sábado, 25 de junho de 2011

Poetizando ................

O Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
A minha face?


Cecília Meireles

4 comentários:

  1. João Pedro Costa de Almeida
    701
    O Retrato - Cecília Meireles
    Eu gostei muito desse poema, pois pelo que eu entendi ele fala do tempo, quando você é jovem tem forças, alegria pra brincar, pra fazer tudo o que você quer, mas o tempo passa rápido e só quando você vê que já esta grande (adulto, idoso) consegue perceber isso.
    Também fala quando você cresce não fica com a mesmo beleza que você tinha quando criança, fica com a pele mais enrugada, os olhos vazios etc. Mas eu não consegui entender o final que esta assim “Em que espelho ficou perdida A minha face?” não consegui entender .
    Mas afinal ele e muito bom, um poema que pode ajudar pessoas normalmente adolescentes que tem que aproveitar a vida enquanto ainda é criança, pois quando fica adulto ou idoso a vida não é mais a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Que poema mais lindo, nele percebo o poder das palavras e a força do tempo.O poema retrata muito bem a simples saudade da juventude,beleza dos momentos onde ela tem isso.Onde não se encontra o motivo de não continuar a mesma.Mas a minha opinião sobre o assunto,é que TUDO na vida tem seu tempo,e claro TUDO passa,esse é o grande barato da vida,esse é o ciclo da vida.Hoje estarmos com a beleza,felicidade....Amanhã serei mais madura,mesmo estando “com minhas mãos sem força” e sem a minha “beleza”.Estarei com uma outra beleza,aquele que o tempo não retira e sim a dá.Com o tempo obtemos o amadurecimento uma beleza sofrida, longa aquela que não se encontra no espelho,mas que vale apena ter.
    Na ultima estrofe,deixa claro o comportamento de todos nós,a não dar valor as simples coisas da vida, e quando nos damos conta,já é tarde demais as mudanças já foram feitas,pois o tempo não vai esperar você perceber e sim te ensinar a compreender.
    Mariana Ribeiro 801

    ResponderExcluir
  3. Neste texto eu falarei sobre a poesia " O Retrato " de Cecília Meireles, que foi escrito na época do Modernismo.
    Cecília Meireles aborda o tema da passagem de vida. Esta poesia é toda narrada pelo 'eu' lírico. Na primeira estrofe ela repete a palavras "assim", isso indica que há uma mudança no íntimo e na sua personalidade, como "assim calmo", "assim triste", e até fisicamente em "assim magro". Estas repetições fazem com que o verso fique mais lento e tranqüilo, como se essa fase passou sem ela quase perceber. Na segunda estrofe, o 'eu' lírico começa falando sobre as mãos que perderam a força, estas partes mais significativas do corpo são as que simbolizam luta e força pela vida. Mas no poema, no agora as mãos não são como nos tempos passados. Logo no segundo verso da segunda estrofe o 'eu' lírico continua falando das mãos sem força que agora estão paradas, frias e mortas. Neste verso, demonstra uma parte melancólica em relação ao 'eu' lírico. Neste segundo verso, a repetição da conjunção 'e' faz com que o verso fique lento também, como uma passagem da vida para a morte.
    No terceiro verso desta estrofe, o 'eu' lírico descreve seu coração, que antes era cheio de sentimentos, eram mostrados, expostos, agora são retraídos, escondidos como é dito no quarto verso. Na terceira estrofe, no primeiro verso, o 'eu' lírico percebe que mudou fisicamente e interiormente, e para isso ter acontecido, foi tão simples, tão fácil, como se lê no segundo verso. A repetição da palavra "tão" mostra que a certeza da evolução e do ritmo torna-se acelerado como a passagem da vida. No penúltimo e no último versos da última estrofe há um questionamento ao 'eu' lírico, que fica no desejo de saber quando perdeu sua vitalidade. O poeta fala isso no poema metaforicamente: "espelho" seria o lugar, o momento; "face" seria a vida, a juventude.
    O título Retrato se encaixa perfeitamente ao poema porque a palavra simboliza algo parado, eternizado e o 'eu' lírico ficava na ânsia de se eternizar, porém o tempo não permitiu e, por isso, ao final do poema se pergunta em que momento de sua vida a sua juventude foi eternizada pelo descanso.


    Gustavo - Turma 901

    ResponderExcluir
  4. "O retrato"
    Nessa poesia retrata muito bem na primeira estrofe que as pessoas mudam, por exemplo, eu mudei, era triste e agora sou muito mais feliz, ou seja, fala muito sobre o tempo e como ele passa rápido e quando vamos ver já estamos adultos.
    Fala também sobre as diferentes formas de ver as coisas, o mundo, as nossas atitudes, as nossas falhas, as nossas escolhas,o nosso humor, o nosso caráter e outras coisas.
    Além disso fala sobre as diferenças, mas como assim diferenças? Vou explicar, as mudanças no nosso corpo, por exemplo, na nossa pele, nas rugas, no volume das partes do nosso corpo, como a gordura.
    E no final achei muito interessante porque ele fala:"- Em que espelho ficou perdida a minha face?" como se fosse assim: com a velhice, onde ficou a beleza? ou melhor: Onde ficou a minha beleza de quando era uma criança, um pré-adolescente, um adolescente ou ate um adulto, ou seja como Mariana Ribeiro retratou:"[...] a simples saudade da juventude[...]

    Lóris Maia da Costa-703

    ResponderExcluir