sexta-feira, 24 de junho de 2011

Coleçao Mitos Africanos - Yemanjá


Yemanjá irrita -se com a sujeira dos homens


"Logo no princípio do mundo, Yemanjá teve motivos para desgostar da humanidade. Os seres humanos sujavam suas águas com lixo, com tudo o que não mais prestava, velho ou estragado. Até mesmo cuspiam em Yemanjá, quando não faziam coisa muito pior.
Yemanjá foi queixar-se a Ododumaré, sua casa estava sempre cheia de porcarias. Olodumaré ouviu seus reclamos e deu-lhe o dom de devolver à praia tudo o que os humanos jogassem de ruim em suas águas. A partir daí as ondas surgiram no mar. As ondas trazem para a terra o que não é do mar.

Mitologia dos Orixás - Reginaldo Pirandi

3 comentários:

  1. O texto que li se chama ‘’Yemanjá irrita -se com a sujeira dos homens’’, fala de uma deusa do mar, que se irrita com a falta de respeito dos humanos de jogarem sujeira e o que quiserem nas suas águas.

    Um dia, frustada, Yemanjá resolve se queixar com o Deus supremo, Olodumaré, de que apesar de desfrutarem da água, não prezam nem um pouco pela sua conservação e que os humanos mas não o respeitava nem um pouco.Então, o grande Olodumaré lhe da um dom de que ela devolver tudo o que os humanos jogavam na praia.

    O que nos faz voltar no assunto da poluição,muitas pessoas não tem conciência de que quando jogam lixos,por mais pequenos que sejam, no mar, ou até mesmo na areia,estão se prejudicando.

    Pois, quando a maré sobe, trás de volta todas as impurezas que são jogadas no mar, trazendo lixo e poluição pras ruas e moradias,atrapalhando não só você,mas também em todos que estão a seu redor.



    Isabela Cardoso - Turma 901

    ResponderExcluir
  2. Esse texto está mostrando a realidade de hoje em dia , tudo o que nós humanos jogamos nos mares depois será devolvido para nós , então é como se nós poluíssemos nós mesmos .
    E agora como Yemanjá a Terra está irritando-se com essa poluição , mandando o lixo de volta para onde ele veio , nesse caso as praias , que hoje em dia algumas estão tão poluídas que nem dão para nós tomarmos banhos, ou falar com os professores que passam por ela !!!rsrs


    John William , F6 207 ...

    ResponderExcluir
  3. O yemanjá
    Eu me interessei muito pelo o yemanjá pois é como se ele fosse um deus dos mares como o Posseidon, também é interessante que ele lembra que as ondas que ele faz pra devolver os lixos dos humanos, ele também faz os maremotos que são horríveis.
    Também eu não intendi muito o que é o yemanjá, não sei se é um deus ou uma força da natureza, não sei, uma das coisas que eu sei sobre o yemanjá é que no final do ano eles colocam um barquinho com suas oferendas pra ele (na agua do mar), eu não sabia o que era o yemanjá então eu achei interessante e pesquisei e isso é tudo o que eu sei, a e também eles fazem um pedido para ele.
    Uma coisa também é que isso mostra um pouco de como será o nosso futuro se nós não pararmos de jogar o nosso lixo nas aguas dos mares, pois no texto fala que ele devolvera o nosso lixo jogado no mar , por isso não devemos jogar o lixo na água , e pelo que eu li em um comentário o yemanjá é uma mulher, e isso eu não sabia e então não é um deus e sim uma deusa, o Oludumaré é o deus mais forte de todos e o que deu o poder (dom) pra o yemanjá, o que eu mais gostei mesmo é que ele vai devolver tudo o que nós fizemos de ruim pra ele, e por isso nós não devemos mais fazer coisas ruim para ele pois senão no nosso futuro será pior pois ele vai ficar brabo com os humanos, e depois disso ele vai querer se vingar e você sabe que a força da natureza é muito maior que a do homem , e por isso nos temos de parar de poluir, por daqui a pouco nós é que vamos nos poluir.

    João Pedro Costa de Almeida
    701
    27/08/2011

    ResponderExcluir