domingo, 31 de agosto de 2014

Charges - Descobrimento do Brasil


3 comentários:

  1. De acordo com a charge é possível entender basicamente o que ocorreu no período quando os portugueses aqui chegaram , invadiram uma terra que já era ocupada por indígenas ali estabeleceram ordens , tratados e pedaços de terras como se toda aquela terra a eles pertencessem sem nenhuma presença de índios, mas ao contrário houve um grande conflito entre brancos e pardos por terra , mas nessa história quem estaria certo ? Os índios claro , mas quem possuía os mosquetes , pólvora e canhões eram os portugueses que foram o suficiente para exterminar tudo que no caminho veio , conclusivamente se tornou um pedaço de terrar tomado pelos portugueses e seus habitantes naturais ignorados , desprezados e queimados , como ocorreu ao mesmo dos negros que foram trazidos , escravizados e usados como animais . Hoje em dia as coisas vão bem parecidas porém sem escravidão : Terras para os poderosos , Política que não se importa com os pobres e sim com os burgueses , grande presença do racismo , muitos não ligam para os índios e ainda há um ar de " Europa " na nossa sociedade aonde muitos são descendentes daqueles que um dia nos roubaram todo ouro e Pau-brasil que hoje há pouquíssimas reservas ...

    ResponderExcluir
  2. A palavra descobrimento significa descobrir, explorar algo que você nunca tinha visto antes, investigar terras não achadas... Quando nos referimos ao descobrimento do Brasil temos uma visão de Portugal, pois há artigos, documentos que confirmam a chegada do povo europeu nas terras que hoje chamamos de brasileiras.

    No momento em que foi avistada terra, os portugueses encontraram índios que ali habitavam, estavam nus, pintados e enfeitados com penas, vistos como inocentes por não serem civilizados como o povo europeu, os que somente tinham uma vida correta, onde só sua cultura no modo geral era aceita. Os portugueses chegaram de uma forma amigável com a intenção de dominar aquele povo, começando com a catequese, impondo seu dialeto como a principal língua presente, o latim. Foi chegando e retirando tudo que via pela frente que traria benefícios para sua metrópole, como a cana-de-açúcar, pau-brasil, minerais e o mais terrível, eles conseguiram retirar a felicidade, a paz, religião, moradias indígenas...
    Em todos os livros, pesquisas na internet e muitos outros fatores mostram a visão do português ao índio, mas a minha dúvida é: Como foi para o índio estar sendo obrigado a receber aqueles “civilizados” em suas terras? Pois no momento em que à distancia foi avistada aqueles imensos navios, com certeza tiveram um pouquinho de medo, aquele desconhecido povo, com uma linguagem estranha, vestimentas diferentes, com uma cor branquinha, religião desconhecida e usando algo nos pés que impossibilitava encostar no chão, era algo de outro mundo. O índio foi obrigado a mudar de cultura e aceitar o cristianismo, que a partir desta crença que os portugueses conseguiam ser superiores aos primeiros habitados. O encontro de Portugal com uma desconhecida terra habitada por indígenas, teve o resultado de uma “trombada” cultural, como diz José Henrique da Silva.

    Então, eu fico imaginando, descobrir um lugar já vivido, habitado por tribos indígenas, retirar tudo o que esta terra oferece, não é descobrir, mas sim destruir. Muitos pensam que graças aos portugueses nós podemos estar nas terras brasileiras, e que muitos necessitavam derramar sangue para hoje sermos o que somos, mas o meu pensamento reflete que poderia ser de um novo jeito, onde ninguém precisaria ser tratado como animais, serem castigados por ficarem com fome, serem mortos por não praticar a mesma religião... Hoje poderia ser um Brasil até melhor, mas infelizmente não podemos mudar o passado de uma história que corre em nossas veias brasileiras.
    Laura.

    ResponderExcluir
  3. Charge
    Essa charge retrata a chegada dos portugueses no Brasil que quando eles chegaram já avia alguém lá os indignas que foram escravizadas mortos torturados e etc.
    Ela mostra um acontecimento histórico mais não foi como a charge mostrou os portugueses chegaram e começaram a fazer troca com eles , tentaram os catequizar ,começaram a fazer eles de escravos.
    Conclusão: invadimos-mos o Brasil e o colonizamos tirando as terras dos indigitas.

    De: Vitor Almeida

    ResponderExcluir