quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brincando de Resenhar ....

A maldição de Édipo Rei

Sófocles, esse famoso tragediógrafo, escreveu dezenas de peças, e além de entreter a população grega, também a fazia refletir. Esse é o caso da famosa peça Édipo Rei, da qual lemos uma adaptação.
Édipo, o personagem principal da história, sofreu por culpa de seu pai, que teve um namoro proibido. Édipo nasceu com seu destino pré-definido, e ele sofre sem culpa, vai realizando a profecia ( que é : "Matará seu pai e desposará tua própria mãe!" ) sem saber que a está completando. A profecia se cumpre e Édipo se mata, por causa de grande angústia em seu coração.
Acho que Sófocles tentou ensinar a população daquela época o perigo de desobedecer regras, saber sobre o futuro e como o destino pode ser traiçoeiro. O interessante é que as peças gregas nos influenciam até hoje, com o mesmo impacto que tinham no passado e com a mesma importância de seus ensinamentos.
Além de nos alertar sobre obedecer as regras sobre o destinho, acho que o principal ensinamento para o povo da Grécia Antiga ( e para nós também ) é ter cautela e pensar bem antes de fazer qualquer coisa, pois isso pode definir nosso destino, qualquer errinho pode fazer muita diferença em nossa vida. Foi o que aconteceu com Édipo e Laio.
Vou aplicar isso em nossa vida: Em qualquer hora, podemos ficar bravos com um guarda e agredi - lo repentinamente, sem pensar. Por causa desse ato, podemos pegar sérios anos de cadeira. Tudo por causa de nossa ação repentina.
Todas as peças têm algo a nos ensinar, por isso nos influenciarão até o fim dos tempos.

João Pedro Berbat - Turma 701 / Ativo / 2011



Um comentário:

  1. Em minha opinião o texto explica muito bem e detalhadamente a sociedade greco-romana, enquanto fala do livro "A maldição de Édipo".
    Além de conseguir resumir a história do livro e os prováveis ensinamentos que Sófocles queria passar para as pessoas da época,que até hoje ainda são uteis e podem ser aplicados em nossa sociedade.
    Por esses detalhes eu achei o texto muito bem feito e com coesão.

    Paula Dantas Gomes Quirino-turma 701

    ResponderExcluir