quinta-feira, 9 de junho de 2011

PRA ENTENDER MELHOR .......



Depois de Monteiro Lobato, governo vai proibir Chapeuzinho, Mickey e Branca de Neve



O ministério do Politicamente Correto vai anunciar nova ofensiva contra obras infantis
Nelito Fernandes

Nelito Fernandes
Repórter da sucursal Rio de ÉPOCA, escritor, autor teatral e roteirista da TV Globo. Nesta coluna tenta misturar humor e opinião comentando o noticiário, embora admita que na maioria das vezes é difícil manter o humor.









Depois do veto a Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, acusado de ser racista, o ministério do Politicamente Correto vai anunciar esta semana uma nova ofensiva contra obras infantis. Chapeuzinho Vermelho será banida dos livro por ter sido considerada um "estímulo a pedofilia". Uma comissão do ministério concluiu que toda a história gira em torno da cobiça de um lobo adulto que quer conquistar uma criança. "Há duplo sentido em toda a história, só não vê quem não quer", disse um dos técnicos que participaram do trabalho.
A comissão está analisando outras obras destinadas ao público infantil anunciará novos livros banidos em breve. Branca de Neve e os Sete Anões é outra história que será vetada. Desta vez, a alegação é de que a princesa em questão explora mão de obra de deficientes físicos sem remunerá-los. "Ela chega numa casa que não é dela e abusa dos pequenos anões, primeiro se fazendo de boazinha, depois passa a ter benesses e jamais paga nada a eles", afirmou o funcionário.
Pato Donald e Margarida estão na mira. "É um casal que jamais usa calças". Até mesmo Mickey pode ter os dias contados. "Fica evidente pelo comportamento de Pateta que ele tem alguma deficiência mental e é explorado por Mickey", disse. "O rato em questão namora Minie há anos e jamais propôs casamento, o que é um péssimo exemplo para as crianças, passa a mensagem de que constituir família não é importante."

Essa matéria é fictícia e tem caráter meramente humorístico.

( Nelito Fernandes escreve aos domingos na REVISTA ÉPOCA )

4 comentários:

  1. Isso é totalmente uma palhaçada, aliás, há inúmeras formas de se interpretar uma história, uma criança nunca iria interpretar uma história literária desse jeito tão vulgar. "Há duplo sentido em toda a história, só não vê quem não quer" É, realmente, mas a história é para crianças e adultos, o jeito foi contado de uma maneira que pode haver duplo sentido sim, mas jamais ser interpretado de uma forma maliciosa. Só vê quem quer. Maria Julia Lemos, 802.

    ResponderExcluir
  2. Além de estarem querendo acabar com a minha infância , essas pessoas nao vêem a burrice que estão fazendo , querendo alterar a forma em que viemos aprendendo esse tempo todo com as histórias literárias. Na minha opinião esse tal de ''Ministério Politicamente Correto'' deveria levantar uma pesquisa para saber o que as próprias pessoas ja crescidas interpretaram sobre o assunto , ou ao menos olhar em volta e ver quantas crianças ja cresceram e tiveram uma profissão digna , e não viraram racistas nem pedófilos , pagam seus funcionários , casaram e usam calças. Sinceramente , uma tremenda palhaçada. Juliana Teixeira, 801.

    ResponderExcluir
  3. Achei um absurdo isso, pois as crianças não pensam desta maneira. Eu, até uns oito anos de idade, não sabia o que era pedofilia, e nem que as coisas tinham duplo sentido. Sempre interpretei as coisas com muita inocência e tenho certeza que as crianças de hoje também são assim, elas não enxergam maldade nas coisas. A maldade está na cabeça dos adultos. Em minha opinião o “Ministério Politicamente Correto”, está “Politicamente Errado”, pois eles esqueceram que um dia já foram crianças e não pensavam desta maneira, e também não interpretaram a época da publicação e criação dos livros e desenhos animados. Por fim, não se lembraram que mesmo com um acontecimento ruim, que sempre acontece no início dos contos de fada, o final é recompensado com o famoso: “E todos viveram felizes para sempre”. Por isso que devemos sempre ler essas histórias para as crianças, pois assim podemos mostrá-las, que mesmo as coisas estando ruins podemos “dar a volta por cima” e transformar uma coisa ruim em uma coisa boa! Em minha opinião os contos são uma das melhores formas de ensinar valores às crianças. Acho que isso não deveria ser tirado delas, pois os contos de fadas fazem parte da história de todas as crianças. Se eles censurarem tudo, irão tirar até o patinho feio, porque irão dizer “O patinho feio também será banido, pois os irmãos do patinho praticavam bulling”.
    Luísa Seghetto Martins - 702

    ResponderExcluir
  4. O texto que eu escolhi é uma matéria fictícia e de um caráter irônico, nele são citados livros que, após terem vetado As Caçadas de Pedrinho por ser uma obra racista, iriam vetar também outros contos infantis.

    Em minha opinião tais contos infantis não devem ser vetados, as crianças não têm nenhuma maldade em relação à história e muito menos percebem a ambiguidade. Temos que lembrar que essas histórias contribuem muito para a educação das crianças, mostrando o certo ou errado, mexendo com a imaginação delas e apontando que no final delas tudo dá certo.

    A reportagem falsa tem um fundo muito crítico pois mostra o quanto as autoridades estão ficando obsessivas com o fato da censuram, pensando que de alguma forma o livro vai influenciar o menino ou menina de alguma jeito negativo.

    Com toda essa paranóia eles vão sim é acabar com a infância, que é uma fase onde aprendem muito com as coisas que eles entendem e não com o sentido por trás.

    Júlia Pestana 901

    ResponderExcluir