sábado, 10 de março de 2012

Leia o livro e reflita, comente, opine, defenda, ataque .............

Capitu - Culpada ou inocente ?


20 comentários:

  1. Em minha opinião, Bentinho, por mais paranoico que fosse, tinha certos motivos para sentir-se intimidado. Desde pequena, Capitu foi uma menina esperta e decidida que conseguia o que queria. Bento, como filho único e mimado, apaixonou-se por ela na esperança de que pudesse doma-la, mas enganou-se. Ao ver que Capitu não se rebaixaria para agir como as mulheres da época, Bentinho perdeu a razão. Como não conseguia mais se controlar, fez da vida da esposa, um inferno no qual também teve que viver. Independentemente da existência do adultério, Bentinho destruiu um amor de adolescência e tentou matar uma criança inocente, fazendo com que o ciúme que parecia natural se tornasse algo doentio.
    Colocando-se como vítima durante toda a história, Bento se faz de bom. Mas na verdade, ele foi o culpado pelo comportamento de Capitu. Ela nunca fora santa na maneira que se idealizava na época, mas não teria feito nada contra o marido se este não tivesse roubado-lhe a felicidade. Sendo obrigada a limitar-se a uma vida sem graça com um homem perturbado, Capitu poderia ter encontrado formas de desvincular-se do compromisso. Escobar, homem bonito, forte e bem apessoado seria o perfeito escape. Era amigo da família e estava sempre por perto. Talvez tenha morrido de culpa por ter se perdido nos olhos de ressaca de Capitu.
    A esposa de Bentinho, não era dissimulada, era apenas decidida. Mas ao ser presa numa rotina com um homem quase insuportável, talvez ela tenha precisado tomar a decisão de traí-lo.

    - Letícia Cruz - 902

    ResponderExcluir
  2. Na minha opiniao ela nao traiu,pois o bentinho tem uma personalidade fraca,nao se garante e é inseguro,mais para o final do livro ele foi provando quanto ele é descontrolado,pois chegou a pensar em matar o propio filho,vendo coisas que nao existiam.Mas esse livro o machado faz com que o leitor fique em duvida durante o livro todo e quando acaba voce nao sabe ao certo o que houve.
    Thiago
    901

    ResponderExcluir
  3. O ciúme sobre tudo
    Ao ler "Dona Casmurra e seu Tigrão", uma adaptação de "Dom Casmurro",a pergunta que não se cala durante a leitura é: Capitu realmente traiu ou não Bentinho?
    Como discutido em sala de aula, para ler um livro de Machado de Assis,é preciso analisar os mínimos detalhes que nos é apresentado,por exemplo,é necessário entender que a história foi narrada por Bentinho,sendo um advogado,sabia defender a si próprio,em momento algum Capitu ou qualquer outro personagem tem uma fala na história.Bento Santiago,desde o começo da narrativa constrói uma imagem de si,sendo ele um personagem que não é passível de erros,ou coisas do tipo.Uma hora as máscaras caem,e ficou mais claro perceber a personalidade e o modo que ele pensava desde o momento que tentou matar o seu filho levado pelo ciúme.
    Diante disto,minha opinião e resposta à grande pergunta do livro é que pelo simples fato do personagem principal ficar se defendendo e restringindo os leitores da opinião dos outros personagens,creio que ele era extremamente ciumento e,assim,acusado sua esposa Capitu de tê-lo traído.

    Luíza Siqueira-902

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito na opinião de que Capitu não traiu Bentinho. No meu ponto de vista, Bento é um tanto inseguro, e tem medo de perder Capitu. Pela sua insegurança ele torna-se paranoico com a idia de que ela o está traindo, e não consegue mais fazer nada sem pensar em sua mulher.
    Acho que ele escreve o livro porque se sente culpado por tudo o que pensou fez com Capitu. Ele escreve Dom Casmurro no intuito de que as pessoas simpatizem-se por ele e defendam-no, dizendo que ela era enganadora e mentirosa, na realidade para tentar convencer a si mesmo de que na verdade na história toda ele era o errado por duvidar do amor de sua amada e envenenar seu filho.
    Porém, não se pode ter certeza quanto ao assunto, pois este é um dos maiores mistérios da literatura brasileira, sem nenhuma solução até hoje. Cada pessoa tem a sua própria interpretação da obra, e o mais importante no livro não é identificar se Capitu traiu ou não Bentinho, mas sim o que o ciúme pode levar uma pessoa a fazer.

    ResponderExcluir
  5. Acredito eu, que na história narrada por Bentinho, Capitu é inocente.Bentinho com seu amor muito grande por Capitu, acaba criando dentro da sua imaginação uma imensa desconfiança onde isso se transforma num sentimento doentio.Como o narrador é o próprio Bento propriamente ao longo da história vem colocando a culpa em cima de Capitu.Acho eu que esse ciúme doentio que Bentinho sentia por Capitu, já vem desde quando crianças, pois Capitu sempre foi uma menina esperta e mais amadurecida, já Bento era uma criança mimada e insegura.

    Carlos Henrique 902

    ResponderExcluir
  6. A obra Dona Casmurra e seu Tigrão, retrata o ciúme e os seus lados negativos, fazendo com que o leitor fique confuso com relação à traição de Capitu ou não, porém ao ler o livro e discutir na sala de aula sobre o assunto, para mim Capitu traiu Bentinho.
    O ciúme de Bentinho era muito grande pela a amada e suas características retratadas no livro dão a ver que ele era um homem muito inseguro e que não confiava realmente nela. Mesmo a obra só mostrar o ponto de vista dele, e não dos outros personagens, tudo vai levando como se ela o estivesse traindo, isso mais me despertou quando Escobar começou a se aproximar bastante dela, e o filho que Bentinho pensava que era dele ser apontado por Capitu tendo os jeitos e até características físicas de seu “amigo”. Porém tudo na história tem seus dois lados que fazem com que tenham argumentos para condenar Capitu e achar que tudo era ilusão de Bentinho.

    Rachel Marques - 902

    ResponderExcluir
  7. O livro “Dona Casmurra e seu Tigrão” me fez perceber que o Machado dava várias pistas, fazendo com que tudo que Bentinho falava podia ser fruto da imaginação fértil dele. Até certa parte da história eu acreditei em Bentinho. Capitu poderia sim ter traído, mas quando ele quase envenena o próprio filho, eu percebi que ele era extremamente louco. Então consegui notar que as coisas que ele falava poderiam muito bem ser falsas. Inclusive o olhar de Capitu no enterro de Escobar. Ela poderia simplesmente ter pena do falecido e de sua esposa que teria que criar uma filha e continuar a vida sem seu marido, tendo que dar a volta por cima, numa sociedade machista e fraca. Pra mim, Capitu era inocente. Bentinho era tão paranóico que acaba fazendo uma “tempestade em copo d’água”.

    Caroline dos Santos Gomes - 902

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, Capitu não traiu Bentinho. Quando comecei a ler o livro, eu achava que Bentinho era apenas um homem louco e paranóico que tinha muitos ciúmes da namorada. Mas à medida que fui lendo, percebi que realmente, Bentinho tinha alguns motivos para desconfiar de Capitu, mas não para ficar como ele ficou. Ele deixou o sentimento de Ciúmes tomar conta de si e nem procurou saber, do modo certo, o que realmente aconteceu.
    Mas depois eu percebi que Capitu era inocente e que tudo o que Bentinho achava, praticamente vinha da imaginação dele. O ciúmes fez dele um homem paranóico e doente.

    Amanda Macedo - 902

    ResponderExcluir
  9. A Capitu, uma personagem misteriosa de machado de Assis, que com suas aventuras e mistérios não solucionados geram duvidas que até hoje não posicionam uma resposta certa, pois machado soube esconder durante todo o livro o que a Capitu fazia, e só botava a opinião do bentinho em jogo, fazendo nos pensar somente em opiniões do bentinho.
    O livro de machado de Assis muito questionado gera duvidas em dias atuais, que levanta diversas hipóteses do que pode ter acontecido , em minha opinião a respeito da fantástica historia de Dom casmurro a Capitu foi apenas uma personagem muito julgada e por não ter opinado durante a longa historia nos faz pensar que ela é errada, mas se tivermos uma visão só da Capitu? Qual seria a sua visão se a Capitu tivesse falado? São perguntas que te fazem refletir, e pensar a respeito da idéia de que Capitu é culpada ou inocente. Muitos acham que ela é culpada, e outros acham que ela é inocente, e o Betinho errado, porem minha opinião é que ela é inocente, porque no livro bentinho é um filhinho do papai que não age , e só pensa , assim nos fazendo ter sua opinião, e não a dela, e também que ele julga as pessoas sem saber a verdade, que sua falta de confiança faz dele uma pessoa indecisa sem uma resposta fixa.
    Esse questionamento é uma forma de nos fazer refletir a respeito de um livro, em que o tema nos atinge até hoje, assim todos nos podemos ter outra visão e opinião a respeito de insegurança e ciúme.
    bruno 901

    ResponderExcluir
  10. Capitu é inocente?

    Ao terminar de ler o livro "Dona Casmurra e seu Tigrão", fica auma pequena dúvida para todos nós, se realmente Capitu traíu ou não. No livro, Machado de Assis deixa várias pistas, mais não o sufíciente para descobrimos. Como foi descotido em sala, vimos que Machado gosta de fazer com que os leitores ficam com essa dúvida.
    Devemos perceber que, quem conta toda a história é o Bentinho e que momento nenhum outro personagem tem uma fala. Também devemos perceber que, como Bento Santiago era advogado sabia se defender fazendo com que a Capitu fosse a culpada toda a história. Em uma parte do livro, suas máscaras cairam, foi quando tenta envenenar seu filho por causa do ciúmes e então vimos que ele não era inocente, vimos que, o que Bento sentia por Capitu era uma coisa duentia, era um medo de perde-pa. Com esses motivos, em minha opinião, descobrir a verdade, se Capitu realmente traíu.
    Acho eu que nessa narrativa, Capitu era inocente, pois Bentinho não se passava por um homem mimado, inseguro, filhinho da mamãe e que tinha um amor duentio por Capitu, e ela se mostrava como inocente pois era apenas uma pessoa decidida, esperta, amadurecida e que com isso creio, mais uma vez falando, Capitu era realmente inocente.

    Mariana Beckman- 902

    ResponderExcluir
  11. Ciume, um sentimento fácil de sentir e difícil de explicar, medo de perde ou pura obsessão? São casos e mais casos , e não há como falar de "Dom Casmurro" sem falar desse sentimento .

    Bentinho , personagem que conta sua história de vida , é um advogado , inteligente , e de um ciume extremo. Filho único , mimado por sua mãe, sempre teve tudo o que queria. Já novo conheceu Capitu ,e por ela diz ter apaixonado-se , e mais tarde casaram-se. No início do livro , Bentinho levanta diversas suspeitas de que Capitu era dissimulada , sabia mentir e na opinião dele tinha varias suspeitas de traição.

    em minha opinião Bentinho exagerava muio os fatos , podia ter criado uns , e também acho q não à amava , o que tinha por ela era um sentimento obsessivo ,pura posseção e pelo fato de ser mimado ajudaria nisso.O que ele queria era Capitu apenas para ele , que ela não fosse de ninguém apenas dele, isso fazia com que ela se sentisse magoada profundamente , pois ela já não tinha felicidade nenhuma ao lado dele.

    Seu ciume chega à um ponto tão grande, que ele teve crueldade de tentar envenenar o próprio filho , achando que era de seu melhor amigo Escobar , se ele realmente amasse a esposa e seu filho com ela , jamais tentaria envenena-lo , no meu ponto de vista o amor deve ultrapassar qual quer tipo de barreiras de outros sentimento , deve ser soberano em relações à sentimentos como o ciume , se o ciume chegar a cegar o "amor", pode se ter certeza que amor é o que não há nesta ocasião, e foi o que aconteceu com Bentinho , um sentimento acabava com o outro.Nunca saberemos ao certo se Capitu traiu ou não Bento ,mas em minha opinião oque houve foi um desgaste emocional de Capitu , pelo tamanho sofrimento ela idealizava pessoas melhores com quem ela pudesse entregar seu amor , alguém que a trate bem , que a respeite , confie nela . Mas para mim não houve nenhum tipo de relação amorosa clara com outro homem , pois mesmo com tudo o que passou , as lembranças do amor de infância não passaram , e ela tinha respeito por essas lembranças e não iria destruí-las esmo com muitos motivos.

    Renato, 902

    ResponderExcluir
  12. Considerando que quem narra a história é Bentinho, e quase não há falas da Capitu, para que possamos ter uma outra visão da história, não dá para saber com certeza da sua possível traição. Mas, na minha opinião, com base nos atos doentios de Bentinho,e no seu comportamento, há uma grande chance disso tudo ser algo de sua cabeça, neurose, surto de ciúmes, entre outros fatores da loucura.Para mim, essas suspeitas de Bentinho, à respeito da traição de sua esposa com seu melhor amigo, não passa de uma ilusão. Bentinho sempre se mostrou muito admirador de sua mãe, muito "protetor" de Capitu, diz-se não ter uma boa memória, mas descreve os fatos que diz Capitu ter mostrado afeto por seu amigo, com certeza do acontecimento. Também diz-se muito devagar para acompanhar o ritmo hábil de Capitu ao cobrir as situações,(como quando eram crianças) mas ele é advogado, então possui o dobro dessa habilidade.À todo o tempo, ele quer se fazer de bom, vítima e quer estragar a imagem de Capitu. Mas suas palavras não "casam" com suas atidudes diante da situaçao. Ele é muito engenhoso, mas acaba passando para alguns leitores, o que ele realmente é, citando alguns de seus atos doentios.

    Júlia Mora -902

    ResponderExcluir
  13. Lendo o livro,parece que fica uma pergunta:Traiu ou não?Isso agente não sabe,o que realmente sabemos é que Capitu era uma mulher forte,dessas que não ficam esperando acontecer e os homens muito ciumentos não conseguem conviver bem com mulhers assim.Mas a história não me parece ser sobre traição e sim sobre ciúme, um sentimento que parece mesmo insegurança.Esse sentimento levam as pessoas a cometerem erros,com consequências graves.Bentinho se calou e deixou seu ciúme falar.Talvez ele tivesse sido feliz,mas escolheu um caminho que provocou dor,não só a ele.mas ao seu filho e a Capitu.Pode ser que tenha mesmo traído,pois viver com um homem muito ciumento deve ser bem difícil.Quem somos nós,pra dizer que ela errou ou não?

    Mila Mussi 902

    ResponderExcluir
  14. Bento Santiago, advogado, inteligentíssimo e extremamente ciumento, escreveu sua história para reviver os momentos que passou ao lado de Capitu, reconstruiu a casa em que viveram e começou a contar tudo o que viveu ao lado de sua amada. Mas a história de "Dom Casmurro" é narrada pela primeira pessoa, que no caso seria Bentinho. No início da história podemos perceber o quanto Bentinho tem razão, e chegamos até a conclusão de que Capitu realmente traiu Bentinho, mas ao longo da história, Bentinho vai dando pistas de que já estava alucinado e perdendo a noção do que estava acontecendo, estava ficando paranóico com a idéia de que poderia em alguma ocasião perder sua amada. Começou a ver seu filho, Ezequiel, ter o jeito de Escobar, apesar de que Ezequiel imitava a todos e não só a Escobar. Ao longo da leitura, podemos ver que Bentinho era totalmente louco, a ponto de tentar envenenar o próprio filho... Mas como a história é narrada apenas por Bentinho, não sabemos a versão de Capitu, então, Bentinho pôde escrever apenas seu ponto de vista e fazer com que achemos que ele é o inocente da história. O livro nos faz realmente refletir sobre o sentimento de ciúmes. Podemos perceber que quando se sente ciúmes, nós saimos de si, começamos a ver apenas nosso lado da história, assim como Bentinho fez. Ele tinha realmente um amor paranóico e doentio, pela qual não se valia lutar. Capitu por sua vez, uma mulher muito esperta, diferente das mulheres da época, não se deixou levar pela suspeita de Bentinho, tanto que Machado escreve em um dos últimos capítulos que os inocentes foram morrendo primeiro, e Capitu morreu... E quem sobrou? Bentinho.

    Maria Julia Lemos - 902

    ResponderExcluir
  15. O livro escrito pelo fascinante Machado de Assis "Dom casmurro e o seu Tigrão" é um livro narrado pelo suposto "coitadinho", com isso Bentinho que é advogado tem a facilidade de se auto-defender, de todas as maneiras possíveis, Bentinho no livro se preocupa mais em saber se houve o adultério ou não. Na minha opinião não houve o adultério, porém, existem certas pistas que indicam o adultério como o filho que se parece muito com Escobar, só que um pouco mais baixo. Bentinho de personalidade muito fraca, é levado a todo momento pelo sentimento de ódio e ciúmes, ao ponto de tentar mantar o seu próprio filho. Eu tenho a minha opinião, mas em nenhum momento posso afirma-la pois essa história é um dos livros mais lindo que já li, pelo fato de você talvez se preparar para um final e ter um completamente diferente, por isso admiro Machado de Assis o maior escritor do nosso país, e não tenho nada a criticar só de me orgulhar dele ter sido negro e encher os olhos de muitos brancos preconceituosos.

    Pedro Caravelo - 902

    ResponderExcluir
  16. Machado de Assis, na obra Dom Casmurro faz quase que todo o tempo, que acreditemos que Capitu realmente traiu Bentinho, mas algumas vezes ele nos mostra o contrario, e assim ficamos divididos com esta questão.
    Acredito que Capitu não traiu Bentinho, pois a história é toda contada pelo ponto de vista do Bento marido dela, movido este pelo amor doentio e pelos ciúmes que sentia, fazendo assim com que ele se defendesse e fizesse com que acreditemos que Capitu realmente o traiu, e que ele estava com razão.
    Se levarmos em conta uns pequenos momentos em que Machado nos mostra pistas que na maioria das vezes não são levadas em consideração, mas que pode nos mostrar que a afirmação de Bentinho é mentira, fazendo com que Capitu esteja com a razão e seja inocente nesta confusão que seu marido criou por acreditar que ela o havia traído com seu melhor amigo.
    Portanto, para mim Capitu é inocente, mas dependo do ponto de vista de cada um, a quem diga o contrário.

    Taíssa Lopes - 901

    ResponderExcluir
  17. Capitu - Culpada ou Inocente?

    O ciúme faz com que o ser humano crie um mundo de mentiras com medo de saber a verdade, ou simplesmente, medo de aceitar que o erro não é da pessoa e sim seu. Existem muitas formas de descrever que o amor é envolvente e sentir ciúme faz parte do relacionamento, mas quando se torna doentio acaba com tudo de bom que esse sentimento desperta.
    Capitu, de fato, pode ser considerada culpada,por aqueles que acham que uma mulher com "pulso" forte pode ser a mais impura das mulheres,mas Bentinho claramente mostra uma falta de personalidade,e ezalta insegurança,pois o medo de perder Capitu era tão grande que fez nascer uma desconfiança,mesmo sem saber a verdade, ele julgou-a culpada. No livro vemos apenas o ponto de vista do Bentinho e em nenhum momento Capitu se defende, em vários pequenos momentos do livro percebemos um fio de desconfiaça , mas aparece novas coisas para mostrar que aquele outro momento não era nada. O livro em si é um labirinto sem fim, onde a cada momento, temos uma surpresa nova ,mas no meu ponto de vista, ela não traiu,era simplesmente um carinho por um amigo do marido,e o fato do filho se parecer com outra pessoa não tem nada haver, isso pode acontecer com muitas pessoas. Claramente , não podemos deixar de admirar a grande obra de Machado de Assis, que abordou uma questão sem fronteiras ,nem tempo, tornando-se algo tão presente em nossos dias como naquela época: o ciúme.

    Juliana Almeida de Queiroz
    Turma:901

    ResponderExcluir
  18. Capitu, culpada ou inocente?!
    Na obra Dona Casmurra e seu Tigrão,adaptação de Dom Casmurro,Bentinho tenta incriminar Capitu de adultério tentando convencer a todos que ela o traiu sem provas concretas Bentinho vai a loucura tentando provar que o que ele diz é verdade e o que mais o deixa intrigado é que Capitu não se defende, simplesmente fica la e o mais maluco é que a obsessão de Bentinho em provar que Capitu cometeu o adultério leva-o a tentar envenenar seu filho que na opinião dele pode não ser dele.
    Em minha opinião Bentinho não foi traído, mas pelo fato de sempre ter sido mimado pelos pais e por ter tudo que quer, e Capitu ser uma mulher independente, esperta e que não se deixa levar, ele se sente ameaçado por não ter "confiança no seu taco".

    Millena Nunes Papicho 901

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião Capitu não traiu Bentinho, justamente porque é bentinho que se passa de narrador do livro, assim podendo incrimina-la. Bentinho, como podemos perceber durante o desenvolvimento da obra, é um homem que sente muito ciúme de Capitu e das pessoas que convivem com ela, isso o torna um personagem de personalidade fraca, foi mimado pelos pais que querendo sempre chamar a atenção, e como já disse, sentia muito ciúme de Capitu pois ela era independente, o que ele não tolerava, tendo que dizer que ela havia o traído.
    E são por essas causas que acredito que Capitu não traiu Bentinho.

    Filemon Rosseto
    9º--- 901

    ResponderExcluir
  20. gente,,o que significa dissimular?

    ResponderExcluir