Cupido
Nascimento de Cupido
Nascimento de Cupido
Cupido nos tempos primitivos é considerado um dos grandes princípios do universo e até o mais antigo dos deuses. Representa a força poderosa que faz com que todos os seres sejam atraídos uns pelos outros, e pela qual nascem e se perpetuam todas as raças. Mitologicamente, não sabemos quem é seu pai,chegam a dizer que seja Marte,mas os poetas e escultores concordam em lhe dar Vênus por mãe, e é realmente naturalíssimo que Cupido seja filho da beleza.
O nascimento de Cupido proporcionou a Lesueur o tens de uma encantadora composição. Vênus sentada nas nuvens está rodeada das três Graças, uma das quais apresenta o gracioso menino. Uma das Horas, que paira no céu, esparze flores sobre o grupo.
Educação de Cupido
Notando Vênus que Eros (Cupido) não crescia e permanecia sempre menino, perguntou o motivo a Têmis. A resposta foi que o menino cresceria quando tivesse um companheiro que o amasse. Vênus deu-lhe, então, por amigo Anteros (o amor partilhado). Quando estão juntos, Cupido cresce, mas volta a ser menino quando Anteros o deixa. É uma alegoria cujo sentido é que o afeto necessita de ser correspondido para desenvolver-se.
Tipo e Atributos de Cupido
Na arte Cupido apresenta dois tipos distintos, pois uma das vezes o vemos como adolescente, outras sob o aspecto de gracioso menino. Mas o primeiro de tais tipos é o mais antigo. Uma pedra gravada nos mostra Cupido de estilo antigo, representado por um efebo alado e disparando uma seta. O arco, as setas e as asas são sempre os atributos de Cupido.
O tipo de Cupido adolescente está fixado perfeitamente num tronco do museu Pio-Clementino. Os membros, infelizmente, faltam. Os ombros apresentam vestígios de orifícios abertos para acolherem o pé das asas. A cabeça, de delicada beleza, está coberta de cabelos encaracolados.
Aluna: Mariana Ribeiro - Turma 801 / Ativo 2011
O tipo de Cupido adolescente está fixado perfeitamente num tronco do museu Pio-Clementino. Os membros, infelizmente, faltam. Os ombros apresentam vestígios de orifícios abertos para acolherem o pé das asas. A cabeça, de delicada beleza, está coberta de cabelos encaracolados.
Aluna: Mariana Ribeiro - Turma 801 / Ativo 2011
Quando o Henrique nos disse que faríamos um blog esse ano, achei que só teria nossos textos, poemas e eventos. Mas quando o blog foi inaugurado percebi qual era a ideia do Henrique desde o início. Não planejava apenas informar pessoas desconhecidas, mas nós mesmos. Todas as reportagens nos informaram e algumas podem até ter nos emocionado. Depois que comecei a visitar o blog, aprendi muitas coisas. Principalmente com as reportagens que começam com “Te contei, não???” que se tornaram minhas favoritas.
ResponderExcluirCada vez que visito o blog, há uma nova reportagem sobre um assunto que eu não conhecia ou não havia aprofundado muito, o que deixa o blog cada vez melhor e não o torna chato.
O blog está maravilhoso e se continuar assim, teremos muitos seguidores e ele se tornará um sucesso maior do que já é.
Caroline dos Santos Gomes 802
eu gostei, pois mostra um fato muito interessante e legal sobre este assunto (de cupido e seres mitologicos) e do jeito que aprofunda mais nesta estoria de cupido e tambem mostra um fato que eu ainda nao sabia e mostra direitinho a realidade do cupido . Na minha opiniao eu adorei este texto e desta assunto pois ele e bem interessante de saber.
ResponderExcluirVinicius 702
Eu gostei porque fala de uma das coisas mais bonitas da vida o AMOR e o cupido,eu também acho que é uma das melhores formas de expressar o amor é com um nenem porque para se criar um bebe você tem que criar com muito amor e carinho se não o nenem fica rebelde.Gostei muito de saber um pouco mais sobre o cupido.
ResponderExcluirMiguel Oppenheimer Marcondes Cesar 701
Na minha opinião achei um ótimo texto,bem escrito e muito interessante, gostei muito desse tema porque eu amo mitologia e estou gostando muito de ver isso aqui no blog. Também achei superlegal porque nós lemos nos divertimos e aprendemos, mas não aprendemos apenas literatura e gramática vai muito além disso porque, nesse texto por exemplo estamos aprendendo sobre cultura, e uma cultura milênar de extrema importância para a sociedade e que nos influência até os dias de hoje!
ResponderExcluirAline Assis 701
O texto relata a hisória,a cultura e a vida do cupido. Sua elaboração ficou clara e objetiva para o leitor ,pois,a forma que falaram do cupido foi bem feita.
ResponderExcluirO blog está indo muito bem,pois eu adoro mitologia e o cupido foi uma ótima forma de falar sobre ela se continuar assim o blog terá varios seguidores.
Adorei o tipo e os atrubutos do cupido,pois,é interessanta algumas partes,que cabe a vocês lerem para dscobrir.
Pedro Henrique 701
28 de junho de 2011 21:30
gostei muito desse texto!!!!!! e muito fofo
ResponderExcluir