tia do professor afirma ainda que é preciso “diminuir a distância entre os jovens e os adultos” e “aprender e ensinar a estabelecer vínculos”. “Mas… eu não lhe ensinei como lidar com um revólver”, conclui.

*A pedido da professora, seu nome real foi mantido em sigilo.

Como lidar?

Segundo Joel Almeida, do Sintese, professores devem ficar atentos a questões como dificuldade de aprendizagem ou comportamento agressivo de alunos.

Caso haja a suspeita de que problemas de comportamento estejam ligados a questões psicológicas ou ao uso de drogas, Almeida diz que os docentes devem procurar coordenadores pedagógicos, que acionem assistentes sociais e psicólogos.

“Mas se o professor perceber que o problema é relacionado à entrada de drogas e armas na escola, a polícia deve ser acionada, porque isso é um problema de segurança pública. Na maioria das vezes, os alunos são usuários, mas há casos em que o sujeito se matricula na escola, mas é um traficante”, afirma.

A delegada Theresa Simony diz que, se o professor se sentir ameaçado, pode registrar um boletim de ocorrência na delegacia – ou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), caso o autor da ameaça seja um menor – e encaminhar o assunto à Justiça.

“Mas antes de tomar uma medida mais drástica, é importante que a escola envolva os alunos e a família deles, para construir um ambiente favorável a que o aluno respeite o professor”, ressalta.


Leia a matéria completa em: Professor baleado em estado grave expõe face trágica de violência em escolas - Portal Geledés 
Follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook

5 comentários:

  1. É realmente muito triste ficarmos sabendo de casos tão sérios de ameaças e tentativas de homicídio a professores por causa que o aluno não concordou com a nota ou algo assim, mas também, a certas coisas que não aprendemos somente nas escolas e sim com a família, já que a escola serve para nos ensinar conteúdos acadêmicos e a família para nos ensinar a conviver em sociedade. Então, acho que não é só melhorar a infra-estrutura das escolas que vai corrigir um problema tão sério como esse, mas, em um olhar otimista, poderia ser um começo. Bruno de Lorenzo 801.

    ResponderExcluir
  2. Fico triste em saber que isso acontece dentro de uma escola com professores. Onde é um lugar de educação e conhecimento e de pessoas que estão ali para o nosso bem, para termos uma vida melhor.
    Infelizmente não é um caso único e isolado, pois são muitos menores sem instrução, no mundo inteiro, que fazem isso sem pensar nas consequências, pois não tem pais para orientarem porque trabalham o dia inteiro, outros que nem pais tem e outros porque os pais também são do crime.
    Se o Brasil não tivesse leis tão desiguais, não teríamos tantas tragédias.
    Todas as profissões deveriam ser respeitadas, principalmente os professores que se dedicam tanto tempo para nós, alunos, que não somos nem de suas famílias e que ganham tão pouco.
    O absurdo maior é que em uma situação dessa, nem a família da vítima, nem a escola podem fazer nada porque ficam com medo da represária.
    Penso que pra melhorar um pouco essa situação é na hora da votação, temos que pensar nas melhores propostas e ideias dos governantes.
    Eu, ainda tenho uma grande esperança de um Brasil melhor, um futuro melhor.

    Jullya Beckman / 701

    ResponderExcluir
  3. Fico triste em saber que isso acontece dentro de uma escola com professores. Onde é um lugar de educação e conhecimento e de pessoas que estão ali para o nosso bem, para termos uma vida melhor.
    Infelizmente não é um caso único e isolado, pois são muitos menores sem instrução, no mundo inteiro, que fazem isso sem pensar nas consequências, pois não tem pais para orientarem porque trabalham o dia inteiro, outros que nem pais tem e outros porque os pais também são do crime.
    Se o Brasil não tivesse leis tão desiguais, não teríamos tantas tragédias.
    Todas as profissões deveriam ser respeitadas, principalmente os professores que se dedicam tanto tempo para nós, alunos, que não somos nem de suas famílias e que ganham tão pouco.
    O absurdo maior é que em uma situação dessa, nem a família da vítima, nem a escola podem fazer nada porque ficam com medo da represária.
    Penso que pra melhorar um pouco essa situação é na hora da votação, temos que pensar nas melhores propostas e ideias dos governantes.
    Eu, ainda tenho uma grande esperança de um Brasil melhor, um futuro melhor.

    Jullya Beckman / 701

    6 de setembro de 2014 14:38

    ResponderExcluir
  4. Fico triste em saber que isso acontece dentro de uma escola com professores. Onde é um lugar de educação e conhecimento e de pessoas que estão ali para o nosso bem, para termos uma vida melhor.
    Infelizmente não é um caso único e isolado, pois são muitos menores sem instrução, no mundo inteiro, que fazem isso sem pensar nas consequências, pois não tem pais para orientarem porque trabalham o dia inteiro, outros que nem pais tem e outros porque os pais também são do crime.
    Se o Brasil não tivesse leis tão desiguais, não teríamos tantas tragédias.
    Todas as profissões deveriam ser respeitadas, principalmente os professores que se dedicam tanto tempo para nós, alunos, que não somos nem de suas famílias e que ganham tão pouco.
    O absurdo maior é que em uma situação dessa, nem a família da vítima, nem a escola podem fazer nada porque ficam com medo da represária.
    Penso que pra melhorar um pouco essa situação é na hora da votação, temos que pensar nas melhores propostas e ideias dos governantes.
    Eu, ainda tenho uma grande esperança de um Brasil melhor, um futuro melhor.

    Jullya Beckman / 701

    6 de setembro de 2014 14:38

    ResponderExcluir
  5. Até hoje, vê-se casos de agreções físicas e ameaças feitas para o professor, mas quando a vida de uma pessoa que o objetivo é te ensinar e preparar para o futuro pode ser tirada dela por conta de alunos cujo único objetivo é ganhar notas e nem se quer se esforçar, é realmente ridículo. Que pena que isso vem se tornando mais frequente, principalmente, aqui no Brasil, lugar que aos olhos da mídia é bem desenvolvido e muito bom de morar.
    Nessa matéria você percebe que essas situações estão tão fortes a ponto de um aluno quase matar um professor com 6 tiros. Como que alguém atira em uma pessoa com tanta facilidade por conta de simples notas? Como que uma pessoa ameaça alguém por estar cumprindo o seu dever que é lecionar. O nosso principal erro é achar que isso é resolvido somente com a polícia e com a proibição das drogas(algo que já foi proíbido mas as pessoas continuam usando). Não é assim que se resolvem esses problemas por mais que essas pessoas estejam erradas.
    Esses adolescentes cresceram percebendo como a vida e a sociedade são injustas ( vamos combinar que grande parte dos professores que são ameaçados são da escola pública) , sabem que tem que tirar boas notas para ajudar a família e “ser alguém na vida” , viram amigos e familiares sofrendo por causa da vida que poderia ser trocada se o Brasil desse mais oportunidades. É obvio que não são todos os adolescentes que querem realmente estudar, mas tem aqueles que querem e se dedicam e, às vezes, cansa não receber esse direito. Ninguém nem se quer se preocupa ajudando, eles nem melhoram as escolas. Muitos deles só querem oportunidades, só querem aprender mas não conseguem, grande parte para de estudar para ajudar sua família.
    Em nenhum momento, vou achar certo alguém sofrer por conta disso mas essa é a sociedade e é assim que funciona. É muito difícil mudar. Por conta de tudo isso quem sofre são os professores aqueles, que são mais vulneráveis, pois não podem reagir, como mostrou a entrevista eles são ameaçados, levam tiros e são agredidos. Essa situação é inadmissível, temos que lutar e ajudar desde crianças para impedir que isso aconteça ao invés de julgar e reclamar. Mesmo o jovem estando errado sempre tem os dois lados da moeda.
    Eduarda Raposo-701





    ResponderExcluir