domingo, 5 de junho de 2011

Feito por eles .....



O Barroco foi uma tendência artística que começou primeiro nas artes plásticas e depois na Literatura, no Teatro e na Música.



Nasceu na Itália, no século XVII e se espalhou para outros países da Europa, como a Holanda, Bélgica, França e Espanha. Ele continuou vivo até o século XVIII.

O Barroco Brasileiro foi fortemente influenciado por Portugal, mas com o tempo, começou a ter características próprias. O lugar onde teve mais desenvolveu-se foi em Minas Gerais.

O Barroco na Literatura Brasileira caracteriza-se por utilizar largamente figuras de linguagem: metáfora, antítese, paradoxo, sinestesia e outras.
Desenvolveu-se na Bahia.




Alguns escritores, da literatura barroca brasileira, merecem destaque: Gregório de Matos, conhecido por suas poesias, e o Padre Antônio Vieira, por seus sermões.

Este é um poema feito por Gregório de Matos:



“Esse povo maldito...”
[Fugindo da Bahia]

“Ausentei-me da cidade
Porque esse povo maldito
Me pôs em guerra com todos
E aqui vivo em paz comigo.
Aqui os dias não me passam,
Porque o tempo fugitivo,
Por ver minha solidão,
Pára em meio de caminho.
Graças a Deus, que não vejo
Neste tão doce retiro
Hipócritas embusteiros
Velhacos entremetidos.
Não me entram nesta palhoça
Visitadores prolixos,
Políticos enfadonhos,
Cerimoniosos vadios.
(...)”



Gregório de Matos
Texto coletivo produzido por: Amanda Macedo Carrão, Diego Sarmento Duncan Lima, Letícia de Angeli Corti das Neves, Mariana Beckman Larangeira e Lucca.
TURMA: 802 - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário