segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aconteceu, no LiterAtivo apareceu ....













Projeto - Um encontro com Monteiro Lobato











A turma de nono ano / 2011 do Colégio Ambiente Transformador InterAtivo realizou um Seminário para a turma de sexto ano - F6207 - do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, como uma das atividades do Projeto - Um encontro com Monteiro Lobato.

As apresentações dos trabalhos começaram no dia 07 de junho, na terça-feira, e teve seu término no dia 13 do referido mês e nelas os alunos do Ativo contaram as mais famosas histórias do famoso Sítio do Picapau Amarelo". Esta obra envolve muita polémica, por exemplo no livro O Poço do Visconde. História que é narrada na época em que o Brasil não tinha poços petrolíferos e importava petróleo. Lobato como era muito estudioso, começou a aprofundar seus estudos em Geologia e descobriu que havia petróleo no Brasil acabando por descobrir também que o não interesse pela exploraçao fazia parte de um golpe do governo da época para lavagem de dinheiro. Os alunos conseguiram apresentar toda esta história de uma forma clara e interativa.

Em uma das apresentações discutiu-se também a questão do racismo presente ou não, na obra Caçadas de Pedrinho.

A diretora do Colégio Municipal, Lucy Caldas Simões foi uma das entrevistadas e nos concedeu informações muito proveitosas. Ela fala "Gostei muito da vinda de vocês aqui, porque assim vocês podem perceber qual é a verdadeira realidade entre uma escola particular e uma escola pública."


Parabéns alunos do Ativo pela qualidade do trabalho apresentado e parabéns alunos do MIDS pela oportunidade legal de aprender tanto.





Lucca Hanine / Maria Isabel / Mariana Beckman / Renato Cadinelli - Turma 802 / Ativo / 2011





2 comentários:

  1. Larissa da Silva Fernandes Alves de Oliveira.(7ºano/manhã/701)27 de junho de 2011 às 19:26

    Ao ler sobre o Projeto " Um encontro com Monteiro Lobato",percebi muitos aspectos interessantes:Estímulo a leitura,auxílio ao próximo e vários tipos de conhecimentos foram oferecidos.
    Através desse trabalho feito pelo 9º ano do Ativo,observa-se qu eles puderam estimular o interesse pela leitura dos alunos do 6º ano do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.Também levaram mais conhecimento sobre Monteiro Lobato.
    Além disso, outros temas foram discutidos como :Racismo e o Petróleo.Pontos muito interessantes a serem discutidos.
    Podemos lembrar ainda, que foi um ato generoso de ajuda ao próximo.
    Portanto,diante de acontecimentos como esses pode-se ver que a atitude do 9º ano de discutir,de levar esse assunto até essas crianças foi muito boa e que se tivesse mais pessoas no mundo que se interessase em mostrar a cultura,os fatos importantes que vem acontecendo o mundo não seria como é.
    As consequências ruins do passado se repetirão no futuro, mas o que acontece de bom no presente também poderá mudá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Concerteza á ida ao Maria Izabel trouxe boas lições de vida pra mim e de aprendizado eu pude perceber várias diferenças e semelhanças entre nós alunos.
    Maria Isabel 8 ano
    802

    ResponderExcluir