sexta-feira, 30 de março de 2012

Crônica do Dia - As qualidades e os defeitos de cada um


Sou daquelas que acredita que quanto maior nosso senso de realidade, menos sofrimento teremos. Olhar as coisas como elas são nos dá condições de agir com mais segurança e eficiência em todas as áreas de nossa vida. 

Vivendo em uma sociedade que valoriza mais as aparências, em nossas atividades do dia a dia não nos aprofundamos na análise das pessoas com as quais nos relacionamos e na maioria das vezes nos deixamos levar pelo que parece. 

Quando simpatizamos com uma pessoa, projetamos sobre ela só qualidades, fazemos vista grossa aos pontos fracos. 

Colocamos muitas expectativas nesse relacionamento e quando esse alguém revela seu lado fraco, nos magoamos, ficamos frustrados, culpando-o pela nossa infelicidade. Todos nós temos qualidades e defeitos. Olhar apenas um lado é mergulhar na ilusão e candidatar-se à frustração. Em contrapartida, quando implicamos com uma pessoa só enxergamos os defeitos. E, quando a vida nos une na família ou no trabalho, entramos na crítica, na maldade, nos tornamos preconceituosos. Fazemos do relacionamento um inferno. 

Se isso está acontecendo com você, é hora de reavaliar e descobrir a verdade. Você terá que jogar fora suas idéias preconcebidas e tentar enxergar além do que parece. Esqueça tudo que pensava e faça de conta que está vendo a pessoa pela primeira vez. Ligue-se com a pessoa, ignore os pensamentos que surgirão, e sinta no coração o desejo de vê-la como ela é, com suas qualidades e defeitos. Insista nisso. Estou certa de que se surpreenderá. Perceberá lados que nunca tinha visto. 

O pensamento pode refletir os condicionamentos automatizados por falsas crenças aprendidas ao longo da vida, mas o sentir promove a ligação entre seu espírito e o dela e fará uma troca energética verdadeira. 

Você pode continuar gostando de uma pessoa, apreciar suas qualidades e, conhecendo seus pontos fracos, saberá precaver-se, evitar futuros problemas, manter um bom e longo relacionamento, uma amizade confiável para ambos. 

Já com quem você não se dá bem, conhecendo como ela é, saberá evitar seu lado pior e trazer à tona o que ela tem de melhor e resolverá o problema. Ou ela se afinará com você ou sairá de sua vida indo ser feliz em outro lugar. 

Você tem o direito divino de viver uma vida produtiva e mais feliz. Mas só conseguirá quando aprender a lidar com as pessoas de maneira adequada, olhando as coisas como elas são. 

 Zibia Gasparetto é escritora espiritualista

Nenhum comentário:

Postar um comentário