sábado, 17 de março de 2012

Te Contei, não ? - O Humanismo




O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo. 
 Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural. 

 A tecnologia começava a se aflorar nos campos da matemática, física, medicina. Nomes como Galileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começavam a se despontar, em razão das descobertas feitas por eles. 

 Galileu Galilei comprova a teoria heliocêntrica que dizia ser o Sol o centro do sistema planetário, defendida anteriormente por Nicolau Copérnico, além de ter construído um telescópio ainda melhor que os inventados anteriormente. Paracelso explora as drogas medicinais e seu uso, enquanto Gutenberg descobre um novo meio de reproduzir livros. 

 Além disso, a filosofia se desponta como uma atividade intelectual renovada no interesse pelos autores da Antiguidade clássica: Aristótoles, Virgílio, Cícero e Horácio. Por este resgate da Idade Média, este período também é chamado de Classicismo. 

 A burguesia e a nobreza, classes sociais que despontam no final da Idade Média, passam a dividir o poderio com a Igreja. 

 É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas. 

 Na Literatura, os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron). Os gêneros mais cultivados foram: o lírico, de temática amorosa ou bucólica, e o épico, seguindo os modelos consagrados por Homero (Ilíada e Odisséia) e Virgílio (Eneida). 

 Podemos denominar Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece. 

 Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras

2 comentários:

  1. Passando por aqui para parabenizar a turma 801 pela noite de 29/03/12, onde foi apresentado o seminário sobre Literatura.
    Foi tudo muito interessante e prazeroso de assistir. As crianças estavam nervosas com a experiência, mas o que vimos foi a preocupação em apresentar o melhor que podiam para nós pais, orgulhosos de seus filhotes. E para mim, que amo os livros, foi um espetáculo de conhecimento e esforço conjunto para integrar pais, filhos e escola.
    A participação dos pais foi divertida, valendo o destaque para os pais da Bruna. Parabéns especial para vocês. Fiquei emocionada ao perceber que a atuação como Romeu e Julieta fez total diferença na superação apresentada por ela. Foi a força que ela precisava para respirar fundo e concluir o trabalho. Foi lindo assistir isso. Isso é ser família.
    Literatura para mim é sempre um assunto muito interessante. Mas, apesar de Dante Alighieri tem mudado o jeito italiano de escrever (deixando de lado o latim), apesar de amar a Lenda de Robin Hood, admirar o trabalho de Camões e ter gostado de todos os temas, o meu preferido é sem dúvida Sheakespeare e respondendo a pergunta que a turma fez “Por que se estudam estes clássicos até hoje” eu ouso dar minha opinião: Porque quando nos deparamos com o melhor é impossível não acreditar que algumas pessoas são eternas.
    Certa vez, o físico/matemático Isaac Newton disse: "Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." Não somos geniais como Newton ou todos os autores apresentados, mas, de pé sobre os ombros deles, podemos olhar além de nossas próprias limitações.
    Parabéns crianças, parabéns ao professor e a todas as pessoas que contribuíram para a noite de ontem.

    (Não sabia onde comentar, por isso escrevi na publicação do humanismo que era o tema comum a todos os grupos)
    Cristina Seghetto

    ResponderExcluir
  2. Em nome de todos os alunos do Oitavo ano / 2012 e Equipe Ativo, obrigado pelo depoimentos e pelo carinho.

    Prof. José Henrique Silva

    ResponderExcluir