quarta-feira, 1 de junho de 2011

Brincando de Resenhar - O Menino Narigudo de Walcyr Carrasco



"O Menino Narigudo", de Walcyr Carrasco, Ed. Moderna, é um livro fasciante. Conta a história de um menino, chamdo Cirano, que não acreditava em si mesmo, se achava feio e pensava também que ninguém gostava dele. Um dia , uma garota nova entra em sua escola e ele e seu melhor amigo se apaixonam por ela. Porém, a menina, chamada Roxane, se apaixona pelo amigo de Cirano, Cristiano, que finge ser um menino gentil e educado como Cirano. Um garoto que ele não é.
Mas o livro não mostra apenas a história de um menino que se apaixona pela mesma garota que seu amigo. Por trás deste enredo há várias possíveis interpretações.
Uma delas é a de que nao devemos apenas gostar da nossa aparência física, até porque temos muito a mostrar para os outros a respeito do nosso interior.
A outra é que devemos nos valorizar, porque se nós não gostamos de nós mesmos, quem gostará?
O livro tem muito a ensinar a quem está disposto e tem vontade de ler. É um livro bem legal e interessante.



Caroline dos Santos Gomes & Pedro Caravelo Barbosa
- Turma 802 / Ativo 2011

O livro O menino narigudo de Walcyr Carrasco ( Editora Moderna ) fala sobre um garoto que é incomodado por ter o seu nariz muito grande e com esse fato ele acaba se afastando das pessoas por se achar inferior a elas.
Na sociedade atual, muitas pessoas pré - julgam a outra por sua aparência um pouco fora das "regras" impostas pela mídia da beleza; talvez por essa pessoa estar acima do peso ideal, ou por não ter a beleza que hoje em dia julga-se essencial.
O livro trabalha com a beleza interior e a exterior e ressalta a essência de uma pessoa, mostra que não é necessário ser bonito para conseguir amigos ou um (a) namorado(a).
Esse menino se chama Cirano, ele é tímido, gosta de escrever poemas e gosta muito de ler. Cristiano é seu melhor amigo, que é totalmente o oposto dele, descolado, bonito, esportista e não tem facilidade com a leitura.
Cristiano para conquistar Roxane, uma menina que acaba de entrar na escola e tinha interesse pela leitura e poesias, pede ajuda a Cirano para conquistá-la, mas o que Cristiano não sabia era que seu melhor amigo estava apaixonado por ela também, e no decorrer da história acontecem muitas surpressas.
É importante conferir a obra, pois há vários fatos da sociedade autal que poderão ser aproveitados. Há lições importantes neste livro, que passam uma valiosa mensagem para vida.

Julia Beatriz Leite Mora e Natalia Brandão Raposo - Turma 802 / Ativo / 2011

3 comentários: