sexta-feira, 2 de março de 2012

Te Contei, não ? - “Ressurreição”: a semente de “Dom Casmurro”?






Laís Azevedo 


 Ressurreição, publicado em 1872, foi o primeiro romance escrito por Machado de Assis. Devido ao tamanho da obra, há alguns críticos que classificam-na como novela. 

Seja como for, o livro é situado, num viés mais tradicional, como pertencente à fase romântica do autor. Outros estudiosos preferem não ler a obra por esse prisma. Assim, percebem-na como uma preparação para os romances que consagraram o escritor fluminense (Memórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba). 

 O romance, que está sendo aqui brevemente comentado, narrado em terceira pessoa, traz a história de duas personagens centrais, Félix e Lívia. O primeiro é um homem irônico, um médico, que não se importa muito em manter a constância de seus relacionamentos. Lívia, por seu turno, é uma uma viúva, uma mulher firme que, apesar disso, não perde a ternura. 

O encontro do casal ocorre graças a Viana, irmão de Lívia e amigo de Félix, que é descrito pelo narrador como um parasita, haja vista que está sempre dando um jeito de escorar-se nas famílias de outros, no intuito de aproveitar o máximo da amizade daqueles que lho aceitam em suas casas.  

As duas personagens protagonistas, que já haviam se encontrado num baile anos antes, depois do reencontro se apaixonam uma pela outra. E, é a partir disso que os principais conflitos do romance desencadeiam-se. As outras personas, secundárias, tornam o romance de Lívia e Félix ainda mais cheio de reviravoltas. Meneses, por exemplo, um dos amigos do médico, rapaz que se vê perdido nos labirintos do amor, acaba se apaixonando pela viúva. 

Raquel, moça de 17 anos, filha dum coronel, também desperta um grande amor por Félix, posto que este a salvara de uma terrível enfermidade. Há também a figura de Luís Batista, um homem casado que não resiste aos encantos da bela Lívia e, por isso, tenta a todo custo conquistá-la. 

 Em Ressurreição, de fato, Machado de Assis já demonstra que viria a se tornar um dos prosadores mais hábeis de nossas Letras. No curto romance, ou novela, talvez, o tema do ciúme, que é apresentado, anos depois, em Dom Casmurro, de forma brilhante, aparece como o maior dilema a ser enfrentado por Félix. 

O aludido sentimento, que invade a alma do médico, acaba complicando a história de amor entre os dois protagonistas. A ironia, marca primordial da prosa curta e romanesca do autor de O alienista, é apresentada em diversas pontos da narrativa. O referido elemento eclode, principalmente, através dos diálogos entre Félix e outras personagens, como pode ser notado num dos trechos extraídos do livro, o qual está reproduzido abaixo. 

 Como Félix não lhe animasse a conversa no terreno em que el a pôs. Viana entrou a elogiar-lhe os vinhos. — Onde acha o senhor vinhos tão bons? perguntou depois de esvaziar um cálix. — Na minha algibeira. — Tem razão; o dinheiro compra tudo, inclusive os bons vinhos. (ASSIS, 2008, p. 20). Ora, se o ciúme e a ironia já são presentes em Ressurreição, o adultério à Dom Casmurro também está presente. 

Entretanto, se nesta última, o leitor não saberá jamais, devido a perspicácia de Machado de Assis, se Capitu traiu Bento, o mesmo não acontece em Ressurreição. Não se tem, pois, no decurso deste, a ambiguidade que dá no decorrer da história contada pelo ciumento Bentinho. Com base em tudo que foi explicitado, até aqui, não seria um equívoco dizer que Ressurreição seria a semente de Dom Casmurro e, talvez, também doutros romances do escritor. 

A obra publicada em 1872 já demonstra, como foi dito, um Machado de Assis que começava a dar seus primeiros passos rumo à tessitura de geniais romances que seriam publicados na década seguinte. Posso dizer, por fim, que a obra é leitura imperdível para os que gostam da boa literatura brasileira. 

É também obrigatória para os leitores que, às vezes, embalados pela crítica tradicional, não se arriscam nos romances ditos românticos do escritor fluminense. 



3 comentários:

  1. A obra Ressurreição foi o primeiro romance escrito por Machado de Assis. Pelo que pude compreender, narra a história de um médico que não se importa muito com seus relacionamentos. Ele conhece Lívia e tudo isso muda. Porém, o romance deles é difícil, pois há outras pessoas interessadas em Lívia e em Félix.
    Machado de Assis é um autor do período da literatura chamado de Realismo. Ele parece gostar muito do tema de adultério, tema particularmente comum em suas obras, já que este sempre foi uma ação praticada pela humanidade.
    Ele descreve o ciúme em grande parte de suas obras, já que é um sentimento comum á todos os seres humanos.
    Eu acredito que sendo um romance de Machado de Assis, a obra Ressurreição deve ser lida e apreciada por todos, independentemente das críticas á seu respeito. Ela pode nunca possuir a sutileza que Machado adquiriu ao longo dos anos posteriores, porém ela é uma grande obra de um grande autor.

    ResponderExcluir
  2. Obra primaria de Machado de Assis, porem ao que me parece, idealiza uma obra muito interessante, com um certo suspense por não sabermos o porquê de tudo e é claro bem romântica. Félix um jovem, solteiro e medico não se importa com suas relações socialmente ditas, porem ao conhecer Lívia esse seu conceito se torna diferente, os dois se ama, mas muitos obstáculos aparecem em seus caminhos, o que torna essa relação complexa e complicada, no caso o motivo seria, pois outras pessoas se interessam tanto por Félix quanto por Lívia.
    Com analise desde texto e estudos em sala de aula, pude compreender que Machado de Assis é um autor de uma época literária chamada Realismo, onde idealiza o interior e o exterior dos personagens com bastantes detalhes, porem de uma forma Universal, ou seja, sentimentos e características comuns entre todos os seres humanos, assim concluímos o porquê ele escolhe o tema adultério e o ciúme, pois adultério sempre, desde então ato praticado por muitos da humanidade e o ciúme, uns dos maiores sentimentos provocados pelo o amo e alvo em todos nós até hoje.
    Apesar de muitas criticas relacionada a essa obra, eu acharia interessante que todos a apreciassem, pois mostra o amor no sentido bom e fácil e no ruim, e difícil.
    Com base nessa obra, que eu concordo que Machado de Assis, teve a ideia para criar seu fantástico livro: Dom Casmurro.
    Por isso conclui-se que Machado de Assis realmente marcou e ainda marca a literatura brasileira, pois ele sempre coloca em seus livros esses mistérios, “será que foi ela?” ou “será que ele a traiu?” então não podemos deixar de aprecia-las.

    Ana Carolina Xavier 901

    ResponderExcluir
  3. “Ressurreição” foi a primeira obra escrita por Machado de Assis, mas segundo o texto ela foi feita durante a fase romântica dele o que leva algumas pessoas a não querer Lê-la.
    Em “Ressurreição”, duas pessoas com personalidades totalmente diferentes, onde diante tantas diferenças surgiu o amor, mas junto com o amor veio os ciúmes, as brigas, a desconfiança, mas essas características também são adotadas por Machado anos depois em uma de suas obras de mais sucesso “Dom Casmurro”, onde mesmo Bentinho amando Capitu os ciúmes o toma conta, e acaba com o relacionamento deles, mas no final, Machado não nos deixa claro se a Capitu realmente havia traído Bentinho, ou se ele é que estava imaginando tudo, então fica a grande duvida no final da suposta traição, mas em “Ressurreição”, Machado tinha feito a mesma coisa, pessoas que se amavam tiveram sua relação abalada por causa dos ciúmes, mas a historia talvez não tenha ficado tão interessante quanto “Dom Casmurro”, devido o jeito dele empregar a ambigüidade em cada historia e talvez por isso, as pessoas não tem tanta vontade de ler “Ressurreição” e se referem a ela como uma “semente”, uma preparação para “Dom Casmurro”.
    Apesar de tudo, Machado de Assis foi um homem do Realismo, ele gostava de escrever sobre problemas enfrentados por muitas pessoas, problemas que faziam parte da vida de muitas pessoas, nessas duas obras o seu “tema” foi o ciúmes, o adultério, e nessas obras ele nos faz pensar bastante em coisas que acontecem em nossas vidas, nos faz olhar as coisas com um novo olhar, como por exemplo, os ciúmes, que são coisas que nos incomoda muito, mas que pode não passar de apenas coisa da nossa imaginação, e eu acho que é esse jeito dele de escrever, retratar as coisas, que o fez ser um dos maiores escritores que já existiu, pois mesmo depois de século ele e suas obras são ainda muito conhecidas, comentadas, debatidas atualmente, tirando o fato de que sua historia de vida nos deixa ainda mais intrigados.

    Aluna: Amanda Guimarães Marins-901

    ResponderExcluir