Bilhete ao futuro
Bela ideia essa de
Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da
Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao
futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século
passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os
brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado
presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e
fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar
de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro
sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (...)
Affonso Romano de Sant’Anna
1) Os dois parágrafos acima
fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção
textual é chamado de crônica, porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar
o leitor.
c) faz o registro
do dia a dia.
d) conta uma
história antiga.
e) exalta as belezas
do país amado.
2) O acontecimento que originou
esse texto está relacionado:
a) à promoção do
reitor da Universidade de Brasília.
b) à realização do
reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito
pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos
problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo
ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
3) Segundo o cronista, o
bilhete ao futuro:
a) incitaria as
pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
b) incitaria as
pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c) incitaria as
pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as
pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e) incitaria as
pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser
pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo
imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria
político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se
comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita
dificuldade para redigir o bilhete do futuro.
5) A frase que exprime a conclusão
do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:
a) “O futuro e o
presente só interessam ao passado.”
b) “O passado é
importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
c) “O presente é
hoje e não é necessário preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro
é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a
gente deixa para pensar amanhã.”
6) As mensagens que as pessoas
enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:
a) belezas e
possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e
esperanças
d) realizações e
lembranças
e) frustrações e
melancolias
7) O tratamento adequado para
se referir ao reitor de uma Universidade é:
a) Ilustríssimo
Senhor
b) Vossa
Magnificência
c) Excelentíssimo
Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
8) As duas vírgulas que
aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
9) Um ser humano que sofra de
hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é assim
conhecido por:
a) apresentar
obesidade descontrolada
b) possuir
seríssimos problemas de saúde
c) ser extremamente
romântico
d) isolar-se
socialmente
e) ser dependente
de medicamentos
10) O pronome ela, destacado no
texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem
b) hipocondria
c) esperança
d) intenção
e) ideia
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