segunda-feira, 28 de abril de 2014

Analisando Bandeira - Andorinha


Katelyn Ashley Nunes Nelson
Turma 802 / Ativo / 2014



Andorinha


Andorinha lá fora está dizendo:
— “Passei o dia à toa, à toa!”
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais
triste!
Passei a vida à toa, à toa. . .


Manuel Bandeira 



   Quando paramos para interpretar qualquer poema precisamos primeiro ir por palavras, depois por versos, estrofes e finalmente o poema inteiro.
Lendo o poema percebemos a repetição da palavra Andorinha no singular, então esta claro que o pássaro solitário é. Isso nos leva a uma conexão com um dizer popular: “uma andorinha não faz verão”, pois elas andam em bandos. Essa andorinha está só dividindo com o poeta a solidão.
  A repetição da frase “passei o dia à toa, à toa”, refere-se a ideia de que ambos não deixaram marcas, uma num dia de vida e o outro na vida inteira. Pois a época em que Bandeira escreveu esse poema estava em profunda depressão, sozinho, sem preocupações na sua vida.
  No poema encontra se duas estrofes trazendo à diferença de espaço, a andorinha esta solitária do lado de fora da casa, porém o poeta esta isolado no interior combinando o lugar intimo da casa, da vida pessoal com a solidão.
  Com isso dito, percebemos o significado do poema em si. A junção de tudo traz a ideia de que o poeta estar em um momento da sua vida tão calmo que ele consegue ouvir os pássaros cantando e associar isso a sua solidão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário