sábado, 11 de junho de 2011

Te contei, não ????????



Uma festa brasileira com certeza






Celebraçao medieval que foi incorporada pela Igreja Católica, a festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos padres jesuítas durante o processo de colonização no século XVI. Os religiosos portugueses usavam as festividades cristãs para passar o ideário da doutrina da Igreja aos índios. Inicialmente, a comemoração não tinha o formato que conhecemos hoje, mas com o tempo foi sofrendo um processo de hidridismo cultural. A comida foi modificada, e a dança e a música incluídas. Nos dias atuais, ela é festejada nas cidades independentemente da ligação canônica, mas no meio rural ainda permanece forte o sentido devocional, que tem significados rituais diferentes de acordo com a região do país. como a Festa de Sâo João em Parintins, no Norte; ou como as de Campina Grande e Caruaru, no Nordeste. Esse evento folclórico, que se espalhou com os colonos portugueses, sofreu influências - indígena e negra - e forjou um caráter ligado à identidade nacional.






OS SANTOS






O calendário das festas juninas coincide com os dias dos Santo Antônio, João e Pedro. Originalmente, a festa pagã celebrava a fertilidade do solo. Na Religião Católica , a simbologia foi atribuída aos santos.






SANTO ANTÔNIO - 13 de junho






Era um padre fransicano que viveu no século XII. Considerado "casamenteiro", teria ficado famoso por ter ajudado donzelas a conseguirem o dote.






SÃO JOÃO - 24 de junho






Primo de Jesus, foi ele quem iniciou o ritual do batismo e batizou Cristo no Rio Jordão. É conhecido no Nordeste do país, como protetor dos casados e dos enfermos.






SÃO PEDRO - 29 de junho






Foi pescador, apóstolo e primeiro Papa. Protetor dos pescadores, tem a fertilidade associada a ele no sentido da fartura.









COMIDAS






Historicamente são relacionadas com a produção agrícola da época da festa. Mas os pratos sofreram hibridismo cultural. A pamonha, por exemplo, é de origem escrava.






DANÇA DE QUADRILHA






A quadrilha de salão ou quadrille era uma dança camponesa de origem inglesa que chegou à França e se popularizou nas cortes europeias nos séculos XIV e XV. Foi introduzida no Brasil pelos colonos portugueses, tendo grande incentivo com a vinda da Família Real em 1808. O formato da quadrilha junina surge nos anos 1930, durante o período Vargas, por meio da ampliação das escolas na área rural.






ROUPA






O estereótipo do caipira foi criado nas escolas das grandes cidades pela apropriação do personagem do livro "O jeca tatu" de MOnteiro Lobato. Antes disso, era usada a melhor roupa não necessariamente luxuosa, mas confeccionada para a ocasião.









Jornal O Globo - 11/06/2011















Nenhum comentário:

Postar um comentário