sábado, 24 de março de 2012

Te Contei, não ? - O conto









O Conto é uma narrativa em prosa em proporções bem maiores que as da Crônica, porém sua extensão e estrutura é menor e mais simplificada que a do Romance. 

Suas principais características são:

* O Conto contém um só conflito: num Conto só se narra uma história, de maneira concentrada; no Conto todos os pormenores são cuidadosamente selecionados, convergindo para o mesmo ponto, o único conflito.

* Transcorre num tempo de um momento: dada a trajetória da vida de uma personagem, certamente um momento se caracteriza por essencialmente dramático, conflitivo: o conto abrangerá tal momento, em total detrimento dos momentos anteriores e dos momentos posteriores. Isto é: o passado costuma vir rapidamente resumido e o futuro recebe umas poucas referências.

* No Conto as personagens agem num espaço cuidadosamente limitado, restrito. Vale dizer que normalmente as personagens vivem seu drama numa única rua, numa única casa, num único quarto. O enredo não costuma exigir deslocamento para outro local. Há portanto, uma unidade de espaço.

* O Conto ainda se caracteriza por sua unidade temática: isto é, no decorrer da ação suscita-se uma única impressão, ou de medo, ou de pavor, ou de piedade, ou de ódio, ou de ternura, etc. O objetivo do Conto é imprimir uma ideia, uma única imagem da vida.

* A redução do número de personagens, devido às características anterior de unidade de conflito, de tempo, de espaço, de tema, da ação participam poucas personagens. Ainda que várias sejam citadas, a maioria serve apenas de pano de fundo, de paisagem, para os protagonistas.

* A linguagem do Conto: sendo uma história curta, a linguagem do Conto é naturalmente objetiva, de simples compreensão, sem malabarismos. O diálogo é o recurso linguístico indispensável. É que todo o caráter dramático flui de discórdias, de desavenças, de mal - entendidos, de choques pessoais que só o diálogo pode apresentar com a objetividade e imediatez exigidas pelo Conto.

>> Português Língua & Literatura - Volume 2
Célio Escher

Nenhum comentário:

Postar um comentário