sábado, 3 de março de 2012

Te Contei, não ? - A música e o livro !!!!


Dor de Cotovelo

Caetano Veloso 


O ciúme dói nos cotovelos, 
na raiz dos cabelos, 
gela a sola dos pés. 
 Faz os músculos ficarem moles, 
e o estômago vão e sem fome. 
Dói da flor da pele ao pó do osso. 
Rói do cóccix até o pescoço 
Acende uma luz branca em seu umbigo, 
Você ama o inimigo e se torna inimigo do amor. O ciúme dói do leito à margem, 
dói pra fora na paisagem, 
arde ao sol do fim do dia. 
 Corre pelas veias na ramagem, 
atravessa a voz e a melodia.


6 comentários:

  1. Em minha opinião, a música “Dor de Cotovelo” do Caetano Veloso, estabelece uma grande relação com a história do Bentinho, Dom Casmurro. Pois, ele se apaixona pela Capitu, que era sua vizinha e amiga de infância, e ela se apaixona por ele. Mas Bentinho começa a desconfiar de sua namorada. Pensa que Capitu está o traindo. E mais tarde, desconfia também de seu melhor amigo. Pensa que houve um caso entre Escobar e Capitu. Com isso, desenvolve dentro dele um sentimento forte de ciúmes e raiva. E ele começa a sofrer muito com este, começa a ficar louco. Bento sente o que a música diz: “O ciúme dói nos cotovelos, na raiz dos cabelos, gela a sola dos pés.”
    Esse sentimento cresce cada vez mais e Bentinho acabou se prejudicando por isso.
    “Você ama o inimigo e se torna inimigo do amor.”

    Amanda Macedo - 902

    ResponderExcluir
  2. A música "Dor de Cotovelo" de Caetano Veloso, tem uma ligação muito óbvia com o livro Dom Casmurro, pois podemos perceber claramente que o livro se trata de ciúmes extremos de Bentinho assim como na música. Ao ouvir a música, podemos perceber que Caetano fala de como nos sentimos quando sentimos ciúmes e consegue descrever exatamente como Bentinho se sente, ao falar: "O ciúme dói nos cotovelos, na raiz dos cabelos, gela a sola dos pés." Pois Bentinho tinha um amor doentio por Capitu, e logo após quando começa a desconfiar de sua amada e mandá-la pra Suíça, começa a sofrer por amor, de sentir falta. Começa a perceber que não devia deixá-la partir, mas do mesmo jeito, o orgulho fala mais alto, não deixa Capitu se explicar e prefere que parta calada assim nem ele e nem nós, leitores, possamos saber o que realmente aconteceu entre Capitu e sua suposta traição narrada por Bentinho. A música narra totalmente a história de Bentinho com Capitu, pois a história de Dom Casmurro é totalmente composta por ciúmes ao extremo, sofrimento por amor, o medo de perder, a insegurança. Quando você se entrega a alguém, estará que estar preparado para sofrer por ciúmes, pois sem ciúmes não há amor.
    Maria Julia Lemos - 902

    ResponderExcluir
  3. Ciúmes
    Machado de Assis em sua segunda fase da literatura, onde fez obras realistas, foi considerado o marco inicial do realismo no Brasil com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Mas a sua obra realista que trata de sentimentos do ser humano, de sua forma mais banal e suja, é Dom Casmurro.
    Que com todas as letras, nos mostra a dureza e o egoísmo do ser humano, até a onde um ciúme doentio nos pode levar.
    Esta música de Caetano Veloso, que também trata de ciúme, e nos mostra as características desse sentimento, é basicamente sobre o que em sua obra realista Dom Casmurro, Machado de Assis quer nos mostrar.
    Como característica do realismo está mostrar o ser humano como ele é, sem fantasias, e cheio de defeitos, Machado de Assis não erra, e mostra-nos um dos piores defeitos do ser humano.
    Esta letra de música mostra a força do ciúme, o que ele nos leva a fazer, com que fiquemos confusos, tendo ilusões do que realmente está acontecendo; do mesmo modo fica a dúvida que nem mesmo o narrador de Dom Casmurro, Bento Santiago, consegue nos responder, Capitu traiu ou não, ou seja, vale ou não a pena seguir adiante com esse sentimento, o que ele pode levar-lhe a fazer mesmo sem razões, será que julgamos certo, ou estávamos completamente errados ao prosseguir com isto?
    Generalizando, o ciúme faz-nos perder a razão, com que imaginemos coisas e esquecermos o que realmente vale a pena.
    Joaquim Maria Machado, escrevendo com base no realismo, conseguiu “acabar” com o homem brasileiro, apresentando-o cheio de defeitos, e problemas; fazendo críticas pesadas a sociedade de sua época.
    Sendo para mim apresentado nelas um dos piores sentimentos do ser o humano, o ciúme.

    Taíssa Lima Lopes - 901

    ResponderExcluir
  4. Dor de Cotovelo

    A música de Caetano Veloso esbanja ciúme,e estabelece uma grande ligação com a maravilhosa obra de Machado de Assis,Dom Casmurro.
    Voltando novamente a questão do ciúme,esse sentimento tão doloroso,que pode destruir uma pessoa,deixá-la sem ninguém,bem que gostaríamos de poder dizer que tem como evitar sentir isso,mas achamos que ninguém pode,e na obra de Machado de Assis, vemos que isso pode causar a perda do amor entre duas pessoas,sem contar que destrói o amor próprio.Bentinho foi um exemplo disso,a falta de confiança entre outros itens,foram fatos que encaminharam a um final trágico. O ciúme é algo inevitável, que dói mesmo, como diz a música " Você ama o inimigo e se torna inimigo do amor, " de Caetano Veloso. Esses versos retratam a temática do livro,uma representação do que Bentinho sentia,mesmo não sabendo a verdade sobre Capitu,doía pensar na agonia da traição, pois ele a amava,e por causa da falta de confiança ficou sozinho.Quando se ama alguém não precisa desconfiar é só ouvir o que se tem para falar, portanto, a letra dessa música evidencia o ciúme , objeto destruidor do amor. Amar é algo sublime, une pedaços , desenha novos rumos , mas nem sempre essa harmonia sobrevive ao ciúme , como o primeiro verso da música diz: " o ciúme dói nos cotovelos, na raiz dos cabelos, gela a sola dos pés", transforma o ser humano de tal forma que faz com que ele realize atos inaceitáveis.

    Juliana Almeida de Queiroz
    Turma:901

    ResponderExcluir
  5. Dor de Cototovelo

    O texto "Dor de Cotovelo" do Caetando Veloso uma relação com um outro grande poeta brasileiro chamado Machado de Assis.O maior escritor brasielrio usou deste sentimento que se chama ciúme para escrever uma de suas maiores obras "Dom Casmurro" .Essa obra pode ser considerada uma das melhor de Machado de Assis pois todo mundo ja sentiu esse sentimento demonstrado na obra,um sentimento tão comum que nos obriga a fazer coisas que não queremos mas que nao conseguimos nos controlar.Nós podemos ver que neste trecho " dói da flor da pele ao pó do osso.Rói do coccix até o pescoço." que Caetano descreveu o que uma pessoa é capaz de sentir,o que sofre com o ciúmes.
    A grande relação existente entre o poema e o livro é que bentinho se apaixona pela capitu e vice-versa,mas mais tarde começa a desconfiar de que ela o esta traidno,gerando assim um certo ciúme sobre capitu.Bentinho sofre bastante durante o enredodo livro,cada desconfiando um pouco mais,chegou a achar que seu melhor amigo Escobar teve um filho com Capitu,mas infelizmente não podemos saber a real verdade se Capitu triu ou não traiu.
    Machado de Assis deixou esta incógnita e muitas outras que jamais conseguirá saber realmente o que ele pensou


    Daniel Soares 901

    ResponderExcluir