domingo, 25 de março de 2012

Te contei, não ? - Ler não serve pra nada !!!!



Redassão, um ato de excrever.
Como eu vejo este problema? Eu não vejo. Num tá com nada quem andou espa-lhando por aí que nós não temos o hábito de leitura. A gente não tem hábito por causa que ninguém escreve pros jovens. Uma vez em 1977 eu entrei numa livraria  e só tinha livro pra adulto e pra criança. Aí eu pedi um livro para mim e o vendedor trouxe um, dum cara chamado Robson Cruzeiro que morava numa ilha deserta e teve um caso com um índio. Aí eu disse pro vendedor: escuta meu irmão, isso não tem nada a ver, eu moro na Barata Ribeiro e não tem índio em Copacabana.
Acho que os jovens e os livros transaram um encontro errado: os jovens foram prum lado e os livros pro outro. Mas os adultos é que devem responder a essa pergunta. Se vocês, caras, que são adultos não sabem, se soubessem não tavam perguntando, que dirá eu que nunca li nem um livro de cheque. Aliás, tô achando esse tema muito devagar. Livro num tá com nada. Meu avô me disse que o mundo era muito melhor quando não havia livros. Os astecas nunca leram um livro fizeram uma civilização porreta. Os incas também nunca entraram numa livraria. Deviam mais era pegar esses caras que se metem a escrever livros e jogar na lavoura. Se por cada página de livro fosse plantado um pé de tomate tava resolvido o problema da fome. Depois que todo mundo acabasse de comer aí então a gente ia fazer a digestão lendo um livrinho que pode ser, deixa ver se me lembro de algum? Ah, sim, podia ser o Livro de Ouro da minha avó.
Acho também que a falta de hábito de leitura é por causa que ler não é fácil. Ler é uma transa muito complicada. Tanto é, que no Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas que não sabem ler. A gente tinha que mudar esse alfabeto. Fazer umas letras e umas palavras que o analfabeto também pudesse entender. Esse alfabeto é muito careta, antigão e quadrado. O mundo mudou muito nestas últimas décadas só o alfabeto continua o mesmo. Eu não agento mais. A televisão que começou muito depois do livro tá mandando ver. Há dez anos que a gente já tem tevê a cores. O livro continua em preto e branco. A gente abre, é aquela coisa monótona, as páginas brancas e as letrinhas pretas. Só a capa é que é bonita. Por isso eu só gosto de ler capa de livro. Acho que os jovens iam ler mais se os livros só tivessem capa.
Carlos Eduardo Novaes 
Em Democracia à vista. 
Rio de Janeiro.
 Nórdica. 1981.



Produza um texto , em prosa, com mínimo de 35 linhas, posicionando - se a respeito do assunto do texto acima .

2 comentários:

  1. o texto ´´não te contei não?-ler não serve para nada!!!``é um texto muito interessante pois ele mostra de verdade como é na sociedade,adolecente não gosta de ler,gosta mais de programas de televisão,musica e etc.
    mas na verdade sempre tem uma coisa pra adolecente ler sim,só tem que ter interesse.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que descordar com o "Anônimo". Sou adolescente e, provavelmente, já li mais livros que ele. Temos que ter a mente aberta e ver do lado dos adolescentes que não têm o hábito de ler. Como o escritor mesmo diz, muitas vezes, não há livros que despertam interesse nos adolescentes e isso causa uma certa repreensão quanto a leitura. É óbvio que no texto, há erros de ortografia e concordância, além de falta de pontuação (escreveu Robson Crusoé errado também). Mas ele tem um ponto de vista e acho que, mesmo não sendo real, temos que respeitar porque é o que muita gente pensa. Há livros que são destinados a adolescentes, mas o público jovem não se informa porque já está com a mente pequena demais e "não gosta de ler". Isso sim é um problema. Afinal, não se pode generalizar, há muitos jovens que amam ler e criam/participam de redes sociais como o "Skoob", que é como um clube do livro online.

    ResponderExcluir