quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brincando de Resenhar - Medeia .... (2)

Medeia

Um livro clássico é uma obra atemporal e "Medeia" é um exemplo, pois sua historia sobreviveu ao longo do tempo, acumulando gerações de leitores. A obra originalmente foi escrita por Eurípedes, um dos trágicos gregos mais conhecidos e estudados, e foi adaptada por Sonia Rodrigues (Ed. Scipione), desta forma facilitando a sua leitura para que um público maior possa entendê-la.
"Medeia" narra o drama de uma muloher que deixou tudo para trás, pátria e família, para seguir seu grande amor, Jasão. O ponto alto da obra acontece quando esta descobre que foi traída por Jasão e, a partir dai, planeja sua vingança. Observamos o contraste entre duas personalidades diferentes. Medeia representa a loucura, a emoção, a paixão, mostra até que ponto uma pessoa pode ir por vingança, como um amor tão grande pode se transformar em um ódio mortal. Jasão representa o equilíbrio, a razão.
Como o livro fala na personagem feminina e seus sentimentos - amor, dúvida, raiva, dor, sentimento de culpa - é interessante comparar a situação das mulheres daquela época e hoje. Na Grécia Antiga as mulheres eram consideradas seres inferiores e seu papel era apenas cuida da cada, filhos e maridos. Felizmente, na sociedade em que vivemos, as mulheres conquistaram seu lugar e são valorizadas.
"Medeia" é uma obra atual, pois fala de sentimentos com os quais lidamos a cada dia. Quando lemos jornais ou assistimos aos noticiários, nos deparamos diariamente com crimes passionais, motivados por ciúme doentio, sentimento de posse, desejo de vingança, paixões não correspondidas. O livro "Medeia" tem isto tudo e mais: aventuras cheias de elementos fantásticos e irreais, bem ao estido da clássica Mitologia Grega. Por tudo isso é uma ótima opção de leitura.


Pedro Chaves Folkerts, Alec de Araújo Sales, Matheus Leite Rangel, Matheus Dietrich Lima e Guilherme Barros de Mattos - Turma 702 / Ativo / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário