sábado, 5 de abril de 2014

Te Contei, não ? - Neymar e Daniel Alves teriam sido vítimas de racismo na Espanha



Além de imitar som de macaco, torcedores do Espanyol jogaram uma casca de banana no gramado


O ESTADO DE S. PAULO



SÃO PAULO - Mais cenas de racismo voltaram a ocorrer no futebol mundial neste sábado. O fato, desta vez, deu-se no Estádio Cornellà-El Prat, na Catalunha, durante a vitória do Barcelona por 1 a 0 sobre o Espanyol. Além de imitarem som de macaco, os torcedores jogaram uma casca de banana no gramado. Os atos hostis podem ter sido contra os brasileiros Neymar e Daniel Alves, os únicos negros do Barcelona . Os principais jornais espanhóis não noticiaram o suposto ato racista. A informação com a foto da banana no gramado foi divulgada no site Sphera Sports Channel.


Banana é atirada no gramado do Cornellà-El Prat

Neymar foi um dos principais personagens da partida válida pela 31.ª rodada do Campeonato Espanhol. Aos 19 minutos do primeiro tempo, quando o placar apontava 0 a 0, o jogador perdeu gol na pequena área, sem marcação, ao completar cruzamento de Daniel Alves. A bola passou perto do travessão. Na etapa final, a 13 minutos do término do jogo, o craque brasileiro disputou a bola dentro da área. O zagueiro Javi López tocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti, convertido por Messi para o gol da vitória.
Recentemente, o futebol brasileiro teve três casos de racismo. No Peru, os torcedores do Real Garcilaso também imitaram som de macaco nas arquibancadas. A vítima na ocasião foi o volante Tinga, do Cruzeiro. Já no Rio Grande so Sul, o árbitro Márcio Chagas teve seu carro riscado na saída do Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Torcedores do Esportivo também colocaram bananas no teto e no cano de escapamento do automóvel de Chagas. Arouca, do Santos, também sofreu com o preconceito ao ser xingado por torcedores do Mogi Mirim após um jogo do Paulistão.

Um comentário:

  1. Bem legal esse texto. Podemos ver que depois de tanto tempo ter acabado a escravidão em nosso país ainda podemos ver uma grande presença de racismo em todo o mundo.

    ResponderExcluir