sexta-feira, 9 de março de 2012

Te Contei, não ? - A intertextualidade*

* Para entender melhor a palavra, pense em sua estrutura. O prefixo inter, de origem latina, se refere à noção de relação (entre). Logo, intertextualidade é a propriedade de textos se relacionarem.


"QUE O MANUEL BANDEIRA ME PERDOE, MAS...VOU-ME EMBORA DE PASÁRGADA"... AUTO-RETRATO! 

Vou-me embora de Pasárgada 
Sou inimigo do rei 
Não tenho nada que quero 
Não tenho e nunca terei 
Vou-me embora de Pasárgada 
Aqui eu não sou feliz 
A existência é tão dura 
As elites tão senis Que Joana, a louca da Espanha 
Ainda é mais coerente 
Do que os donos do país. 

 A gente só faz ginástica 
Nos velhos trens da central 
Se quer comer todo dia 
A polícia baixa o pau 
E como já estou cansado 
Sem esperança num país 
Em que tudo nos revolta 
Já comprei ida sem volta 
Pra outro qualquer lugar 
 Aqui não quero ficar. 
Vou-me embora de Pasárgada. 

 Pasárgada já não tem nada 
Nem mesmo recordação 
Nem a fome e a doença 
Impedem a concepção 
Telefone não telefona 
A droga é falsificada 
E prostitutas aidéticas 
Se fingem de namoradas. 

E se hoje acordei alegre 
Não pensem que vou ficar 
Nosso presente já era 
Nosso passado já foi. 
Dou boiada pra ir embora 
Pra ficar só dou um boi 
Sou inimigo do rei 
Não tenho nada na vida 
Não tenho e nunca terei 
Vou-me embora de Pasárgada. 

Millor Fernandes 
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário