terça-feira, 13 de março de 2012

Te Contei, não ? - 2012 - Um novo começo




Com a chegada de 2012, crescem as especulações sobre o fim do mundo, segundo uma profecia supostamente feita pelos maias. Mas há citações sobre isso em escritos egípcios e celtas, sem falar em Nostradamus e religiosos de diferentes crenças, que afirmam que algo fora do comum acontecerá em nosso planeta neste ano. A partir daí, nada será como antes.
A profecia maia está baseada em uma conjunção astronômica que ocorrerá em dezembro de 2012, quando o Sol ficará alinhado com o centro de nossa galáxia. É um raro fenômeno, acontece a cada 26 mil anos. Ao mesmo tempo, ocorre outro raro aspecto astrológico, uma mudança do eixo da Terra em relação à esfera celeste. O fenômeno se chama Precessão dos Equinócios, e data exata disso é 21 de dezembro de 2012. A Terra oscila lentamente sobre seu eixo, mudando nossa orientação angular em relação à galáxia.

Outras teorias sustentam que, devido a distúrbios nos campos magnéticos do Sol que geram colossais tormentas solares, a polaridade do planeta será afetada. Como consequência, o campo magnético da Terra se inverterá e viveremos violentos terremotos, tsunamis e atividades vulcânicas.

A percepção de que algo pode ocorrer são evidentes: governos e ONU já estão tomando providências no caso de catástrofes futuras – guerras nucleares, queda de asteroides e mudanças climáticas. Em 2008, foi construída em uma ilha remota, Svalbard, em uma parceria entre o governo norueguês e a ONU, uma caixa forte, o “cofre do fim do mundo”, que abriga sementes de todas as variedades conhecidas no mundo de plantas com valor alimentício.

Até o início de 2017, teremos importantes aspectos planetários que nos fazem refletir sobre o que os astrônomos maias profetizaram. Urano e Plutão formam uma combinação explosiva. Se olharmos para trás, veremos o que aconteceu em meados de 1960, quando tivemos uma conjunção desses dois planetas no signo de Virgem: em maio de 1968, em Paris, motins estudantis contra a Guerra do Vietnã e a Revolução Cultural na China, movimento estudantil e guerrilha armada contra as ditaduras da América do Sul, especialmente Chile, Uruguai, Argentina e Brasil. Foi também um tempo de experimentação com drogas psicodélicas, revolução sexual e rebeliões contra as normas estabelecidas.

Nos tempos atuais, o auge do quadrado de Urano com Plutão ocorreu entre junho e outubro de 2011(facilmente associado à Primavera Árabe e ao outono americano). Acontecerá novamente entre maio e outubro de 2012 e abril e junho de 2013, datas próximas de 21 de dezembro de 2012. A tensão entre as duas forças poderia detonar mais revoluções, rebeliões e até mesmo terremotos e tsunamis. Nesse mesmo período, quando a quadratura de Urano e Plutão estiver exata, Júpiter em Gêmeos forma um aspecto tenso com Netuno em Peixes, podendo causar alterações climáticas, abundância de águas e choques sísmicos.

Para o Brasil, a última conjunção de Urano com Plutão radical indica que poderemos esperar instabilidade na área econômica e também na política, com mais denúncias, afastamentos e renovação de quadro. Netuno bem aspectado com Plutão radical do País promete a implantação de um governo mais justo e democrático. Plutão em trânsito bem aspectado com Saturno do País pode propiciar maior consciência da população na escolha de seus governantes.

Em 3 de fevereiro deste ano, Netuno entra em Peixes até 30 de março de 2025. A estadia de Netuno em Peixes trará um foco maior no sofrimento de milhares de seres humanos em países pobres, como no continente africano, e poderá trazer à realidade o sonho de um sistema político, social e econômico mais humano, com reformas na saúde pública, no sistema prisional e nas artes.

Também é a vez do romantismo ficar mais presente, com as pessoas desejando envolvimentos afetivos mais profundos e significativos, voltando a sonhar e querendo vivenciar grandes emoções. Muita gente vai desejar estar conectada e não apenas por meio do Facebook, mas sim do coração e da alma. A busca pelo autoconhecimento deverá crescer, pois a primeira conexão será consigo mesmo e depois com o todo.

Os planetas possuem um lado escuro e um lado de luz, e Netuno em Peixes traz também a dificuldade de lidar com a realidade tal como ela é, tendendo a enganos, ilusões e excesso de fantasia, inclusive religiosa.

Mas a ideia principal é de que vamos viver o fim de uma Era. Plutão trabalha com a capacidade humana de se elevar por meio da dor e da destruição. Urano é o planeta da inovação e da libertação e Netuno, dos sonhos visionários. Desse encontro entre Urano e Plutão e da entrada de Netuno em Peixes, poderemos ver a luta para o final de um sistema e uma classe social que se estabeleceram como dominantes econômica e politicamente a partir da Revolução Francesa.

Perante isso, podem ser desenhadas novas formas de governar, de distribuição de renda e de cuidado com a Terra. Plutão em Capricórnio (transmutação do status quo), Urano em Áries (liberdade e igualdade para todos os indivíduos) e Netuno em Peixes (sensibilidade perante as misérias humanas) são extremamente criativos e talvez potencializem novos princípios e paradigmas para a construção de uma nova sociedade.

Saturno permanece em Libra até 5 de outubro. Esse aspecto está no céu desde 2009 e afeta os relacionamentos em geral, exigindo respeito e valorização do outro. Para quem preza o amor, é um momento excelente para reativar compromissos. Saturno entra em Escorpião em 6 de outubro e vem com tudo, pois o trânsito de um planeta é sempre mais forte quando ingressa em um signo. Aproveite para transformar e regenerar aquilo que se deteriorou nos relacionamentos e em você mesmo.

O ano-novo chinês 4710, ou 2012 no calendário ocidental, é o Ano do Dragão, que representa o 5o ano no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Governado pelo elemento água, cor preta, polaridade yang, terá início em 23 de janeiro 2012 e vai até 9 de fevereiro 2013. Entre todos os signos chineses, o Dragão é o mais forte e poderoso – simboliza a figura do imperador e está associado à riqueza, felicidade e boa sorte. Um bom ano para os que possuem metas definidas, conhecimento, força de vontade e bom senso. Será um ano de poder, dinheiro e negócios. Impulsividade, arrogância e excesso de otimismo deverão ser evitados, e há risco de excesso de autoritarismo e fanatismo. Este ano favorecerá as atividades intelectuais, as pesquisas, os negócios, projetos em longo prazo, grandes empreendimentos e viagens.

Todo ano é regido por um planeta que atribui uma energia diferenciada em nossas vidas. O de 2012 é regido pela Lua que representa a mãe, as emoções, a sensibilidade, a intuição, os instintos mais profundos, a fantasia, a família, o nascimento e o feminino. A Lua pode também, nesse contexto, representar também a Terra, nossa mãe maior, aquela que nos alimenta, acalenta e acolhe, que nos dá a vida e que nos recebe na morte. E ela poderá manifestar seu desagrado com relação à forma como a temos tratado. Em ano regido pela Lua, tudo se torna oscilante e instável. Mudanças podem ocorrer de um momento para outro, esteja atento e maleável. Este ano será importante para as relações familiares e estar em casa dará segurança, prazer e conforto emocional.

Na numerologia, 2012 é 5, isso nos lembra o pentagrama ou estrela de cinco pontas, o que significa os quatro elementos (Fogo, Água, Terra e Ar) mais um quinto elemento, que é o Espírito. A estrela de cinco pontas indica para o processo de individuação, crescimento e empoderamento de nossas qualidades.

Maggy Harrison
REVISTA BRASILEIROS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário